segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Petrolândia: Fabiano Marques será entrevistado ao vivo no 'Acordando com as Notícias' nesta quinta (21) na Web Rádio Petrolândia


O ex-vereador por quatro mandatos, Fabiano Jaques Marques, será entrevistado ao vivo nesta quinta-feira (21), pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, no 'Acordando com as Notícias', programa transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

Na entrevista, que deverá ter início a partir das 07h00, entre outros temas, o empresário vai falar sobre assuntos pertinentes ao município, fará avaliação do que se espera para as eleições de 2018, sobre seu futuro político, entre outros temas relevantes à política municipal, estadual e nacional.

O ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 9.9955-1186.

Posteriormente a entrevista será transformada em reportagem no Blog de Assis Ramalho.

Assis Ramalho apresenta o programa 'Acordando com as Notícias' de segunda a sábado, das 6h00 às 8h30. As notícias que serão notícias durante o dia, você sabe primeiro no 'Acordando com as Notícias'.

Escute a Web Rádio Petrolândia - 24 horas no ar - no seu computador no site Web Rádio Petrolândia, ou no smartphone e tablet com os aplicativos para Android e iPhone (iOS). Para instalar apps, escolha a opção abaixo:
>app Android
>app iOS (iPhone)

A Web Rádio Petrolândia também está disponível nos apps Android e iOs da Rádios Net.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Endocrinologista Dr. Emanuel Barros atende nesta terça-feira (19) na Petroclínica


Dr. Emanuel Barros, Especialista em Endocrinologia e Metabologia, atende nesta terça-feira, 19 de dezembro, na Petroclínica. 

Agende sua consulta pelos números 87 3851-2333 ou 998050774.

Petroclínica


Petrolândia: Ornamentação natalina ilumina a Praça dos Três Poderes e Praça da Matriz


Área nobre da Praça dos Três Poderes (Fotos: Lúcia Xavier)





Câmara Municipal de Petrolândia

Prefeitura Municipal de Petrolândia

Pátio de Eventos/Praça da Matriz

Com direito a Cantata de Natal, na noite da última sexta-feira (15), foi entregue a decoração natalina da cidade, com ornamentação restrita a um trecho da Praça dos Três Poderes e ao Pátio de Eventos, além da frente da Prefeitura. O destaque maior ficou para a reativação da fonte luminosa da Praça dos Três Poderes, que estava desativada há muitos anos.

No pátio de eventos, em frente à Praça da Matriz, até árvores fake foram instaladas para ampliar o efeito visual dos pisca-piscas.

Por trás da Praça de Alimentação, além da beleza da fonte luminosa, o público ficou encantado com o piscar de luzes ao redor de troncos e copas de árvores, das já tradicionais velas gigantes de material reciclado, e os dois trenós que costumavam brilhar em frente ao prédio da Prefeitura, foram instalados nos jardins, juntamente com um conjunto de estrelas, para embelezar a parte nobre da praça principal da cidade.

A decoração da Câmara Municipal de Petrolândia não mudou, continua discreta e simples, como nos últimos anos.

Já a fachada da Prefeitura, continua com o brilho de pisca-piscas, mas o pátio já não exibe nem mesmo o presépio que durante tantos anos simbolizou o espírito do Natal. Para as selfies e fotos, os visitantes aproveitam o conjunto de estrelas no gramado.

O Pátio de Eventos foi pontuado com árvores fake - galhos arrancados de árvores de verdade fixados em hastes de metal - enfeitados com pisca-piscas, com uma ilusão de ótica de que ali existem muitas árvores.

Ver mais fotos>Decoração de Natal de Petrolândia 2017

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Assembleia Geral de Constituição do Distrito de Irrigação do Perímetro Icó-Mandantes acontece no próximo dia 27


É com imenso prazer que convocamos todos os agricultores irrigantes do nosso Distrito Icó-Mandantes, neste dia 27 de dezembro de 2017, às 14h00, para a grande Assembleia Geral de Constituição do Distrito de Irrigação do Perímetro Icó-Mandantes - Petrolândia e Adjacências. O agricultor deverá comparecer e apresentar seu CPF.

Aguardamos a todos para este importante dia de decisão e mudança, para todos juntos fazermos parte de um novo tempo.

Atenciosamente,

Comissão de Produtores do Perímetro Irrigado Icó-Mandantes/DIMA

Serviço
Assembleia Geral de Constituição do Distrito de Irrigação do Perímetro Icó-Mandantes - Petrolândia e Adjacências
Data: 27 de dezembro de 2017 (quarta-feira)
Horário: Início às 14h00
Local: Centro Administrativo do Perímetro Icó-Mandantes - Petrolândia-PE

Abaixo, reproduzimos o Edital.


Petrolândia/Jatobá: Chesf alerta para proliferação de algas "de coloração diferenciada" nos reservatórios Moxotó e Itaparica


Por meio de Ofício Circular, datado de sexta-feira (15), a Chesf comunicou aos usuários o surgimento de floração algal nas águas do Lago de Itaparica, entre Pernambuco e Bahia, e do reservatório de Moxotó, em Jatobá. Segundo o documento, a Chesf realizou inspeção na área dos reservatórios e evidenciou a formação de várias áreas "de coloração diferenciada na superfície da água". A coloração da água não foi especificada pela empresa. 

A Chesf deslocou equipe para coletar amostras da água e peixes para análise do fenômeno. 

As recomendações da Chesf foram de que todos os usuários, "notadamente os agentes dos serviços de abastecimento público", tomem providências para minimizar "possíveis efeitos adversos às suas atividades ou à população". 

Atualmente, a vazão do rio São Francisco está reduzida para 550m³/s. Durante as reduções sucessivas da vazão, já foram registradas uma mancha escura, que desceu até o Xingó e provocou desabastecimento em algumas cidades de Alagoas, além de um fenômeno de águas verdes (cianobactérias) no Moxotó. Nas últimas semanas, foram intensificados os registros de alta mortandade de peixes em tanques-rede, especialmente no município de Nova Glória, na margem baiana do Lago de Itaparica, com altos prejuízos para os piscicultores

Abaixo, o expediente da Chesf.


Jatobá/Itaparica: Amigos e familiares comemoraram o aniversário de Dr José Dantas de Lima

 
 
   
 

Na tarde do último sábado (16), Dr.José Dantas de Lima, comemorou no Clube CRI em Itaparica, município de Jatobá, a passagem de mais um aniversário.

O evento contou com familiares, amigos e diversas autoridades do meio político. Entre os convidados o Deputado Estadual Everaldo Cabral, a Prefeita de Jatobá Goreti Varjão, o vice-prefeito Éder Rodrigo, Vereadores de Jatobá Mardônio Varjão, Sandrão, Nilson do Galo, Eduardo Júnior, Jailton Pereira e o Presidente da Câmara Cleomar Diomédio. Também estavam presentes os ex-prefeitos Itomar Varjão e Robson Leandro de Jatobá e o Sr. Amadeu Souza Lima da cidade de Petrolândia.

Aos convidados um belo churrasco regado com whisky, cerveja estupidamente gelada e show musical que animou todos os presentes.

Foram feitas algumas considerações e homenagens pelos convidados, e após o famoso “Parabéns a Você”.

Para ver mais fotos>Aniversário Dr. José Dantas (Portal Jatobá)

Por: Portal Jatobá


Jatobá/Itaparica: Pelada da Associação Pó de Serra deste domingo (17)

 

Neste domingo, 17 de dezembro de 2017, a Associação Pó de Serra, sediada em Itaparica, município de Jatobá. realizou a sua tradicional pelada, seguida de confraternização em sua sede. Confira abaixo os resultados:
1ª Pelada (das 7 às 8hs da manhã):

Placar: camisa vermelha 1  x 0 camisa azul
Gols do camisa vermelha: Bangu

camisa vermelha6x1camisa azul gol camisa vermelha 2 tales 2 igaro leonado adeldo gol camisa gol a bangu

Segundo tempo (8h00 às 9h00)
Placar: camisa vermelha 6 x 1 camisa azul

Gols do camisa vermelha: Tates (02), Ígaro (2) Leonardo e Adeildo
Gol do camisa azul: Bangu

Logo após a pelada, aconteceu a tradicional confraternização na sede da entidade entre sócios e convidados.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Jair Souza


Petrolândia: Eleição de 2018 sem Lula é fraude eleitoral, diz presidente da CUT-PE, em entrevista ao Blog de Assis Ramalho e à Web Rádio Petrolândia


Carlos Veras também criticou Ministro das Minas e Energia: ''O que o ministro Fernando Filho quer fazer com a população nordestina, com o povo da região de Itaparica, é de uma desumanidade muito grande ao querer vender o rio São Francisco para os chineses''.


Na última sexta-feira (15), Petrolândia sediou o Fórum Social em defesa das águas e do rio São Francisco e contra a privatização da Chesf. O evento contou com a participação da II Caravana Popular pela Democracia.

Em entrevista ao Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia, o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Pernambuco, Carlos Veras, saiu em defesa da candidatura do ex-presidente Lula à Presidência da República e teceu duras críticas ao ministro das Minas e Energia, Fernando Filho. Também afirmou que a CUT vai denunciar todos os políticos votados no Sertão de Itaparica, que, segundo ele, são golpistas ou "se somaram ao golpe".

"Nós não podemos aceitar que se faça uma eleição sem que Lula seja candidato, porque não seria eleição, seria uma fraude. Eles querem tirar a principal liderança do conjunto dos trabalhadores, a eleição de Lula seria a maneira de anular os atos feitos pelo governo Temer que acabaram com os direitos dos trabalhadores e que têm feito a população passar fome. Não é à toa que muitas mulheres estão lotando os hospitais do Recife, pessoas que se queimaram usando álcool para poder cozinhar, que não conseguem mais comprar um botijão de gás, fruto desta política econômica do desgoverno do Temer. Lula é o candidato que está na frente das pesquisas, os eleitores querem votar nele. Há uma grande tentativa de manchar a reputação do ex-presidente de todas as formas, a ponto de quererem inventar agora uma condenação. Isso seria um jeito de cassar o voto de milhões de brasileiros, mas em 2018 vamos acertar as contas com um cara golpista, ladrão e assaltante dos direitos da classe trabalhadora", declarou Veras, que também não poupou críticas ao ministro das Minas e Energia, Fernando Filho.

''O que o ministro Fernando Filho quer fazer com a população nordestina, com o povo da região de Itaparica, é de uma desumanidade muito grande ao querer vender o rio São Francisco para os chineses. E o incrível é a gente ver ele dizendo por aí que Pernambuco tem que mudar. Mudar com um golpe? Pernambuco tem que mudar, mas não para pior. Eles estão cortando os direitos dos trabalhadores, mas o sentimento que estamos vendo nesta caravana, é um sentimento do povo, de fazer com que a luta permaneça''.

Carlos Veras ainda acrescentou que a CUT vai denunciar todos os políticos votados no Sertão de Itaparica, que, segundo ele, são golpistas ou "se somaram ao golpe".

''Estamos de olho e vamos denunciar todos eles. Inclusive vamos fazer calendário com as caras deles, vamos fazer outdoor, porque é bom lembrar que os políticos desta região aqui, deputados e senadores, todos votaram a favor do impeachment, e o que não votou a favor do impeachment, se somou ao golpe. Então, aqui tem os golpistas e os que se somaram ao golpe. Então, esses políticos aqui dessa região, são culpados pelo povo brasileiro estar sofrendo tanto, são eles que estão tirando nossas conquistas", finalizou o dirigente sindical.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Tony Xavier


Dono da empresa de laticínios Isis é encontrado morto em quarto de motel em Sousa-PB


Foi encontrado morto, na tarde desta segunda-feira (18), em um quarto de motel, na cidade de Sousa, no Sertão paraibano, o empresário Marcos Guedes, proprietário da Laticínio Belo Vale (Isis), uma das maiores empresas do ramo no Nordeste. A informação foi confirmada pela Polícia Militar da Paraíba, em Patos.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estiveram no local e constataram o óbito. O motel fica localizado na BR 230, na saída de Sousa para Cajazeiras. Segundo o Diário do Sertão, o local foi isolado à espera da perícia e encaminhamento do corpo para necropsia no NUMOL de Patos.

Blog de Assis Ramalho
Com informações de Diário do Sertão/Sertão Total


Petrolândia: Ginecologista Obstetra Dra. Bruna Bastos atende na MedClinic nesta quarta-feira a partir das 10:00 horas


A MedClinic - Clínica Especializada informa que Ginecologista e Obstetra Dra. Bruna Bastos atenderá neste quarta-feira, 20/12/2017, a partir das 10h00 horas da manhã. Ligue e agende sua consulta:.

A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia. Para marcações, o telefone é (87) 3851 1879. Celular (87) 99638-3333 - (87) 99627-3816 - (87) 99630-2907.

Blog de Assis Ramalho
Com informações da MedClinic



INSS Digital será apresentado em Afogados da Ingazeira nesta terça (19)

Gestores do Instituto, entre eles Thalys Eliel, de Petrolândia, participam de sessão na Câmara Municipal para apresentar o projeto.

A Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira vai receber nesta terça-feira (19), às 9h, dirigentes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que vão mostrar o projeto INSS Digital – uma nova forma de atender – e os impactos na melhoria do atendimento ao cidadão com mais rapidez - do agendamento à conclusão do requerimento. O INSS prevê transformar 300 agências para o modo digital, até o final do ano.

Do INSS participam o superintendente regional, Marcos de Brito, e os gerentes-executivos de Garanhuns (Francisco Alencar), de Petrolina (Thalys Eliel), de João Pessoa (Rogério Oliveira) e de Campina Grande (Jobson Sales). “Estamos avançando no projeto. O município já começou a experimentar o novo modelo que inova na sua maneira de atender o segurado e, também, promover Acordos de Cooperação Técnica com prefeituras e várias entidades de classe”, explica Marcos de Brito.


"Petrolândia dá Sorte": Felizarda em dose dupla, Jeneide Sá recebe premiação do 1º e 4º prêmios



Pela primeira vez, nas 72 edições do "Petrolândia dá Sorte", uma cartela fechou dois sorteios e foi premiada em dose dupla. A sortuda é Jeneide Pereira Santos de Sá, moradora do Povoado Tabuleirinho, em Paulo Afonso, na Bahia. A cartela de número 04180-81 foi premiada no 1º e no 4º prêmios. A sorte de Jeneide só não foi maior porque ambos os prêmios foram rateados. O 1º prêmio, no valor de R$ 1.000, foi rateado entre três ganhadores, e o 4º prêmio, no valor de R$ 10.000,00, rateado entre cinco ganhadores. 

72ª edição do Petrolândia dá Sorte foi realizada nesse domingo (17) pelo Grupo Fefêu, em parceria com a Associação Café com Arte, e quem também deu pulos de alegria foi Joselita, vendedora pé-quente da cartela de Jeneide, que vai receber a bonificação em dobro. 

"Eu realmente não estava marcando, mas o meu menino quando falou que eu tinha ganhado, eu nem acreditei. Mas eu realmente ganhei e é muito bom. E eu aconselho que todo mundo compre, que um dia ganha, eu não ganhei? Comprei várias vezes e ganhei, estou muito feliz com isso", declarou a felizarda, ao receber seus prêmios, nesta segunda (18), no ponto de venda do "Petrolândia dá Sorte". 

"Nunca tinha acontecido isso, mas, de fato, pode-se ganhar até quatro vezes com a mesma cartela", explicou uma assessora do "Petrolândia dá Sorte". 

Compre sua cartela do "Petrolândia dá Sorte", edição de Natal, com sorteio no próximo domingo, 24 de novembro, às 8h30 da manhã. Os prêmios são: 1º 01 (um) notebook; 2º R$ 2.000,00; 3º 2.000,00; e 4º 15.000,00 (quinze mil reais!).

Cartelas à venda de segunda a sábado no escritório do "Petrolândia dá Sorte" ou com o seu vendedor pé-quente de confiança. O valor das cartelas é de R$ 5,00, com dois jogos (dupla chance). "Petrolândia dá Sorte", este é da gente!


Cartela da 73ª edição do "Petrolândia dá Sorte" (Foto: Divulgação/Petrolândia dá Sorte)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações/fotos de Grupo Fefêu/Petrolândia dá Sorte


Em Petrolina, ministro Mendonça Filho participa do seminário do Movimento Pernambuco pela Educação


O ministro da Educação, Mendonça Filho, participou na manhã desta segunda-feira, 18, em Petrolina, do segundo seminário do Movimento Pernambuco pela Educação. O debate tem como objetivo propor alternativas para melhorar os indicadores de Pernambuco referentes à alfabetização.
Mendonça Filho ressaltou a importância da participação de todos para aprimorar a educação do país. “É preciso envolver toda a população brasileira para que se tenha consciência de que o Brasil para crescer; para gerar justiça social, é preciso ter a educação como base de transformação”, afirmou o ministro, ressaltando que seminários como esse representam uma grande mobilização para que se melhore o desempenho da educação em Pernambuco. 

“Se identificarmos especificamente os índices relativos à alfabetização, temos a clareza de que, infelizmente, o nosso desempenho não é razoável”, avaliou o ministro. ”O que a gente quer é melhorar esse desempenho desde a educação infantil, passando pela alfabetização, para assegurar às crianças e jovens do Brasil um desempenho educacional de boa qualidade”.


Trabalhadores da Apac decidem parar todas as segundas de janeiro


Em assembleia na manhã desta segunda-feira (18), em frente à sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), na Avenida Cruz Cabugá, bairro de Santo Amaro, no Recife, os servidores do órgão decidiram parar todas as segundas-feiras do mês de janeiro de 2018, para pressionar o Governo do Estado a ouvir a categoria.

Vários serviços foram estão paralisados hoje. Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Agricultura e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco (Sintape), Adailton Melo expôs a situação em que se encontra o processo de diálogo entre o sindicato e a esfera governamental. Segundo ele, a Secretaria de Administração não sinalizou qualquer resposta favorável à pauta de reivindicações dos trabalhadores da Apac, nem para as demais categorias de servidores públicos do Estado, usando como desculpa o limite prudencial dos gastos.


TJPE divulga resultado final do concurso


O resultado final da classificação do concurso do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) foi divulgado nesta segunda-feira (18). Clique aqui para conferir. O concurso do Poder Judiciário estadual ofertou 109 vagas efetivas, com 60 vagas para o cargo de técnicos de nível médio e 49 para analistas de nível superior, além da formação de cadastro de reserva.

As vagas foram distribuídas em 15 polos de todo o Estado. No total, foram 179.548 inscrições homologadas no certame para servidor do TJPE, com as provas realizadas no dia 15 de outubro deste ano.

Folha de Pernambuco


Petrolândia: Vitor, jogador do Santa Cruz, participa de pelada de confraternização com amigos na AABB


No final do ano, com o término dos campeonatos de futebol, os jogadores que atuam profissionalmente pelos clubes brasileiros costumam retornar ao aconchego dos seus lares e participar das tradicionais confraternizações com os amigos, nas quais não pode faltar uma pelada. Podemos dizer que dezembro é o “mês oficial” das peladas. Foi neste clima de volta às origens, amizade e confraternização, que transcorreu na manhã deste sábado (16), no campo society da AABB de Petrolândia, a tradicional pelada ''Baba dos Amigos' que contou com a presença de Vitor, lateral direito do Santa Cruz.

Ao final do baba, também na AABB, foi servido o almoço de confraternização.

Histórico
Vítor teve um ano difícil no Santa Cruz quando fraturou a tíbia da perna direita logo na primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, no dia 13 de maio/2017 na vitória de virada sobre o Criciúma/SC por 2x1, no estádio Heriberto Hulse. Quatro dias depois do incidente, o lateral direito passou por uma cirurgia, que foi bem sucedida, e seguiu entregue ao departamento médico do clube por vários meses.

Vítor disputou 79 partidas com a camisa coral, sendo 23 delas nesta temporada. Além de muitos jogos, acumula conquistas importantes pelo clube: um acesso à Série A (2015) e um Campeonato Pernambucano (2016).

Vítor construiu uma boa história no futebol brasileiro. Atuou por grandes clubes, como Palmeiras e Cruzeiro. Também foi eleito o melhor lateral direito do Brasileirão em 2008, pela Revista Placar. Na ocasião, o atleta defendia o Goiás, clube em que conquistou mais sucesso durante a carreira.

Nome completo: Cícero Vítor dos Santos Júnior
Data de nascimento: 29/07/1982
Naturalidade: Delmiro Gouveia (AL)

Histórico do atleta antes de chegar ao Santa Cruz:
2015 – Sport
2014 – Sport, Goiás
2012/2014 – Goiás
2011 – Palmeiras, Sport, Cruzeiro
2010 – Palmeiras
2005/2010 – Goiás
2002/2004 – Crac/GO

Ver todas as fotos >> Vitor participa de pelada de confraternização com amigos na AABB

Em dezembro de 2013, Vítor concedeu entrevista ao Blog de Assis Ramalho (Confira abaixo)
>>Vítor, jogador do Goiás, fala de sua carreira e conquistas em entrevista ao Blog de Assis Ramalho

Redação do Blog de Assis Ramalho



Jogos Abertos de Pernambuco terminam em Serra Talhada com a participação mais de 9 mil atletas, 127 municípios e 635 equipes.

O grande campeão geral dos Jogos Abertos de Pernambuco 2017 foi Petrolina

Os campeões estaduais dos Jogos Abertos de Pernambuco foram conhecidos neste fim de semana. Em Serra Talhada, no Sertão do Estado, cidade que recebeu a fase final da competição, os participantes deram números finais ao certame após cinco meses com as disputas do basquete, futsal, handebol, voleibol, futebol, xadrez e vôlei de praia. O grande vencedor foi o município de Petrolina, campeão geral da edição 2017.

Durante quatro dias de competição da Fase Estadual, a terra do xaxado, como é conhecida Serra Talhada, recebeu mil atletas, 101 equipes e 45 municípios. “Fizemos uma competição em grande estilo. Os Jogos Abertos de Pernambuco mais uma vez foram um sucesso e envolveram a participação de muitas cidades de todo o Estado. Vamos trabalhar para crescer mais ainda a competição no próximo ano”, ressaltou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras. No geral, desde agosto, quando começaram, os Jogos Abertos de Pernambuco reuniram a presença de 9.454 atletas, 127 municípios e 635 equipes.


Endometriose: doença silenciosa que ganha cada vez mais "voz"

Tecnologia favorece o diagnóstico precoce da doença

A Endometriose é uma doença que impacta a vida de muitas mulheres, trazendo dores intensas e incapacitantes, impedindo a realização de atividades rotineiras. Segundo a Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva, estima-se que mais de 7 milhões de mulheres sofrem de Endometriose no Brasil. De acordo com o Dr. Patrick Bellelis, ginecologista e especialista em Endometriose e cirurgias minimamente invasivas, aproximadamente de 10 a 15% das mulheres em idade reprodutiva são acometidas pela doença.

De acordo com o especialista, os principais sintomas da doença envolvem cólicas menstruais fortes, dores na relação sexual, dor pélvica, infertilidade, alterações urinárias e intestinais, ou seja, dor na evacuação e sangramento nas fezes durante o fluxo menstrual. Vale ressaltar que existem casos que a endometriose é assintomática, ou seja, não apresenta sintomas.

Estudos mostram que demora-se até 7 anos desde o início dos sintomas para que se faça o diagnóstico da Endometriose, quando a doença muitas vezes encontra-se em um estágio mais avançado. Por este motivo, torna-se essencial que a mulher realize exames ginecológicos periódicos e estejam sempre atentas a sintomas que se diferem dos normais.


Belém do São Francisco: Começam inscrições para seleção com 520 vagas em três novas escolas técnicas de Pernambuco

Belém do São Francisco - ETE Maria Emília Cantarelli - administração e agroecologia - 90 vagas cada curso.

Começam nesta segunda-feira (18) as inscrições para o processo seletivo das três novas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs), anunciadas na segunda (11). São 520 vagas ofertadas em quatro cursos integrados ao ensino médio. As inscrições seguem até o dia 5 de janeiro, por meio do sistema de seleção da Secretaria Estadual de Educação, na internet.

Para participar, os candidatos devem apresentar a conclusão do Ensino Fundamental em 2017 e ter idade máxima de 17 (dezessete) anos no ato da matrícula. São oferecidos quatro cursos: agroecologia, administração, desenvolvimento de sistemas e logística.

Os cursos serão oferecidos nas Escolas Técnicas Estaduais Porto Digital, no Recife, José Joaquim da Silva Filho, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, além de Maria Emília Cantareli, em Belém do São Francisco, no Sertão.


Petrolândia: Clínico Geral Dr. Stephanno Kelps atende na Petroclínica, com direito a retorno em até 30 dias; Agende sua consulta


Clínico Geral Dr. Stephanno Kelps agora atende na Petroclínica, trazendo qualidade e humanização em suas consultas, com direito a retorno em até 30 dias. Agende sua consulta pelos números 87 3851-2333 ou 99805-0774.

A Petroclínica, inovando sempre, está localizada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 436 - Quadra 09 de Petrolândia, próximo ao Atacado Sanfrancisco.

Petroclínica



Petrolândia: Corpo de Assis Tratorista já está sendo velado na Quadra 02; Sepultamento será hoje às 16h00


O corpo de Francisco de Assis Nogueira, mais conhecido por Assis Tratorista, já chegou em Petrolândia e está sendo velado na residência da família, na Rua Ageu Valentim, nº 174, na Quadra 02 de Petrolândia. O sepultamento será realizado nesta segunda-feira (18), às 16h00, no Cemitério São Francisco.

Assis Tratorista foi encontrado morto na residência da filha (Taty), com quem morava, na Quadra 03, na madrugada deste domingo (17).

''Ele foi dormir e não acordou mais'', disse a família.

Após ser submetido a necropsia na cidade de Caruaru, o corpo chegou a Petrolândia por volta de meia noite, de domingo para segunda-feira.

Assis Tratorista, 67 anos, trabalhou durante muitos anos na Prefeitura de Petrolândia e estava aposentado.

Viúvo, deixa 3 filhos e quatro netos.

A família agradece o apoio e a presença de todos que comparecerem a este ato de fé e solidariedade humana.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação e foto do acervo da família


Helicóptero e policiais reforçam segurança em Batalha a partir desta segunda-feira (18)

Medida da SSP foi tomada após vereador Tony Pretinho ter sido assassinado na sexta-feira

Após a morte de mais um vereador em Batalha na última sexta-feira (15), a Secretaria de Segurança Pública (SSP) vai reforçar, a partir desta segunda (18), o policiamento na região. Tony Carlos Silva de Medeiros (PR), o Tony Pretinho, de 34 anos, foi assassinado com vários tiros de arma de fogo.

Segundo o secretário-adjunto da SSP, Manoel Acácio, mais 12 viaturas serão deslocadas ao município, totalizando cerca de 50 homens, que farão rondas ao longo de todo o dia. Além disso, um dos helicópteros da secretaria também ficará sediado em Batalha para apoio às ações.

"O policiamento já estava sendo reforçado antes e agora será mais ainda mais", aponta o secretário. "Isso vai durar por tempo indeterminado e outra ação é que também foi designada uma comissão para apurar o caso, formada pelos delegados Fábio Costa, Eduardo Mero, da Delegacia de Homicídios, João Marcelo, de Santana do Ipanema".

Tony Pretinho é o segundo vereador assassinado na cidade em pouco mais de um mês. No início de novembro, Neguinho Boiadeiro foi executado após sair de uma sessão na Câmara de Vereadores, quando foi surpreendido pelos criminosos. Na ocasião, um policial civil, que fazia a segurança do vereador, também foi baleado.


Ocupação informal cresce mais de 6% no Brasil

IESS aponta necessidade de retomada de postos de trabalho formais para a contratação de planos de saúde

O número de pessoas ocupadas no Brasil subiu 1,6% entre o terceiro trimestre de 2017 e o mesmo período do ano passado. O que representa o acréscimo de 1,4 milhão de trabalhadores no País, totalizando 91,3 milhões de pessoas ocupadas, segundo o boletim Conjuntura Saúde Suplementar, do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). Contudo, o aumento não refletiu em um incremento no total de vínculos com planos de saúde coletivos empresariais, aqueles oferecidos pelas empresas aos seus colaboradores, que recuaram 0,7% no mesmo período.

O superintendente executivo do IESS, Luiz Augusto Carneiro, explica que o aumento do total de empregos não influenciou positivamente o total de beneficiários de planos de saúde de assistência médico-hospitalar, como o mercado esperava, pois este incremento foi puxado pelos empregos informais e trabalhos autônomos. "Considerando apenas o total de postos de trabalho com carteira assinada, houve uma redução de 2,8% no total de empregos entre o terceiro trimestre de 2017 e o mesmo período de 2016", afirma.


Estudos ligam cada vez mais o clima extremo às mudanças climáticas


Um novo relatório mostra que os estudos publicados desde que o Acordo de Paris foi firmado há dois anos estão ligando cada vez mais as mudanças climáticas a eventos climáticos extremos em todo o mundo. [1]

A reportagem é publicada por EcoDebate, 15-12-2017.

Desde a conclusão da cúpula do clima da ONU em Paris, em 12 de dezembro de 2015, cientistas publicaram pelo menos 59 artigos sobre a atribuição de eventos climáticos específicos às mudanças climáticas. Destes, 41 concluem que as mudanças climáticasaumentaram os riscos de um determinado tipo de evento extremo, revela a análise da Unidade de Inteligência Energética e Climática (ECIU). Alguns detectam um aumento na frequência, outros aumentam a intensidade ou a duração, ou vinculam um impacto particular às mudanças climáticas, ou uma combinação desses efeitos.

Os eventos meteorológicos estudados abrangem episódios de calor extremo, seca, inundações e ondas de incêndios, e dizem respeito a todos os continentes, exceto a Antártida. Eles abrangem 32 eventos individuais recentes para os quais os riscos aumentaram devido a mudanças climáticas, com outros focando na tendência de longo prazo de riscos crescentes.