Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 3, 2013
Publicidade

Petrolândia: Velhas árvores submersas desafiam o tempo

Imagem
Em tempos de seca, o lago de Itaparica revela o que resta da vegetação de nossa velha cidade, encoberta pelas águas do São Francisco há mais de 20 anos, para construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga. Esses troncos de árvores mostram-se sempre que diminui o nível das águas no lago.

Pondo-se de lado considerações sobre os riscos, essas lanças esbranquiçadas simbolizam nosso apego à terra submersa que não conseguimos esquecer, onde estão fincadas nossas raízes: velha Petrolândia. Esqueletos, os galhos ressequidos são braços, mãos e dedos da saudade, em desafio ao tempo e às águas, agulhas a espetar os nossos corações.


Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e texto: Lúcia Xavier

Em contato com o Blog de Assis Ramalho, Renatinho enaltece a força da torcida do Santa Cruz no dia do aniversário do clube

Imagem

Viúva de Capiba, saudoso compositor do frevo pernambucano, guarda rico acervo em sua casa

Imagem
Na casa espaçosa, os gatos ocupam todos os lugares: em cima da geladeira, no vão livre do armário, debaixo da mesa, por cima das cadeiras. Há três cômodos, porém, em que os quase cinquenta gatos da casa não pisam. É neles que Zezita Barbosa, 81 anos, guarda o acervo do marido, o compositor Capiba, falecido em 1997. São mais de duas mil peças, entre discos, roupas, quadros pintados por ele, rolos de fita, partituras, VHS, fotos, móveis, instrumentos musicais.
Tudo estava na casa número 369 da Rua Barão de Itamaracá, no Espinheiro, onde dona Zezita e Capiba moraram juntos durante todos os 37 anos de casamento. Sozinha na casa entre dois prédios, a viúva se incomodava com a vizinhança. “Era muita sujeira que jogavam no quintal e no telhado da casa”, diz. Há três anos ela trocou o Recife pela pequena Surubim, cidade natal do marido, e levou junto quase tudo.

O acervo está em boas condições. Dona Zezita guarda as fotos em álbuns, os discos nas capas originais, o sofá coberto. Acredita qu…

Publicidade