terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Governo de PE anuncia nesta quinta (29) implantação de novas escolas em tempo integral na Rede Estadual

Petrolândia vai ganhar novas escolas de Ensino Médio em tempo integral (Foto: Assis Ramalho)

O Governo de Pernambuco encerra o ano de 2016 com uma ação de grande importância para a educação pública do Estado. Anuncia, nesta quinta-feira (29), a implantação de 33 novas escolas em tempo integral na Rede Estadual. O anúncio está marcado para as 10h, no Palácio do Campo das Princesas, sede da administração estadual, com a presença do governador Paulo Câmara e do secretário de Educação, Fred Amancio, e do ministro da Educação, Mendonça Filho. São 31 novas escolas numa parceria com o Ministério da Educação (MEC), que apoiará as novas escolas através do Programa de Fomento à implementação da Escola em Tempo Integral, anunciado pela pasta federal no último mês de setembro. Já outras duas novas escolas estão dentro de um novo projeto estadual na área de educação integral.

As 31 escolas, que passarão a funcionar em regime de tempo integral, estão sediadas em 23 municípios, desde a Região Metropolitana, passando pela Zona da Mata e Agreste, até o Sertão. São eles: Recife; Paulista; Camaragibe; Jaboatão dos Guararapes; São Lourenço da Mata; Ipojuca; Carpina; Goiana; Timbaúba; Nazaré da Mata; Vicência; Barreiros; Palmares; Bezerros; Gravatá; Caruaru; Buíque; Afogados da Ingazeira; Serra Talhada; Belém do São Francisco; Floresta; Petrolândia e Petrolina.



Primeiros cadastros do Cartão Reforma serão feitos em Pernambuco, diz ministro

Temos R$ 1 bilhão no Brasil para 2017 e queremos que o projeto-piloto tenha Pernambuco como estado sede do Cartão Reforma para servir de modelo para todo o país”, afirmou o pernambucano Bruno Araújo (Foto: Alexssandro Loyola)

O projeto-piloto do Cartão Reforma, do Ministério das Cidades, deve ser implantado em 2017 em Pernambuco, possivelmente na região agreste do estado. A informação foi divulgada hoje (27) pelo ministro Bruno Araújo em evento no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo pernambucano.

“Temos R$ 1 bilhão no Brasil para 2017 e queremos que o projeto-piloto tenha Pernambuco como estado sede do Cartão Reforma para servir de modelo para todo o país”, disse o ministro. “Estamos discutindo ainda, mas queremos fazer na região do agreste. E queremos fazer os primeiros cadastros do Cartão Reforma possivelmente no mês de abril, entregando os primeiros cartões no mês de maio, com as obras concluídas nas casas das pessoas até setembro de 2017”, adiantou o ministro das Cidades.

Segundo Araújo, o Cartão Reforma vai beneficiar pessoas que construíram com o próprio dinheiro, mas precisam de “ajuda para aumentar a casa, recuperar a fossa, fazer reparos”.


Petrolândia: Futuros secretários municipais conhecem experiências exitosas de Afogados da Ingazeira

Futuros secretários municipais de Petrolândia com o prefeito de Afogados, José Patriota (Foto: Rafael Lima)

Dez dos futuros secretários municipais de Petrolândia empreenderam, nessa segunda-feira (26), visita ao município de Afogados da Ingazeira, juntamente com os secretários indicados das prefeituras de Custódia e Betânia. O objetivo foi conhecer as boas práticas e casos de sucesso em gestão municipal adotados pela Prefeitura de Afogados da Ingazeira, administrada pelo prefeito reeleito José Patriota.

Participaram de Petrolândia os futuros secretários Rafael Lima (Administração), Pedro Nogueira (Saúde), Luana Santos (Governo), Arthur Aurélio (Infraestrutura), Marília Cantarelli (Assistência Social), Fabiano Oliveira (Assuntos Jurídicos), Fernando Leme (Finanças), Guálter Baldi (Agricultura), Rogério Viana  (Desenvolvimento Econômico e Turismo) e Alexandre Matias (Segurança Cidadã/Guarda Municipal). 

O grupo foi recebido no Centro de Logística Iraclides Liberal Bezerra, onde foi servido café da manhã. No campus do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFPE), parada seguinte no roteiro, foi realizada apresentação geral da Gestão e do Monitoramento utilizado em Afogados da Ingazeira, com explanação do prefeito José Patriota.

Na sequência, os visitantes conheceram o Polo Moveleiro do município e a Usina de Asfalto, adquirida com recursos próprios pela Prefeitura de Afogados da Ingazeira, demonstrado com um excelente investimento, levando-se em conta a relação custo-benefício.

Após o almoço, os futuros secretários de cada pasta encontraram-se com os equivalentes secretários da Prefeitura de Afogados da Ingazeira. "Foram horas de reuniões e repasses de informações muito preciosas e de troca de experiências, servindo de inspiração e modelo para uma gestão diferenciada e assertiva", relata Luana Santos.

"A equipe de Petrolândia agradece muito toda recepção e atenção dispensada a nós pelos Secretários, suas equipes e principalmente ao prefeito José Patriota, que nos acompanhou nas atividades desde nossa chegada", finaliza a futura secretária de Governo.

Redação do Blog de Assis Ramalho 
Com informações de Luana Santos


Ruínas submersas de Itacuruba são encontradas por mergulhadores em expedição fotográfica

Mergulhadores encontraram até restos de veículos sob as águas (Foto: Arquivo Pessoal/Luiz Netto)
Expedição na antiga cidade submersa de Itacuruba durou 15 dias (Foto: Arquivo Pessoal/Luiz Netto)

Ruínas de casas, postes e uma praça foram encontrados submersos no Rio São Francisco. Os imóveis e objetos que formavam a cidade de Itacuruba, no Sertão de Pernambuco, antes da inundação pela represa da Usina Hidrelétrica de Itaparica, foram descobertos pelo fotógrafo Luiz Netto durante uma expedição que durou 15 dias. Fotos dos escombros de uma igreja e do clube de dança trouxeram aos moradores lembranças da cidade que foi deixada pelos moradores no final da década de 1980.

O grupo de mergulhadores liderado pelo fotógrafo encontrou mais de dez casas. Embarcações, veículos e o antigo clube foram redescobertos após quase 30 anos. Alguns dos imóveis, segundo o fotógrafo, estão em bom estado de conservação. "Tem, provavelmente, uma escola, pelo número de cômodos, e também um açougue. Muitas casas estão com paredes inteiras e até com telhados, coisa difícil de encontrar aqui no São Francisco", disse.

No início da expedição foram encontradas ruínas de construções da zona rural, mas a equipe teve dificuldades para achar o centro da cidade. "Foi com a ajuda de um antigo morador da cidade inundada que encontramos o Centro. Ele [o morador] foi melhor que GPS; ele botou a gente no centro histórico. Quando colocamos o sonar, descobrimos que era ali mesmo o local exato do centro", afirmou o fotógrafo. Os escombros estão a mais de nove metros de profundidade.


Povo Indígena Xukuru de Ororubá, em Pesqueira, recebe casa de sementes e centro de formação em agricultura



Com o objetivo de fortalecer a cultura ancestral do povo Xukuru de Ororubá da Aldeia Santana, localizada em Pesqueira, os indígenas receberam do ProRural o projeto “Casa de Sementes e Centro de Formação em Agricultura Xukuru - Casa Mãe Zenilda". Apresentado em reunião na última semana, onde contou com a presença do elaborador do projeto, técnicos do IPA, vários beneficiários, em sua maioria mulheres, além de representantes da Associação Indígena e lideranças das aldeias.

A estrutura do projeto servirá para a promoção de encontros e formações, bem como para a identificação, sistematização e socialização das práticas e saberes tradicionais. Contribuirá também de forma pedagógica para "requalificar” produtos da agricultura e, em especial, do artesanato, para que se possa atender às demandas, dentro da lógica de produção e comercialização indígena, sem abrir mão de princípios e valores que fundamentam a filosofia Xukuru.

Os espaços integrados irão conter: A sala de sementes – Batesacar Xinumpre; a casa da cura – Xeke Jetir; copa e cozinha que irá promover a culinária tradicional – Krigó Toipe; implantação de viveiro de mudas; e horta comunitária.

Ver mais fotos abaixo:


Câmara de Vereadores de Floresta aprova jornada de 30 horas semanais para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem


Por Elba Quirino

Hoje (27), é um dia histórico para a classe de enfermagem. Foi aprovada na Câmara dos Vereadores da cidade de Floresta o projeto de lei que regulamenta a jornada de trabalho dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, em trinta horas semanais.

Essa é uma luta nacional da classe que já dura 20 anos. As conquistas ao longo desse tempo se dá em diversas cidades, mas somente em leis municipais.

Floresta é a segunda cidade do estado de Pernambuco a aprovar uma lei que regulamenta as 120 horas mensais, tendo sido Petrolina a primeira a regimentar essa jornada.
O projeto 38/2016 foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares, e foi proposto pela Prefeita Rorró Maniçoba, com articulação do Secretario de Administração, enfermeiro Samuel Cabral.

Participaram da sessão, além de profissionais da saúde, representantes do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Pernambuco – SEEPE, o diretor de formação, Robervan Pedrosa, o diretor de saúde do trabalhador, Vagner Miranda, o delegado do Sindicato na região, enfermeiro Ênio Quirino e o Deputado Federal Kaio Maniçoba, que luta pela causa no âmbito nacional.


Comércio é autorizado a cobrar preço diferente de acordo com o meio de pagamento


A partir desta terça (27), comerciantes podem cobrar preços diferentes para compras feitas em dinheiro, cartão de débito ou cartão de crédito. A Medida Provisória 764, que autoriza a prática, foi publicada na edição desta terça-feira (27) do Diário Oficial da União.

Apesar de proibida pela regulamentação anterior, o desconto nos pagamentos à vista, em dinheiro vivo, já vinha sendo praticado no comércio varejista, e segundo declarações do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, a medida provisória publicada hoje vem somente “regular” tal prática.

“Fica autorizada a diferenciação de preços de bens e serviços oferecidos ao público, em função do prazo ou do instrumento de pagamento utilizado”, diz a MP. A medida assinada pelo presidente Michel Temer também anula qualquer cláusula contratual que proíba ou restrinja a diferenciação de preços.


Atriz Carrie Fisher, a princesa Leia de "Star Wars", morre aos 60 anos

Carrie Fisher como princesa Leia (Foto: Divulgação )

A atriz Carrie Fisher, que estava internada nos Estados Unidos após sofrer um ataque cardíaco, morreu na manhã desta terça-feira, 27, aos 60 anos. A informação foi dada pela revista "People", que também divulgou um comunicado da família da atriz através do representante Simon Halls. "É com um grande pesar que Billie Lourd confirma que sua amada mãe, Carrie Fisher, faleceu às 8h55 desta manhã", afirma. E acrescenta: "Ela era amada pelo mundo e sua ausência será sentida profundamente. Nossa família agradece pelos pensamentos e orações".

Relembre o caso
A atriz sofreu um ataque cardíaco no dia 23 de dezembro durante um voo que ia de Londres a Los Angeles. Assim que o avião pousou em seu destino, ela foi socorrida e encaminhada para o hospital mais próximo, onde estava sendo tratada.

Carrie era filha da também atriz Debbie Reynolds, que chegou a afirmar que o quadro de Carrie estava estável um dia antes de sua morte.

"Star Wars"


Veículo roubado em Salvador é recuperado pela PRF em Petrolina

Carro utilizava placas falsas do município de Feira de Santana, na Bahia (Foto: Divulgação/PRF)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um veículo sedan na manhã desta terça-feira (27), na BR 428, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O condutor do veículo, de 38 anos, não apresentou resistência e foi detido no local.

Agentes do Grupo de Patrulhamento Tático da PRF realizavam uma ação de policiamento no quilômetro 142 da rodovia, quando deram ordem de parada ao condutor de um veículo com placas de Feira de Santana, na Bahia. Após uma verificação nos caracteres identificadores do automóvel, foi constatado que o veículo havia sido roubado em Salvador, no mês de setembro e as placas utilizadas no carro eram falsas.

O condutor foi encaminhado junto com o automóvel à Delegacia de Polícia Civil de Petrolina, para a continuidade dos procedimentos legais.

Polícia Rodoviária Federal - Núcleo de Comunicação Social


Câmara aprova o aumento salarial do prefeito, vice e secretários de Petrolina, no Sertão de PE

Câmara de vereadores de Petrolina (Foto: Amanda Franco/ G1)

Foi aprovado nesta terça-feira (27) um Projeto de Lei para o aumento dos salários do prefeito, vice-prefeito e secretários de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O projeto partiu da mesa diretora e foi colocado em votação nesta última sessão do ano na Câmara de Vereadores Plínio Amorim.

O projeto não constava na pauta da sessão, mas foi colocado em discussão nesta terça-feira (27). De acordo com o presidente da Casa Plínio Amorim, o vereador Osório Siqueira, o salário de prefeito passou de R$15.000 para R$ 18.000, um reajuste de 20%.

Já o salário do vice-prefeito, foi de R$12.000 para R$ 14.000, um reajuste de quase 17%. Os salários dos secretários também subiram, e foi o que mais teve aumento, saindo de R$8.000 para R$12.000, quase 50% de reajuste salarial.


Petrolândia: Confraternização da 8ª edição do Clube dos Amigos do Frango Assado é realizado no Bar do Regi

Manu e Lulinha, churrasqueiros oficiais das confraternizações no Bar do Regi

O Clube dos Amigos do Frango Assado, do Bar do Regi na Quadra 01 de Petrolândia realizou na sexta-feira (23) sua tradicional festa de confraternização para comemorar mais um ano do tradicional encontro. Fundado por esse blogueiro há oito anos, o Clube é restrito a um número limitado de amigos/parentes que se encontram as segundas-feiras a noite para comer o tradicional "frango assado'' claro, regado a água que passarinho não bebe e consequentemente botar os assuntos em dia.

O churrasco foi preparado pelos nossos amigos Manu e Lulinha, churrasqueiros oficiais das confraternizações no Bar do Regi, que tem a cerveja mais gelada da Quadra 01.

Feliz 2017 para todos!!!

Ver fotos > Confraternização do Clube dos amigos do Frango assado no Bar do Regi

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier


Nilton Mota realiza nova ação de fortalecimento da agricultura familiar

Secretário entregou caminhões caçamba no município de Amaraji, na Mata Sul (Fotos: Divulgação/SARA)

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, entregou nessa segunda-feira (26), em Amaraji, na Mata Sul, dois caminhões do tipo caçamba. Os equipamentos serão utilizados na recuperação e manutenção de estradas vicinais, facilitando o escoamento da produção da agricultura familiar.

No valor de aproximadamente R$ 400 mil, os caminhões foram adquiridos através de emenda parlamentar do deputado Inocêncio Oliveira e articulação do deputado federal Fernando Monteiro, que participou do evento.


MEC antecipa R$ 1,25 bi para complementar salário de professores de nove estados

Ministro Mendonça Filho anunciou também que o reajuste do piso salarial deve ser definido até a segunda semana de janeiro de 2017 (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil) 

O governo federal vai antecipar o repasse da complementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb) para os nove estados e para os municípios que recebem ajuda da União para pagamento dos salários dos professores. Os recursos antecipados se referem ao exercício de 2016 e totalizam R$ 1,25 bilhão. O crédito estará disponível nas contas locais até a próxima quinta-feira (29).

A Lei do Piso (11738/2008) e a lei que regulamenta o Fundeb (11494/2007) estabelecem que a União deve complementar a integralização do pagamento do piso salarial do magistério, nos casos em que o estado não tenha disponibilidade orçamentária para cumprir o valor fixado. Os estados que recebem reforço da União para pagamento do piso são: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará. Paraíba, Pernambuco e Piauí. O maior valor será depositado para o Maranhão, que deve receber esta semana R$ 312,2 milhões.


Petrolândia: Comercial Econômico, sua opção de economia da Quadra 02 deseja um feliz 2017 para clientes e amigos


Aproveite seu final de ano comprando mais barato; No Comercial Econômico você encontra bebidas, frios, cereais e muito mais, com os melhores preços e um bom atendimento! venha conferir.

Localizado na Quadra 02, na Rua engº Cavalcante nº 261 (Av. da Escola 1º de Julho), próximo a Casa de Carne J&R Carne & Cia, o Comercial Econômico é a mais nova opção de compras de Petrolandia, sempre aumentando seu mix de variedades a cada semana e com ótimos preços pra você! passe lá e aproveite essa oportunidade.

O Comercial Econômico deseja a todos os clientes e amigos um feliz 2017.

Parceria do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, o estabelecimento é aberto de segunda a sábado, das 06;h30 as 19;h30. Aos domingos e feriados, das 08:h00 as 14:h00.

Comercial Econômico, a sua opção de economia da Quadra 02, tem a organização de Pedro Araújo e família. Cel. (87) 9.9939.5653

Blog de Assis Ramalho
Informação: Comercial Econômico


Petrolândia: Mensagem de boas festas da Policlínica


A Policlínica de Petrolândia juntamente com sua equipe de profissionais da área de Saúde, deseja a todos FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO! Um forte abraço e boas festas, pessoal!

Policlínica de Petrolândia funciona no centro da cidade, próximo à Celpe (Foto: Lúcia Xavier)

POLICLÍNICA DE PETROLÂNDIA
Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro - Petrolândia (PE)
Contato: 87 3851-2497 e 99618-8877

Informações: Policlínica de Petrolândia


Petrolândia: Em reunião com Mychel Ferraz, Ricardo Rodolfo e equipe da Agricultura obtêm compromissos de unidades do MAPA no município


Agrônoma Patrícia Campos, Mychel Ferraz, prefeito eleito ricardo Rodolfo e futuro secretário de Agricultura, Guálter (Foto: Divulgação)

Na semana passada, o prefeito eleito de Petrolândia, Ricardo Rodolfo, o futuro secretário municipal de Agricultura, Guálter, e a agrônoma Patrícia Campos, participaram de reunião com o Coordenador Geral de Produção Sustentável do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o florestano Mychel Ferraz. No encontro, foi discutida a implementação de programas federais para o desenvolvimento da agricultura irrigada e pecuária na região de Petrolândia e Lago de Itaparica.

Os representantes de Petrolândia saíram da reunião com notícias promissoras para o desenvolvimento local e regional. Um dos compromissos acertados entre o prefeito eleito Ricardo Rodolfo e Mychel Ferraz foi a instalação em Petrolândia da primeira unidade demonstrativa do Programa de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono.

Ainda foi firmado entre as partes o compromisso de instalar uma unidade demonstrativa tecnológica de irrigação, a primeira em Pernambuco fomentada pelo MAPA, em Petrolândia.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Patrícia Campos


Prefeitura de Afogados da Ingazeira derruba muros de presídio para construir área de lazer

Fotos: Mais Pajeú

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, reuniu os moradores do Conjunto da Residencial Miguel Arraes na noite de ontem (26) para anunciar um belo presente de final de ano: a derrubada dos muros do antigo presídio.

Há muito tempo a população reclamava que o local era abrigo para diversas práticas criminosas e ilícitas, e punha em risco as famílias da comunidade. Segundo os moradores, desde que foi desativado, o Presídio - também conhecido como mini-presídio - virou abrigo de meliantes e viciados.


Petrolândia tem Kaline Depilação & Design de Sobrancelhas


Se está pensando passar seu reveillon na praia, no sítio, na piscina com a galera, na balada ou em casa em família; ainda há tempo de fazer sua depilação e designer de sobrancelhas. Marque já seu horário ligando ou enviando uma mensagem pelo Whatsapp (87) 9.9810-2342. Atendimento a tarde e a noite, diariamente.

Informação: Kaline Souza


CNH ganha novo visual e mais itens de segurança a partir de janeiro


Confira as mudanças (foto: Divulgação/Denatran)

A partir do dia 2 de janeiro, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terá um novo visual e mais requisitos de segurança. Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito, de maio deste ano, deu prazo até 31 de dezembro para que os departamentos nacionais de Trânsito dos estados e do Distrito Federal se adequem aos novos procedimentos.

Produzida por empresas credenciadas, em modelo único, a CNH terá papel com marca d´água, tintas de variação ótica e fluorescente e imagens secretas. Os itens de controle de segurança incluem ainda mais elementos em relevo e em microimpressão. O fundo do documento também ficará mais amarelado.


Concurso Nacional Novos Poetas/Prêmio Poesia Livre 2017 recebe inscrições até 5 de março

Anny Silva, poetisa petrolandense, foi um dos destaques na edição 2016 do CNNP (Reprodução Facebook)

Estão abertas as inscrições para o Concurso Nacional Novos Poetas (CNPP), Prêmio Poesia Livre 2017. Podem participar do concurso todos os brasileiros natos ou naturalizados, maiores de 16 anos. Cada candidato pode inscrever-se com até dois poemas de sua autoria, com texto em língua portuguesa. O tema é livre, assim como o gênero lírico escolhido. Serão 250 poemas classificados.

A classificação dos poemas resultará no livro, Prêmio Poesia Livre 2017. Antologia Poética.

Concurso Literário e uma importante iniciativa de produção e distribuição cultural, alcançando o grande público, escolas e faculdades.

As inscrições gratuitas, realizadas no período de 05 de dezembro a 05 de março de 2017, no site: www.poesialivre.com.br

Realização: Vivara Editora Nacional
Apoio Cultural: Revista Universidade


Petrolândia passa a integrar Câmara Técnica do Conselho Estadual de Turismo

Praia do Sobrado em Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)

A Resolução Nº 002, publicada em 06/12/2016 pelo Conselho Estadual de Turismo de Pernambuco (CONTUR), colegiado presidido por Felipe Carreras, Secretário Estadual de Turismo, Esportes e Lazer, alterou a composição da Câmara Temática Especial de Regionalização do CONTUR com a inclusão de novos municípios no órgão.

As alterações, provenientes de mudanças no Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e na nova configuração do Mapa do Turismo Brasileiro, foram decididas na 43ª Reunião Ordinária do CONTUR, realizada em Olinda no dia 6 deste mês.

A Câmara Temática Especial de Regionalização, coordenada pela presidente da Empetur, Ana Paula Vilaça, é um órgão técnico vinculado ao CONTUR, composta por técnicos e empresários, e tem como objetivo analisar, estudar e apresentar sugestões e embasamento técnico sobre assuntos específicos do PRT, para decisões do Conselho.

Além de Petrolândia, passam a integrar a Câmara Temática Especial de Regionalização: Agrestina, Araripina, Arcoverde, Belém do São Francisco, Belo Jardim, Bezerros, Bodocó, Bom Conselho, Bom Jardim, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Cupira, Exu, Fernando de Noronha, Garanhuns, Goiana, Gravatá, Ibimirim, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itambé, Jaboatão dos Guararapes, Lagoa do Carro, Lagoa dos Gatos, Lagoa Grande, Limoeiro, Orocó, Palmares, Panelas, Passira, Paulista, Petrolina, Olinda, Quipapá, Nazaré da Mata, Paudalho, Pesqueira, Recife, Rio Formoso, Sanharó, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria da Boa Vista, São Benedito do Sul, São José do Belmonte, São Lourenço da Mata, Serra Talhada, Sirinhaém, Tamandaré, Taquaratinga do Norte, Timbaúba, Triunfo e Vitória de Santo Antão

A Resolução foi publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco, na edição desta terça-feira, 27/12.

Abaixo, a Resolução Nº 002.


Petrolândia: Posse do prefeito, vice-prefeita e vereadores acontece neste domingo (1º) às 16h

Na solenidade, serão empossados o prefeito eleito Ricardo Rodolfo (PR), a vice-prefeita Janielma Souza (PSB ) e os 11 vereadores.

A Câmara Municipal realiza no domingo, dia 1º de janeiro, a partir das 16h, sessão de posse do prefeito, vice-prefeita e dos onze vereadores eleitos no pleito do dia 2 de outubro, em Petrolândia.

Na solenidade, serão empossados o prefeito eleito Ricardo Rodolfo Souza Leal (PR), a vice-prefeita Janielma Maria Ferreira Rodrigues de Souza (PSB ), assim como os vereadores Dedé de França (PSB), Dr. Eudes Fonseca (PV), Delano de Dona Santa (PSB), Sílvio Rogério (SD), Toinho (SD), Louro do Vidro (PC do B), Joilton (PTB), Ze Pezão (PTB), Professor Evaldo (PSD), Jorge Viana (PSL) e Nilson Pescador (PSDC).

Após a posse dos eleitos, a Câmara Municipal realiza sessão para eleição da Mesa Diretora, formada pelo presidente e o 1º e 2º secretários, além da definição do vice-presidente.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto/arte: Assessoria


Incêndio em subestação da Chesf provoca apagão em Paulo Afonso (BA)

O fogo no local foi controlado por equipes do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Paulo Afonso.

Todo o centro de Paulo Afonso e parte dos bairros do antigo Acampamento da Chesf ficaram sem energia por volta das 18:30 desta segunda-feira (26). De acordo com informações da Central de Atendimento da Coelba, um princípio de incêndio na subestação da Chesf, localizada nas proximidades do antigo Centro de Treinamento (Escolinha), ocasionou o apagão que durou mais de duas horas. O fogo no local foi controlado por equipes do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Paulo Afonso.

O apagão afetou toda o centro da cidade, incluindo vários estabelecimentos comerciais. Dentre os problemas ocasionados está o transtorno no trânsito do centro, por conta do desligamento dos semáforos. Nas redes sociais, pauloafonsinos reclamaram do problema nas ruas e avenidas da cidade. Aproximava-se das 21h quando o fogo foi controlado e a energia restabelecida. A Chesf ainda não divulgou as causas do incêndio na subestação.

Por: Blog de Ozildo Alves


Agências bancárias abrem até a próxima quinta (29); atendimento será retomado no dia 2 de janeiro

Agência do Banco do Brasil de Petrolândia ( Foto:Assis Ramalho)

As agências bancárias de todo o país estarão abertas para atendimento ao público até a próxima quinta-feira (29) e fecham na sexta-feira (30) para o recesso de Ano Novo. O atendimento será retomado no dia 2 de janeiro, segunda-feira, primeiro dia útil de 2017.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) ressalta que contas e carnês com vencimento na data em que as agências estiverem fechadas poderão ser pagos no primeiro dia útil seguinte ao feriado bancário sem cobrança de multas por atraso.

A alternativa para o dia em que não houver atendimento nos bancos é utilizar os caixas eletrônicos, internet banking, banco por telefone e correspondentes bancários como casas lotéricas e agências dos Correios.

Abono Salarial e Fies


Passageiro reage a assalto em ônibus e mata dois suspeitos a tiros no Ceará

Uma mulher foi presa e uma adolescente apreendida. Crime foi em Caucaia. Ônibus que fazia a linha Araturi/Conjunto Nova Metrópole.

Dois homens morreram, uma mulher foi presa e uma adolescente apreendida, na noite desta segunda-feira (26), depois de um assalto a um ônibus, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. De acordo com a Polícia Militar, por volta das 21 horas, os bandidos subiram no ônibus que fazia a linha Araturi/Conjunto Nova Metrópole e obrigaram o motorista a mudar a rota, enquanto eles abordavam os passageiros.

Ainda segundo a polícia, testemunhas disseram que um passageiro que estava armado reagiu e atirou várias vezes. Os dois assaltantes foram baleados e morreram no local. Uma mulher foi detida e levada para a Delegacia Municipal de Caucaia.

Já a adolescente foi encaminhada para a delegacia especializada. Os pertences roubados foram devolvidos para os passageiros e nenhum outro passageiro ficou ferido. A polícia não identificou o autor dos disparos.

G1 CE


Petrolândia: Mensagem de Ano Novo do vereador Louro do Vidro e família

/

Louro do Vidro e família deseja aos amigos, clientes e eleitores que o Ano Novo seja repleto de realizações, com muita paz, saúde, amor e alegria.

Que todos seus sonhos se tornem realidade em 2017 que se anuncia.

Louro do Vidro
Vereador eleito nas eleições de outubro/2016


Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho


Cerca de 50 mil contratos do Fies não foram renovados; prazo termina na sexta


prazo de renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) neste segundo semestre termina na próxima sexta-feira (30) e, de acordo com o governo, não será prorrogado. De acordo com ã assessoria de imprensa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), até o fim da semana passada, cerca de 50 mil contratos ainda precisavam ser aditados.

O Ministério da Educação prevê que, até o fim do prazo, aproximadamente 1,5 milhão de contratos estejam renovados.

Prazo prorrogado
O período inicial para a renovação de contratos do Fies terminaria no dia 31 de outubro, mas o FNDE resolveu prorrogar para 15 de dezembro para que todos os estudantes pudessem fazer o aditamento. Em 12 de dezembro, esse prazo foi novamente estendido para 30 de dezembro.


Ano Novo: Margarina Amorela sugere duas sobremesas especiais para a data

Informe publicitário
A Torta Ganache e a Cheesecake com Calda de Ameixa são excelentes opções para agradar aos convidados e celebrar esse momento de felicidade

O Ano Novo é uma celebração realizada em todo o mundo para iniciarmos um novo ciclo de vida. As esperanças se renovam, refletimos a respeito de nossos desejos e almejamos um futuro melhor. Que tal deixar a comemoração mais especial com duas sugestões de sobremesa? A Margarina Amorela, marca da M. Dias Branco, ensina como fazer dois doces incríveis para entrar em 2017 com o pé direito: Torta Ganache e Cheesecake com Calda de Ameixa.

O primeiro doce é a Torta Ganache. Fácil de preparar, o recheio é feito com uma mistura cremosa de chocolate e creme de leite. Fica ainda melhor com as frutas vermelhas e a hortelã, que vão refinar a decoração do prato e deixar um sabor único.


Combate ao Aedes aegypti é o maior desafio da saúde brasileira, diz ministro


O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse ontem (26) que o combate ao mosquito Aedes aegypti é o maior desafio da saúde brasileira atualmente. Em entrevista coletiva em que fez um balanço de seus 200 dias no ministério, Barros reforçou as previsões do governo que apontam para um aumento de casos de infecção pelo vírus Chikungunya, transmitido pelo Aedes aegypti, em 2017.

“Temos que combater o mosquito. Esse é o grande desafio da saúde até que a gente consiga um controle adequado”, avaliou. Este ano, foram registrados 263 mil casos de febre chikungunya, contra 36 mil em 2015. “O mosquito pica, recebe o vírus e passa para outra pessoa. Como cresceu muito o número de pessoas que têm [o vírus], entendemos que haverá uma ampliação [de casos].”



Prefeitura de Goiana é alvo de operação da Polícia Civil; mandados também serão cumpridos em Petrolina

Delegacia Seccional de Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco (Foto: Divulgação/Polícia Civil)


A Secretaria de Defesa Social, por meio da Polícia Civil de Pernambuco, realiza a Operação Imhotep, nesta terça-feira (27), com o objetivo de cumprir mandados de prisão em desfavor de suspeitos da prática de crimes contra a administração pública, lei de licitações e falsidade ideológica. Os crimes seriam cometidos por servidores comissionados da Prefeitura de Goiana, empresários, dois arquitetos e um engenheiro.

Ao todo, estão sendo cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão. Além da cidade de Goiana, na Mata Norte, os mandados também serão cumpridos em Petrolina, no Sertão. Participam 40 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães, assim como um auditor do Tribunal de Contas do Estado. Segundo a polícia, as investigações tiveram início em junho e foram presididas pelo delegado Thiago Uchôa.

Folha de Pernambuco


Gerente dos Correios é feito refém e criminosos roubam malote em Custódia, no Sertão de PE

Ilustrativa

Dois criminosos sequestraram o gerente da agência dos Correios de Custódia, no Sertão de Pernambuco. O caso ocorreu na segunda-feira (26) no Centro. De acordo com a Polícia Militar, o gerente foi abordado quando saia de casa.

Ainda segundo a PM, os suspeitos obrigaram o gerente a chamar o subgerente, que foi ameaçado com uma faca e orientado a ir até a agência pegar um malote com dinheiro. A dupla de criminosos fez o gerente como refém e foram até um trecho de acesso da cidade onde esperavam o subgerente com o dinheiro.

O gerente dos Correios foi liberado pelos suspeitos logo em seguida, após o recebimento do malote, conforme informou a polícia. A quantia levada pelos criminosos não foi informada.

G1 Caruaru


Chesf tem R$ 490 milhões bloqueados pela justiça


A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) teve R$ 490,3 milhões bloqueados pela justiça numa ação que tramitou na 12ª Vara Cível da Comarca de Recife referente a uma indenização decorrente da perda de uma ação relativa à construção da Usina de Xingó.

O processo é reativo a cobrança de uma correção monetária. Com isso, caíram os investimentos da empresa no setor e há um clima de baixo astral até mesmo entre os servidores, que passam por enormes dificuldades, como o atraso de seus salários.

Por: Blog do Magno