terça-feira, dezembro 27, 2016

Povo Indígena Xukuru de Ororubá, em Pesqueira, recebe casa de sementes e centro de formação em agricultura



Com o objetivo de fortalecer a cultura ancestral do povo Xukuru de Ororubá da Aldeia Santana, localizada em Pesqueira, os indígenas receberam do ProRural o projeto “Casa de Sementes e Centro de Formação em Agricultura Xukuru - Casa Mãe Zenilda". Apresentado em reunião na última semana, onde contou com a presença do elaborador do projeto, técnicos do IPA, vários beneficiários, em sua maioria mulheres, além de representantes da Associação Indígena e lideranças das aldeias.

A estrutura do projeto servirá para a promoção de encontros e formações, bem como para a identificação, sistematização e socialização das práticas e saberes tradicionais. Contribuirá também de forma pedagógica para "requalificar” produtos da agricultura e, em especial, do artesanato, para que se possa atender às demandas, dentro da lógica de produção e comercialização indígena, sem abrir mão de princípios e valores que fundamentam a filosofia Xukuru.

Os espaços integrados irão conter: A sala de sementes – Batesacar Xinumpre; a casa da cura – Xeke Jetir; copa e cozinha que irá promover a culinária tradicional – Krigó Toipe; implantação de viveiro de mudas; e horta comunitária.

Ver mais fotos abaixo:


Assessoria de Comunicação/ProRural - Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária

Nenhum comentário:

Postar um comentário