quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Corinthians desiste de Juninho, do Sport, acusado de agredir ex-namorada

uninho, jogador do Sport, estava emprestado ao Ceará e quase fechou acordo para jogar no Corinthians 
 

Após a repercussão negativa envolvendo o passado de Juninho, que responde a processo por agressão, ameaça e injúria contra uma ex-namorada, o Corinthians desistiu de contratar o atleta por empréstimo. Andrés Sanchez, presidente corintiano, afirma em nota publicada no site oficial do time na tarde desta quinta-feira que "a causa feminista se sobrepõe a quaisquer outras considerações". O jogador de 19 anos estava com seu empréstimo para o clube até o fim de 2019 acertado havia alguns dias.

"Ao entabular negociações com o atleta Juninho, o Corinthians visava não só atrair um promissor talento futebolístico, mas também encetar um processo de ressocialização dele. Sabedor de antecedentes desabonadores no seu passado, acreditamos que um jovem devidamente orientado teria condições de mudar de banda e, em vez de frequentar o grupo dos que tratam como corriqueira a agressão à mulher, pudesse se tornar um exemplo de evolução moral", diz o dirigente no comunicado.


Paulo Afonso (BA): Mulher luta pela vida após câncer e amigas fazem campanha para o tratamento; ajude!


Após tomar conhecimento da luta pela vida da pauloafonsina Naiara Cavalcante Santos, 27 anos, que recentemente foi diagnosticada com um câncer, a equipe de Redação do portal PA4.COM.BR descobriu que, além da preocupação com a doença, Naiara que é mãe de um filhinho de 9 anos, também trava uma batalha para arcar com as despesas do tratamento. Por esse motivo, uma ONG denominada de “UNIDAS SOMOS MAIS” que é formada por um grupo de amigas, tem feito várias campanhas para ajudar não apenas Naiara, mais também outra paciente que está com um problema na cabeça e precisa fazer o tratamento em São Paulo. Os exames são caros e não são feitos pelo SUS, o nome dela é Asteria Maria Alves Vieira.

A ONG está arrecadando roupas para um bazar, alimentos e patrocínio para ajudar ma estrutura de alguns eventos beneficentes. (SAIBA COMO AJUDAR ABAIXO).

Naiara enviou um relato contando um pouco de sua vida e a luta contra a doença. Veja:

Meu nome é Naiara Cavalcante Santos, tenho 27 anos, sou casada, tenho um filho de 9 anos, que se chama Roni kayke, moro no Bairro Dernival Oliveira, Paulo Afonso. A minha história com câncer começou quando, ninguém esperava, pois eu era uma pessoa ativa, mãe de família trabalhava com Salão de Beleza, onde deixava minhas clientes felizes e lindas, porém, depois do câncer não posso e nem consigo mais fazer todas as coisas que gostava de fazer. Fui diagnosticada com um tipo de câncer (Osteosarcoma) que fica na parte óssea femoral.


Petrolândia: Missa de um ano de Eufrosina Maria Brandão (Dona Flor) é nesta quinta, às 19h30


A família convida todos os parentes e amigos para a missa de 1 ano in memoriam de Eufrosina Maria Brandão, mais conhecida como Dona Flor.

A missa será celebrada nesta quinta-feira, 09 de agosto/2018, na Igreja Matriz de São Francisco de Assis, no centro de Petrolândia-PE, às 19h30.

Desde já agradecem a todos que comparecerem a esse ato de fé cristã.
Redação do Blog de Assis Ramalho

Com informações e foto da família


Temer sanciona MP do Frete e veta anistia às multas da greve dos caminhoneiros


O presidente Michel Temer converteu em lei o projeto da Medida Provisória 832/2018, que ficou conhecida como MP do Frete e instituiu a Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas. A sanção da lei está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 9, e veio com um veto: foi retirado da norma o trecho que anistiava as multas e sanções aplicadas em decorrência das paralisações dos caminhoneiros nas manifestações ocorridas entre 21 de maio e 4 de junho de 2018. 

Na justificativa do veto, o Planalto alegou que o dispositivo "enseja renúncia de receitas para o Poder Público", sem contar que as punições foram impostas por decisão judicial e em função do poder de polícia do Estado. "Deste modo, além de representar ingerência fiscal reflexa entre os Poderes, a propositura deveria estar acompanhada de seu impacto orçamentário e financeiro como requisito de validade".


Petrolândia: Mastologista Dr. Paulo Lucena atende nesta sexta-feira (10) na CLIMAGEM a partir das 9h



A CLIMAGEM - Clínica de Atendimento Médico e Diagnóstico por Imagem - informa que o mastologista Dr. Paulo Lucena Júnior atenderá  nesta sexta-feira (10), a partir das 09 horas da manhã..

A CLIMAGEM - Clínica Médica e Diagnóstico por Imagem, com responsabilidade técnica de Dr. Antonio Marcos de Souza, está situada na Av. Marquês de Olinda, 32, centro de Petrolândia, próximo à Pousada e Empório Atenize. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.

As consultas podem ser agendadas no local ou pelos telefones (87) 3851-1195 e (87) 99818-5164.


Blog de Assis Ramalho
Informação: Climagem


Centrais Sindicais fazem manifestação nesta sexta

Também nesta sexta-feira (10), o MST e a organização Via Campesina iniciam a marcha dos movimentos populares em direção à Brasília. O grupo pretender chegar ao Distrito Federal no dia 15 de agosto, prazo para os partidos inscreverem, até às 19h, seus candidatos na Justiça Eleitoral. A ideia é intensificar o apoio ao ex-presidente Lula.

Centrais Sindicais e movimentos sociais vão fazer uma manifestação nesta sexta-feira (10). A mobilização, nomeada de "Dia do Basta", está marcada para as 15h na Praça do Derby, na área central do Recife. Os trabalhadores protestam contra a política de preços da Petrobrás, o aumento dos preços do gás de cozinha e dos combustíveis e os cortes pelo governo Temer nas políticas sociais. O movimento reivindica, também, a diminuição do desemprego e pede respeito aos direitos da classe trabalhadora e o fim das privatizações. Os manifestantes pedem, ainda, liberdade ao ex-presidente Lula.

O movimento é organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Sindical e Popular (CSP) Conlutas, Força Sindical, Nova Central e União Geral de Trabalhadores (UGT). Os bancários de Pernambuco informaram que, por conta da manifestação, vão realizar uma paralisação dos serviços bancários na manhã desta sexta-feira (10), entre às 10h e 12h, quando os diretores do Sindicato dos Bancários vão dialogar com funcionários e clientes.


Esporte Interativo encerra canais na TV e deixa dúvidas no futebol do Nordeste

Os canais Esporte Interativo/Turner confirmaram, em nota oficial, que serão desativados nos próximos 40 dias em todas as operadoras de TV por assinatura. A programação de TV com o futebol nacional e internacional agora será transmitida no TNT e Space. A Turner ainda continua comprometida com a Liga dos Campeões da UEFA pelas próximas três temporadas.

O comunicado oficial da empresa, no entanto, não cita qual será o futuro da transmissão da Copa do Nordeste, competição a qual tinha o direito exclusivo e participava diretamente da organização do torneio, e também das séries C e D do Campeonato Brasileiro. As dúvidas envolvem diretamente os clubes de Pernambuco, já que Santa Cruz e Náutico disputam a Série C e o Sport está fora da Copa do Nordeste por causa de um desentendimento com a emissora.

Apesar do fim da emissora, a marca permanecerá nas redes sociais. "Nossas atividades no mundo digital seguem firmes, e continuaremos levando a emoção que o Brasil merece pra vocês através do nosso Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, EI Plus e qualquer outra plataforma digital em que os apaixonados por esportes estejam presentes", informou a nota.

Confira posicionamento oficial do Esporte Interativo


TSE mantém horários locais para votação nas eleições deste ano

Foto arquivo/Blog de Assis Ramalho

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta (9), por unanimidade, manter os horários de votaçãoinalterados para as eleições deste ano, obedecendo aos fusos horários locais, sempre das 8h às 17h em todas as unidades da Federação.

Uma sugestão de alteração havia sido apresentada pelo ministro Gilmar Mendes, que propôs o término da votação unificado pelo horário de Brasília, de modo a uniformizar a apuração.

Para que os resultados fossem apurados no mesmo momento, porém, seria necessária uma antecipação do início da votação em estados como o Acre, cujo fuso horário é ao menos duas horas atrasado em relação ao horário de Brasília.


Polícias Civil e Militar cumprem dez mandados de prisão em Serra Talhada, no Serão de PE

Material apreendido foi levado para a Delegacia de Plantão (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

As Polícias Civil e Militar cumpriram dez mandados de prisão na manhã desta quinta-feira (9) em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, o objetivo da ação foi combater a prática de homicídios na região.

Ainda segundo a polícia, durante a operação, foram apreendidos um revólver, uma espingarda e munições. Duas pessoas foram conduzidas à Delegacia de Plantão, uma delas foi autuada por posse ilegal de arma de fogo.

“Foi uma operação realizada cedinho da manhã com o intuito de cumprir alguns mandados de busca e apreensão em alguns locais que tinham sido levantados pelo serviço de inteligência, tanto da Polícia Militar, quanto da nossa inteligência. Essas casas são possíveis locais que havia a presença de tráfico de drogas, como também armas de fogo”, detalhou o comissário da Polícia Civil, Cornélio Pedro

A intenção da ação policial também foi de inibir os crimes de homicídios com envolvimento no tráfico de drogas. Desde o início de agosto foram pelo menos quatro homicídios com envolvimento no tráfico de drogas.


Juristas internacionais denunciam “injustiça e parcialidade” no caso Lula

Por meio de uma carta, grupo formado por renomados juristas da Espanha, França e Argentina expressa preocupação pelo andamento do processo. Documento será entregue a mandatários da França, Espanha e Portugal

Dez juristas e advogados europeus e latino-americanos, entre eles o renomado ex-juiz espanhol Baltasar Garzón, denunciaram nesta quinta-feira o que chamam de irregularidades no julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva —que encontra-se preso desde abril, depois de ter sido condenado a 12 anos e um mês de prisão por lavagem de dinheiro e corrupção passiva— e pediram que a lei seja respeitada "com rigor e independência".

Promovida pelo advogado francês William Bourdon, presidente e fundador da associação de proteção e defesa das vítimas de crimes econômicos Sherpa, a denúncia foi feita por meio de uma carta assinada em Paris e endereçada à presidente do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia, com cópias enviadas aos demais membros do STF e ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luiz Fux.

O documento, que também será encaminhado aos presidentes da França, Emmanuel Macron, e da Espanha, Pedro Sánchez, assim como ao primeiro-ministro de Portugal, Antonio Costa, expressa a preocupação dos juristas pela parcialidade do processo que levou o ex-presidente brasileiro à prisão e os obstáculos para a sua liberdade.


Acertado, Inter aguarda Fla e mantém cautela antes de assinatura com Guerrero


O Inter chegou a um acerto com Paolo Guerrero na última quarta-feira, em uma reunião no Rio de Janeiro com representantes do peruano e do grupo DIS, fundo de investimetno que o ajudará a bancar o reforço. O acordo alinhavado por três temporadas deixa o clube a detalhes de realizar um sonho antigo ao fazer o anúncio da contratação do centroavante de 34 anos. Mas o estágio avançado na tratativa não tira a cautela da diretoria colorada com as negociações.

E graças ao imbróglio ainda presente na situação do atleta com o Flamengo. O Inter aguarda não apenas o fim do contrato do peruano com o clube carioca, nesta sexta-feira, 10 de agosto. Há ainda uma possibilidade – cada vez mais remota – de que o jogador entre em acordo com o Fla para renovar seu contrato e estender sua permanência na Gávea.

De acordo com o que o GloboEsporte.com apurou com fontes ligadas à diretoria colorada e que participam das negociações, há otimismo pleno de que o acordo costurado será concretizado. O termo utilizado é de que Guerrero "ainda" não é reforço do clube. E só não será em caso de um acerto improvável de última hora com o Fla.


Petrolândia: ONGs interessadas em promover ações para crianças e adolescentes no município devem se registrar no CMDCA


Por meio da Resolução Nº 01/2018, de 7 de agosto de 2018, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Petrolândia (CMDCA) regulamenta a atuação de Organizações Não Governamentais interessadas no atendimento direto, estudo, pesquisa, promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, sediadas ou não no próprio município, devem requerer registro no CMDCA.

Na Resolução, são relacionados os documentos necessários para o requerimento do registro, obrigatório para entidades que atuam nas áreas de Assistência Social, Esporte, Lazer, Cultura e Defesa de Direitos/Cidadania e Direitos da Criança e do Adolescente, e entidades que atuam nas áreas de Educação, Saúde e Abrigos.

Leia a Resolução, abaixo


Evento mostra pesquisas e experiências de uso e conservação da Caatinga


Foto: Regina Lima Cruz/Embrapa

Um amplo leque de possibilidades de uso e conservação do Bioma Caatinga está sendo evidenciado pela pesquisa científica e pelas experiências da sociedade civil. Os trabalhos realizados pelas mais diversas instituições vêm mostrando que é possível utilizar os recursos naturais, gerar renda e ainda preservar a natureza, além de recuperar as áreas já degradadas.

Todas essas alternativas foram apresentadas e debatidas durante o II Simpósio do Bioma Caatinga (Sibic) e VI Workshop de Sementes e Mudas da Caatinga, realizado entre os dias 30 de Julho e 3 de Agosto, no Polo Petrolina-PE/Juazeiro-BA. O evento reuniu mais de 400 participantes, entre pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos, produtores e outros interessados, oriundos de sete estados do Nordeste, além de outras regiões.

O evento teve sua primeira edição no ano 2000, quando foi chamado de Workshop do Bioma Caatinga. Embora ainda em menor proporção, seus resultados foram significativos. A partir dos debates realizados entre os participantes, foi elaborado um mapa de prioridades, no qual foi apontada a necessidade de proteção de uma das últimas áreas de Caatinga contínua preservada, o Boqueirão da Onça, no norte da Bahia. Com este subsídio, deu-se início à discussão com o poder público para delimitação das áreas.


Por meio da SARA, Pesqueira recebe 250 kits de caráter produtivo


Foto: Edilson Júnior/SARA

Através de mais uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco (SARA), 250 agricultores do município de Pesqueira foram contemplados na terça-feira (07), na sede da Cáritas Diocesana, com kits de caráter produtivo. O caráter produtivo faz parte do Programa Segunda Água (Cisternas Calçadão), que contempla com os kits agricultores que já receberam, através do Pernambuco Mais Produtivo, a tecnologia social da Cisterna Calçadão. Os equipamentos, que possuem 52 mil litros, ampliam o acesso a água, através da captação das chuvas, e viabilizam a criação de pequenos animais e a implantação de hortas orgânicas. A entrega dos kits complementa a estruturação necessária para aumentar a produtividade do setor.

Ainda esta semana outros 550 agricultores serão beneficiados com os equipamentos em três municípios, sendo eles Terra Nova, na próxima quarta-feira (08), Exu, nesta quinta-feira (09), e Altinho, na sexta-feira (10).


Falta de chuva pode determinar bandeira vermelha até novembro, diz ONS


O diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata, disse ontem (8) que, embora o nível de chuva no Brasil tenha melhorado no mês de agosto, os resultados baixos desde fevereiro não favorecem um bom desempenho para a geração de energia até o fim do período seco, no fim de novembro.

De acordo com Barata, essa condição pode determinar a manutenção da bandeira vermelha na tarifa de energia até novembro. Apesar de dizer que não gosta de comentar uma situação que pertence à seara da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), acrescentou que as previsões não são favoráveis.

“De fato já estamos agora basicamente no meio do período seco e os sinais que temos dos institutos de clima são de que não deve ter mudança nenhuma em relação ao que a gente tem. Devemos continuar com uma primavera seca”, observou, após palestra no evento Brazil Windpower 2018, no Rio de Janeiro. O encontro é organizado pela Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), pelo Conselho Global de Energia Eólica (GWEC) e pelo Grupo CanalEnergia.


BPC: Governo edita decreto para acelerar cancelamento de 151 mil benefícios sociais irregulares

Decreto foi publicado na edição desta quinta (9) do 'Diário Oficial da União'. Segundo ministro Alberto Beltrame, objetivo é reduzir o prazo de notificação de mais de um ano para três meses.

O"Diário Oficial da União" publicou nesta quinta-feira (9) um decreto que vai permitir ao governo federal acelerar o cancelamento benefícios de prestação continuada (BPC) pagos de forma irregular.

O ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, afirmou ao G1que a medida vai agilizar o cancelamento de 151 mil benefícios deste tipo.

O decreto faz ajustes nos procedimentos de revisão do BPC, atualmente pago a 4,5 milhões de pessoas, segundo informou o ministro.

O BPC tem valor de um salário mínimo (R$ 954) e é pago a pessoas com deficiência ou com mais de 65 anos que não têm meios de se manter.

A lei estabelece um quarto de salário mínimo por pessoa na família como critério de renda exigido para que uma pessoa com deficiência ou a partir dos 65 anos tenha direito ao BPC.

Segundo Alberto Beltrame, o decreto assinado pelo presidente Michel Temer agilizará o processo de notificação dos beneficiários em relação às irregularidades detectadas. O governo vai utilizar a rede bancária para repassar o comunicado.


Moradora do Espírito Santo procura família do pai em Petrolândia


Elinaide Cynthia Nascimento, residente no Espírito Santo, entrou em contato com a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia para dizer que procura por familiares de seu pai, que segundo ela moram em Petrolândia. Ela diz que, ainda na velha Petrolândia, sua mães se separou do seu pai e a levou para morar em cidade do Espírito Santos, quando ela tinha apenas oito anos..

De acordo com Elinaide, seu pai chama-se José Américo, filho de Manoel Messias e Adolfina (Dofina - In Memoriam).

Ainda de acordo com Elinaide, seu pai tem irmãos chamados Francisco, Penha, Joaninha, Aldenice, Adriana e Adriano. ''Minha mãe mora aqui comigo, ela chama-se Ciça - filha de seu Mosquito e dona Madalena, ambos já falecidos'', disse, acrescentando ter saudade da família do pai.

Tenho saudades da família de meu pai, que não vejo a 15 anos. Gostaria muito de saber notícia deles.

Assis, me ajude! Meu telefone para contato é (27) 99882-9233

Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Ilha de Rarrá avisa que não funcionará neste sábado; estabelecimento retornará as suas atividades no domingo Dia dos Pais


A direção da Ilha de Rarrá vem por meio desta, informar a todos que desfrutam do seu espaço e beleza que neste sábado (11) não estará em funcionamento. De acordo com a direção, o estabelecimento retornará as suas atividades no domingo (12).

A ilha de Rarrá, que funciona aos sábados, domingos e feriados agradeçe a compreensão de todos.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Direção da Ilha de Rarrá


Petrolândia: Secretaria Municipal de Educação promove II Colegiado de Gestores









A Prefeitura de Petrolândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na última sexta-feira, dia 03 de agosto de 2018, o II COLEGIADO DE GESTORES da cidade de Petrolândia - PE. Foi um momento muito rico em informações e teve como objetivo oferecer formação continuada aos Diretores Escolares, visando o aperfeiçoamento profissional e melhoria do desempenho no cumprimento de suas funções.

O evento contou com a presença da Gestora Municipal Janielma Souza, durante toda a formação, e a colaboração da equipe da Secretaria de Educação, que busca incansavelmente caminhos que ajudem a compreender melhor o processo ensino/aprendizagem.

Juntos, caminhando neste campo vasto do saber fazer, e na esperança (verbo esperançar) de se alcançar melhores resultados no âmbito didático pedagógico, perseguimos a seguinte meta: Viabilizar uma educação de qualidade e igualitária, que beneficie todo o corpo educacional. Sabendo que, NOSSOS INVESTIMENTOS DEVEM SIGNIFICAR MELHORIAS NAS ESCOLAS, POIS É LÁ, ONDE SE ENCONTRAM OS PROTAGONISTAS DE TODA A HISTÓRIA.

De acordo com nossa programação tivemos um momento de acolhida, seguido por uma apresentação cultural exibida pelos alunos da Escola Agropecuária Municipal José de Carvalho Alcântara, que tocaram e cantaram as canções “Esperando na Janela” de Gilberto Gil e “Eu só quero um Xodó” de Dominguinhos.
A formação discorreu sobre as temáticas: Acolher, integrar, alavancar, ministrada pela Professora Maria Dilma Marques Torres Novaes Goiana, Gerente da GRE - Floresta – PE, e Liderança: Competência necessária para uma gestão de qualidade, ministrada pela professora Aurelina Fernanda de Andrade Moraes, professora do IFBA.

Participaram da formação também as gestoras da cidade de Jatobá e a Coordenadora geral: Paulinha.

Estamos muito satisfeitos com os resultados.

Dentre muitas falas, destacamos aqui o pronunciamento das gestoras:

Eleine Pereira expressou- se dizendo: “Simplesmente AMEI esse momento. As duas palestrantes, cada uma com o seu jeito de falar e expressar contribuíram muito para desenvolver minha prática de gestão”

Josimere Capistrano também comungou do mesmo sentimento parabenizando-nos pela escolha dos temas e dos palestrantes e ratificando que o momento foi de reflexão, de NOVO entendimento sobre GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA.

Enfim, com um sentimento renovado expressamos gratidão a todos que se fizeram presentes.

SEMPRE VALERÁ A PENA!

Alexandrina Souza
Secretária Municipal de Educação


Petrolândia: Lideranças de Oposição apresentam seus candidatos nesta sexta (10), na AVEPE


Olá, chegou a hora de unirmos forças para dar continuidade a um projeto que não é meu nem seu, mas de todos que querem o melhor para Petrolândia e estão cansados de ver nossa cidade cada vez mais esquecida e abandonada. Portanto, convocamos a todos para juntos darmos  o pontapé inicial dessa campanha, porque #petrolandiapodemais.

Por: Assessoria/"Petrolândia Pode Mais"


PM é detido após confusão e morre em hospital no Recife


Um policial militar morreu vítima de uma parada cardíaca depois de se envolver em uma confusão no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, na madrugada de segunda-feira (6). Durante o tumulto, o soldado Washington Henrique Nascimento Junior teria forçado um gradil e quebrado a porta de vidro de um edifício antes de ser detido por uma equipe de policiais acionada por populares. Por estar muito agitado, o praça foi conduzido a um hospital particular localizado na Avenida Conselheiro Aguiar.

De acordo com informações do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM), no qual o soldado era lotado, o PM estava agitado e bastante agressivo em frente a um prédio localizado no cruzamento da Rua Dona Benvinda de Farias com a Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. No local, manchas de sangue ainda podiam ser vistas nesta manhã.

Washington Junior foi levado a um hospital particular localizado na vizinhança em uma viatura do Batalhão de Trânsito (BPTran), mas não resistiu e morreu pouco depois de dar entrada na unidade. A causa do ataque cardíaco ainda está sendo investigada e só deve ser confirmada após a realização de exames.


Mamona atóxica pode alavancar agricultura do semiárido e abrir novas portas para exportação

Confira no programa Conexão Ciência pesquisa da Embrapa, pioneira no mundo, que resultou no desenvolvimento de variedades de mamona sem ricina (Foto: Divulgação)

A mamona (Ricinus communis L.) é uma planta oleaginosa com uma ampla gama de aplicações para a agricultura e agroindústria. Por suas características, é capaz de produzir bem em condições de clima extremas, como o semiárido brasileiro. Entretanto, é portadora de uma substância chamada ricina, tão venenosa, que é tratada como arma biológica em países como os Estados Unidos, onde o seu cultivo é proibido. A boa notícia é que a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade da Embrapa localizada em Brasília, DF, conseguiu desenvolver variedades de mamona atóxicas, sem a presença da ricina. Para falar sobre essa novidade, que pode alavancar a agricultura dessa região e até mesmo abrir a possibilidade de exportação da mamona para novos mercados, o programa Conexão Ciência desta semana entrevistou o pesquisador Francisco Aragão. O programa foi exibido na terça-feira (07/08), na TV NBR e já está disponível no canal da emissora no YouTube.

A presença da ricina prejudica o potencial altamente nutritivo da mamona, fazendo com que hoje seja muito utilizada na fabricação de adubo. Segundo Aragão, a pesquisa objetiva usos mais nobres para essa planta, como por exemplo, na fabricação de torta para alimentação animal. “Trata-se de uma opção de baixo custo que, aliada à adaptação da mamona a climas extremamente secos, poderia alavancar a produção agropecuária do semiárido brasileiro”, destaca.

Para se ter uma ideia do teor de veneno da ricina, ela é considerada arma biológica em países como os Estados Unidos, onde seu cultivo é proibido. Por isso, as variedades atóxicas desenvolvidas pela Embrapa vêm despertando interesse de vários países. Além dos EUA, China, Índia e outros já procuraram a Empresa de olho no bom potencial que apresenta para diversos segmentos, da indústria, como alimentação, química, têxtil, plástico e borracha, papéis, perfumaria, cosméticos, farmácia, eletroeletrônicos e telecomunicações, tintas e adesivos, e lubrificantes, entre outros.

Pesquisa é pioneira no mundo


17º Congresso Brasileiro de Gastropediatria será realizado pela primeira vez em Pernambuco

Cerca de 1.500 médicos se reunirão no Hotel Armação, em Porto de Galinhas, para debater os mais recentes temas relacionados à saúde gastrointestinal infantil

Já está tudo pronto para o 17º Congresso Brasileiro de Gastropediatria - Gastroped, a ser realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em conjunto com a Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe). Sob o tema Construindo Pontes Entre a Ciência e o Cuidado, o evento acontecerá de 29 de agosto a 1º de setembro, noHotel Armação, na praia Porto de Galinhas, município de Ipojuca, Região Metropolitana do Recife.

Pela primeira vez no Estado, o Gastroped deverá receber cerca de 1.500 congressistas, entre gastropediatras, pediatras, nutricionistas e estudantes da área de saúde, que desfrutarão de uma estrutura especial nos quatro dias do evento. Serão três salas simultâneas, duas de gastroenterologia pediátrica e uma de hepatologia pediátrica, permitindo que os participantes vivenciem uma imersão em diversos temas relacionados à saúde infantil.


Feira Super Mix define espaços e novidades para a edição 2018


Workshops, palestras, rodada de negócios e Mercado Modelo fazem parte das atividades da feira, que acontecerá de 21 a 23 de agosto, no Centro de Convenções (Foto: Divulgação/Super Mix)

A Super Mix, maior feira setorial do Norte/Nordeste, volta a reunir atacadistas e supermercadistas, de 21 a 23 de agosto, quando realiza a sua 13ª edição, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O evento, promovido pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa) e pela Associação Pernambucana de Supermercados (Apes), com patrocínio da Compex Tecnologia, São Braz, Banco do Nordeste, Bunge Alimentos, GS1 Brasil e Serasa Experian, apresenta várias novidades para a edição 2018, entre elas uma nova modelagem do minimercado modelo, um talk show sobre negócios e um workshop sobre panificação, confeitaria e pastelaria.

Estas atividades estarão distribuídas pelo pavilhão do Centro de Convenções, que será inteiramente tomado pela grande exposição de produtos e serviços das empresas participantes da Super Mix 2018. Cerca de 100 expositores, incluindo algumas das mais importantes empresas de food service, tecnologia, limpeza, saúde e beleza, participam do evento, sob o tema “Agentes de distribuição fortalecendo o Brasil”. A intenção é receber 20 mil visitantes.


Lucas Ramos defende fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais em Pernambuco


O deputado estadual Lucas Ramos (PSB) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco na última terça-feira (07) para mostrar seu posicionamento em favor de mais investimentos para os arranjos produtivos locais. Os APLs são um conjunto de empresas localizadas em um mesmo território que apresentam especialização produtiva e mantém algum vínculo de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores como o governo, associações, instituições de crédito, ensino ou pesquisa. O parlamentar destacou que a política de fortalecimento dos arranjos é fundamental para a movimentação econômica do estado.

Lucas chamou a atenção para a importância de cadeias como o polo da confecção e a bacia leiteira no Agreste, a agricultura irrigada e a piscicultura no Sertão do São Francisco e a produção de mel no Sertão do Araripe. “Cada região do estado tem uma característica própria que favorece determinada atividade e é isso que faz a economia se movimentar, gerando emprego, renda e criando oportunidades para os pernambucanos”, afirmou. A Agência Estadual de Desenvolvimento Econômico (AD/Diper) é o órgão público responsável pela implantação de políticas públicas que favoreçam a atividade nos APLs. “Houve um grande avanço na gestão de Leonardo Cerquinho à frente da agência e precisamos seguir olhando para frente, buscando implantar mais projetos estruturadores que melhorem a produção”, enfatizou.


Bancários deflagram estado de greve em Pernambuco

Bancários deflagram estado de greveFoto: Ed Machado / Folha de Pernambuco

O Sindicato dos Bancários de Pernambuco decidiu, em assembleia realizada no Recife que reuniu cerca de 200 profissionais na noite desta quarta-feira (8), entrar em estado de greve. A decisão foi unânime e mostra a insatisfação da categoria com as propostas apresentadas pela Federação Nacional de Bancos (Fenaban) na campanha salarial 2018/2019.

“Decidimos por unanimidade pela rejeição da proposta econômica da Fenaban, que é a apenas a reposição da inflação. E, por isso, aprovamos o estado de greve”, revelou a presidente do sindicato, Suzineide Rodrigues, contando que a proposta dos bancos foi apresentada nessa terça-feira (7) depois de quase um mês de negociação - na categoria, já havia sido avaliada a possível deflagração de uma greve.

Ela também lembrou que essa decisão permite que os bancárioscruzem os braços a qualquer momento a partir de agora, mas disse que, se realmente for deflagrada, a greve só deve ter início no dia 20 de agosto. “Os bancos vão apresentar mais uma proposta no dia 17, que é uma sexta-feira. Mas, se a proposta não for suficiente, vamos fazer outra assembleia na segunda, dia 20”, explicou Suzineide.


Confira manchetes dos principais jornais do país nesta quinta-feira 09 de agosto de 2018



 
 

 
Nesta quinta-feira 09 de agosto de 2018, o Blog de Assis Ramalho publica as manchetes dos principais jornais do país

A Tarde
Metrô de Salvador sofre pane elétrica na Estação Acesso Norte
Correio da Bahia
Agente de trânsito que sofreu injúria e agressão é indenizado
Tribuna da Bahia
ACM Neto determina apuração de ação da Guarda Municipal em manifestação na Smed
O Globo
Ministros do STF propõem reajuste de 16% nos próprios salários
O Dia
Banqueiro ligado a Cabral paga fiança de mais de R$ 90 milhões e deixa prisão
Extra
Filho de vereador disse a policiais que 'estava doidão' após atropelar cinco pessoas
Folha de São Paulo
Haddad poderá ir como convidado ao debate da Bandeirantes
O Estado de São Paulo
Geraldo Alckmin aumenta patrimônio em 29%, e vice dobra
Correio Braziliense
Senado aprova proibição de cobrança por marcação de assentos em voos
Valor Econômico
CNT/MDA traz Bolsonaro com 18,9% das intenções de voto e Alckmin, 15%
Estado de Minas
Em evento com empresários, Alckmin ataca gestões do PT e comenta gafe com Huck (chamou Angélica de Eliana)
Jornal do Commercio
Anac autoriza primeira empresa aérea de baixo custo a operar no Brasil
Diário do Nordeste
PT se alia a partidos que apoiaram impeachment de Dilma em seis estados
Zero Hora
Uso do FGTS para financiar imóveis de até R$ 1,5 milhão pode valer já neste ano
Brasil Econômico
Temer veta Refis do Supersimples invocando Lei de Responsabilidade Fiscal

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 06:00 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras