segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Após proibir shows e festas, governo de Pernambuco define regras para eventos sociais na pandemia, como casamentos e formaturas; confira o que está autorizado e o que não está autorizado


Uma semana após proibir a realização de festas e shows em Pernambuco, devido ao aumento de casos da Covid-19, o governo do estado divulgou, nesta segunda-feira (14), uma cartilha que regulamenta a realização de eventos sociais que seguem permitidos. O documento reúne regras específicas para eventos com até 300 pessoas (veja vídeo acima).

Na cartilha, fica estabelecido que os eventos sociais que podem ser realizados são os de celebração única, que acontecem "uma vez na vida, como casamentos, formaturas, batizados". Aniversários, por exemplo, não poderão ser celebrados, por não serem considerados pelo governo "eventos únicos", já que ocorrem anualmente.

Esses eventos devem ser realizados em estabelecimentos com autorização prévia da prefeitura e do Corpo de Bombeiros, como casas de recepção e teatros. Nesses locais, deve ser respeitado o que for menor: o limite máximo de 300 pessoas por evento ou 30% da capacidade total do espaço. Além disso, é obrigatório o uso de máscara.

O governo determinou, ainda, que não podem ser realizadas festas e shows em condomínios privados, e que as celebrações de fim de ano sejam restritas a pequenos núcleos familiares. No entanto, o mesmo decreto afirma que é permitido receber familiares e amigos em casa, ressaltando "a importância de que sejam seguidas as medidas de combate à Covid-19".

Boates não estão autorizadas a funcionar como espaço de dança, assim como hotéis não podem promover festas. Devido à piora da pandemia, o governo também impôs modificações no funcionamento de bares e restaurantes. Uma delas é a proibição de funcionamento após as 20h, nas vésperas de natal e Ano Novo.

Nesses locais, o governo afirmou que música ao vivo, bem como atividades como stand-up, fica autorizada se for respeitado o distanciamento de um metro e capacidade máxima de dez pessoas por mesa, além da proibição e beber e comer em pé.

Confira os pontos da cartilha, que foi disponibilizada na internet:

Não está autorizado


Shows, festas e similares, com ou sem comercialização de ingressos, em ambientes públicos ou privados, inclusive em clubes sociais e hotéis, independentemente do número de participantes.

Está autorizado

Funcionamento dos restaurantes, bares, lanchonetes e similares localizados em Pernambuco observadas as determinações constantes em portaria conjunta da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, desde que tenham todos os alvarás e licenças exigidas pela prefeitura e pelo Corpo de Bombeiros, entre outros, necessários para funcionar.
Realização de casamentos, formaturas e eventos sociais similares, observada a limitação de 30% da capacidade do ambiente, com até, no máximo, 300 pessoas, bem como as normas sanitárias relativas à higiene, ao distanciamento mínimo e ao uso obrigatório de máscara, conforme protocolo específico editado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Esses eventos estão autorizados a acontecer apenas em locais e equipamentos preparados e autorizados pelos órgãos licenciadores para receber esse tipo de atividade.

Realização de eventos corporativos e institucionais promovidos por pessoas jurídicas de direito público e de direito privado, para fins de reuniões, treinamentos, seminários, congressos e similares, limitados a 50% da capacidade do ambiente e, no máximo, 300 pessoas.
Celebrações religiosas em igrejas, templos e similares. Esses estabelecimentos devem observar as recomendações sanitárias fixadas em portaria da Secretaria de Saúde, em especial as relativas à higiene, ao distanciamento mínimo entre fiéis e ao uso obrigatório de máscaras e limitação de 50% da capacidade do ambiente, com até, no máximo, 700 pessoas.
Atividades das feiras agropecuárias nos municípios indicados em portaria da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), observados os protocolos de segurança e sanitários nela estabelecidos.

As atividades dos centros de artesanatos, museus e demais equipamentos culturais em todo o estado, observadas as normas sanitárias relativas à higiene, ao distanciamento mínimo e ao uso obrigatório de máscara e protocolo específico editado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Atividades culturais de cinema, teatro e demais eventos de cultura, observada a limitação de 50% da capacidade do ambiente, com até, no máximo, 300 pessoas, bem como as normas sanitárias relativas à higiene, ao distanciamento mínimo e ao uso obrigatório de máscara, conforme protocolo específico editado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Atividades dos parques de diversões, temáticos e similares, observadas as normas sanitárias relativas à higiene, ao distanciamento mínimo e ao uso obrigatório de máscara, conforme protocolo específico editado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Por G1 PE

Petrolândia: Sessão solene de diplomação dos candidatos eleitos do município nas eleições de 2020 será realizada dia 18 de dezembro no auditório do Forum de Justiça. Saiba como será!



O Dr Daladiê Duarte Souza, Juiz Presidente da Junta Eleitoral da 70ª Zona, em razão do disposto no art 215 do Código Eleitoral, Lei Nº 4.737/65:

Faz saber aos eleitos do Município de Petrolândia nas eleições de 2020, ao Ministério Público, aos Partidos/Coligações e à Ordem dos Advogados do Brasil, que a sessão solene de deplomação será realizada no dia 18 de dezembro de 2020, às 10h00, no auditório do Forum de Justiça Estadual de Petrolândia, localizado na av. dos Três Poderes, s/n, centro, Petrolândia/PE.

Em atenção à Orientação Conjunta TRE/PE nº 4/2020, a entrega dos diplomas em sessão será feita apenas aos eleitos, devendo os suplentes receberem seus diplomas, exclusivamente, por e-mail.Durante a cerimônia ser observadas as seguintes regras e recomendações:

1 - Só será admitida a entrada de pessoas autorizadas, devendo os diplomados comparecerem desacompanhados e com 15 minutos de antecedência com vistas ao procedimento de registro de presença;

2 - Uso obrigatório de máscaras de proteção por todos os presentes;

3 - Não serão permitida a entrada de fotógrafos e cinegrafistas particulares, devendo a imprensa credenciada ceder gratuitamente as imagens digitilizadas aos interessados.

Petrolândia 11 de dezembro de 2020..

Daladiê Duarte Souza - Juiz Presidente da Junta Eleitoral da 70ª Zona


SERÃO DIPLOMADOS

Prefeito: Fabiano Jaques Marques (PTB) - 7.060 votos
Vice-prefeito: Rogerio Novaes

Vereadores eleitos:

1 - Jefferson Técio de Souza Silva (PSB) - 811 votos(PODE)

2 - Said Oliveira de Sousa (PODE) - 604 votos

3 - Fabrício André Cavalcante Rodolfo (PTB) - 590 votos

4 - Erinaldo Alencar Fernandes (MDB) - 579 votos.

5 - Joilton Pereira da Silva (PTB) - 504 votos

6 - Silvio Rogério da Silva (Solidariedade) - 462 votos

7 - Evaldo Jose de Sá (Solidariedade) - 458 votos

8 - Ednaldo Cruz Oliveira (PSD) - 423 votos

9 - Gilberlanio Felizardo de Sousa (PSL) - 421 votos

10 - Adelina Maria Martins Pereira Viana Souto (PODE) - 382 votos

11 - Esdras Cordeiro de Almeida  (Republicanos) - 351 votos 


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Jatobá-PE: Prefeito e vereadores serão diplomados nesta sexta (18) na Câmara de Vereadores


O Prefeito eleito, Rogério Ferreira (PRB), seu vice Eraldinho da Padaria e os Vereadores eleitos serão diplomados nesta sexta-feira (18) na Câmara de Vereadores de Jatobá. Diante da pandemia algumas recomendações e protocolos sanitários vão ser adotados durante a solenidade.

Confira edital do TRE-PE lançado nesta segunda-feira (14): 

O TRE-PE através do Juiz Presidente da Junta Eleitoral da 89ª Zona, Dr. Hugo Vinicius Castro Jimenez, divulgou na manhã dessa segunda-feira (14), o edital para a diplomação dos eleitos em 2020 do Município de Jatobá-PE.

A sessão solene de diplomação será realizada no dia 18 de dezembro de 2020, às 10h, na Câmara de Vereadores de Jatobá.

Devido às orientações estaduais e municipais de enfrentamento ao Covid-19, o evento contará com uma série de recomendações:

1° Só será admitida a entrada de pessoas autorizadas, devendo os diplomados comparecerem desacompanhados e com 15 minutos de antecedência com vistas ao procedimento de registro de presença;

2° Uso obrigatório de máscaras de proteção por todos os presentes;

3° Distanciamento social de no mínimo, 1,5m (um metro e meio) entre os participantes;

4° Não serão permitidas a entrada de fotógrafos e cinegrafistas particulares, devendo a imprensa credenciada ceder gratuitamente as imagens digitalizadas aos interessados.

Ainda de acordo com o documento, em atenção à Orientação Conjunta TRE/PE nº 4/2020, a entrega dos diplomas em sessão será feita apenas aos eleitos, devendo os suplentes receberem seus diplomas exclusivamente por e-mail.

Redação Portal Jatobá
Com informações do TRE-PE Tacaratu-PE

Celpe trocará gratuitamente iluminações de instituições beneficentes


Instituições assistenciais e filantrópicas têm a oportunidade de renovar gratuitamente o sistema de iluminação. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) promoverá a substituição e instalação de 20 mil lâmpadas eficientes nas unidades que se inscreverem e foram contempladas pelo projeto. Desenvolvido pelo Programa de Eficiência Energética da Celpe e regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a iniciativa tem a finalidade de auxiliar as organizações a terem um consumo de energia mais eficiente, trocando lâmpadas fluorescentes, halógenas ou incandescentes por lâmpadas LED. As inscrições estão abertas até o dia 20 de janeiro de 2021.

As instituições interessadas devem atender a alguns critérios: ser do Recife ou região metropolitana, precisam ser uma instituição com fins assistenciais e filantrópicos, apresentar Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) válido, não devem possuir débitos com a distribuidora e as lâmpadas a serem trocadas devem fazer parte da iluminação interna da instituição, serem fluorescentes, halógenas ou incandescentes compatíveis com as lâmpadas LED disponíveis no projeto. 

Para se inscrever no programa, as organizações devem enviar um e-mail para eficiencia@neoenergia.com com o CEBAS, CNPJ, endereço, telefone, pessoa de contato e com a quantidade estimada de lâmpadas para troca. A distribuidora fará uma análise técnica de viabilidade e entrará em contato. 

As lâmpadas LED são mais eficientes do que as comuns por produzirem o mesmo fluxo luminoso, mas utilizando muito menos energia e gerando quase nenhum calor. Além de ajudarem a economizar na fatura de energia, elas também ajudam na preservação do ambiente, pois o risco de poluição é eliminado por não possuírem mercúrio em sua composição. 

Sobre a Celpe 

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa da Neoenergia, distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,7 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).

Companhia Energética de Pernambuco (Celpe)

Secretaria de Educação de Pernambuco anuncia 66.046 vagas para novatos e detalhes do ano letivo de 2021


A Secretaria de Educação e Esportes (SEE) divulgou, nesta segunda-feira (14), as datas do calendário de matrícula e o cronograma para a rede estadual em 2021 e anunciou a progressão de série para todos os estudantes da rede (veja detalhes mais abaixo). As inscrições para os alunos novatos começam às 7h da terça-feira (15), com 66.046 vagas ao todo (veja vídeo acima).

De acordo com a SEE, a primeira etapa de inscrições deve ser feita pelo site Matrícula Rápida. Os estudantes devem fazer o cadastro até o dia 30 de dezembro. As aula.

No cadastro online para alunos novatos é necessário informar o nome completo, data de nascimento, nome da mãe, Cadastro de Pessoa Física (CPF) do estudante, e-mail válido, escola onde pretende estudar e série, nome do pai (se for o responsável), escola de origem, CPF do responsável (se for outro), endereço de residência com CEP e telefone para contato.

Das vagas disponibilizadas, 9.264 foram para a capital pernambucana, 12.533 nos demais municípios da Região Metropolitana e outras 46.429 no interior, incluindo a Zona da Mata, Agreste e Sertão.

O secretário de Educação e Esportes, Fred Amâncio, ressaltou a importância de organizar as informações para efetuar a matrícula assim que a plataforma for aberta aos responsáveis e estudantes.

"Temos escolas muito procuradas e as vagas se esgotam em alguns minutos, mas temos vagas disponíveis para todos os estudantes. Agora, para as escolas que têm uma procura maior, é muito importante que todos se preparem ao longo do dia de hoje para que amanhã, pontualmente, às 7h, todos possam acessar o Matrícula Rápida e garantir a vaga na escola que desejam", declarou.

Ainda segundo o secretário, 24.294 das vagas disponíveis foram destinadas para o Ensino Fundamental (anos finais) e outras 41.752 para o Ensino Médio, contando com as vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As 31 escolas que foram anunciadas como unidades de ensino de tempo integral para 2021 também devem ter vagas disponibilizadas dentro da plataforma de matrícula. No entanto, as Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) não fazem parte do processo de matrícula porque possuem processo seletivo próprio.

Após o cadastro online, um número de protocolo é gerado e os responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos devem efetivar a matrícula presencialmente nas escolas, em posse do número de protocolo, entre os dias 4 e 15 de janeiro, com a entrega da documentação.

As vagas remanescentes devem ser disponibilizadas entre os dias 18 e 22 de janeiro, no mesmo endereço online. Para esses alunos, a efetivação presencial da matrícula acontece entre os dias 25 e 29 de janeiro.

Por G1 PE

Boletim desta segunda (14/12): Com mais 362 casos e 15 mortes, PE soma 199.046 confirmações e 9.299 óbitos por Covid-19

Foram registrados, nesta segunda-feira (14), 362 novos casos e 15 óbitos por Covid-19 em Pernambuco. Com esses dados, o estado passou a totalizar 199.046 casos confirmados da doença, além de 9.299 pessoas que faleceram com o novo coronavírus. A contagem teve início em 12 de março.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 35 dos 362 casos confirmados nesta segunda-feira foram de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), enquanto outros 327 foram de pacientes com quadro leve. Com isso, o estado passou a totalizar 28.633 casos graves 170.413 casos leves.

Em relação às mortes, os 15 registros feitos nesta segunda ocorreram entre os dias 14 de novembro e 12 de dezembro. Outros detalhes epidemiológicos devem ser informados ainda nesta segunda pelo governo do estado.

Por G1 PE

Vacinação contra a Covid começa nos EUA; enfermeira é 1ª receber em NY

Enfermeira Sandra Lindsay recebeu nesta segunda-feira (14) dose da vacina da Pfizer em hospital de Long Island, no estado de Nova York — Foto: Mark Lennihan/Pool via Reuters

A primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 em Nova York, nos Estados Unidos, foi uma enfermeira de Long Island, no norte do estado. A aplicação da primeira dose da vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech foi transmitida ao vivo nesta segunda-feira (14).

Sandra Lindsay é enfermeira da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Judaico de Long Island e trabalha na linha de frente no combate ao coronavírus. A vacinação foi transmitida em um evento virtual que contou com a presença do governador do estado, Andrew Cuomo.

"O que você faz todos os dias é o que faz um herói", disse Cuomo em mensagem direcionada à profissional de saúde.

Os EUA começaram sua campanha de vacinação nesta segunda, após a aprovação do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) no domingo (13). Profissionais de saúde na linha de frente da Covid-19 devem ser os primeiros a receber vacina.

O governador afirmou que ela "pode ser a primeira dos Estados Unidos", mas isso não foi oficialmente confirmado pelas autoridades até a última atualização dessa reportagem. Vacinações acontecem simultaneamente nesta segunda em pelo menos 145 centros pelos EUA.

O presidente norte-americano, Donald Trump, disse em uma rede social que "a primeira vacina foi administrada" e celebrou a aplicação: "Parabéns EUA! Parabéns, mundo!".

Uso emergencial

O diretor do CDC, Robert R. Redfield, comemorou no domingo a aprovação do imunizante em momento crítico, de nova alta de casos do novo coronavírus nos EUA. Neste sábado, o país registrou 3.309 mortes por Covid-19 nas 24 horas anteriores.

"Tive o orgulho de assinar a recomendação do Comitê Consultivo em Práticas de Imunização para usar a vacina Covid-19 da Pfizer em pessoas com 16 anos ou mais. Esta recomendação oficial do CDC segue a decisão da FDA de sexta-feira de autorizar o uso emergencial da vacina", diz Redfield.


Funcionários de fábrica da Pfizer, em Michigan, embalam as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 — Foto: Morry Gash/Pool/Reuters

Na avaliação do órgão, publicada no domingo, a vacina da Pfizer tem alta eficácia em todas as faixas de idade, sexo, raça, etnia e entre pessoas com "condições médicas subjacentes", assim como entre participantes com evidência de infecção anterior pelo Sars-CoV-2 (o novo coronavírus).

Na semana passada, a farmacêutica publicou um estudo com os resultados preliminares dos testes de fase 3 da vacina. Segundo a pesquisa, o imunizante teve 95% de eficácia. Isso significa, na prática, que 95% das pessoas vacinadas ficam protegidas contra a Covid-19.

Outros países

O Reino Unido o Bahrein, o Canadá, a Arábia Saudita, México e Singapura aprovaram o uso da vacina da Pfizer na semana passada. No Reino Unido, a campanha de vacinação já começou.

Na semana passada, o Ministério da Saúde disse que o Brasil poderia ter vacinação contra a Covid-19 ainda neste mês ou em janeiro se a Pfizer conseguisse aprovação emergencial da sua vacina na Anvisa. O governo também disse que assinaria uma intenção de compra de 70 milhões de doses da vacina da Pfizer.

Os anúncios foram feitos depois de o governo dizer, na semana anterior, que o Brasil não tinha infraestrutura para armazenar vacinas que exigissem temperaturas muito baixas de armazenamento – como a da Pfizer.

Por G1

Petrolândia: Confira escala e nomes de médicos que atenderão de 14 a 18 de dezembro na Clínica Mais Saúde; ligue e marque sua consulta

 




A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimento para a esta próxima, de 14 a 18 de dezembro de/2020; confira!

Telefone para marcação de consultas:

3851 - 0533 - Cel. 87 - 9.9902-8197

Confira acima profissionais médicos que atenderão na Mais Saúde de Petrolândia nesta próxima semana de segunda a sexta;


A Clínica Mais Saúde realiza Exames Laboratoriais de segunda a sexta-feira (veja abaixo).


SAIBA SOBRE A MAIS SAÚDE




A Clínica Mais Saúde realiza Exames Laboratoriais de segunda a sexta-feira (veja abaixo).












Adquira já o seu cartão de desconto SYSTEM SAÚDE e ganhe excelentes descontos!SAIBA SOBRE O SYSTEM SAÚDE

Adquira já o seu!






Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Clinica Mais Saúde

Jovem empresário de Cabrobó-PE morre em acidente de carro na tarde deste domingo (13)


O jovem empresário do ramo de motopeças, Jizmael Novaes, filho do também empresário Matias Mariano, morreu vitima de acidente de trânsito no início da tarde deste domingo (13).

O acidente aconteceu na altura do Km 55, BR 428, entre a cidade de Orocó e o Povoado de Caraíbas no Município de Santa Maria da Boa Vista. Imediações da curva de um trecho conhecido como bolas.

Segundo as primeiras informações, Jizmael retornava da cidade de Santa Maria da Vista Boa Vista, quando teria perdido o controle do veiculo Corolla e capotado por várias vezes.

Até o fechamento dessa matéria o corpo de Jizmael ainda estava preso as ferragens do veiculo, a Policia Rodoviária Federal já se encontrava no local, todavia ainda era aguardada a chegada do pessoal do IML.


Por Didi Galvão 

COVID-19 - Confira Boletim Epidemiológico deste domingo (13) do município de Belém do São Francisco

Boletim COVID- 19: confira os dados atualizados de Belém do São Francisco.

Neste Domingo (13) a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde registra um novo caso CONFIRMADO da Covid-19. 

O caso CONFIRMADO trata-se de uma paciente do sexo feminino, com 46 anos de idade. Encontra-se em isolamento domiciliar e monitorada pela Secretaria Municipal de Saúde. 


Confira os dados epidemiológicos por Unidade Básica de Saúde (UBS).
Blog de Assis Ramalho

Brasileira é vacinada contra a covid em Londres: 'Tem luz no fim do túnel''

A carioca Maria Lúcia Possas, 55, pode ter sido uma das primeiras brasileiras a ser vacinada contra o coronavírus no mundo. Ela é funcionária de um hospital em Londres, no Reino Unido, e hoje recebeu a primeira dose do imunizante desenvolvido pela Pfizer em parceria com a BioNTech, distribuído pelo governo local a 50 hospitais britânicos..

"A coisa mais importante é: tem luz no fim do túnel. Eu estou cansada, está todo mundo cansado da doença, de ficar em casa, de ter todas essas restrições, um monte de gente doente. Agora a gente entende um pouco mais a doença, mas no começo a gente não sabia nada, era paciente morrendo um atrás do outro. E agora finalmente tem essa luzinha. Eu sou prova!", comemorou ela em entrevista à GloboNews.... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/12/08/brasileira-e-vacinada-contra-a-covid-em-londres-tem-luz-no-fim-do-tunel.htm?cmpid=copiaecola

Apesar de não ser idosa, Lúcia é considerada parte do grupo de risco porque trabalha em um hospital — é pesquisadora do NHS, o SUS (Sistema Único de Saúde) britânico — e toma imunossupressores por já ter feito um transplante de rim. Seu sistema imunológico, segundo contou, "não é bom", então ela corria o risco de desenvolver uma versão mais grave da covid-19 se infectada.

Lúcia recebeu o aviso de que seria vacinada pela manhã, por e-mail, após um colega de trabalho anunciar que também havia sido selecionado. Agora, ela espera pela segunda dose, cuja aplicação está marcada para 5 de janeiro, e já faz planos de voltar ao Brasil em abril, quando sua sua mãe e sua irmã, que lhe doou o rim, fazem aniversário.

"Vai chegar, tem luz no fim do túnel. Se não for hoje, vai ser daqui a um mês. A gente já esperou tanto tempo, e você não quer ser aquela pessoa que tem a doença na véspera da vacina. Espere. Lave as mãos, use máscara, mantenha distância e espere para dar aquele abraço depois que a vacina sair", pediu, dirigindo-se aos telespectadores.




Uma mulher de 90 anos foi a primeira pessoa do mundo a receber a vacina contra a covid-19, como parte da campanha de imunização iniciada no Reino Unido. Margaret Keenan, que fará 91 anos na semana que vem, disse que o imunizante foi o "melhor presente de aniversário antecipado". Ela recebeu a dose da vacina às 6h31 (3h31 em Brasília), no Hospital Universitário de Coventry, no centro da Inglaterra.

Me sinto muito privilegiada por ser a primeira pessoa a ser vacinada contra a covid-19. É o melhor presente de aniversário antecipado que poderia espera.

Ela está isolada desde o início da pandemia e, graças à vacina, da qual receberá uma segunda dose em 21 dias, pode "pensar em passar um tempo com minha família e amigos no Ano Novo". Margaret, avó de quatro netos, usava uma camiseta com tema natalino no momento em que recebeu a dose..

UOL

Datafolha: aprovação de Bolsonaro se mantém em 37%; reprovação é de 32%; Presidente segue com o melhor percentual de aprovação desde o início do mandato


Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (13) pelo jornal "Folha de S.Paulo" mostra que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) manteve sua melhor avaliação desde o início do mandato.

Os percentuais da pesquisa são:

Ótimo/bom: 37%
Regular: 29%
Ruim/péssimo: 32%
Não sabe/não respondeu: 3%

A pesquisa Datafolha foi realizada dos dias 8 a 10 de dezembro, com 2.016 brasileiros, por telefone. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Em razão de arredondamentos, a soma dos percentuais resulta em mais de 100%.

A taxa de aprovação de 37% é a mesma da última pesquisa, de agosto, e é a maior já registrada desde o início do mandato de Bolsonaro.

Nas pesquisas anteriores, os resultados foram:

11 e 12 de agosto: Ótimo/bom: 37%; Regular: 27%; Ruim/péssimo: 34%; NS/NR: 1%
23 e 24 de junho: Ótimo/bom: 32%; Regular: 23%; Ruim/péssimo: 44%; NS/NR: 1%
25 e 26 de maio: Ótimo/bom: 33%; Regular: 22%; Ruim/péssimo: 43%; NS/NR: 2%
abril de 2020: Ótimo/bom: 33%; Regular: 26%; Ruim/péssimo: 38%; NS/NR: 3%
2 e 3 de abril de 2019: Ótimo/bom: 32%; Regular: 33%; Ruim/péssimo: 30%; NS/NR: 3%

Comparação com outros presidentes

O índice registrado por Bolsonaro é menor, porém, que o de seus antecessores eleitos no 1º mandato. Apenas Collor tinha uma avaliação mais baixa no mesmo período de governo. Temer, vice de Dilma, e Itamar Franco, vice de Collor, que assumiram no meio do governo, também apresentaram um percentual menor após quase dois anos no cargo. Veja os resultados do instituto para os outros presidentes da República (com 1 ano e 11 meses no cargo):

Temer (abril de 2018)

Ótimo/bom: 6%
Regular: 23%
Ruim/péssimo: 70%
Não sabe: 2%

Dilma 1 (dezembro de 2012)

Ótimo/bom: 62%
Regular: 30%
Ruim/péssimo: 7%
Não sabe: 1%

Lula 1 (dezembro de 2004)

Ótimo/bom: 45%
Regular: 40%
Ruim/péssimo: 13%
Não sabe: 1%

FHC 1 (dezembro de 1996)

Ótimo/bom: 47%
Regular: 38%
Ruim/péssimo: 12%
Não sabe: 3%

Itamar Franco (setembro de 1994)

Ótimo/bom: 32%
Regular: 49%
Ruim/péssimo: 13%
Não sabe: 6%

Fernando Collor (fevereiro de 1992)

Ótimo/bom: 15%
Regular: 35%
Ruim/péssimo: 48%
Não sabe: 2%

Por G1