quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Vitória de Petrolândia! Pedido de Tombamento ACATADO pela FUNDARPE!! - Paula Francinete Rubens agradece apoio do povo da cidade


Feliz demais e agradecida pelo apoio do povo de Petrolândia, da Câmara de Vereadores, dos que assinaram o abaixo-assinado de apoio e em especial das mulheres poderosas do @junstascodeputadas e de @leocisneneiros e suas orientações preciosas.

Agradecimentos também ao professor Evaldo Nascimento.

Mensagem de Paula Francinete Rubens.


Paula Francinete Rubens Menezes Rubens - Presidente do Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia


NOTÍCIA RELACIONADA

Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGH) protocola pedido à Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE) pelo tombamento da igreja do Sagrado Coração de Jesus

A pauta pelo tombamento tem o apoio das Juntas Codeputadas, que ao lado dos movimentos sociais entendem a importância de proteção desse patrimônio. No final de outubro as parlamentares estiveram na cidade de Petrolândia, visitaram a igreja e tiveram reuniões com a população para articular o fortalecimento desta pauta de pedido de tombamento.

O instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGH) protocolou na última segunda-feira (30) um pedido à Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE) pelo tombamento da igreja do Sagrado Coração de Jesus, localizada no município do Sertão de Pernambuco. A iniciativa é uma ação conjunta entre o IGH, representado pela presidenta do Instituto, Paula Rubens, com a sociedade civil , representada pela geógrafa Milena Gomes, respaldada em um abaixo assinado com mais de mil assinaturas. A ação conta com o apoio da Câmara de Vereadores de Petrolândia e do Coletivo Rio de Lutas de Paulo Afonso, na Bahia, e com o apoio da mandata coletiva das Juntas no legislativo estadual de Pernambuco.

Em 1987 a cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, foi inundada para a construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga. Após a inundação, apenas o topo da Igreja do Sagrado Coração de Jesus ficou visível.

As ruínas da igreja são o símbolo desse grande evento que carrega muitos sentimentos, e a memória do lugar. As visitas ao local são feitas com barco e catamarã diariamente no trajeto para a ilha (que é muito visitada) ou de uma localidade pra outra na borda do lago. Também é possível fazer mergulho nas ruínas totalmente submersas do antigo município.

A pauta pelo tombamento tem o apoio das Juntas Codeputadas, que ao lado dos movimentos sociais entendem a importância de proteção desse patrimônio. No final de outubro as parlamentares estiveram na cidade de Petrolândia, visitaram a igreja e tiveram reuniões com a população para articular o fortalecimento desta pauta de pedido de tombamento.
#pratodomundover A foto mostra da esquerda para a direita: a codeputada Joelma Carla, Carol Vergolino é Robeyoncé Lima. Ambas estão numa embarcação de catamarã, a igreja meio submersa aparece ao fundo.

VEJA TAMBÉM
IGH de Petrolândia recebe Moção de Aplauso da Câmara Municipal após petição em prol do tombamento das ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus

Foto: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR

Em sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Petrolândia nessa quarta-feira (28/10), foi aprovada a Moção de Aplausos ao IGH – Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia/PE pela criação de uma petição para viabilizar o processo de tombamento, como Patrimônio Cultural Histórico de Pernambuco, das ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, cartão postal e atração turística do município, única edificação da "velha Petrolândia" a manter-se de pé, nas águas do Lago de Itaparica, após o advento da Usina Hidroelétrica de Itaparica (Usina Luiz Gonzaga), em meados dos anos 1980. A Moção de Aplauso foi apresentada pelo vereador professor Evaldo Nascimento (PSD).

Moção de Aplausos nº 013/2020
A Câmara Municipal de Petrolândia, por intermédio do Vereador Evaldo José do Nascimento Araújo, manifesta votos de aplausos e congratulações ao IGH – Insttuto Geográfico e Histórico de Petrolândia/PE, pela brilhante iniciativa, em dar início à petição que viabiliza o processo de Tombamento das Ruínas da Igreja Semi submersa, Sagrado Coração de Jesus, neste Município.

Justificativa

A presente MOÇÃO DE APLAUSOS reflete o orgulho e a honra desta Casa Legislativa, em prestar esta homenagem justa, externando seu carinho e admiração a esse Egrégio pelo belíssimo, que ora vem desenvolvendo, no tocante ao tombamento da Igreja acima referida.
Em sua justificativa, muito bem argumentada, diga-se de passagem, o IGH, define e externa suas colocações, de forma poética, enaltecendo fragmentos da história deste Município, cujas lembranças jamais serão apagadas da memória, de um povo , que mesmo sabendo da importância de uma nova cidade, para o desenvolvimento e progresso da região, ainda sofre com a saudade da cidade em que nasceu, cresceu , e ali deixou plantada suas raízes.

Ex positis:

Retrato de um futuro interrompido, a imponente igreja do Sagrado Coração de Jesus, de Petrolândia (PE), construída na década de 40 como uma promessa do progresso esperado, antes de ser concluída foi inundada pelas águas da Barragem de Itaparica.

Fruto do projeto do Governo Vargas, idealizado por Apolônio Sales, a igreja é parte integrante do conjunto arquitetônico do Núcleo Colonial de Barreiras, pioneiro entre as demais Colônias Agrícolas implementadas nos diversos Estados do país.

Surpreendentemente sua base e estrutura sólidas resistiram aos 11 milhões de metros cúbicos de água. Desafiando o destino imposto pelo progresso, que escolhe aqueles que devem ser sacrificados em benefícios de outros, a igreja manteve-se de pé à mostra. Como a solidarizar-se com o povo em seu sofrimento ela se impôs à paisagem e resiste há mais de 30 anos.

Por todos esses significados e em respeito à memória dos atingidos pela barragem, o IGH – Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia, e a sociedade civil organizada, vem por meio deste solicitar à FUNDARPE a inclusão da IGREJA SEMI SUBMERSA, única no mundo, como Patrimônio Cultural Histórico de Pernambuco no livro tombo do Estado.Para tanto, apresentamos e pedimos aos nossos Pares a aprovação desta presente MOÇÃO DE APLAUSOS e que após, aprovada, seja encaminhada aos homenageados, com cópia à toda imprensa escrita e falada de nossa cidade.

Sala das Sessões, em 28 de Outubro de 2020.

Autor da Proposição:
Evaldo José do Nascimento Araújo - Vereador PSD

Blog de Assis Ramalho

Dr. Fabiano Oliveira faz discurso pelo não fechamento das Comarcas de Tacaratu e Inajá. Confira!



Nessa quarta-feira, 08/12/2020, Advogados da subseccional da OAB/Petrolândia, reuniram-se com a população de Tacaratu e Inajá, em movimento Pacífico, pelo não fechamento da Comarca das respectivas cidades.

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, por intermédio de um plano de readequação de Comarcas, ameaça fechar 43 comarcas de Pernambuco, entre elas Tacaratu e Inajá.

O uso, pelo TJPE, da expressão “plano de readequação de Comarcas”, na prática significa fechamento de Comarcas, que é proibido pela Constituição do Estado de Pernambuco e que não pode acontecer sem alteração no texto da lei.

De acordo com o Advogado Fabiano Oliveira, especialista em Direito Previdenciário a população dos municípios vão sofrer com o suposto fechamento ,“Quem vai sofrer com isso é o pobre” Veja abaixo  discursos de Dr Fabiano Oliveira em Inajá e Tacaratu.

Petrolândia: Confira o Edital de convocação de Assembleia Geral Ordinária para explanação do relatório de atividades anual e prestação de contas do Distrito de irrigação do Perímetro Icó-Mandantes (DIMA)


 Blog de Assis Ramalho

Informação: Distrito de irrigação do Perímetro Icó-Mandantes (DIMA)

Petrolândia: Nesse fim de ano traga mais alegria ao seu lar e coloque mais cores na sua vida com o Natal de Cores Pisebem

Pisebem revestimentos, sempre presente na realização dos seus sonhos.  BR 316, nº 320 - Centro Petrolândia-PE.

Durante todo o mês de dezembro, a Pisebem Revestimentos estará com Descontos exclusivos em toda a linha de tintas e pincéis. 

SÃO DESCONTOS EXCLUSIVOS. 

Oferecemos também descontos de até 30% em pisos ou revestimentos e Argamassas à partir de R$7,99 à vista. 

Eu disse: até 30% de desconto e argamassas a partir de R$7,99 a vista

Não perca essa grande oportunidade e venha deixar seus dias mais coloridos com a Pisebem. 

BR 316-Centro Petrolândia-PE.

Pisebem Revestimentos, sempre presente na realização dos seus sonhos.




Blog de Assis Ramalho

Centenário de Clarice Lispector: a Patrona da Literatura Brasileira - Por Regina Celi de Moraes Borges/Jatobá-PE

Neste dia 10 de dezembro celebramos os 100 anos de Clarice Lispector. Uma mulher que esteve à frente de seu tempo, de uma narrativa singular, tantas vezes incompreendida, e que se transformou numa das maiores escritoras de todos os tempos e honradamente este ano reconhecida oficialmente como Patrona da Literatura Pernambucana. 

Ucraniana de nascença, brasileira por naturalização e pernambucana de coração, Clarice veio aos dois meses de idade com os seus pais refugiados de guerra, e foi em Recife que ela viveu praticamente toda a sua infância e início da adolescência, espaço presente em muitos de seus contos e romances.

Em Recife, Clarice estudou também no Ginásio Pernambucano e entre seus professores teve Agamenon Magalhães. Seu gosto pela leitura e pela escrita nasceu ainda muito cedo, sempre muito criativa e curiosa escrevia textos diferentes: adorava misturar tudo!

Formou-se em Direito em 1943, ano em que também se casou com Maury Gurgel Valente, diplomata com quem viveu por muitos anos, inclusive fora do Brasil, e teve seus dois filhos: Pedro e Paulo. Teve suas primeiras experiências no jornal e, embora tenha tido uma vida reservada e se dissesse tímida, tinha um grande círculo de amizade que contava com escritores de sua geração como Érico Veríssimo, João Cabral de Melo Neto, como também artistas plásticos, inclusive da América Latina.

E foi utilizando a palavra escrita de maneira singular que as suas narrativas fazem-na uma das maiores escritoras brasileiras do século XX. De um estilo intimista e interiorizado, a obra clariceana nos leva a uma viagem epifânica pelo seu mundo de impressões da vida exterior e interior e nos imerge em profundos fluxos de consciência. Sempre à frente de seu tempo trouxe à pauta cotidiana questões ligadas ao feminino, provocando-nos a críticas e a reflexões acerca das questões de gênero, seus conflitos, sofrimentos, empoderamento, liberdade. Entre tantos outros temas abordados a sempre procura pelo entendimento das coisas, o uso metafórico para mergulhar no desconhecido, a incessante busca pelo sentido do “eu” e da própria existência.

Sua obra é vasta e muito rica. Entre suas principais obras estão: “Perto do coração selvagem” (1944), “Laços de família” (1960), “A maçã no escuro” (1961), “A legião estrangeira” (1964), “A paixão segundo G.H.” (1964), “Felicidade clandestina” (1971), “Água viva” (1973) e “A hora da estrela” (1977).

Desse modo, nesse centenário da nossa Clarice Lispector se faz imprescindível colocá-la no centro de nossos diálogos literários através de seus contos, crônicas, romances, cartas, e assim trazê-la para mais perto de nós como inesgotável fonte de inspiração. É o nosso jeito de celebrar e honrar a memória e a arte dessa brasileira-pernambucana genial.

Por: Regina Celi de Moraes Borges - Correspondente do Blog de Assis Ramalho em Jatobá/Itaparica

Profª Regina Borges (é graduada em Letras, especialista em gestão escolar, ex-presidente da Associação dos Moradores de Itaparica, gestora em licença da EREM de Itaparica)

Rodrigo Novaes se reúne com lideranças de Carnaubeira, Águas Belas e Solidão

 O deputado estadual licenciado e secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, se reuniu, nesta quarta-feira (9), com lideranças políticas do interior do Estado. Entre os encontros, Rodrigo Novaes recebeu o vice-prefeito de Carnaubeira da Penha, Ary Bastos Pankara, com quem tratou sobre temas como a liberação de água da Compesa para o município e encaminhamentos sobre a PE-425, que interliga Carnaubeira à Floresta.

Além dele, Novaes se reuniu com a vice-prefeita eleita de Águas Belas, Eniale Jônatas, com quem tratou sobre melhorias para o município do Agreste. E ainda realizou encontro com Dimas, liderança política do município de Solidão, no sertão do Pajeú. Na reunião, foram discutidas as potencialidades de crescimento de Solidão, além de políticas públicas voltadas para o fomento do Turismo Religioso e obras na rodovia PE 309, responsável por interligar o município até a cidade de Tavares, na Paraíba.

"Formar alianças pelo bem das pessoas em nosso Estado é um dos aspectos mais gratificantes da política. Vamos lutar para levar avanços para a população não apenas em Águas Belas, Carnaubeira e Solidão, mas, sim, trabalhar em prol do crescimento das cidades do Agreste e Sertão de Pernambuco com muito afinco", destaca Rodrigo Novaes.

Petrolândia: Clínica e Laboratório Jaques parabeniza o mais novo médico Dr. Bruno Marques, pela sua formatura! Em breve na Clínica Jaques!


Divulgação/Clínica e Laboratório Jaques

Petrolândia: Jogo beneficente em prol do Natal sem fome acontece no próximo dia 20 no Estádio 'O Galegão'. Colabore!

Divulgação
 

Deputado Fabrizio Ferraz recebe moção de aplausos da OAB-PE


O Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco propôs, coletivamente, uma moção de aplausos ao deputado estadual Fabrizio Ferraz, em razão do voto contrário do parlamentar ao projeto de lei nº 1533/2020, de autoria do Tribunal de Justiça de Pernambuco, que previa o aumento da taxa judiciária e das custas processuais.

Na ocasião, a OBA-PE se posicionou contrária ao projeto por entender que a iniciativa iria tornar a Justiça ainda mais inacessível à grande parte da população. Na Assembleia Legislativa, a Ordem contou com o apoio de Fabrizio Ferraz e o reconheceu pelo gesto.



Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Eleitos nas eleições/2020, Fabiano e Rogerio articulam integração com o Corpo de Bombeiros Militar


Mesmo ainda não exercendo formalmente sua função de prefeito, Fabiano Jaques Marques (PTB) já está buscando melhorias para o município. Nesta quinta-feira (10) o prefeito eleito, em companhia do vice-prefeito Rogerio Novaes -  estiveram reunidos com o comando do Corpo de Bombeiros Militar, onde fecharam parcerias da instituição com a prefeitura junto a sociedade.

A reunião teve divulgação em rede social

A nossa agenda segue carregada de reuniões e bons projetos para Petrolândia, vamos juntos.
Estivemos em reunião com o Corpo de Bombeiros Militar. Com a presença do Ten Cel BM Cristiano, Capitão Wamberg, Capitão Souza Jr, 2° Ten Carias, 1° SGT Lucena.
Na ocasião, fechamos parcerias para o município junto ao corpo de bombeiros. Fomentando a importante participação da instituição junto a sociedade.

Fabiano Marques e Rogerio Novaes

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Hoje é Dia do Palhaço! Em entrevista a Assis Ramalho, o Palhaço Gargalhada fala da magia do Circo e da arte de fazer sorrir; confira

Palhaço Gargalhada e Assis Ramalho (Foto: Lúcia Xavier)


O Dia Universal do Palhaço é celebrado anualmente em 10 de dezembro. Hoje é o Dia do Palhaço!

Os palhaços são artistas que têm como único objetivo divertir e despertar um sorriso nas pessoas, sejam crianças ou adultos.

Esta data foi criada para homenagear esses profissionais, que ficaram populares através de suas participações em circos. Afinal de contas, um circo sem palhaço não é nada divertido!

O Brasil é terra de diversos palhaços memoráveis, como o Bozo, o Carequinha, o Pimentinha, o Picolino, entre outros.

Para mostrar um pouco da vida e história de um palhaço, a reportagem do Blog de Assis Ramalho mostra reprise de uma entrevista com o palhaço Gargalhada. Na oportunidade,  o Circo Moscou fazia temporada em Petrolândia. Reveja abaixo

Assis Ramalho: Como é a vida de um palhaço?

Palhaço Gargalhada: A vida de um palhaço é uma vida interessante, onde a gente diverte as pessoas, crianças e adultos e a gente se diverte também, porque a gente é feliz porque a gente está fazendo um trabalho em que (se) faz as pessoas sorrirem, onde existe no mundo lá fora as pessoas fazendo as pessoas chorarem.

Palhaço Gargalhada do Circo Moscou (Foto: Assis Ramalho)
Assis Ramalho: O palhaço Gargalhada está neste ramo há quanto tempo?

Palhaço Gargalhada: Há 20 anos. A gente procura sempre fazer o máximo, fazer as pessoas felizes, fazer as pessoas sorrirem, até porque todos nós somos crianças, no momento em que a gente sorri. Eu acho que todas as pessoas têm que sorrir, se divertir, porque faz bem para a saúde.

Assis Ramalho: Esse dom veio de família ou foi um intuito seu? 
 
Palhaço Gargalhada: Eu acho que eu já nasci com o circo no sangue, até porque na minha família, nenhum é circense. Eu, quando era criança na cidade de Arapiraca, em Alagoas, todos os circos que vinham, eu ficava só ouvindo o que o palhaço falava e o mestre de cena. O mestre de cena é aquele rapaz que trabalha com o palhaço. Na verdade, ele é a escadinha da gente. Quando eu chegava em casa, eu ficava falando sozinho, o que um fala e o que o outro fala. Isso eu aprendi com dez anos de idade. Aí, passou um circo (em Arapiraca), chamado “Café dos Artistas”, onde dava oportunidade, todas as segundas-feiras, aos cantores que cantavam em circo. E eu cheguei lá dizendo que já era palhaço e eu nunca tinha entrado em um picadeiro. Eu ensaiava sozinho na minha casa. Aí eu fui contratado como palhaço, cheguei no circo e tive o privilégio de agradar mais do que os palhaços que já estavam há muitos anos lá.

Assis Ramalho: Ninguém sabia que você não era palhaço...

Palhaço Gargalhada: Até porque eu já cheguei imitando a voz de um palhaço. E, depois disso, a gente já esta aí há vinte anos de carreira, viajando por todo o Brasil.

Assis Ramalho: Você disse que desde criança adora circo. Cá pra nós, confessa pra mim, você nunca pulou um circo (pular a cerca pra não pagar o ingresso)?

Palhaço Gargalhada:  Na verdade, meu pai não queria que eu fosse ao circo. Eu pulava a janela de casa e inclusive eu aprendi a ser artista pulando o circo.

Assis Ramalho:  O palhaço tem a magia de levar a alegria para o povão, mas o palhaço também tem dificuldedes, tem tristeza. Como é a vida de um palhaço quando está triste e tem que fazer a alegria do povo?


Palhaço Gargalhada:  Essa é a parte da magia. O palhaço, ele não leva a vida pessoal para o picadeiro. A gente pode estar triste, pode estar desanimado, ter tido uma desilusão amorosa, pode ter um problema de saúde, com a família, mas  a gente, quando entra no picadeiro, esquece tudo. O problema da gente é o seguinte: o problema da gente é alegria. O picadeiro não tem problema. Inclusive, não aconteceu comigo, mas aconteceu com amigos meus, de o pai, a mãe falecer, a família ligar, e ele não ter como ir e subir no picadeiro pra fazer as pessoas felizes.

Assis Ramalho: É a vida que você quer levar para para sempre, Gargalhada?

Palhaço Gargalhada: É, é a vida que eu quero levar para sempre e agradeço a Deus por ter me dado o dom de fazer as pessoas sorrirem e tirar daquelas pessoas que estão tristes, que vêm ao circo, vêm sorrir, vêm se divertir e não tem coisa melhor pra mim.
Assis Ramalho: O melhor salário de um palhaço é ver uma criança sorrir?

Palhaço Gargalhada: O cachê melhor é ver uma criança sorrir e os aplausos. Eu acredito que todos somos uma uma criança.

Assis Ramalho: Vocês (do Circo Moscou) têm uma parceria com Dedé Santana (humorista da TV Globo)?  

Foto: Assis Ramalho
Palhaço Gargalhada: Temos uma parceria com Dedé Santana da Rede Globo. Mas devido à agenda dele, porque ele é um artista que não grava somente para o Brasil. Ele vai pra Portugal, vai para vários países. Mas quando tem uma folga na sua agenda, ele vem em um final de semana onde a gente está. 

Assis Ramalho: Obrigado e que o palhaço Gargalhada volte outras vezes a Petrolândia.

Palhaço Gargalhada: O prazer foi meu  e quero convidar todos os papais e mamães para vir ao circo, até por que o circo não tem nada imoral, e a televisão, se você for frisar bem, está apelando. Mas a gente agradece (à TV), até porque quase todas  as novelas hoje têm a participação de um circo, e eles estão gravando vários documentários. Então a televisão, ao mesmo tempo, está levantando o circo, porque todos os programas hoje, praticamente, chamam artista do circo para fazer participações e dar audiência aos programas de televisão.

Assis Ramalho: Obrigado, Gargalhada! Até uma outra oportunidade.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Origem do Dia do Palhaço

No Brasil, o Dia do Palhaço começou a ser comemorado a partir de 1981, por uma iniciativa do Abracadabra Eventos, em São Paulo.

Atualmente, esta data é celebrada em todos os estados brasileiros, sejam por palhaços circenses ou pelos populares “palhaços de rua”.

A nível mundial, o chamado International Clown Week (Semana Internacional do Palhaço) é celebrado anualmente entre os dias 5 e 12 de outubro.

Esta data foi criada para homenagear esses profissionais, que ficaram populares através de suas participações em circos. Afinal de contas, um circo sem palhaço não é nada divertido!

O Brasil é terra de diversos palhaços memoráveis, como o Bozo, o Carequinha, o Pimentinha, o Picolino, entre outros.

Piolin, o palhaço brasileiro mais famoso, chegou a ser considerado o melhor palhaço do mundo. Foi em sua homenagem que surgiu a comemoração do Dia do Circo em 27 de março, data do nascimento de Abelardo Pinto, que nasceu em 1897.

No mundo, um dos nomes mais expressivos foi o de Charlie Chaplin, conhecido como Carlitos, um dos artistas mais importantes da época do cinema mudo.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Anvisa aprova autorização para uso emergencial de vacinas contra Covid-19 no Brasil


A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta quinta-feira (10) as regras para a autorização temporária de uso emergencial, em caráter experimental, de vacinas contra a Covid-19. A decisão foi unânime entre os diretores da agência. No dia 2 de dezembro, a Anvisa já tinha definido os requisitos para o pedido de uso emergencial da vacina.

Na prática, a medida abre caminho para que empresas possam fazer esse pedido de emergência. "A autorização de uso emergencial é um mecanismo que pode facilitar a disponibilização e o uso das vacinas contra Covid-19, ainda que não tenham sido avaliadas sob o crivo do registro, desde que cumpram com os requisitos mínimos de segurança, qualidade e eficácia", disse Alessandra Bastos Soares, diretora da Anvisa.

A agência ainda não recebeu nenhum pedido de uso emergencial e nem pedido de registro de vacinas. Ela também reforçou que esse pedido deve ser feito pela empresa.

“Qualquer autorização concedida pela Anvisa, qualquer anuência, só será feita diante de um pleito. A vacina só terá autorização de uso emergencial e experimental se houver o pleito realizado por alguma empresa”, disse Soares.

A Anvisa ressalta que poderá modificar, suspender ou cancelar a autorização temporária a qualquer momento, com base em elementos técnicos e científicos.

Quatro vacinas estão em testes de fase 3 no Brasil: a da Pfizer, a de Oxford, a da Johnson e a da Sinovac.

'Lei Covid'

A aplicação de uma vacina contra a Covid-19 no Brasil depende da aprovação para o uso do novo medicamento. A permissão pode ser conseguida basicamente por dois caminhos. O primeiro está diretamente ligado aos dois tipos de registro (tradicional ou emergencial) que podem ser dados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Já a segunda possibilidade é baseada na chamada "Lei Covid", que libera o uso se o imunizante tiver aval expedido por uma agência do exterior, independentemente de registro pela Anvisa.

Anvisa - registro definitivo: os desenvolvedores submetem o pedido de registro à Anvisa apenas após concluírem as 3 fases de testes da vacina. Para acelerar o trâmite, a agência criou o procedimento de submissão contínua de dados.

Anvisa - uso emergencial: permite aos desenvolvedores enviarem os dados que comprovem eficácia e segurança antes de terminarem a fase 3 da vacina;

Lei Covid - Prevê que a Anvisa terá o prazo de 72 horas para conceder a autorização caso o imunizante tenha conseguido registro no Japão, nos EUA, na Europa ou na China. Caso o prazo não seja cumprido e a Anvisa não se manifeste, a autorização é concedida automaticamente.

Por Mariana Garcia, G1

Delegado da Polícia Civil comete suicídio em delegacia de Vitória de Santo Antão (PE)


Um delegado da Polícia Civil de Pernambuco cometeu suicídio durante plantão, na Delegacia de Vitória de Santo Antão-PE. O caso aconteceu na manhã desta quinta-feira 10 de dezembro de 2020.

Manuel Martins era titular da delegacia de Amaraji, e estava de plantão em Vitória-PE. Manoel Martins, foi Delegado titular da 2ª Delegacia de Garanhuns, no Agreste Pernambuco. Informações dão conta, que o delegado vinha passando por problemas psicológico ultimamente. Informações. O Delegado era Alagoano e residia em Maceió.


NOTA DE PESAR



Blog de Assis Ramalho
Com informação do  Portal Agreste em Alerta

Boletim desta quinta (10/12): Com mais 1.588 casos e 29 mortes, Pernambuco totaliza 195.118 confirmações e 9.229 óbitos por Covid-19


Foram confirmados, nesta quinta-feira (10), mais 1.588 casos e 29 mortes por Covid-19 em Pernambuco. Com isso, o estado passou a totalizar 195.118 pacientes que receberam a confirmação da doença, além de 9.229 pessoas que haviam recebido o diagnóstico e perderam a vida. A contagem começou no dia 12 de março.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, 79 dos 1.588 casos confirmados nesta quinta eram de Síndrome Respiratória Aguda Grave, enquanto 1.509 eram pessoas com quadro clínico classificado como leve, ou seja, não precisaram de internamento.

Do total de 195.118 casos confirmados da doença no estado, 28.465 foram pacientes graves e 166.653 com quadros leves de Covid-19.

Já as 29 mortes, segundo a SES, aconteceram entre os dias 15 de novembro e a quarta (9). Outros detalhes epidemiológicos devem ser divulgados ainda nesta quinta-feira (10) pelo governo do estado.

Por G1 PE

Petrolândia: De Brasília, ex-aluno busca informação sobre ex-professora da Escola Erem Jatobá para prestar homenagem. '' Foi a melhor Professora que já tive''

Galeria de Diretores da Escola Jatobá(Fotos: Assis Ramalho)


Olá, Assis Ramalho.
.
Permita apresentar-me.

Sou Sebastião Calado Bastos, moro em Brasília desde 1964, sou natural de Arcoverde (PE).
Fui aluno do Ginásio Cardeal Arcoverde onde fiz meu (antigo) Curso de Admissão no ano de 1956 com a excelente Professora Iolanda Valgueiro Barros naquele Educandário.
Ouso dizer que foi a melhor Professora que já tive. Com ela aprendi a gostar de leitura e de escrita. Tanto é que tornei-me escritor.

Mas o que me faz solicitar seus préstimos é o seguinte.
Preciso fazer uma homenagem a Dona Iolanda, não sei ainda de que forma.
Vendo na internet informações sobre essa Professora verifiquei em fotos de Petrolândia, especificamente sobre a Escola Delmiro Gouveia (antigo Colégio Municipal da Velha Petrolândia) , alguns quadros numa parede e imagino que a foto de Dona Iolanda esteja entre aqueles pessoas ali retratadas, vez que ela foi Professora Regente nessa Escola entre 1950 e 1953.

Posso contar com sua ajuda nessa minha missão?
Poderia enviar-me uma foto de Dona Iolanda caso ela esteja naquela Galeria?
Agradeço, antecipadamente, toda e qualquer ajuda que possa me dar.

Obrigado.
Sebastião Calado Bastos
Brasília-DF
WhatsApp: (61)991535576

Governo confirma o 1º caso de reinfecção por coronavírus no Brasil; paciente é do Nordeste


O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de reinfecção por coronavírus do país. A paciente é uma médica de 37 anos que mora em Natal e trabalha também na Paraíba.

A identificação do caso foi feita pelos governos do Rio Grande do Norte e da Paraíba, que usaram o método da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) por sequenciamento genético, que confirmou que a mulher foi infectada por duas linhagens diferentes do vírus.

O caso estava sendo investigado desde o dia 23 de outubro, data em que o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do RN (CIEVS-RN) recebeu a notificação sobre a suspeita.

A primeira infecção dela aconteceu em junho. Após apresentar um quadro de síndrome gripal (cefaleia, dor abdominal e coriza) no dia 17, a paciente realizou o exame RT-PCR na Paraíba em 23 de junho.

O resultado do teste foi positivo e ela se recuperou após período de isolamento recomendado.

A profissional da saúde, no entanto, voltou a apresentar um quadro de síndrome gripal no dia 11 de outubro. Entre os sintomas, estavam astenia (sensação de fraqueza), mialgia (dor muscular), cefaleia frontal (dor de cabeça) e distúrbios gustativos e olfativos (ausências de olfato e/ou paladar).

Ela, então, realizou um novo teste RT-PCR no dia 13 de outubro, também no estado da Paraíba, e teve um novo resultado positivo para presença do vírus SARS-CoV2, indicando novamente a Covid-19.

Rio Grande do Norte e Paraíba, então, em conjunto, iniciaram a investigação do caso. As amostras da paciente foram encaminhadas para análise no laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

A Fiocruz é referência para a investigação laboratorial de casos suspeitos de reinfecção pelo vírus SARS-Cov2, segundo o Ministério da Saúde.

O laboratório constatou a presença de linhagens distintas do vírus SARS-CoV2 nas amostras coletadas, confirmando ser um caso de reinfecção, o primeiro no Rio Grande do Norte.

De acordo com a Sesap, há outros cinco casos em investigação. Outros três foram investigados, mas não tinham viabilidade para análise. A pasta informou que conta com um protocolo para investigação de possíveis casos de reinfecção desde o dia 20 de outubro.

Casos de reinfecção por Covid-19 no RN

Casos confirmados 1
Casos em investigação 5
Caso investigados e com inviabilidade para análise 3
Total de casos notificados 9

Linhagens distintas

As linhagens distintas do vírus detectadas na paciente potiguar estão em circulação no Brasil, segundo a Sesap, que se baseia em estudos realizados por unidades de pesquisa nacionais.

A pasta avalia que essa identificação vai permitir compreender a cepa viral que circula no RN e na PB como forma de estabelecer medidas de vigilância epidemiológica efetivas contra a Covid-19.

Com isso, a secretaria reforça a necessidade de que a população mantenha as medidas preventivas contra a Covid-19, inclusive para pacientes já acometidos pelo vírus, e que os profissionais de saúde mantenham o uso correto de EPIs.

Por G1

Petrolândia: Morre em São Paulo Maria Penha da Silva (Penha) ex-funcionária da Secretaria de Educação da Escola EREM Jatobá

 


Morreu às 17 horas desta quarta-feira (09), em São Paulo, a petrolandense Maria Penha da Silva.

'Penha', como popularmente era conhecida por seus conterrâneos, era aposentada do Estado de Pernambuco - por muitos anos trabalhou na Secretaria de Educação da Escola de Referencia em Ensino Médio Jatobá, em Petrolândia, 

Atualmente morava em São Paulo -  com o esposo Eron, irmão de Tuí, funcionário da prefeitura de Petrolândia.

Nossas condolências à família enlutada pela grande perda.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Morre Paolo Rossi, atacante italiano algoz da Seleção brasileira na Copa de 1982


Eternamente associado à história da seleção brasileira por ter feito os três gols que eliminaram o Brasil da Copa de 82, o ex-atacante italiano Paolo Rossi morreu nesta quarta-feira, aos 64 anos. Segundo o jornal "Gazzetta dello Sport", o ídolo da Azzurra foi vítima de um câncer de pulmão descoberto há pouco tempo.

Rossi morreu exatamente duas semanas depois de outro ícone do futebol mundial nos anos 80, o argentino Diego Maradona, campeão e principal nome da Copa do México, em 1986.

A notícia da morte de Paolo Rossi foi divulgada inicialmente pelo jornalista Enrico Varriale, da emissora de TV RAI, e posteriormente no site do jornal "Gazetta dello Sport" e outros veículos de imprensa do país. Rossi deixa a mulher Federica Cappelletti, com quem era casado desde 2010, e três filhos: Sofia Elena, Maria Vittoria e Alessandro.

O ex-jogador da Juventus foi campeão e artilheiro do Mundial da Espanha-1982, com seis gols. Até a segunda fase, ainda não tinha marcado nenhum, mas desencantou na vitória da Itália por 3 a 2 sobre a seleção dirigida por Telê Santana, que marcou época com craques como Zico, Falcão, Júnior e Sócrates.


O camisa 20 da Itália abriu o placar no antigo Estádio Sarriá, em Barcelona, aos cinco minutos de jogo, de cabeça. Sócrates empatou para o Brasil aos 12, mas Paolo Rossi voltou a marcar aos 25, aproveitando um erro de passe na defesa brasileira. A seleção de Telê jogava pelo empate para ir à semifinal, e Falcão igualou o placar aos 23 do segundo tempo, mas aos 29, o atacante italiano aproveitou um bate-rebate após um escanteio e completou na pequena área para fazer o gol que eliminou o Brasil do Mundial da Espanha e colocou a Itália no caminho do tricampeonato.

Depois, Rossi marcou os dois gols da vitória por 2 a 0 sobre a Polônia, na semifinal, e fez o primeiro da Itália no 3 a 1 sobre a Alemanha na decisão. Por sua atuações e gols na reta decisiva da competição, Rossi foi eleito o melhor jogador da Copa da Espanha. Também em 1982, recebeu a Bola de Ouro da revista "France Football", então a mais prestigiosa premiação individual do futebol mundial.

Títulos na Juventus e escândalo antes da Copa de 82

Paolo Rossi nasceu na cidade de Prato, em Florença. Começou a jogar na Juventus, onde viveu os melhores momentos da carreira. Pelo clube de Turim, conquistou duas vezes o Campeonato Italiano (1981/82 e 1983/84), a Copa Europeia (atual Liga dos Campeões da Uefa), em 1984/85, a Supercopa da Uefa em 1984, a extinta Recopa Europeia, em 1983/84, e a Copa da Itália, em 1982/83. Também foi campeão da Série B italiana em 1976/77 pelo Vicenza.

Em 1978, disputou pela seleção italiana sua primeira Copa do Mundo, na Argentina, marcando três gols na campanha que terminou com um quarto lugar - a Itália perdeu para o Brasil por 2 a 1 na disputa pelo terceiro posto. Já reconhecido como um dos principais jogadores do país, Paolo Rossi foi suspenso por três anos em 1980, quando atuava pelo Perugia, acusado de envolvimento em um escândalo de manipulação de resultados conhecido como "Totonero". Posteriormente, sua pena foi reduzida a dois anos, o que permitiu sua convocação para a Copa da Espanha.

Rossi jogou somente em clubes italianos, com passagens também por Como, Vicenza, Milan e Hellas Verona, onde encerrou a carreira, em 1987. Em 2002, o ex-atacante lançou um livro sobre sua trajetória nos campos, com inegável destaque para o marcante jogo contra a seleção brasileira em 1982, possivelmente o mais importante da sua carreira: "Ho fatto piangere il Brasile" (Eu fiz chorar o Brasil, em português). Rossi também trabalhou como comentarista em emissoras de TV italianas, como RAI e Mediaset.

Por Redação do ge — Rio de Janeiro