quinta-feira, 1 de julho de 2021

Petrolândia: Boletim da Covid-19 divulgado com data de ontem (30 ) aponta que o número de casos ativos desceu de 35 para 18 e que existe 32 com a suspeita do vírus; confira o quadro completo

Fotos: Assis Ramalho/BlogAR

Boletim informativo da prefeitura de Petrolândia divulgado com data de 30/06, véspera de aniversário da cidade, informa que o número de casos ativos desceu de 35 para 18, em comparação com a última divulgação do dia 23 de junho.

O boletim também aponta que existe 32 pessoas com a suspeita do vírus, e o número de óbitos permanece em 38. (Veja quadro completo abaixo).

Obs: Na noite desta quarta-feira (30), faleceu o jovem Joelson da Silva, de 44 anos, morador da comunidade da agrovila 1,em Petrolândia, por complicações da covid-19. O mesmo estava internado em um hospital de Serra Talhada. Esse registro deverá ser incluído no próximo boletim. Jaelson foi sepultado na tarde desta quinta-feira (1) no cemitério de Petrolândia.

Entre os casos ativos, 7 estão em isolamento domiciliar e 11 em internamento (veja os locais abaixo).

Para maiores informações e esclarecimentos, entre em contato com a vigilância epidemiológica pelo número (87) 9646-5830

A secretaria de saúde do município faz alerta à população: Se puder fique em casa, se precisar sair, use máscara.

VEJA ABAIXO O QUADRO COMPLETO DO BOLETIM DESTA QUARTA (30/06/2021)



Confira abaixo os locais com casos ativos


Confira abaixo os locais onde os pacientes estão internados


 

Confira abaixo o quadro comparativo com o último boletim divulgado no dia 23 de junho de 2021

Petrolândia-PE/Paulo Afonso-BA: Radialista e produtora cultural Hislaine Menezes é aniversariante deste 1º de julho

Hislaine Menezes e o sobrinho Daniel Sinésio (Reprodução)

Nascer em Petrolândia no dia 1º de julho é privilégio, afinal, todos os anos, costuma-se comemorar idade nova com uma grande festa por conta do município, pois a data é também o aniversário de Emancipação Política do Município. Por conta da pandemia, as festividades estão suspensas, mas, virtualmente, o carinho prevalece e uma das pessoas felizardas é a radialista e produtora cultural Hislaine Menezes, que hoje recebe os parabéns de amigos e familiares.
A aniversariante, que tantas mensagens de amor e carinho distribuiu em Petrolândia, através do disque mensagem e das cestas da Florinda Flores, atualmente, reside em reside em Paulo Afonso (BA), onde se dedica à arte e à radiodifusão com um programa na Rádio Cultura.

Uma das mensagens recebidas por ela, em grupo de rede social, é do sobrinho Daniel Sinésio, também de Paulo Afonso, que felicita por mais um ano de vida. Reproduzimos a carinhosa mensagem, abaixo.

Eu lhe desejo a maior felicidade do mundo no seu dia muito especial, querida tia.

A família não é só aquela que compartilha o nosso sangue, são também aqueles que, de diversas formas ao longo da vida manifestam o seu carinho e demonstram que nos amam com os nossos defeitos e com as nossas virtudes.

Petrolândia Nossa Paixão: Homenagem do poeta João Bosco de Melo aos 112 anos de Emancipação do Município

O poeta João Bosco de Mel é declaradamente apaixonado por sua cidade (Fotos: Assis Ramalho)
João Bosco e seu tradicional poema de amor por Petrolândia

Quem conhece a cultura de Petrolândia, com certeza, com conhece o popular poeta João Bosco de Melo, cujo tema principal em suas obras é o registro das memórias de lugares, eventos e personalidades do município, tanto na "Velha Cidade", quanto na "Nova". Todos os anos, João Bosco escreve um poema especial para homenagear o aniversário de Petrolândia, comemorado no dia 1º de julho. É uma tradição mantida há anos pelo poeta, como renovação de seu amor pela cidade.

Confira abaixo o poema dedicado por João Bosco à sua amada cidade em 2021, nos 112 anos do município.

PETROLÂNDIA 01 DE JULHO DE 2021
CANTA NO RITMO DA ASA BRANCA 2

INT: PETROLÂNDIA NOSSA PAIXÃO

REPLETO DE ESPERANÇA
COM ENERGIA POSITIVA
EU FALO UM POUCO DE PETROLÂNDIA
CIDADE AMADA... TERRA QUERIDA

LEMBRO DO ALTO DA RAPOSA
DA BELA IGREJA MATRIZ
E NA ESCOLA O GRUPO VELHO
DE FRENTE TINHA UM CHAFARIZ

SAUDADE BOA DOS CIRCOS
COM OS LINDOS ESPETÁCULOS 
ME FAZ LEMBRAR DO BOM PALHAÇO
E JOGADOR ARREPIADO

Petrolândia: PETROCLÍNICA realiza Mamografia Digital no dia 16 de julho; Agende seu exame


A PETROCLÍNICA Iinforma que realizará exames de Mamografia Digital no dia 16 de julho (sexta-feira). As vagas são limitadas. Agende seu exame com antecedência e faça a prevenção do câncer de mama. O valor do exame é R$ 140,00.

A PETROCLÍNICA está localizada na rua José Benedito da Silva, por trás da Eletroléo, no centro da cidade. Informações e agendamentos pessoalmente ou pelos números 87 99805-0774 (inclusive Whatsapp) ou 87 3851-2333.

Divulgação/PETROCLÍNICA

Boletim desta quinta (1º/07): Com mais 35 mortes e 1.997 casos de Covid-19, Pernambuco chega a 17.720 óbitos e 552.289 infectados


Pernambuco contabilizou, nesta quinta-feira (1º), mais 35 mortes e 1.997 casos de pessoas com Covid-19, elevando o total de registros para 17.720 óbitos e 552.289 confirmações da doença desde março de 2020, início da pandemia.

Dos novos diagnosticados, 58 eram pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 1.939 tiveram quadros leves da doença, não precisaram ser internados ou descobriram que tiveram Covid-19 depois de curados, através de testes sorológicos.

Considerando essa divisão, Pernambuco totalizou 49.642 casos graves e 502.647 leves.

Petrolândia: Congratulações ao jovem casal Dr. Paulo Lucena (Climagem) e Dalka Jaqueline pela chegada do bebê

 

No dia 22 de junho passado, o mastologista Dr. Paulo Lucena e sua esposa Dalka Jaqueline iniciaram uma nova missão em suas vidas, com o nascimento do filho, em Recife. Parabéns ao jovem casal!

O mastologista Dr. Paulo Lucena atende em Petrolândia na Climagem, localizada na Avenida Marquês de Olinda, próximo à Atenize. Agendamentos: 87 3851-1195 ou 99988-5164.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Reprodução Facebook e Assis Ramalho/Arquivo BlogAR

Assessora de vereador de Vitória de Santo Antão (PE) é assassinada a tiros


Josineide Victor dos Santos, de 38 anos, ao lado do vereador Novo da Banca (Republicanos) — Foto: Novo da Banca/Acervo pessoal
Estrada que liga os bairros de Caiçara e Pirituba fica em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco — Foto: Google Street View/Reprodução

Uma assessora de um vereador do município de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco, foi assassinada a tiros na noite da quarta-feira (30). Josineide Victor dos Santos, de 38 anos, estava em uma moto na estrada que liga os bairros de Caiçara e Pirituba quando foi baleada.

O vereador Novo da Banca (Republicanos) contou que trabalhou com Josineide por 17 anos. "Ela cresceu junto dos meus filhos, é como se fosse da minha família mesmo. Hoje [quinta-feira] ela ia se mudar para a nova casa dela", afirmou ao G1. Ele cumpre o sexto mandato de vereador na cidade.

Novo também disse que, há 15 dias, a assessora havia falado que recebeu ameaças de morte por ligações e mensagens no WhatsApp.

"Ela recebeu essas mensagens e a gente achou que era trote. Ela até brincou: 'Será que vou conseguir me mudar pra minha nova casa? Ver minha neta nascer?', mas ela acreditava que era só uma brincadeira", declarou o vereador.

De acordo com o parlamentar, Josineide não trabalhava presencialmente no gabinete às quartas-feiras. Ela havia ido à casa dos pais, que moram na zona rural do município, no bairro de Sítio Gameleira, e estava retornando para a casa onde morava, no bairro de Vila Cenira, na área central de Vitória de Santo Antão.

Petrolândia: Clínica MAIS SAÚDE divulga os especialistas que atendem nesta sexta-feira (02/07); Agende sua consulta

 

A Clínica MAIS SAÚDE está localizada na Avenida Auspício Valgueiro Barros, 146, em frente ao Colégio Delmiro Gouveia, no centro de Petrolândia. Confira no cartaz acima as especialidades médicas disponíveis nesta sexta-feira (02/07) e agende sua consulta. 

Na Clínica MAIS SAÚDE você também dispõe de exames laboratoriais, de segunda a sexta-feira. 

Faça o seu plano System+ Saúde e aproveite condições especiais em uma rede de conveniados. 

Mais informações e agendamentos: 87 99902-8197 ou 87 3851-0533.


Divulgação/Clínica MAIS SAÚDE

Petrolândia: Loja D'Leles (Minas) homenageia 112 anos da cidade com verso do poeta petrolandense Tony Xavier

 

A loja Minas Calçados mudou de nome para D'Leles, mas não mudou seu amor por Petrolândia, onde mantém uma filial, situada na rua Cecília Delgado, em frente à Secretaria Municipal de Saúde. Neste aniversário de 112 anos de emancipação política de Petrolândia, celebrado hoje, 1º de julho, a equipe escolheu um belo verso do poeta, compositor, cantor e blogueiro petrolandense Tony Xavier, editor do blog Petrolândia em Foco. 

Parabéns à loja D'Leles por valorizar nossa história e nossa cultura. 

Blog de Assis Ramalho
Imagem: Divulgação;D'Leles

Petrolândia: Curiosidades sobre o título "Atlântida do Sertão"

Moção de Aplauso ao projeto Atlântida: Professor Roberto Oliveira, alunos e equipe da EREM Maria Cavalcanti Nunes na Câmara Municipal de Petrolândia, em abril de 2014 (Foto: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR)

Você sabe como Petrolândia ficou conhecida como Atlântida? Tudo começou com a idealização do professor Roberto Oliveira em construir prédios da cidade antiga em 3D. "Os alunos construíram prédios através de fotos e relatos e acabaram recebendo votos de aplausos da ALEPE e da Câmara de Vereadores, onde o presidente da Câmara, na época, era o atual prefeito Fabiano Marques", lembra o prof. Roberto. 

Outra curiosidade é que o professor Roberto Oliveira não conheceu a antiga cidade, então foi necessário procurar através de fotos e relatos de antigos moradores para saber como eram feitas as antigas edificações. De tanto pesquisar sobre uma cidade submersa, o professor Roberto batizou o projeto de Atlântida associando a antiga cidade com a Atlântida de Platão. 

Os alunos envolvidos no projeto foram Jonatas Cristhopher Viana Cavalcante Santos, Fabricio Vasques Silva, Augusto Francisco Xavier e Giovany Inacio Barbosa.

Petrolândia: Fafá, pioneira no uso da pele da tilápia em artesanato

O sonho da empreendedora começou em 2006 e agora quer ser levado para o mundo (Fotos: Divulgação)

Ela não entrou no palco para desfilar, no Shopping de Serra Talhada, na noite desta quarta-feira (30). Mas, aos 63 anos, Fátima Barbosa de Belém recebeu outro tipo de holofote. A sua coleção Cores do Sertão, com tons de amarelo, verde e azul, representando o sol, o côco tão abundante em Petrolândia e o azul do céu sertanejo marcaram presença na passarela do I Encontro da Moda do Sertão. A produção do evento foi idealizada pelo Sebrae de Pernambuco e contou com a presença do Valorizando a Pele, um programa feito em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação do Estado.

Seja no tapete vermelho, ou em outros eventos organizados, Fátima tem se destacado à frente da associação Café com Arte, na região sertaneja, produzindo peças com couro da tilápia, peixe tradicional no São Francisco. Ela mesmo teve a ideia de criar os primeiros materiais com tilápia ao ver a pele do peixe sendo jogada e desperdiçada no mercado público de Petrolândia, onde mora. O município é famoso pela imagem da igreja submersa nas águas do rio que parece mar.

Estocar água em embalagens de tintas e vernizes traz sérios riscos à saúde

Com a chegada da crise hídrica em todo o país, entidade alerta a população para não acondicionar água ou alimentos em embalagens de produtos químicos usadas

A reutilização de embalagens vazias de tintas e vernizes para acondicionar água ou alimentos traz risco de doenças por absorção de agentes tóxicos. O alerta é da Associação Brasileira de Embalagens de Aço, que, entre outras missões, realiza trabalho para conscientizar os consumidores sobre o uso consciente e a reciclagem de embalagens. “Diante da crise hídrica que será intensificada no segundo semestre, consideramos necessário emitir este alerta à população”, afirma Thais Fagury, engenheira de alimentos e presidente da Abeaço.




Estudo feito pelo Centro de Tecnologia de Embalagem do Estado de São Paulo (CETEA), a pedido da Abeaço, testou a migração de agentes tóxicos para alimentos e bebidas acondicionados em dois tipos de embalagem: baldes plásticos e latas de aço. Nos dois casos, as embalagens haviam sido utilizadas para acondicionar tintas à base de água, sem solventes derivados do petróleo. O estudo detectou a migração de elementos, majoritariamente em baldes plásticos, como ftalatos, além de Tercbutano, Ciclohexano, Tolueno, Etilbenzeno e Xileno, sendo que algumas dessas substâncias estão relacionadas a doenças graves.

Aula virtual sobre reforma tributária para alunos do curso de administração da UFPE; Live no Instagram


“O que esperar da Reforma Tributária?” é o tema da aula pública realizada pelo curso de administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) nesta quinta-feira (01), às 19h, com a participação do ex-senador Armando Monteiro (PSDB).

A aula, em formato virtual, será conduzida pelo ex-vereador do Recife, André Régis, que é professor da disciplina de administração tributária, e pelo presidente do Porto Digital e professor da disciplina de finanças, Pierre Lucena.

A transmissão será feita nos seguintes perfis de Instagram:

@armandomonteironeto
@prof.pierrelucena
@andreregis1

Assessoria de Armando Monteiro

Petrolândia 112 anos: Saboreie o feriado de emancipação do município no Maria Fumaça; Aberto até as 20h hoje (1º/07)


Nesta quinta-feira (1º), feriado de Emancipação do Município de Petrolândia, o Bar e Restaurante Maria Fumaça, situado na Orla Fluvial, vai funcionar até as 20h00, conforme determina o protocolo de medidas restritivas para enfrentamento da Covid-19. 

Aproveite seu feriado às margens do Rio São Francisco e comemore no Maria Fumaça, com os melhores petiscos e refeições, os 112 anos da cidade.

Divulgação/Maria Fumaça

'Paisagem Petrolandense': Nos 112 anos, Petrolândia é homenageada com clipe musical da banda VAPOR BARATO; Confira!



A banda local Vapor Barato lançou clipe da música "Paisagem Petrolandense" em homenagem aos 112 anos de Petrolândia, celebrados nesta quinta-feira, 1º de julho de 2021. 

Confira o clipe ACIMA que exibe belas imagens da cidade.

Divulgação/Beto Designer e Vapor Barato

Petrolândia: Confira especialistas que atendem na PETROCLÍNICA nesta sexta-feira (02/07) e agende sua consulta/exame



A PETROCLÍNICA avisa os atendimentos que serão realizados nesta sexta-feira (02/07) em seus consultórios:

*Igaro Cordeiro (cirurgião dentista)

*Bárbara Lopes (dermatologista)

*Socorro Carvalho (ultrassonografia e ginecologia)

*Thais Thesly (especialista em Estética Podal e Feridas)

A PETROCLÍNICA está localizada na rua José Benedito da Silva, por trás da Eletroléo, no centro da cidade.

Informações e agendamentos pelos números: 87 99805-0774 (inclusive Whatsapp) ou 87 3851-2333.

Secretário de Desenvolvimento Agrário Claudiano Filho solicita desconto na taxa de licenciamento ambiental para laticínios que atuam com CPF


Com intenção de estimular e beneficiar a produção de queijo no estado de Pernambuco, o secretário de Desenvolvimento Agrário, Claudiano Filho, esteve em reunião pleiteando a concessão da redução da taxa de licenciamento para produtores que atuam no mercado com CPF, atualmente concedido apenas para CNPJ.

A reunião aconteceu com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Antônio Bertotti, o presidente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), Paulo Lima, o presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH), Djalma Paes, e o presidente do Sindicato dos Produtores de Leite de Pernambuco (Sinproleite), Saulo Malta.

Atualmente, a legislação impede de conceder o benefício para os pequenos produtores que mantêm seus laticínios em nome de pessoa física. Por isso, em comum acordo, os órgãos estarão encaminhando uma proposta para que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) analise a possibilidade de mudar a atual legislação, a fim de corrigir e ampliar o desconto para essa atividade considerada de baixo impacto ambiental.

Chã Grande, Gravatá e Bezerros na live do Conexão Municípios da Setur e Empetur nesta quinta (1º), às 16h

O projeto integra o programa Bora Pernambucar e busca orientar o trade turístico acerca de roteiros e potencialidades da região (Foto: Matheus Ribeiro)

Quando a temperatura nos termômetros começa a diminuir, a vontade de subir a serra para aproveitar o friozinho só aumenta, não é mesmo? Ciente da força do turismo de campo, a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e a Empetur promovem nesta quinta-feira, dia 1°, às 16h, mais uma edição do "Conexão Municípios: Famtour Virtual - Chã Grande, Gravatá e Bezerros". A ação é parte do programa Bora Pernambucar, que promove a interiorização do Turismo no Estado.

O evento gratuito ocorre de maneira remota e reúne o trade turístico para instruir acerca dos roteiros e potencialidades para o desenvolvimento do setor na região. Para demonstrar os atrativos de cada cidade, representantes municipais de Chã Grande, na Mata Sul, Gravatá e Bezerros, no Agreste, irão realizar apresentações virtuais.

Câmara Municipal de Carnaubeira da Penha rejeita Projeto de Lei para realização de concurso público pela Prefeitura


Esta semana, a Câmara Municipal de Carnaubeira da Penha rejeitou, por 5 a 4, um projeto de lei complementar que propõe a realização de um concurso público.

Votaram contra o projeto os vereadores: Gió, Welber, Aristides, Evin de Enéas e Sevi de Neném Cota. Votaram a favor: Lana de Zé de Nozinho, Naldo Moida, Charlene e Jota.

O concurso é fundamental para manter a saúde do Fundo de Previdência Municipal, que serve para gerenciar a aposentadoria de funcionários públicos. Com o número alto de aposentados e baixo número de contribuintes, num futuro breve ficará sem recursos para honrar o pagamento dos benefícios.

Município de Paulo Afonso deve oferecer gratuidade no transporte para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos


A pedido do Ministério Público estadual, a Justiça determinou nessa quarta-feira (30) que o Município de Paulo Afonso e a empresa Atlântico Transportes não violem o direito à gratuidade no transporte público municipal das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos que apresentem qualquer documento pessoal que comprovem sua idade. Além disso, o Município deve realizar ampla divulgação desse direito dos idosos por meio de postagens realizadas durante cinco dias consecutivos em seus perfis nas redes sociais Facebook e Instagram, sendo que a primeira deve ocorrer no prazo de 24 horas após ciência dessa decisão, sob pena de multa diária no valor de R$ 5 mil.

Petrolândia, a capital que foi sem nunca ter sido - Artigo do IGH de Petrolândia



A formação de um pais unificado e integrado ao comércio internacional, a comunicação entre as províncias e destas para os portos e vice e versa , além da ocupação dos espaços demográficos vazios, se fazia cada dia mais necessário no Brasil Império .

Associadas às ferrovias, as bacias hidrográficas abundantes no Brasil, à baixo custo, serviam muito bem a este propósito, segundo experiências desenvolvidas em outros países. Assim, a fim de analisar a viabilidade desta malha de integração, o império formou um corpo de especialistas estrangeiros de alto conhecimento, com o objetivo de gerar subsídios às decisões do governo imperial.

Em virtude desses conhecimentos, muitos estudiosos elaboram planos de integração e muitos projetos foram apresentados no decorrer do império. Dentre eles o do engenheiro militar, sócio-correspondente do poderoso Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, Eduardo José de Moraes, que sob o título “Navegação Interior do Brasil”, publica, em 1869, o que viria ser conhecido como o PLANO MORAES.

O plano, essencialmente hidroviário, visava a integração do país, envolvendo todas as províncias através de uma ampla rede de navegação fluvial e estradas. As estradas de ferro seriam alternativas para transpor a Serra do Mar e a Cachoeira de Paulo Afonso ou para ligar Rio de Janeiro, Salvador e Recife, principais centros influentes da época, à bacia do Rio São Francisco.

Vereador Técio de João Vicente parabeniza Petrolândia pelos 112 anos de emancipação política

Técio de João Vicente 
 

Homenagem da Central de Adubos aos 112 anos de Petrolândia. '' A cada aniversário se planta mais prosperidade''


 Divulgação: Central de Dubos 

Deputado Fabrízio Ferraz parabeniza Petrolândia pelos 112 anos de emancipação política

Divulgação/Assessoria

 

Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook desta quinta-feira, 1º de julho; veja lista

 

Mudam de idade hoje ( quinta-feira 1º de julho de 2021) e queremos aqui dedicar este dia especial a Hislaine Menezes , Pedro Vaz, Lenice Mayara Nunes, Josimere Capistrano Freire, Weder Antonio , Claudionor de Sá , Jairo Sampaio de Sá , Rosimeire Candeia, Juliano Santos , Silvio Junior , Josimar Leandro, AllyCya Santtos, Renato Melo, Weslainy Queiroz, Maria Jania Santos, Zenaide Sá , Brenda Danielle, Anderson Moura, Danilo Henrique e Alena Fabiana

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

Sanfrancisco Distribuidora parabeniza Petrolândia pelos 112 anos de emancipação política ''Somos muito gratos e orgulhosos por participar do desenvolvimento desta cidade''


Somos muito gratos e orgulhosos por participar do desenvolvimento desta cidade. Parabéns Petrolândia pelos seus 112 anos de histórias e conquistas!

Sanfrancisco Distribuidora


Recordações da Velha Petrolândia e de Ruy Sá em comemoração aos 112 anos de Emancipação Política - Homenagem do Blog de Assis Ramalho

Montagem: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR

Ruy Sá é nome e voz indissociável da história de Petrolândia. Muitas músicas cantaram Petrolândia, mas nenhuma delas comparável ao eterno hit "Recordações", canção que Ruy imortalizou porque a cantou de alma e coração. Com sua sensibilidade de poeta e filho desta terra, Ruy provavelmente não sabia que esta música se tornaria um hino à saudade que acompanha os petrolandenses, estejam onde estiverem.


Desde o dia 15 de junho de 2014, data de sua partida, Ruy Sá também reside nas nossas recordações, assim como a velha Petrolândia, submersa pelo progresso. Aquele torrão não era desenvolvido e atraente como a nova cidade, mas - por razões que talvez só Deus pode explicar - deixamos nossos umbigos e uma parte imensa de nossos corações na amada terra natal.

Enquanto houver um filho ou amigo da Velha Petrolândia, ou um jovem orgulhoso de suas raízes, residente na nova cidade ou não, "Recordações" será inesquecível e insubstituível em nossos corações.

Parabéns, Petrolândia! Que o seu nome seja engrandecido por muitas vozes com o mesmo amor que Ruy Sá a cantou.

Homenagem do Blog de Assis Ramalho, parceiros e anunciantes a Petrolândia, Princesa do Sertão de Itaparica, pelo seu passado, pelo seu presente, pelo seu futuro.

 PARABÉNS PETROLÂNDIA, CIDADE QUE AMAMOS!


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotomontagem: Lúcia Xavier
Vídeo: Lúcia Xavier com fotos Cézar Cavalcante Petrolândia Ontem, Hoje e Sempre
Música: 'Recordações' (Cantor e compositor: Ruy Sá)

Maria Helena, Secretária de Cultura, Esporte e Lazer parabeniza Petrolândia-PE pelos 112 anos de Emancipação Política.


A Secretária de Cultura, Esporte e Lazer de Petrolândia-PE, parabeniza nossa cidade pelos 112 anos de Emancipação Política. Nossa cidade é motivo de orgulho, com suas memórias e histórias que retratam a vida de cada um de nós. Nesse momento tão delicado desejo: paz, saúde e luz para cada família Petrolandense, na certeza que seremos vencedores, pois somos guerreiros e guerreiras, somos resistentes, e acima de tudo temos fé em nosso bom Deus. Vamos preservar, conhecer e reconhecer a importância da nossa história. Parabéns Petrolândia-PE.

Maria Helena, Secretária de Cultura, Esporte e Lazer parabeniza Petrolândia-PE

Petrolândia: Morre aos 44 anos em Serra Talhada-PE Joelson da Silva, por complicações da covid-19



Faleceu na noite de ontem (30) o jovem Joelson da Silva, de 44 anos,  morador da comunidade da agrovila 1,em Petrolândia, por complicações da covid-19. O mesmo estava internado em um hospital de Serra Talhada, vindo a falecer na noite desta quarta-feira (30). A família informa  que não haverá velório, e que será sepultado no cemitério São Francisco em Petrolândia. 

Joelson é irmão do empresário Jailson do Bope Sicurity.

Nossas condolências à família enlutada pela grande perda



Blog de Assis Ramalho
Informação: Jailson do Bope Sicurity.

Clínica Jaques parabeniza Petrolândia pelos 112 anos de emancipação política


Divulgação/ Clínica e Laboratório Jaques

Petrolândia 112 anos: Ex-prefeitos Amadeu Souza, Zé Dantas, Lourival Simões, Dr Marcos e Jane Souza foram entrevistados por Assis Ramalho, em série especial, há 2 anos (reveja)


Nesta quinta-feira, 1º de julho de 2021, data em que Petrolândia celebra 112 anos de emancipação política, a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia reprisa uma série especial de entrevistas com ex-prefeitos do município. Em 2019, quando a cidade comemorava 110 anos, época em que ainda não se falava em pandemia do coronavírus, entrevistamos os ex-gestores Amadeu Souza, Zé Dantas, Lourival Simões, Dr Marcos e Jane Souza (na época gestora). Na oportunidade todos flaram sobre suas gestões, e amor a Petrolândia

(RE) VEJA ABAIXO


Ex-prefeito Amadeu Souza é entrevistado por Assis Ramalho, em série especial com ex-prefeitos


Seu Amadeu, conhecido na cidade como o prefeito que entrou rico e saiu pobre (Fotos e vídeo: Goret e Paula Francinete)

Nesta segunda-feira (24/06), feriado de São João em Petrolândia, a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia deu início a uma série especial de entrevistas em alusão aos 110 anos de emancipação política do município, data a ser comemorada no dia 1º de julho de 2019. O primeiro entrevistado é Amadeu Souza Lima, prefeito de Petrolândia de 1993 a 1996.

Mais conhecido como seu Amadeu, o ex-prefeito nasceu em Varzinha, no município de Serra Talhada, cidade de onde saiu há 57 anos e, segundo ele, conhece poucas pessoas na terra natal.


Na política de Petrolândia há cerca de 40 décadas, na entrevista concedida a Assis Ramalho, gravada na Orla Fluvial, Amadeu comenta sua passagem pela Prefeitura de Petrolândia e relembra outras passagens de sua história política na cidade aniversariante. Com descontração e bom humor, o entrevistado ainda comenta o fato de ser citado como o único prefeito que entrou rico e saiu pobre do cargo.

A entrevista está disponível no vídeo abaixo:


Amadeu foi candidato a prefeito de Petrolândia, pela primeira vez, em 1988, derrotado por José Dantas de Lima (Zé Dantas). Em 1992, elegeu-se prefeito na disputa contra o candidato apoiado pela situação, Marcos Montila. O vice-prefeito na chapa vitoriosa de Amadeu foi o médico Dr. Francisco Simões de Lima. Em 1996, Amadeu apoiou a candidatura de Dr. Simões, eleito prefeito, com Cícero Moura como vice-prefeito. As relações políticas com o sucessor desandaram e Amadeu passou à oposição, tendo sido candidato a prefeito novamente em 2000. Naquele ano, Dr. Simões foi reeleito, com o também médico Dr. Marcos Antonio de Souza (Marquinhos), como vice. Em 2004, Amadeu concorreu nas eleições com Dr. Marcos, reeleito para o cargo que assumiu após o falecimento de Dr. Simões. Em 2008, Amadeu foi candidato a vice na chapa que teve Domingos Sávio como candidato a prefeito. O eleito foi o então deputado estadual, por dois mandatos, Lourival Antonio Simões Neto, filho de Dr. Simões, apoiado pelo prefeito Marquinhos. Em 2010, Amadeu concorreu a deputado estadual, cargo a que também se candidatou em 1998, seu sucesso.

Nas eleições municipais seguintes (2012 e 2016), Amadeu foi candidato a vereador de Petrolândia, não eleito. Atualmente sem mandato eletivo, o ex-prefeito é um dos vice-presidentes do diretório municipal do PSB e mantém na cidade o estabelecimento comercial da família, um posto de combustíveis.

Próximo entrevistado: Nesta terça-feira, 25 de junho, o entrevistado é o advogado e ex-prefeito de Petrolândia José Dantas de Lima, hoje vereador na vizinha cidade de Jatobá.

Agradecimentos: O Blog de Assis Ramalho agradece o apoio das irmãs deste blogueiro, Goret e Paula Francinete, na fotografia e vídeo desta reportagem. Agradecimentos também ao entrevistado, sr. Amadeu.



Ex-prefeito José Dantas de Lima é entrevistado na série em homenagem ao aniversário da cidade


Na próxima segunda-feira, 1º de julho de 2019, a cidade de Petrolândia vai celebrar 110 anos de emancipação política. O Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia homenageiam a ocasião com entrevistas, bate-papos, com personalidades que marcaram a política do município. Na segunda-feira (24), o entrevistado foi o ex-prefeito Amadeu Souza Lima. Nesta terça (25), foi a vez do também ex-prefeito José Dantas de Lima.

Advogado e atualmente vereador da vizinha cidade de Jatobá, Dr. José Dantas de Lima, popularmente conhecido como Zé Dantas, foi eleito prefeito de Petrolândia pela primeira vez em 1976. Funcionário do extinto Bandepe (Banco do Estado de Pernambuco), com apenas 26 anos de idade, o estreante na política recebeu o apoio do então prefeito José Araújo, conhecido como Zé de Caboclo. O primeiro mandato na prefeitura foi de 6 anos, de 1977 a 1982. Além de, provavelmente, ter sido o prefeito mais jovem de Petrolândia, Zé Dantas foi também o primeiro gestor da nova Petrolândia, após a sede do município ser transferida para um novo local com o advento do reservatório da Usina Hidrelétrica de Itaparica (hoje Luiz Gonzaga), construída no atual limite entre Petrolândia e Jatobá.

A entrevista está disponível na íntegra no vídeo abaixo.


Segundo o entrevistado, grandes eram as dificuldades financeiras e o município era territorialmente maior, ainda com a área desmembrada na década de 1990 pela emancipação de Jatobá. Apesar das dificuldades, lembra que entre as ações de destaque durante sua administração do município, houve a estadualização do Colégio Municipal, com transferência dos professores para o Governo de Pernambuco, durante a gestão do ex-governador Marco Maciel. A transferência da gestão escolar concedeu gratuidade ao ensino no Colégio que, até então, cobrava mensalidades dos alunos, apesar de pertencer à administração municipal.

Outro ponto de destaque lembrado pelo ex-prefeito foram as muitas críticas recebidas após ter escolhido a atual localização da nova cidade, construída pela Chesf. De acordo com Zé Dantas, havia um movimento que pedia a construção da nova cidade em um ponto mais próximo da hoje cidade de Jatobá.

O entrevistado preferiu não emitir opinião sobre a administração da cidade, com a justificativa de que hoje é vereador por outra cidade. Mas, no encerramento da conversa, nas considerações finais, desejou boa sorte à gestão do município, atualmente sob comando da prefeita Janielma Souza.





Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeo: Lúcia Xavier


Entrevista com o ex-prefeito Dr. Antônio Marcos "Marquinhos"


Dr. Antonio Marcos de Souza (Marquinhos), médico e ex-prefeito de Petrolândia, foi entrevistado na última sexta-feira (28) por Assis Ramalho para a série especial do BlogAR e da Web Rádio Petrolândia em homenagem aos 110 anos de emancipação política do município. A entrevista foi feita na Orla Fluvial de Petrolândia, na manhã de um dia nublado, no áudio registrado com vento forte e canto de aves.

Jovem atuante em grupos com causas sociais no município, após a formação em Medicina, realizada no Recife, Marquinhos voltou para Petrolândia. Estreou na política como candidato a vice-prefeito, companheiro de chapa de Dr. Francisco Simões de Lima, reeleito para o cargo em 2000. Após o falecimento do titular, Dr. Marcos foi empossado no cargo de prefeito no final de 2003. Ele deu continuidade aos projetos que, segundo ele, foram construídos com a opinião da população, ouvida em fóruns.

Em 2004, Marquinhos disputou a reeleição e cumpriu mandato de 2005 a 2008. No último dia de mandato, ele inaugurou a revitalização da Orla Fluvial de Petrolândia, poucas horas antes da cerimônia de posse do sucessor, apoiado por ele, o então deputado estadual em segundo mandato Lourival Simões.

Na entrevista, Dr. Marcos lembra projetos realizados sob sua gestão, fala sobre a crise financeira do município, analisa o governo atual, comandado por sua esposa, Janielma Souza, e comenta as perspectivas para a eleição de 2020. Segundo ele, a população precisa ter interesse na política e, em especial, seria bom a renovação no cenário político municipal, com a entrada de jovens conscientes.

Veja a entrevista no vídeo abaixo:



Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Petrolândia 110 anos: Entrevista com o ex-prefeito Lourival Simões



Na tarde da última sexta-feira (28), a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia realizou entrevista com o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Petrolândia Lourival Simões. A entrevista faz parte da série dedicada aos 110 anos do município que comemora 110 anos de emancipação política nesta segunda-feira, 1º de julho.

Deputado estadual eleito em 2002 e reeleito no pleito seguinte, Lourival Simões renunciou aos dois anos finais do segundo mandato para assumir o cargo de prefeito de Petrolândia, eleito em 2008 como sucessor de Dr. Antonio Marcos de Souza (Marquinhos) e também do próprio pai, Dr. Francisco Simões de Lima, falecido no final de 2003, quando ocupava o cargo de prefeito da mesma cidade, em terceiro mandato. Em 2012, Lourival Simões concorreu a reeleição. Sob clima de expectativa e suspense, o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por ele foi conhecido pelo público apenas na abertura da convenção do partido, realizada na Câmara Municipal. A enfermeira e ex-secretária de Saúde do município, Janielma Souza, esposa do ex-prefeito Marquinhos, foi a escolhida. Ela é a atual prefeita de Petrolândia.

Na conversa com Assis Ramalho, Lourival Simões comentou sua trajetória como administrador de Petrolândia, de 2009 a 2016. O ex-gestor também compara os dois mandatos, o primeiro marcado por investimentos no município e o segundo realizado já sob o efeito da redução dos repasses federais.

Sobre as eleições de 2020, embora considere prematuro tratar o tema, Lourival diz que a vez é de Jane. Perguntado se aceitaria disputar mais um mandato na prefeitura, o ex-gestor afirma que seu nome estará à disposição nas próximas eleições, mas é a prefeita quem vai decidir se concorrerá a um novo mandato ou apoiará um novo candidato.

A gravação da entrevista foi feita na Orla Fluvial de Petrolândia. O vento forte, prenúncio de chuvas, foi captado no áudio.

 x

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia 110 anos: Entrevista com a prefeita Janielma Souza

Entrevista com a prefeita Janielma Souza
 

A prefeita Janielma Souza, foi entrevistada por Assis Ramalho, nesse domingo (30), em reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia na série de entrevistas com ex-gestores, em comemoração aos 110 anos de emancipação política de Petrolândia, comemorados nesta segunda-feira, 1º de julho de 2019. Jane é a primeira mulher a se tornar prefeita da cidade, localizada no Sertão de Pernambuco.

Em 2012, no último dia permitido para as convenções partidárias, depois de longo suspense quanto ao candidato a vice-prefeito na chapa em que Lourival Simões disputaria a reeleição, entraram na Câmara Municipal as famílias de Lourival e a de Dr. Marcos. As expectativas recaíam sobre o vereador Fabiano Marques, porém, o nome indicado foi o de Jane. Após o mandato de vice-prefeita, na eleição seguinte Jane foi novamente companheira de chapa do candidato a prefeito. Eleito em 2016, Ricardo Rodolfo renunciou em agosto do ano seguinte. O desafio da primeira prefeita de Petrolândia tem sido, desde então, administrar o município com os cofres esvaziados pela crise. Apesar disso, a prefeita não pensa em desistir de concorrer à reeleição em 2020.

Na conversa com Assis Ramalho, apesar de a entrevista focar na comemoração do aniversário da cidade, Jane avalia a gestão realizada por ela e diz que pretende dar continuidade ao seu governo, com a disputada pela reeleição. Segundo a prefeita, há projetos em andamento cujos resultados serão obtidos dentro de anos. Jane ainda elenca problemas críticos que a gestão municipal tem enfrentado. A prefeita encerra a entrevista com declaração de amor à cidade.

Natural de Monteiro, na Paraíba, a enfermeira começou a trabalhar em Petrolândia, durante mandato do médico e ex-prefeito Dr. Francisco Simões de Lima. No município, Jane também assumiu cargos de gestão, como a Secretaria de Saúde. Casada com o médico Dr. Antonio Marcos (Marquinhos), Jane é ex-primeira dama de Petrolândia. Atualmente, os papéis se inverteram. Coincidentemente, Dr. Marcos e Jane se tornaram prefeito e prefeita após serem eleitos como vices. Dr. Marcos tomou posse com o falecimento de Dr. Simões. Jane foi empossada após renúncia do titular eleito, Ricardo Rodolfo.

Veja abaixo, vídeo da entrevista


Da Redação do Blog de Assis Ramalho