domingo, 13 de novembro de 2016

Só 6% dos serviços de medicina nuclear são públicos, segundo dados da SBMN


Pouco conhecida pela maioria da população, a medicina nuclear é hoje fundamental para o diagnóstico de vários tipos de cânceres e doenças do coração. Entretanto, somente 6,3% dos serviços dessa tecnologia no Sistema Único de Saúde (SUS) são públicos. Os dados são da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN) com base no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus). O tema foi abordado nesse sábado (12) durante o 2º Fórum dos Pacientes do 30º Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear.

Segundo o presidente da SBMN, Claudio Tinoco Mesquita, os demais serviços são privados e também contratados pelo SUS. “Como a tabela do reembolso desses serviços não é reajustada desde 2009, muitos estão parando de atender. Já ouvi diretor de hospital dizer que medicina nuclear dá prejuízo”, disse Tinoco. “É muito injusto, porque quem produz é o governo e essa produção feita com alta tecnologia acaba servindo, sobretudo, ao setor privado”, completou.


Três são feitos reféns durante assalto e suspeito é morto a pauladas em PE

Material apreendido pela Polícia Militar em Jupi, no Agreste de PE (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

Três homens - um de 39, outro de 38 e o terceiro de 13 anos - foram feitos reféns no sábado (12) em Jucati, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, eles foram abordados enquanto abasteciam o carro em um posto de gasolina.

Segundo a PM, os suspeitos chegaram ao posto de combustíveis em uma motocicleta, assaltaram a conveniência e na saída um deles entrou no carro - onde estavam as três vítimas, que são de Chã Preta, em Alagoas. O comparsa dele seguiu o carro em uma moto.

O grupo seguiu para a zona rural de Jupi. No caminho, conforme a polícia, o suspeito mandou o adolescente sair do carro. A PM informou que os dois homens reagiram, conseguiram tomar a arma do criminoso e agridiram-no a pauladas. O comparsa, que estava na motocicleta, fugiu e ainda não foi localizado.


Na TV, Trump diz que irá deportar milhões de imigrantes sem documentos dos Estados Unidos

Outra proposta polêmica de Trump foi a defesa da construção de um muro na fronteira com o México para impedir a entrada de imigrantes nos EUA

Donald Trump cumprirá com sua promessa de deportar milhões de imigrantes sem documentos dos Estados Unidos, afirmou o presidente eleito em uma entrevista que será transmitida neste domingo (13) no programa "60 Minutes" da rede "CBS". Segundo Trump, até 3 milhões de pessoas serão deportadas depois que ele assumir o cargo.

Em outro trecho da entrevista, Trump falou de sua proposta de construir um muro na fronteira com o México. Ele afirmou que algumas áreas da prometida divisão poderão ser erguidas usando cercas.

11 milhões de imigrantes ilegais
Durante a campanha à presidência dos EUA, Trump prometeu banir os muçulmanos e expulsar todos os imigrantes ilegais que já estão nos EUA, cerca de 11 milhões de pessoas, afirmando que aqueles que comprovarem ser "boas pessoas" serão aceitos de volta de forma legal.


Celíacos: entenda a doença e veja 10 alimentos glúten free

Dados da Federação Nacional das Associações de Celíacos apontam que há cerca de dois milhões de portadores de doenças celíacas no Brasil

O glúten é uma proteína presente naturalmente em alguns cereais e, às vezes, não é bem aceito pelo intestino. A doença celíaca é uma desordem sistêmica autoimune, desencadeada pela ingestão de glúten, e seu consumo causa uma inflamação crônica da mucosa do intestino delgado, que pode resultar na atrofia das vilosidades intestinais, com consequente má absorção intestinal e suas manifestações clínicas. “As pessoas portadoras de doença celíaca não podem consumir alimentos que contenham trigo, aveia, centeio, cevada e malte ou os seus derivados” explica Mônica Beyruti, nutricionista membro do Departamento de Nutrição da ABESO e especialista em nutrição em cardiologia pela SOCESP e fisiologia do exercício pela UNIFESP.

Os portadores de doenças celíacas podem apresentar vários sintomas, sendo que os mais comuns são: diarreia crônica, prisão de ventre, vômitos, anemia, dor e distensão abdominal.

No Brasil, de acordo com a Federação Nacional das Associações de Celíacos, a prevalência desta doença chega a dois milhões de pessoas, mas a maioria dos afetados ainda não possui um diagnóstico. “Dados apontam que entre 1% e 2% da população mundial apresenta intolerância ao glúten. A doença é crônica, seus portadores devem adotar uma alimentação restrita a essa proteína”, ressalta a nutricionista.


Bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) no Senado Federal divulga nota contra matéria da Folha de S. Paulo


A bancada do PT no Senado Federal repudia, de forma veemente, mais uma desesperada tentativa de envolver o ex-presidente Lula em atos pretensamente irregulares, com os quais ele nada tem a ver, na caçada policial-midiática que busca criminalizá-lo.

A matéria de capa deste domingo da Folha de São Paulo é o exemplo mais bem acabado desse Estado de exceção criado no Brasil nos últimos meses, em que autoridades estatais usam de suas prerrogativas legais para perseguir cidadãos, construindo situações que sirvam de pretexto a culpabilizar pessoas inocentes, com ampla cobertura e apoio de grandes grupos da imprensa.


Trágico acidente mata duas pessoas e deixa carro irreconhecível na Bahia

Acidente deixou carro completamente destruído na Bahia (Foto: Blitz Conquista)

Duas pessoas morreram em um acidente envolvendo um carro de passeio e uma carreta na BA-262, entre os municípios de Anagé e Caraíbas, no sudoeste da Bahia. A batida frontal entre os dois veículos ocorreu na noite de sábado (12).

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual, as vítimas foram identificadas como Maurikson Luís Santos Quirino e Maraysa Sousa, que moravam em Anagé. As idades dos mortos não foram divulgadas.


Petrolândia: Calendário de marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 14 a 18 de novembro de 2016

Secretaria de Saúde de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)

Segunda-feira (14): Facultativo
Terça-feira (15):Feriado (Proclamação da República)
Quarta-feira (16): Canal Dentário, Dentista, Exames Laboratoriais, Raio X, Colposcopia e Nutricionista
Quinta-feira (17): Nutricionista, Ginecologista, Pediatra. Cirurgião, Eletrocardiograma e Exames Laboratoriais
Sexta-feira (18): Nutricionista, Clinico Geral, Neurologista, Raio X, Preventivo, Eletrocardiograma e Exames Laboratoriais


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Paulo Júnior/ Secretaria de Saúde de Petrolândia


Quilombolas "Negros de Betinho" da Agrovila 04 da Reta participam de encontro de comunidades dos 3 Sertões, em Cabrobó


Foi realizado na sexta e no sábado, 11 e 12/2016, no Riacho da Cruz, distrito de Cabrobó (PE), grande encontro das comunidades quilombola dos três Sertões. No evento foram debatidos ações da Cooperativa Ecoterra e melhoramento das comunidades quilombola.

Os Quilombolas "Negros de Betinho", situado na Agrovila 04 da Reta, no Projeto Barreiras, no município de Tacaratu, limite com o município de Petrolândia, foi representado pelo líder João Paulo.

Também estiveram presentes no evento lideranças das comunidades quilombola de Mirandiba, Orocó, Salgueiro, Cabrobó, Carnaibeira da Penha, Itacuruba e Santa Maria da Boa Vista.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Quilombolas "Negros de Betinho" da Agrovila 04 da Reta


Jatobá: Associação Pó de Serra realiza sua tradicional pelada seguida de confraternização; confira


Neste domingo, 13/11/2016, os sócios da Associação Pó de Serra, sediada em Itaparica, Jatobá, realizaram o "baba" matinal, seguido pela tradicional confraternização, com partidas de dominó e comes e bebes. Confira o resultado da pelada, enviado por Jair Souza, o Jair do Picolé.

Primeiro tempo de 6h30 às 7h30
Placar: Camisa verde 7 x 2 camisa amarela
Gols do camisa verde: Zinho (5) Vágner (1) e Marcos(1)
Gols do camisa amarela: Flávio e Sapatão

Segundo tempo de 7h30 às 8h30
Placar: camisa amarela 4 x 4 camisa verde
Gol do camisa amarela: Moisés (3) e Genilson (1)
Gol do camisa verde: Zinho, Tema, Bisão e Sapatão

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos: Jair Souza


Ministro afirma que "Bolsa-Família foi politizado", mas programas sociais estão garantidos


Comandando uma das áreas mais sensíveis do governo e a principal bandeira da era petista no Planalto, o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, afirma, em entrevista exclusiva ao Estado de Minas/Correio Braziliense, que o governo anterior fez uso político do Bolsa-Família. E questiona o efeito prático do programa na redução da pobreza nacional. “Foi um programa que tinha 6 milhões de famílias em 2005 e agora, em 2014, antes de a crise se agravar, já tinha 14 milhões. Aumentou em um período que tinha mais emprego, que a situação econômica não estava tão ruim. A qual a conclusão a gente chega? A questão da redução da pobreza no Brasil não é o que se dizia”. Longe de questionar a validade do programa, Terra afirma que ele se junta a outras medidas efetivas, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a aposentadoria do trabalhador rural. O governo vai prosseguir no pente-fino no Bolsa-Família, para garantir que ele chegue a quem precisa de fato. O ministro confirmou que um novo reajuste será concedido em 2017, apesar da PEC do Teto de gastos. Mas adianta que o Brasil precisa retomar o crescimento econômico.

Vocês identificaram uso político no Bolsa-Família? O que se sabe é que não havia um controle mais detalhado do programa. O que nós fizemos foi ampliar a base de dados para ter um controle maior. Nós chegamos a seis informações diárias distintas para cruzar esses dados e, a partir daí, vimos que tinha um número significativo, em torno de 8,1%, de famílias que não fechavam. Aliás, é maior o número, pode chegar a quase 20% do total de incoerências nas respostas e informações que a gente tinha, mas que certamente foram comprovadas são 8,1%.


Cabeleireiro é morto a tiros em salão enquanto atendia clientes na BA


Um cabeleireiro foi assassinado a tiros na noite de sábado (12) dentro do salão onde trabalhava na Avenida Vasco da Gama, em Salvador. Segundo informações da Polícia Militar, o crime ocorreu por volta das 19h30.

Dois homens armados entraram com metralhadoras no estabelecimento, localizado no primeiro andar de um prédio, e foram em direção à vítima, Valdir Macário, de 45 anos. O cabeleireiro atendia clientes no momento do crime. Nenhuma outra pessoa ficou ferida, segundo a polícia.

Após os disparos, os criminosos fugiram sem levar nada do local. Dois outros suspeitos aguardavam do lado de fora em um carro.


Dentista dá 5 dicas para a escovação perfeita

Veja como pequenos hábitos podem influenciar em um sorriso mais saudável

Escove os dentes regularmente. “Devemos escovar os dentes sempre ao acordar e após cada refeição, sendo a escovação noturna importantíssima (já que durante a noite, a salivação diminui e o risco do desenvolvimento de cáries aumenta)” – explica o cirurgião dentista Fernando Buranello.

Escolha a escova de dente correta. “Prefira escova de cerdas retas, macias e de cabeça pequena”. O cirurgião-dentista aconselha que o primeiro sinal para a troca da escova é quando as cerdas da escova começarem a ficar bagunçadas.


Velha Petrolândia, uma saudade que não passa; momentos de recordação neste domingão 13/11/2016


Neste domingão, 13 de novembro de 2016, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do Baú, e mostra duas fotos para nos lembrar da nossa saudosa velha Petrolândia, hoje submersa as águas do Rio São Francisco.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Petrolândia ontem, hoje e sempre


"Petrolândia dá Sorte": Confira relação de ganhadores deste domingo, 13 de novembro de 2016


Petrolândia dá Sorte: este é nosso! (Foto: Associação Café com Arte)

O Grupo Fefêu e a Associação Café com Arte informam os resultados da 17ª edição do "Petrolândia dá Sorte", realizada na manhã deste domingo (13), em sua sede, situada na rua São Francisco, no centro de Petrolândia.

Confira abaixo a relação dos felizardos:

1º prêmio
01 (uma) TV LED 32"
- Marciel Batista Cabral - Petrolândia-PE 003675-38
- Maria Gilvânia dos Santos - Jatobá-PE 009792-23
- José Amâncio de Sá - Paulo Afonso-BA 006444-77

2º prêmio
R$ 2.000,00
- José Carlos de Souza - Glória-BA 001221-87

3º prêmio
R$ 4.000,00
- Maria de Lourdes da Silva - Paulo Afonso-BA 014532-33
- Andrelino Jacó - Ag. 08 Reta - Petrolândia-PE 010939-46

4º prêmio
01 Honda Pop 110i Zero Km
- José Francisco dos Santos - Paulo Afonso-BA 014038-05
- Ronaldo dos Santos Lemos - Rodelas-BA 002708-87
- Adriano Luiz do Nascimento - Glória-BA 013314-72

Rodadas da Sorte
- Cícero Levi de Souza - Ag. 01 Bl 01 Petrolândia-PE - 006640-47
- Caio Silva - Proj. Apolônio Sales - Petrolândia-PE 000785-01
- Darlan Tavares - Agrovila da Reta - Petrolândia-PE 000788-54
- Cecília Costa - Bairro Nova Esperança - Petrolândia-PE 000788-54
- Índio - centro de Petrolândia 010591-79
- Marcos Oliviera da Silva - Belém do São Francisco-PE 012602-73
- Ana Beatriz da Silva Santos - Paulo Afonso-BA 007443-40
- Everaldo Gomes de Souza - Glória-BA 008674-25
- Ednaldo José Gomes - Jatobá-PE 011739-74
- Josefa Maria da Conceição - Macururé-BA 002764-94

No próximo domingo (20), o "Petrolândia dá Sorte" realizará sua 18ª edição, com os seguintes prêmios:
1º prêmio - R$ 2.000,00
2º prêmio - R$ 2.000,00
3º prêmio - R$ 4.000,00
4º prêmio - 01 (uma) Honda Pop 110i Zero Km
Rodadas da Sorte: 10 (dez) poupanças no valor de 100 reais, cada uma.

As cartelas são vendidas em Petrolândia, na sede do "Petrolândia dá Sorte" e na Associação Café com Arte, na rua São Francisco, e na Perfumaria Night Day, na Av. Auspício Valgueiro Barros, na Quadra 10, no quiosque Tapiokinha da Fafá na Praça de Alimentação e com os vendedores de sua confiança.

Compre sua cartela. Você não precisa perder o seu programa de domingo nem acordar mais cedo para marcar o bingo. O resultado é publicado neste blog após os sorteios e os prêmios são entregues na segunda-feira, no horário da tarde, na sede do "Petrolândia dá Sorte", em Petrolândia (PE), próximo ao bar e restaurante de Manoel Ouricuri.

Seja um vendedor do "Petrolândia dá Sorte" em seu bairro ou na sua cidade. Mais informações, ligue (87) 9 9803-2490.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Associação Café com Arte


Pelaggio ensina a fazer sobremesa especial para preparar no fim de semana

Informe publicitário
Caso queira, você pode optar por colocar outras frutas em vez de cereja, deixando do jeito que mais gosta!

Depois do almoço ou jantar uma sobremesa geladinha e saborosa cai muito bem, não é verdade? A Pelaggio, marca da M. Dias Branco, dá uma dica bem especial de doce para fazer para os amigos e família no fim de semana: Bolo Crocante com Cereja.

Querendo deixar a receita mais incrível, acrescente 4 colheres de sopa de licor de chocolate.

Veja o passo a passo completo abaixo.

Como fazer Bolo Crocante com Cereja


Hospital Sírio-Libanês forma profissionais especialistas em Garanhuns

O curso já foi aplicado em cidades como Recife e Caruaru. O próximo destino é Serra Talhada. 

Aconteceu em Garanhuns, na última terça-feira, dia 07/11, a solenidade de conclusão dos cursos de especialização dos projetos de apoio ao SUS na V Região de Saúde do Estado de Pernambuco, promovidos por meio da parceria institucional do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e, no caso específico de Garanhuns, a Universidade de Pernambuco (UPE).

O evento foi realizado no auditório da Universidade de Pernambuco, e contou com a presença de Anderson Torreão (Sírio-Libanês), Gessyane Paulino (COSEMS), Harley Davidson (Secretaria de Saúde de Garanhuns), Régia Leite (UPE), além da Dra. Catarina Tenório, gestora da V GERES. Ao todo, mais de 80 profissionais de saúde concluíram seus cursos, em um ano de trabalhos, em uma demanda que atendeu os 21 municípios da região.


ADAGRO recebe inscrições para XVIII curso de Certificação Fitossanitária de Origem

A habilitação terá validade de cinco anos, podendo ser renovado por igual período. 

Estão abertas as inscrições para o curso de Certificação Fitossanitária de Origem (CFO). A capacitação acontecerá de 22 a 25 de novembro em Petrolina, Pernambuco. A intenção é treinar Engenheiros Agrônomos que trabalham nas empresas produtoras e exportadoras de produtos vegetais, e autônomos ligados à produção vegetal interessados em se credenciar junto à Agência.

O curso aborda temas como: Ações de Defesa Sanitária Vegetal em Pernambuco, Pragas Quarentenárias, Anotação de Responsabilidade Técnica e Atuação Profissional na Emissão do CFO e CFOC, Aspectos Quarentenários na Produção de Sementes e Mudas, Aspectos Quarentenários na Produção de Sementes e Mudas, Legislação Federal e Estadual, Plano Estadual de Combate da Mosca-das-Frutas, entre outros assuntos.


Novembro Azul: conheça os direitos dos pacientes com câncer de próstata

Neste mês é realizada a campanha para a prevenção do câncer de próstata. Advogada especializada em Saúde em Defesa do Paciente explica os direitos desses pacientes.

O penúltimo mês do ano é marcado pela campanha Novembro Azul, que visa conscientizar os homens a respeito da importância da prevenção ao câncer de próstata. Além dos cuidados necessários para um diagnóstico precoce, outro aspecto importante é a divulgação sobre os direitos desses pacientes, uma vez que for descoberta a doença.

“Assim como acontece no Outubro Rosa – mês em que é feita a campanha voltada para a prevenção do câncer de mama entre as mulheres – não são poucos os pacientes com câncer de próstata que desconhecem alguns direitos previstos em lei, como a isenção do pagamento de alguns impostos, a liberação do FGTS e o auxílio-doença”, comenta a advogada especializada em Saúde, Claudia Nakano, do escritório Nakano Advogados Associados. “Por isso, é muito importante que sejam esclarecidos, pois são recursos que ajudam no pagamento de tratamentos e demais despesas médicas nos casos em que há real necessidade”.

A especialista explica os principais direitos:


Mega-Sena acumula e pode pagar até R$ 5,8 milhões nesta quarta-feira


Nenhum apostador acertou as seis dezenas da Mega-Sena neste sábado, no concurso 1.876. O próximo sorteio, que será realizado na quarta-feira, poderá pagar prêmio de até R$ 5,8 milhões. O sorteio foi realizado em Poços de Caldas, Minas Gerais.

Confira as dezenas: 07 - 18 - 39 - 41 - 44 - 51.

A Quina teve 23 apostas vencedoras, cujo prêmio será de R$ 62.070,94. A Quadra registrou 2.308 apostas vencedoras. O prêmio de cada uma delas será de R$ 883,65.

Mais Loterias

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.
Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.


Lideranças religiosas reafirmam respeito à diversidade em audiência pública na Alepe

Foto: Rinaldo Marques/Alepe

Religiosos em defesa do Estado laico manifestaram-se pela tolerância, nessa sexta (11), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Em audiência pública na Comissão de Cidadania, membros do Fórum da Diversidade Religiosa em Pernambuco (Fórum Diálogos) chamaram atenção para a atualidade do tema, e posicionaram-se em favor de garantias à liberdade individual de culto.

A ocasião marcou os quatro anos de fundação da entidade, que reúne quinze comunidades confessionais. Articulador do grupo, o promotor de Defesa dos Direitos Humanos do Ministério Público de Pernambuco Westei Conde avaliou que o atual momento político sugere o crescimento de fundamentalismos, daí a necessidade de reafirmar compromissos com a laicidade do Estado. “É um cenário preocupante no que diz respeito à observância dos direitos humanos”, disse.


Confira as manchetes dos principais jornais do país neste domingo, 13 de novembro de 2016

 

Por Rede Brasil de Notícias e Blog de Assis Ramalho

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 05:30 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

Para instalar o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu smartphone ou tablet, escolha a opção desejada
>app Android
>app iOS (iPhone)