domingo, 26 de janeiro de 2014

Resumo da Semana: Notícias de Petrolândia e região em destaque no período de 19 a 25/01/2014 no Blog de Assis Ramalho




Neste domingo (26), o Blog de Assis Ramalho divulga as notícias de Petrolândia e região, em destaque na semana anterior - período de 19 a 25 de janeiro de 2014. Para ler, clique na manchete.

Domingo (19)
>Resumo da Semana: Notícias de Petrolândia e região em destaque no período de 12 a 17/01/2014 no Blog de Assis Ramalho
>Petrolândia: Agência CLD oferece oportunidades de emprego para armadores e pedreiros em empresa de São Paulo
>Petrolândia: Vestibular Funeso/Unesf será realizado no início de fevereiro. Inscrições abertas

Segunda-feira (20)
>Parabéns ao amigo irmão Edísio Bezerra; hoje o dia é dele
>Petrolândia: Psicanalista Vera Carvalho, atendimento psicológico especializado, atende às terças, quartas e quintas com hora marcada
>Petrolândia: Documentos encontrados de Maria Ivanilda Bezerra Lopes
>Petrolândia: Treinamento funcional com Dra. Fabíola Ferraz às terças e quintas na Orla Fluvial
>Inajá-PE: Motorista morre após carro bater de frente com ônibus na zona rural do município
>Petrolândia: Alunos da Escola de Jatobá participam de intercâmbio no Programa Ganhe o Mundo na Nova Zelândia

Terça-feira (21)
>Petrolândia: Moto é roubada próximo ao Grêmio; recompensa para quem encontrar é de R$ 1.000,00
>Petrolândia: Praia do Sobrado, um paraíso no Sertão de Pernambuco
>Petrolândia: Classificados - VENDEM-SE Quatro Freezers de 400 e 500 litros com menor preço do mercado
>Petrolândia: Escola de Referência Maria Cavalcanti comunica que estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos
>Petrolândia: Reunião sobre meio ambiente e educação termina sem resultados
>Petrolândia: Forró Menor e Detinho do Acordeon animam noite no 'Flor do Chico'

Quarta-feira (22)
>Tacaratu: Vereador Luciano faz avaliação do primeiro ano de mandato em entrevista ao Blog de Assis Ramalho
>Petrolândia: Artista plástico Ricardo de Morais recupera-se em casa e voltará às atividades em breve
>Petrolândia: CFEPP Cursos informa prorrogação da promoção 'Faça uma criança sorrir' até 31 deste mês
>Petrolândia Classificados: VENDE-SE uma moto Honda Titan 2009

Quinta-feira (23)
>Dr. Tércio Ferraz, cirurgião dentista, atende de quinta a sábado no seu consultório em Petrolândia
>Petrolândia: VENDEM-SE minichácaras ao lado do Projeto Apolônio Sales
>Tacaratu: 10° Encontro do Vaqueiro acontece neste sábado (25) no Bar do Vaqueiro
>Petrolândia: Vereador Fabiano Marques tem audiência com o senador Armando Monteiro
>Petrolândia: COMPESA informa suspensão do fornecimento de água neste sábado, 25
>Petrolândia: Ortopedista Dr. Érico Herbert atende na próxima segunda-feira, 27, na Endocardio
>Petrolândia: Matrículas para Curso de Injeção Eletrônica do SENAI acontecem nesta sexta-feira (24) na Secretaria de Desenvolvimento Econômico
>Petrolândia: Edvan Sandes conduz turistas à Ilha de Rarrá no barco de "Amores Roubados"
>Petrolândia: Ponto da Moda, nova parceria do Blog de Assis Ramalho, a moda presente no seu dia a dia

Sexta-feira (24)
>Petrolândia: Evânio Barbosa apresenta-se no Geração 2 nesta sexta-feira (24) a partir das 20 horas
>Petrolândia: Escola de Referência Maria Cavalcanti comunica que estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos
>Deputado Rodrigo Novaes disponibiliza tratores para Petrolândia e Jatobá
>Petrolândia: VENDEM-SE filhotes de labrador retriever
>Petrolândia: Dra. Michele Araújo, fisioterapeuta dermato-estética, especialista em tratamentos de saúde e beleza para a sua pele
>Petrolândia/Glória-BA: Ilha de Rarrá, um lugar para desfrutar em todas as estações do ano

Sábado (25)
>Petrolândia: Cantor Evânio Barbosa apresenta-se no Maria Fumaça neste sábado (25) a partir das 19h30
>Petrolândia: Inscrições para coroinhas da Paróquia de São Francisco começam no dia 1° de fevereiro
>Petrolândia: Marcação de consultas e exames de 27 a 31 de janeiro na Secretaria de Saúde

Redação do Blog de Assis Ramalho

Minha amiguinha Beatriz - Crônica de Abdias Moura


MINHA AMIGUINHA BEATRIZ
Abdias Moura

Conheço muito caso de avô que se diverte brincando com as netinhas. Eu mesmo, quando Mirela - primogênita de meu filho Helder - cresceu um pouco, saí algumas vezes com ela, mal começando a falar, para ver a decoração de Natal, entre o Recife e Olinda, ou até para ver os animais no zoológico de Dois Irmãos, ou tomar banho de mar na praia de Boa Viagem. Ambos gostávamos dos passeios, ainda que tenham sido poucos.

Naquele tempo, eu estava no auge dos meus quarenta anos e tinha energia bastante para aguentar os trancos de uma menina saudável.

O que vou contar agora é diferente. Hoje, com o dobro daquela idade, uma das minhas amigas é Beatriz, uma menina de três anos, primeira neta de Tereza, minha esposa.

Conheci Beatriz ainda na maternidade em que ela nasceu. Parecia uma criancinha como outra qualquer. Aliás, nunca fui de achar os recém-nascidos sempre “bonitinhos”, nem perceber nos meninos “a cara do pai”. Eu estava ali, simplesmente, fazendo companhia à avó materna e em homenagem à parturiente, Manuela (sua única filha), que havia morado comigo desde os quinze anos, quando me casei pela segunda vez. Sempre nos demos muito bem, talvez até porque nunca tentei assumir o lugar do seu pai, a quem ela ama intensamente. 
 
Nos meses seguintes, quando Beatriz começou a ser levada pela mãe ao meu apartamento para visitar a avó, notei que me olhava sempre com muita atenção, talvez por ser o único do grupo familiar que tinha os cabelos inteiramente brancos. Mas, passando de braço em braço, nunca aceitou que eu a carregasse, nem por um instante.

Cheguei a comentar isso com um amigo, kardecista, quando Beatriz já completara um ano, e ele me veio com uma tentativa de explicação para mim pouco convincente, falando de outras encarnações e coisas tais. Deixei passar o tempo, curioso para ver o que aconteceria quando ela crescesse.

A reviravolta se deu depois que Beatriz começou a falar, antes mesmo de completar dois anos. Então, aproximou-se espontaneamente de mim. Começou dizendo o meu nome e aos poucos iniciamos nossa amizade. Uma coisa notável: ela nunca me tratou como a uma pessoa mais velha (como faz com os avós e mesmo com os pais), mas como se eu fosse um companheiro de brinquedos, da mesma idade dela. Claro que, menina inteligente, sabe que eu sou de maior tamanho, podendo inclusive carregá-la dos braços, quando está cansada. Mas o diálogo foi sempre de igual para igual.

Gordinho? Renato Gaúcho diz que Walter chegou com 106 quilos ao Fluminense


O atacante Walter, recém-contratado pelo Fluminense, chegou ao clube pesando 106 quilos. Pelo menos foi o que disse o treinador Renato Gaúcho, em entrevista ao programa Esporte Espetacular, da Rede Globo, deste domingo.

"Ele chegou aqui com 106 quilos, estava acostumado a jogar com 100. Vamos tentar abaixar ao máximo isso, enxugar a máximo. Mas ele está sendo muito profissional", falou.

Além disso, revelou uma conversa com Walter quando o atacante ainda era do Goiás e estava próximo de fechar com o clube carioca: "Falei: 'Waltinho, o lance aqui é o seguinte... A gente pode trazer você pro Flu, mas a banda vai tocar assim'. Com relação a tudo eu digo, mas principalmente com o peso dele".

Walter, por sua vez, disse, nesta sexta-feira, que está feliz e se sentindo muito bem nos treinamentos: "Estou solto, dentro do possível, e feliz demais por voltar, depois de muito tempo, a ter contato com a bola. A atividade [treino] foi mais importante para a parte física. Agradeço aos preparadores físicos, a nutricionista e a todos os profissionais do Fluminense, que estão me ajudando muito", afirmou ao site oficial do clube.

Uol.com

Médicos divergem sobre participação étnica entre doadores de medula óssea


O banco nacional de medula óssea precisa aumentar o número de doadores das etnias negra, indígena e asiática, dos quais atualmente é carente, disse à Agência Brasil a hematologista Aline Guilherme, especialista em transplante de medula óssea da Rede de Hospitais São Camilo, de São Paulo. Segundo a médica, dados estatísticos do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) mostram que a mairoria dos doadores é da raça branca, que "não é a mais frequente no Brasil.

Ela explicou que, quando a pessoa se cadastra em um banco de doares, uma das informações pedidas é sobre a raça. "Existe uma discrepância muito grande em relação ao percentual de pessoas no Brasil das diferentes etnias e doadores. A grande maioria dos doadores é da raça branca, que não é a mais frequente”, destacou. Aline informou que o registro tem atualmente de 70% a 80% de doadores da raça branca, o que “destoa dos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a distribuição de raças no Brasil”.

O diretor do Centro de Transplante de Medula Óssea (Cemo) do Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão do Ministério da Saúde, Luís Fernando Bouzas, porém, questiona a informação da hematologista que, para ele, é mais baseada mais em feeling (sentimento, percepção). “A pessoa acha que é isso”. Bouzas, que e também coordenador do Redome e do Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea, disse que “a médica não tem como afirmar isso”. Ele explicou que a informação sobre raça é uma informação livre “dada pelo próprio doador” no momento da inscrição no Redome.

Charge do dia



Projeto de lei dá aos presos direito a salão de beleza e nutricionistas


Parado na Câmara há quatro anos, um projeto de lei derivado da CPI do Sistema Carcerário cria o Estatuto Penitenciário Nacional, com modelos de prisões que, se saírem do papel, vão transformar a realidade das penitenciárias do país.

O estatuto, com 119 artigos, prevê, entre outras medidas, banho com temperatura adequada ao clima; artigos de higiene como creme hidratante, xampu, condicionador, desodorante, absorvente, barbeador e creme dental; salão de beleza para as presas; e equipamentos para atividade física. Diz ainda que, para cada grupo de 400 presos, serão obrigatórios: 5 médicos, sendo 1 psiquiatra e 1 oftalmologista; 6 técnicos de higiene mental e nutricionistas.

A proposta ainda cria tipos de crime para o agente penitenciário que não tratar o preso da maneira prevista no texto. Quem, por exemplo, negar ao preso xampu, creme hidrante e condicionador pode pegar de 3 a 6 anos de reclusão.

PT alerta: a partir de março, Lula vem aí tirar votos de Eduardo no Nordeste


Curado de um câncer que o impediu de participar efetivamente das eleições municipais de 2012, o ex-presidente Lula está determinado a rodar o país na campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff a partir de março, com foco especial no Nordeste, para se contrapor à candidatura do presidente do PSB, governador Eduardo Campos (PE); e em São Paulo, onde tentará acabar com a hegemonia do PSDB, há 19 anos no poder.

Na disputa presidencial, os petistas consideram o ex-aliado Campos um candidato mais forte do que o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG). Nas análises feitas pelo comando informal da campanha de Dilma, a avaliação é que o socialista é melhor de debate e tem um discurso mais atraente. Os petistas também estão preocupados com a possibilidade de a ex-ministra Marina Silva, que teve 20 milhões de votos em 2010, ser vice na chapa do socialista.

Velha Petrolândia, uma saudade que não passa


Neste domingão, 26 de janeiro de 2014, o Blog de Assis Ramalho posta quatro fotos da velha e inesquecível Petrolândia, hoje submersa nas águas do rio São Francisco.

Na 1ª foto podemos ver o empresário Hilton Rodrigues de Almeida com o seu famoso Calhambeque, curtindo carnaval na década de 70.

No 2º "retrato",  o então prefeito José Dantas de Lima reuniu a sua equipe de secretários para uma foto inédita em frente à prefeitura, na década de 70.

Na 3ª e 4ª fotos, respectivamente, podemos ver e recordar o Grupo Escolar Delmiro Gouveia e o Colégio Normal Municipal de Petrolândia.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Petrolândia ontem, hoje e sempre

Confira resultados de sábado pela Copa SP, Copa do Nordeste, estaduais, e as crônicas e os lances em vídeo

Pato é vaiado em derrota do Corinthians para o São Bernardo

Santos bate Corinthians na final da Copa São Paulo e é campeão da Copinha; Flamengo empata com Caxias pelo Carioca, São Bernardo derrota Timão pelo Paulista, CSA bate o Santa Cruz e Bahia vence o Vitória da Conquista pela Copa do Nordeste; confira todos os resultados de sábado(25), e veja as crônicas e os gols em vídeo(Globoesporte.com).


COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR 2014
Corinthians 1 x 2 Santos CRÔNICA / VÍDEO
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO PAULISTA 2014
Rio Claro 0 x 1 Penapolense CRÔNICA / VÍDEO
XV de Piracicaba 1 x 0 Portuguesa CRÔNICA VÍDEO
Botafogo-SP 4 x 2 Paulista CRÔNICA / VÍDEO
Ponte Preta 1 x 0 Audax-SP CRÔNICA / VÍDEO
Corinthians 0 x 1 São Bernardo CRÔNICA / VÍDEO
VEJA A TABELA COMPLETA

CAMPEONATO CARIOCA
Bangu 0 x 0 Audax-RJ CRÔNICA
Flamengo 2 x 2 Duque de Caxias CRÔNICA / VÍDEO
VEJA A TABELA COMPLETA