quinta-feira, dezembro 10, 2020

Vitória de Petrolândia! Pedido de Tombamento ACATADO pela FUNDARPE!! - Paula Francinete Rubens agradece apoio do povo da cidade


Feliz demais e agradecida pelo apoio do povo de Petrolândia, da Câmara de Vereadores, dos que assinaram o abaixo-assinado de apoio e em especial das mulheres poderosas do @junstascodeputadas e de @leocisneneiros e suas orientações preciosas.

Agradecimentos também ao professor Evaldo Nascimento.

Mensagem de Paula Francinete Rubens.


Paula Francinete Rubens Menezes Rubens - Presidente do Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia


NOTÍCIA RELACIONADA

Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGH) protocola pedido à Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE) pelo tombamento da igreja do Sagrado Coração de Jesus

A pauta pelo tombamento tem o apoio das Juntas Codeputadas, que ao lado dos movimentos sociais entendem a importância de proteção desse patrimônio. No final de outubro as parlamentares estiveram na cidade de Petrolândia, visitaram a igreja e tiveram reuniões com a população para articular o fortalecimento desta pauta de pedido de tombamento.

O instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGH) protocolou na última segunda-feira (30) um pedido à Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE) pelo tombamento da igreja do Sagrado Coração de Jesus, localizada no município do Sertão de Pernambuco. A iniciativa é uma ação conjunta entre o IGH, representado pela presidenta do Instituto, Paula Rubens, com a sociedade civil , representada pela geógrafa Milena Gomes, respaldada em um abaixo assinado com mais de mil assinaturas. A ação conta com o apoio da Câmara de Vereadores de Petrolândia e do Coletivo Rio de Lutas de Paulo Afonso, na Bahia, e com o apoio da mandata coletiva das Juntas no legislativo estadual de Pernambuco.

Em 1987 a cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, foi inundada para a construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga. Após a inundação, apenas o topo da Igreja do Sagrado Coração de Jesus ficou visível.

As ruínas da igreja são o símbolo desse grande evento que carrega muitos sentimentos, e a memória do lugar. As visitas ao local são feitas com barco e catamarã diariamente no trajeto para a ilha (que é muito visitada) ou de uma localidade pra outra na borda do lago. Também é possível fazer mergulho nas ruínas totalmente submersas do antigo município.

A pauta pelo tombamento tem o apoio das Juntas Codeputadas, que ao lado dos movimentos sociais entendem a importância de proteção desse patrimônio. No final de outubro as parlamentares estiveram na cidade de Petrolândia, visitaram a igreja e tiveram reuniões com a população para articular o fortalecimento desta pauta de pedido de tombamento.
#pratodomundover A foto mostra da esquerda para a direita: a codeputada Joelma Carla, Carol Vergolino é Robeyoncé Lima. Ambas estão numa embarcação de catamarã, a igreja meio submersa aparece ao fundo.

VEJA TAMBÉM
IGH de Petrolândia recebe Moção de Aplauso da Câmara Municipal após petição em prol do tombamento das ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus

Foto: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR

Em sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Petrolândia nessa quarta-feira (28/10), foi aprovada a Moção de Aplausos ao IGH – Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia/PE pela criação de uma petição para viabilizar o processo de tombamento, como Patrimônio Cultural Histórico de Pernambuco, das ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, cartão postal e atração turística do município, única edificação da "velha Petrolândia" a manter-se de pé, nas águas do Lago de Itaparica, após o advento da Usina Hidroelétrica de Itaparica (Usina Luiz Gonzaga), em meados dos anos 1980. A Moção de Aplauso foi apresentada pelo vereador professor Evaldo Nascimento (PSD).

Moção de Aplausos nº 013/2020
A Câmara Municipal de Petrolândia, por intermédio do Vereador Evaldo José do Nascimento Araújo, manifesta votos de aplausos e congratulações ao IGH – Insttuto Geográfico e Histórico de Petrolândia/PE, pela brilhante iniciativa, em dar início à petição que viabiliza o processo de Tombamento das Ruínas da Igreja Semi submersa, Sagrado Coração de Jesus, neste Município.

Justificativa

A presente MOÇÃO DE APLAUSOS reflete o orgulho e a honra desta Casa Legislativa, em prestar esta homenagem justa, externando seu carinho e admiração a esse Egrégio pelo belíssimo, que ora vem desenvolvendo, no tocante ao tombamento da Igreja acima referida.
Em sua justificativa, muito bem argumentada, diga-se de passagem, o IGH, define e externa suas colocações, de forma poética, enaltecendo fragmentos da história deste Município, cujas lembranças jamais serão apagadas da memória, de um povo , que mesmo sabendo da importância de uma nova cidade, para o desenvolvimento e progresso da região, ainda sofre com a saudade da cidade em que nasceu, cresceu , e ali deixou plantada suas raízes.

Ex positis:

Retrato de um futuro interrompido, a imponente igreja do Sagrado Coração de Jesus, de Petrolândia (PE), construída na década de 40 como uma promessa do progresso esperado, antes de ser concluída foi inundada pelas águas da Barragem de Itaparica.

Fruto do projeto do Governo Vargas, idealizado por Apolônio Sales, a igreja é parte integrante do conjunto arquitetônico do Núcleo Colonial de Barreiras, pioneiro entre as demais Colônias Agrícolas implementadas nos diversos Estados do país.

Surpreendentemente sua base e estrutura sólidas resistiram aos 11 milhões de metros cúbicos de água. Desafiando o destino imposto pelo progresso, que escolhe aqueles que devem ser sacrificados em benefícios de outros, a igreja manteve-se de pé à mostra. Como a solidarizar-se com o povo em seu sofrimento ela se impôs à paisagem e resiste há mais de 30 anos.

Por todos esses significados e em respeito à memória dos atingidos pela barragem, o IGH – Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia, e a sociedade civil organizada, vem por meio deste solicitar à FUNDARPE a inclusão da IGREJA SEMI SUBMERSA, única no mundo, como Patrimônio Cultural Histórico de Pernambuco no livro tombo do Estado.Para tanto, apresentamos e pedimos aos nossos Pares a aprovação desta presente MOÇÃO DE APLAUSOS e que após, aprovada, seja encaminhada aos homenageados, com cópia à toda imprensa escrita e falada de nossa cidade.

Sala das Sessões, em 28 de Outubro de 2020.

Autor da Proposição:
Evaldo José do Nascimento Araújo - Vereador PSD

Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário