domingo, abril 30, 2023

Novas regras para fabricação de presunto entram em vigor em maio


A partir da próxima terça-feira (2), entram em vigor as novas normas de identidade e qualidade para fabricação de presunto. Uma das novidades é o aumento do percentual de proteína. As normas são estabelecidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

As regras valem para o presunto cozido, presunto cozido superior, presunto cozido tenro e presunto cozido de aves. Os três primeiros são feitos de carne de cortes íntegros de pernil suíno, curado, cozido, defumado ou não, desossado ou não, com adição de ingredientes. Já o presunto de aves deve ser feito exclusivamente de aves desossadas, moídas ou não.

Os estabelecimentos registrados no Mapa, como frigoríficos, terão um ano para se adequarem às normas.

Mais proteína

'Crise no Sudão pode se tornar um pesadelo para o mundo', diz ex-primeiro-ministro


O ex-primeiro-ministro do Sudão alertou que o conflito em seu país pode se tornar pior do que os combates na Síria e na Líbia.

Abdalla Hamdok disse que a luta será um "pesadelo para o mundo" se continuar.

O mais recente cessar-fogo entre generais em guerra está instável, com ataques aéreos relatados na capital, Cartum.

Quase duas semanas de combates deixaram centenas de mortos, enquanto dezenas de milhares de pessoas estão fugindo do país.

Um cessar-fogo na noite de quinta-feira entre as facções rivais seguiu com intensos esforços diplomáticos dos países vizinhos, bem como dos EUA, Reino Unido e ONU.

Após polêmicas, cerimônia de abertura da Agrishow é cancelada pelos organizadores

Decisão foi tomada após governo dizer que foi "desconvidado" a participar da cerimônia e confirmar cancelamento de patrocínio do Banco do Brasil. Maior feira de tecnologia agrícola da América Latina começa amanhã, dia 1º (Foto: Érico Andrade/g1)

A cerimônia de abertura da Agrishow, programada para segunda-feira (1º), às 11h, foi cancelada pelos organizadores. A alegação é de que decisão ocorreu "em virtude de toda a repercussão gerada pela cerimônia de abertura da 28ª edição da Agrishow".

Isso porque, na sexta-feira (28), o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República afirmou que o Banco do Brasil iria retirar todos os patrocínios ao evento. A decisão foi tomada após a Agrishow desconvidar o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para uma das atrações da feira, já que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi chamado e teria confirmado presença.

Além da suspensão do patrocínio, a presidente do BB, Tarciana Medeiros, que participaria em uma palestra, não vai mais. As linhas de crédito para as operações comerciais, no entanto, estão mantidas, segundo confirmou a instituição financeira ao g1.

Maria Arraes reafirma compromissos com o povo sertanejo

Abastecimento de água e apoio aos produtores rurais da região estiveram entre os principais temas da agenda (Foto: Rafinha Soares)

A deputada federal Maria Arraes (SD-PE) está comprometida em promover as articulações necessárias para atender, em Brasília, às demandas do povo sertanejo. Em giro pela região, a parlamentar reafirmou a sua luta para ajudar a solucionar questões como o abastecimento de água e apoiar as trabalhadoras e trabalhadores do campo.

Em entrevista concedida ao Sistema de Rádio Beto Som, na cidade de Parnamirim, a parlamentar destacou que pretende dialogar com o ministro da Integração Nacional, Waldez Góes, no sentido de viabilizar uma visita de comitiva do ministério à região para discutir o andamento do Canal de Entremontes, ramal da transposição do Rio São Francisco essencial ao desenvolvimento da região. "O Canal de Entremontes é fundamental para trazer emprego, renda e melhoria da qualidade de vida ao povo sertanejo", afirmou a parlamentar.

Fossa séptica biodigestora: curso gratuito da Embrapa mostra como fazer sistema de saneamento que não contamina o solo

Foto: Monica Laurito/Embrapa

Dois telespectadores escreveram ao Globo Rural perguntando como dar o destino correto para o esgoto de suas propriedades.

Para resolver este problema, a equipe do programa indica um curso gratuito da Embrapa sobre como construir uma fossa séptica biodigestora, um sistema de saneamento que não contamina o solo.

Nesse sistema, a tubulação do vaso sanitário vai direto para caixas d´água enterradas no quintal. Depois, é só colocar água e esterco bovino dentro dela e deixar a mistura fermentar durante 20 dias.

Parte dos resíduos sólidos evapora e o resto vira uma água límpida – que não tem cheiro – e pode ser usada como adubo.

O curso está disponível no link https://www.embrapa.br/en/e-campo/saneamento-basico-rural

Fã de 'A Usurpadora', mãe batiza trigêmeas prematuras de Paola, Paulina e Paloma no Acre

Meninas nasceram com 32 semanas de gestação na última quinta-feira (27) e seguem em observação na Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco. Por terem nascido prematuras, campanha solidária foi criada para arrecadar mantimentos.

Paola, Paulina e Paloma. Quem lê estes nomes, logo lembra das novelas mexicanas de grande sucesso no Brasil, como é o caso de "A Usurpadora". Esta foi a inspiração para os nomes das filhas trigêmeas de Antônia Andreia Silva da Conceição, de 25 anos. As meninas nasceram — ou melhor, estrearam — prematuras no mundo na noite da última quinta-feira (27) na Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco.

Ela é natural de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, e já tinha a pretensão de colocar o nome das meninas em homenagem à telenovela mexicana. Contudo, mesmo já tendo uma menina, disse que ainda não sentia que era o momento.

"Desde quando eu assistia a novela, eu gostava muito das personagens, das irmãs gêmeas. Aí eu dizia que quando eu me 'juntasse', eu teria três filhas e elas se chamariam Paola, Paulina e Paloma. Eu já tive uma filha, mas pensei 'não, ainda não é a hora'. Eu nunca imaginei engravidar de trigêmeas, não", falou ao g1.

Gravidez de risco

Sob chuva forte, Defesa Civil evacua casas em bairro de Maceió, por risco de desabamento

Equipes da Defesa Civil de Maceió avaliam áreas de risco por causa da chuva (Foto: Ascom/Defesa Civil)

Cinco casas com risco de desabamento precisaram ser evacuadas no Barro Duro, em Maceió, neste domingo (30). A previsão era de que a média diária de chuva fosse de 6,4 mm neste mês de abril, mas foram registrados 57 mm em apenas 6 horas no último dia do mês na capital.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso meteorológico de perigo por causa da chuva para Maceió e outras cidades do litoral. O alerta é válido até a manhã de segunda-feira (1).

De acordo com levantamento da Defesa Civil, o maior volume de chuva caiu na região da Cambona, parte baixa da cidade.

Não houve chamados para a Defesa Civil além do Barro Duro, mas equipes do órgão municipal estão nas ruas avaliando áreas de risco e orientando a população.

Em caso ocorrências, a população pode acionar a Defesa Civil pelos números 199 e 156.

g1 AL

Governo de Pernambuco convoca artistas e grupos culturais para o Ciclo Junino 2023

Promovida pela Fundarpe e Empetur, a convocatória para composição da grade artística nos municípios do Estado estará com inscrições abertas entre os dias 5 e 18 de maio, exclusivamente pelo Mapa Cultural de Pernambuco (Foto: Jan Ribeiro/Secult-PE)

O Governo de Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), divulga o edital do Ciclo Junino 2023. A convocatória tem como objeto a habilitação de propostas de artistas e grupos culturais que irão participar das festas juninas nos municípios pernambucanos. A finalidade é a valorização e o fortalecimento da cultura e do turismo pernambucanos nas doze Regiões de Desenvolvimento do Estado.

As inscrições terão início na próxima sexta-feira (5/05) e seguem abertas até as 16h59 do dia 18 de maio de 2023, devendo ser realizadas exclusivamente pela plataforma Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br/oportunidade/1010). O resultado final será divulgado no dia 26 de maio deste ano.

Trabalho rural: mudanças climáticas “expulsam” jovens do campo

Moradora de Dormentes, a pernambucana Naiara Barbosa diz que não pretende sair do campo (Foto: Joédson Alves/ Agência Brasil)

Quando o caju começa a brotar na área rural de Camocim (CE), não é apenas o cheiro da fruta que se espalha. Vem junto o gostinho que vai ter colheita e mais recursos para o assentamento “PA Torta”, onde mora a trabalhadora rural Olivia Serafim, de 28 anos.

O caju é o que dá sabor de esperança para as 90 pessoas que moram ali. “O problema é que os mais jovens estão indo embora. A agricultura se tornou uma atividade difícil. Não chove como antes e não rende mais o que é necessário. Por isso, os mais jovens vão construir suas famílias em outros lugares. Ficam só os mais velhos”, lamenta.

Na última semana, Olívia foi uma das mais de 5 mil trabalhadoras que participaram do 4º Festival da Juventude Rural, em Brasília. No evento, no pavilhão do Parque da Cidade, discutiram demandas, reivindicações e trocas de experiências para pensar alternativas para fixar os mais novos no campo.

Olívia recorda, por exemplo, que os colegas de escola foram partindo para outros lugares. “Ao invés de plantar o arroz, o feijão, o caju, terminam o ensino médio e vão tentar trabalhar no comércio de cidades maiores. Não fui embora porque meu pai me convenceu sobre a luta social”. Hoje, ela tenta influenciar outras pessoas da faixa etária a trabalhar no campo. Dos 24 jovens da sua comunidade, ficaram somente cinco.

Maria Arraes volta ao Sertão em busca de soluções conjuntas para os desafios locais

Em intensa agenda pela região, deputada federal cumpre compromisso de campanha e coloca mandato à disposição do povo sertanejo (Foto: Rafinha Soares)

Após os três primeiros meses de mandato, a deputada federal Maria Arraes (SD-PE) está de volta ao Sertão para ouvir as demandas locais e se aprofundar nos desafios da região, em busca de construir coletivamente soluções para os problemas de quem mais precisa. “Esse retorno é um compromisso desde a pré-campanha, que cumpro com muita alegria e responsabilidade. É trabalhando junto com a população, de forma atenta e respeitosa, que vamos chegar conjuntamente aos melhores resultados”, afirmou a parlamentar.

Em Petrolina, no Sertão do São Francisco, Maria Arraes foi recebida por lideranças. Ouviu reivindicações acerca das condições das estradas, principalmente as PEs 638 e 639, que interligam seis agrovilas (N1, N3, N5, N6, N7 e N8). Mais de 800 produtores rurais são prejudicados pela dificuldade de deslocamento e logística para escoar a produção, o que afeta diretamente a economia local.

Em reunião do Consórcio Nordeste, governadora Raquel Lyra defende consenso sobre reforma tributária e combate às desigualdades regionais

Gestores estaduais discutiram ações relacionadas a temas como energias renováveis, construção de cisternas e superação da fome na região (Foto: Hesíodo Góes/Secom)

Em assembleia do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste - Consórcio Nordeste realizada nesta sexta-feira (28), a governadora Raquel Lyra se reuniu com os outros oito governadores da região no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba. Entre os temas relacionados ao desenvolvimento regional que foram debatidos, o uso de energias renováveis e a reforma tributária se destacaram. Os ministros do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e da Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macêdo, também estiveram presentes no encontro e ouviram as demandas dos gestores estaduais.

Na ocasião, a chefe do Executivo pernambucano defendeu a reforma tributária como instrumento para diminuir as desigualdades no país, sobretudo no Nordeste. “Através desta reunião do Consórcio nós estamos buscando trabalhar com o alinhamento de propostas pelo Nordeste brasileiro, visando, sobretudo, permitir a diminuição de desigualdade social e regional. E a reforma tributária é um consenso entre nós que precisa existir”, afirmou Raquel Lyra.

Jogos de hoje na TV: veja onde assistir e horário das partidas do Brasileirão deste domingo (30); confira resultados do sábado (29) e classificação

Brasileiro: Flamengo e Botafogo disputam clássico no Maracanã

Jogos de hoje na TV: veja onde assistir e horário das partidas do Brasileirão Série A e Série B deste domingo (30); confira resultados do sábado (29) e classificação

CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE A

  • 16h | Flamengo x Botafogo | Globo e Premiere
  • 18h30 | Internacional x Goiás | Premiere
  • 18h30 | Cuiabá x Grêmio | Premiere

CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE B 

  • 15h30 | Novorizontino x Sport | Premiere e Band
  • 18h | ABC-RN x Ceará | Premiere e Band
  • 18h15 | Vila Nova x Juventude | SporTV e Premiere



Blog de Assis Ramalho
Por Globo Esporte (ge)


Petrolândia/PE: Túnel do Tempo – Recordar é viver! fotos de Relíquias das Escolas da antiga Petrolândia, uma saudade que não passa

 

Hoje, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do Baú, e mostra fotos em que mostra as principais Escolas da nossa inesquecível [antiga] Petrolândia, hoje submersas as águas do Rio São Francisco.

- Foram tantos anos vivendo a mesma rotina, com os mesmos colegas, nos mesmos bancos da sala de aula. Foram tantos aprendizados, amigos, amigas, paquerinhas e diversão. Foram tantos momentos felizes! Como não sentir saudades?

Obrigado a todos que fizeram parte da minha vida escolar. Obrigado aos professores.

Uma viagem ao túnel do tempo

Velha Petrolândia, quem vivei jamais esquecerá!

Mulher de 25 anos é morta com golpe de faca peixeira no Centro de Caruaru neste sábado (29)



Uma mulher foi morta com um golpe de faca peixeira, no Centro de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O crime aconteceu neste sábado (29). De acordo com a Polícia Civil, a vítima foi identificada como Marisa Beatriz Brito dos Santos, de 25 anos.

A polícia disse que a vítima teria tido um desentendimento com algumas mulheres, momento em que foi atingida com um golpe de faca. Marisa Beatriz chegou a ser socorrida para o Hospital Regional do Agreste, mas não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada na unidade de saúde.

Mega-Sena: Aposta simples leva sozinha prêmio de R$ 61 milhões; veja as dezenas e os demais sorteios deste sábado (29/04/2023) - Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira



O concurso 2.587 da Mega-Sena foi realizado na noite deste sábado (29), em São Paulo. Uma aposta de Pedro Leopoldo (MG) acertou sozinha as seis dezenas e vai levar o prêmio de R$ 61.056.497,58.

Veja os números sorteados: 05 - 10 - 11 - 22 - 23 - 37.

De acordo com a Caixa Econômica Federal, o ganhador fez uma aposta simples, de seis números, em uma casa lotérica da cidade.

A quina teve 328 apostas ganhadoras; cada uma vai levar R$ 17.723,23. Já a quadra teve 27.180 vencedores; cada um receberá R$ 305,54.

O próximo sorteio da Mega-Sena será na quarta-feira (3), às 20h, com prêmio estimado de R$ 3 milhões. Vale reforçar que, a partir deste domingo (30), as apostas para a Mega-Sena passarão a custar R$ 5, de acordo com reajuste divulgado pela Caixa no início do mês.


Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus
, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.