sexta-feira, 25 de julho de 2014

Inscrições no Sisutec são prorrogadas até domingo


O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até domingo (27) o prazo de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), que terminaria hoje (25). A inscrição é feita pela internet, no site do Sisutec.

O programa oferece cursos técnicos gratuitos em instituições públicas, particulares e do Sistema S. Nesta edição, são ofertadas 289.341 vagas. Para concorrer, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, sem tirar zero na redação. Pelas regras do Sisutec, 85% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas, ou privadas como bolsistas integrais.

Segundo o MEC, os cursos mais procurados até o momento são os de técnico em segurança do trabalho, logística, enfermagem, informática e radiologia. Mas a oferta é diversificada, com cursos técnicos em mecânica, análises clínicas, design de interiores, eletrônica e petróleo e gás, entre outros. Até as 11h o número de inscritos ultrapassou os 300 mil. Na primeira edição, no segundo semestre de 2013, foram 383.080 inscritos.

MPPE: Lagoa Grande adere ao Pacto dos Municípios pela Segurança Pública


O município de Lagoa Grande (Sertão do São Francisco) firmou Termo de Cooperação Técnica e Compromisso, elaborado pelo promotor de Justiça Fernando Della Latta Camargo, aderindo, assim, ao projeto institucional Pacto dos Municípios pela Segurança Pública, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O Termo foi assinado pelo prefeito, Dhonikson do Nascimento Amorim, no dia 22 de julho, no Fórum da cidade, no qual se estabelece o cumprimento dos dez eixos de ação constantes no projeto que visa à redução dos índices de criminalidade no município.

A medida visa despertar a responsabilidade dos gestores públicos municipais para o seu papel na construção de políticas públicas de segurança. O Sistema Estadual de Defesa Social, por meio do Comitê Gestor do Pacto pela Vida, poderá contribuir com o desenvolvimento e implementação das medidas pactuadas pelo município, fornecendo informações, disponibilizando as análises estatísticas, auxiliando no processo de avaliação das metas pactuadas, dentre outras formas.

Com a adesão, o município se compromete a implementar as medidas e metas com no mínimo cinco eixos, dos dez especificados no projeto: cadastramento e controle de bares, restaurantes, boates, casas de shows e eventos, restaurantes e similares (eixo 1); cumprimento do Perímetro de Segurança Escolar (Lei Estadual n°10.454/90) (eixo 2); melhorar a iluminação pública nas áreas urbanas e rurais (eixo 3); instalação de câmeras e sistema de monitoramento (eixo 4); ações nos grandes eventos (eixo 5); implementação do projeto Pernambuco contra o Crack (eixo 6).

CT LAT oferece Curso Técnico em Alimentos em Garanhuns


O Centro Tecnológico Instituto de Laticínios do Agreste (CT Laticínios) lançou hoje (25) novo processo seletivo para o preenchimento de 175 vagas em cursos técnicos de nível médio, as inscrições poderão ser feita no dia 28/07 a 08/08 para o curso Técnico em Alimentos em Garanhuns. O valor da taxa de inscrição é de R$ 24,00, a ser paga na rede bancária até o dia 11 de agosto. As provas serão realizadas no dia 17 de agosto. O edital está disponível no site do Itep (www.itep.br).

Podem se candidatar estudantes que estejam cursando a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio ou ter concluído o Ensino Médio, para o ingresso nos cursos técnicos de nível médio, na forma concomitante ou subseqüente, respectivamente.

Os candidatos que têm interesse em solicitar a isenção da inscrição devem indicar no formulário de inscrição o número do Cadastro Único para Programas Sociais e seguir o indicado no edital.

No Centro Tecnológico Instituto de Laticínios do Agreste (CT LAT) oferece 15 vagas no curso de Alimentos, no horário da manhã.

Concorrência e competitividade: Uma coisa é ser competente, outra é competir.


“Pode parecer que os aspectos econômicos de uma sociedade são algo estritamente material, enquanto os valores têm uma dimensão cultural ou espiritual. Contudo, na realidade, o modelo de convivência, do qual a economia é uma parte fundamental, é muito influenciado pela hierarquia de valores” é o que afirma de Joan Majó, engenheiro e ex-ministro, em artigo publicado por El País, 23-07-2014. A tradução é do Cepat.

Eis ao artigo.

Há cerca de seis anos a situação econômica mudou de maneira abrupta e radical. Desde então introduziu-se em nossas conversas a palavra crise, sem saber exatamente do que falávamos. À medida que se tornava evidente sua dureza e sua persistência, foram mudando os qualificativos usados (imobiliária, financeira, econômica, social, política...) de acordo com as referências que eram feitas a suas causas, as suas consequências ou a suas diversas facetas. Seguramente, a que é de alguma forma a mais profunda e que resume a todas é a “crise do modelo econômico” ou, melhor ainda, a “crise de valores sociais”.

Para mim, estas duas expressões são equivalentes. Pode parecer que os aspectos econômicos de uma sociedade são algo estritamente material, enquanto os valores têm uma dimensão cultural ou espiritual. Contudo, na realidade, o modelo de convivência, do qual a economia é uma parte fundamental, é muito influenciado pela hierarquia de valores, já que reflete a importância e a prioridade que a maioria dos indivíduos concede a uns ou a outros objetivos pessoais, e as diferentes combinações ou equilíbrios que podem ser feitos com eles. No modelo econômico se contrapõe normalmente liberdade e igualdade; no modelo educativo, excelência e inclusão; no modelo policial, liberdade e segurança...

Competência. Na hora de refletir sobre os valores que se refletem em nosso modelo econômico, sempre me preocuparam os mal-entendidos e os abusos que existem ao redor de algo que considero um valor importante: a competência. Para mim é muito importante “ser competente”, quer dizer, ter os conhecimentos, as habilidades e a vontade de fazer as coisas bem feitas, tanto ao tratar de uma profissão, uma atividade artística ou um esporte. Deste ponto de vista, acredito que é necessário que as pessoas, as empresas, as organizações, ou os países, sejam o mais competente possível, e assim dirijam seus esforços e recursos para consegui-lo. A competitividade de uma economia é o reflexo da competência de suas pessoas, e é a melhor forma de garantir o bem-estar de uma sociedade.

Competição. Contudo os problemas aparecem quando se mistura o conceito de competência com o conceito de competição, e a competitividade já não se mede então em termos de nível de competência, mas tendo como base o triunfo em uma situação de enfrentamento. Então, a competitividade não consiste em “ser mais competente”, mas em “ser mais competente que...”. Com isso passamos de uma mediação em termos absolutos para outra em termos relativos, já que o triunfo na competição não garante ser mais competente; significa apenas ser mais competente que aquele com quem você se comparou, com quem você enfrentou e aquele que tenha derrotado. É uma forma efetiva e fácil de medir competências, mas não a única e nem é, seguramente, a melhor.

Robótica nas escolas é sucesso na 3ª edição da Campus Party Recife

Campuseiros conheceram programa destinado a alunos da rede estadual de ensino (Fotos: Ademar Filho)

Campuseiros, estudantes e professores que estiveram presentes na 3ª edição da Campus Party Recife, iniciada nesta quinta-feira (24), no Centro de Convenções, em Olinda, puderam experimentar um pouco da vivência que os alunos da rede estadual têm dentro do programa de robótica nas escolas. A iniciativa teve início em 2012, através de uma parceria da Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE) com a Lego Zoom, e atende 226 escolas - regulares e de referência - da rede estadual.

Foram cerca de 2h de workshop, no qual cada dupla participante recebeu um kit Lego Zoom, similar aos usados pelos alunos da rede, que continha um bloco programável, motores, sensores, e peças para a montagem de um robô AGV autoguiável. Nas escolas, esse modelo é utilizado durante as aulas de matemática e física para demonstrarem equações e conceitos específicos de cada matéria. Pelos robôs os alunos podem aprender, na prática, teorias como coeficiente de atrito, aceleração, velocidade média, frenagem e gravidade.

De acordo com o coordenador pedagógico da Lego Zoom, Saulo Lima, a oficina teve o objetivo de demonstrar aos participantes como os alunos trabalham a robótica em sala de aula. “Aqui vamos dar uma noção de como programar o robô para que ele se movimente através dos sensores, dê giros de 90° à esquerda ou direita, execute movimentos simples de ir para frente e para trás, e até desviar de obstáculos”, explicou Lima. É através desses mecanismos que os alunos aprendem conceitos que vão desde distância até movimento.

Inauguração da sede da ABLOGPE consolida avanço da blogosfera



A Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco - AblogPE deu nesta sexta-feira (25) um passo importante em sua história. Fundada como a primeira Associação do Brasil que defende a categoria, a AblogPE inaugurou sua Sede na capital pernambucana com a presença de produtores de mídias digitais de diversas regiões. Fundada em 2011, na cidade de Limoeiro, Agreste pernambucano, a AblogPE provocou debates em diversas cidades com a realização de encontros e a participação em seminários nacionais, como por exemplo, o 4º Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais, ocorrido em São Paulo no mês de Maio.

Na oportunidade, foi apresentada a minuta do projeto de lei de iniciativa da entidade, destinando percentual das verbas publicitárias dos Poderes Públicos de Pernambuco para os Produtores de Conteúdo das Mídias Digitais. “A inauguração do escritório vem sendo projetada há algum tempo, mas a localização era o que devia ser estrategicamente pensado. Representar os blogueiros na capital seria um ponto de referência para a prestação dos serviços como apoio técnico e jurídico”, disse Lissandro Nascimento, presidente.

Com mais de 400 associados, a estimativa é chegar aos mil até o próximo ano. Uma das principais vertentes levantadas pelo AblogPE é o reconhecimento da categoria como profissão e estimular melhorias técnicas em portais na web. O cadastro como associado é simples e gratuito, podendo ser feito através do link: ablogpe.com O escritório fica situado no Edifício São Cristóvão, Rua da Aurora nº 295, Sala 917 (9º Andar), Centro do Recife.

Paulo Câmara cumpre agenda no Agreste e no Sertão neste final de semana

Entre os eventos programados estão o Festival de Inverno de Garanhuns e a tradicional Missa do Vaqueiro, em Serrita

Depois de paralisar as atividades de campanha por 24 horas, em respeito ao falecimento do escritor, dramaturgo e presidente de Honra do PSB, Ariano Suassuna, o candidato da Frente Popular ao Governo, Paulo Câmara (PSB), retoma a agenda a partir desta sexta-feira (25). Pela manhã, às 11h, o socialista concede uma entrevista à Rádio Liberdade, em Caruaru. De lá, segue para Garanhuns, onde, à tarde, se encontra com prefeitos do Agreste. À noite, às 21h, o postulante vai conferir a movimentação do Festival de Inverno.

No sábado (26), Paulo inicia o dia em Petrolina, com uma caminhada, às 8h, e depois segue para a inauguração do comitê regional de Petrolina, às 11h. À tarde, o candidato vai à Exposição Especializada em Caprinos e Ovinos de Sertânia (Expocose), às 14h. Depois do município sertanejo, o Agreste é novamente o destino, com eventos em Vitória de Santo Antão, às 18h, e em Santa Cruz do Capibaribe, às 20h30. No domingo, às 8h, o socialista visita a Missa do Vaqueiro, em Serrita, e participa da comemoração do Dia do Panificador, com representantes da categoria, no Recife, às 13h30.

Assessoria de Imprensa do PSB

Sisutec: Oferta em Pernambuco supera 20 mil vagas em 20 municípios, incluíndo Petrolândia


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano abriu 145 vagas em cinco cursos técnicos de agropecuária, aquicultura e multimeios didáticos. A oferta abrange as cidades de Santa Maria da Boa Vista, Petrolândia, Ouricuri e Floresta, em Pernambuco. Em 20 municípios do estado, o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional (Sisutec) oferece 20.361 vagas em diversas instituições de ensino profissionalizante. As inscrições terminam nesta sexta-feira (25).

Os cursos de agropecuária, com 1,2 mil horas, serão ministrados em Santa Maria da Boa Vista, com 30 vagas no turno da manhã; Ouricuri, 30 vagas, também de manhã, e Petrolândia, centro de referência do instituto, 30 vagas no turno vespertino. O profissional certificado em agropecuária pode trabalhar em propriedades rurais, empresas comerciais e agroindústrias, nas funções de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.

Também em Petrolândia, o instituto oferece curso de aquicultura, com 30 vagas, noturno. A formação, de mil horas, prepara o profissional para a criação de peixes, camarões, mexilhões, rãs e algas. O campo de trabalho abrange instituições públicas e particulares, empresas de produção e beneficiamento de pescado e laboratórios de reprodução, larvinocultura e engorda de peixes.

No município de Floresta, o curso de multimeios didáticos tem 25 vagas para o período noturno. A formação, de 1,2 mil horas, qualifica o profissional para atuar em escolas públicas e particulares, centros de formação profissional e de capacitação de pessoal e redes de ensino.

Moda

Petrolândia: Festival da Juventude será realizado na tarde deste domingo (27) na AABB


A Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude do município, em parceira com a Casa das Juventudes de Petrolândia, promovem o 2° Festival Cultural da Juventude, a ser realizado neste domingo (27), a partir das 15h00, na sede da AABB Petrolândia, situada na Orla Fluvial da cidade.

A programação do evento, entre outras atrações, conta a participação das bandas Black City e Grove Stylo, Cícero Silva e Geison Souza, boate e apresentação dos grupos de dança da Casa das Juventudes.

Haverá também o Concurso Garota e Garoto Juventude 2014. Não perca!

A entrada é 1 Kg de alimento não perecível.

As inscrições estão abertas para novos grupos de dança na Casa das Juventudes de Petrolândia (Rua da Matriz, 300 - Centro). Participe e seja eja um jovem que brilha!

Informações: Casa das Juventudes de Petrolândia

Surubim agradece a Humberto por verbas ao município


Responsável por emendas que garantiram mais de R$ 700 mil a obras fundamentais a Surubim, no Agreste pernambucano, o líder do PT no Senado, Humberto Costa, recebeu o reconhecimento da prefeitura da cidade pela atuação em favor do desenvolvimento do município.

O prefeito Túlio Vieira veio a Brasília trazer a Humberto pela viabilização das obras "de grande relevância" para Surubim. A primeira delas, cuja ordem de serviço já foi assinada, é a construção de um anel viário que ligar o bairro São José à rodovia PE-90, para qual emenda parlamentar de Humberto destinou R$ 536 mil dos R$ 658 mil do valor total.

A obra, que terá 900 metros de extensão de pavimentação asfáltica, contará com ciclovias, calçadas, rampas de acessibilidade, iluminação, além de sinalização horizontal e vertical. Graças a ela, o acesso ao centro de Surubim será facilitado, especialmente para os veículos que vêm de outros municípios.

Para a saúde, Humberto destinou R$ 200 mil em emendas parlamentares. O dinheiro está sendo utilizado para a aquisição de equipamentos e veículos para a área de atenção básica à saúde da população de Surubim, que recebeu nove médicos pelo programa Mais Médicos, do Governo Federal.

Aécio Neves defende redução da maioridade penal para crimes hediondos


O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, defendeu hoje (25) a redução da maioridade penal para crimes hediondos, ao visitar a comunidade de Vigário Geral, na zona norte do Rio de Janeiro, onde assistiu a apresentações de dança e música na sede da ONG Afro Reggae e conversou com moradores.

Segundo Aécio Neves, a redução da maioridade penal para crimes hediondos “pode sinalizar um caminho para a diminuição da impunidade. Estamos falando de casos gravíssimos, crimes hediondos significam 1% do total de jovens que cometem algum delito. Mas essa não é a solução, é uma questão paliativa. A solução é a educação, é a oportunidade, é fazer o Brasil crescer”.

Entre as propostas do candidato estão iniciativas de reinserção de egressos do sistema penitenciário e oportunidades de trabalho e renda para os jovens. Ele citou projeto de Minas Gerais que pretende levar para todo o país, caso seja eleito, que oferece uma poupança para jovens do ensino médio, a qual pode ser resgatada, ao final do terceiro ano, se o jovem tiver uma frequência mínima na escola, participar de oficinas de capacitação e não cometer nenhum crime.

Petrolândia: 1° Festival Na Pegada acontece neste sábado no Projeto Apolônio Sales


Neste sábado, 26 de julho, o Projeto Apolônio Sales vai receber o 1º Festival Na Pegada,que será realizado no Centro Comunitário.

As atrações do evento são Gibão de Ouro, Seduzyr e Black City, além de boate.

O preço da entrada (pulseira) é de R$ 10 para os homens e R$ 5 para as mulheres.

A organização é de Damião Carvalho e Édio Braga.

Informações: Édio Braga

Anvisa proíbe venda de lote de suplemento proteico


Por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (25), a Agência Nacional de Vigilância Nacional proibiu a distribuição e a comercialização do lote 003522 2 (val.: 04/2015) do suplemento proteico para atletas Super Whey 3W Integralmedica, sabor baunilha.

A decisão foi tomada após um laudo do produto - emitido pelo Instituto Adolfo Lutz - apresentar resultado insatisfatório para o ensaio de carboidratos. A análise detectou quantidade de carboidratos superior em mais de 20% ao valor declarado no rótulo do suplemento.

Com isso, a empresa paulista Integralmédica SA Agricultura e Pesquisa, responsável pela fabricação do produto, não poderá mais distribuir e comercializar o lote em questão do Super Whey 3W Integralmedica em todo o território nacional.

Emboscada na Síria mata 50 soldados

Esquipes de resgate tiram homem síria de escombros nesta sexta-feira (25), depois que um helicóptero, supostamente do governo sírio, jogou um barril bomba no bairro Sakhour, na cidade de Aleppo (Foto: AFP PHOTO / AMC / ZEIN AL-RIFAI)

Cerca de 50 soldados sírios morreram nesta sexta-feira (25) em uma emboscada dos jihadistas do Estado Islâmico no norte do país, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

No momento da emboscada, os militares realizavam um recuo tático de uma posição na província de Raqa, ao norte, cenário desde a véspera de combates de uma violência sem precedentes entre os dois lados.

Os confrontos das últimas 24 horas entre o exército e os jihadistas do Estado Islâmico (EI) no norte da Síria deixaram 74 mortos, segundo divulgou mais cedo nesta sexta o OSDH. A maioria das vítimas era de combatentes.

O EI, que no final de junho anunciou a criação de um "califado" islâmico entre Síria e Iraque, controla amplas zonas desses dois países e tenta expandir sua hegemonia.

Inscrições para Supletivo 2014 podem ser realizadas gratuitamente até o dia 10 de agosto


Interessados em concluir o ensino fundamental ou médio podem se inscrever no Exame Supletivo 2014 oferecido pelo Governo do Estado de Pernambuco. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 10 de agosto, exclusivamente, pelo endereço eletrônico (www.educacao.pe.gov.br). O edital completo está disponível no site da Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE).

Para quem está em regime carcerário, e também deseja participar, deve fazer a sua inscrição no respectivo presídio ou cadeia pública.

Para ter acesso ao local do exame, o participante deverá imprimir o cartão de inscrição disponível em www.educacao.pe.gov.br a partir de 8 de setembro. Aqueles em regime carcerário receberão o cartão na própria unidade prisional. A aplicação das provas acontece em 19 de outubro, para candidatos em geral, e no dia 23 para candidatos privados de liberdade.

Para o exame de nível fundamental, o estudante deve ter 15 anos completos até a data da realização das provas e para o nível médio, 18 anos completos. Deficientes visuais, auditivos e físicos podem solicitar atendimento especial.

Escavação não encontra corpo de Eliza Samúdio em Minas Gerais

Jorge, primo de Bruno, acompanha trabalhos de
busca por corpo de Eliza (Foto: Pedro Ângelo / G1

A Polícia Civil encerrou por volta das 13h desta sexta-feira (25) as buscas pelo corpo de Eliza Samudio em um lote vago na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O terreno fica no bairro Santa Clara, na cidade de Vespasiano, perto da casa de Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, um dos réus condenados pela morte da ex-amante do goleiro Bruno Fernades. O local foi indicado pelo primo do atleta, Jorge Luiz Rosa, que era menor de idade na época do crime.

As buscas pelo corpo de Eliza Samudio começaram no fim desta manhã. Em um terreno íngreme, uma retroescavadeira foi usada para tentar encontrar os restos mortais. Ao lado do advogado Nélio Andrade, Jorge Luiz Rosa, primo do goleiro Bruno, acompanhou as escavações que procuram o corpo de Eliza Samudio.

De acordo com advogado Nélio Andrade, Jorge Luiz Rosa ficou decepcionado. “O sentimento dele é de frustação. Mais do que ninguém ele queria encontrar [o corpo]. O que faria ele a se expor se não estivesse convicto?”, disse. O defensor ainda afirmou que o jovem mantém a versão de que os restos mortais foram enterrados no local. “Ele é convicto, ele continua com essa convicção”, ressaltou.

Prefeitura de Floresta e o Núcleo de Crianças e Adolescentes buscam Selo UNICEF

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Floresta

Sargento da Polícia Militar é assassinado a tiros em Alagoas

Sargento Monte estava lotado no 1º BPM, no
Conjunto Dique Estrada (Foto: Divulgação/PM)

O sargento José Cícero dos Santos Monte, mais conhecido como sargento Monte, lotado no 1º Batalhão da Polícia Militar, foi assassinado, na manhã desta sexta-feira (25), quando fazia a escolta de uma distribuidora de beibidas, no conjunto Carminha, no Benedito Bentes, parte alta de Maceió.

Segundo o capitão Limeira, do 5º BPM, o sargento que aguardava sair a aposentadoria, a chamada reserva na Polícia Militar, estava de folga nesta manhã e sempre fazia "bicos" realizando escolta da distribuidora. Segundo as primeiras informações, ele levou tiros no rosto e ficou caído na calçada em frente a um bar. Os bandidos levaram a arma e a carteira do militar.

"Ainda não temos certeza se foi crime de execução ou latrocínio. Estamos aguardando a chegada da Polícia Civil para começar as investigações", diz o capitão Limeira.

G1 Alagoas

Incentivador da cultura pernambucana, Alberto Feitosa participa de evento do Maracatu Nação Maracambuco

Alberto Feitosa é entrevistado por Assis Ramalho
Foto/arquivo: Lúcia Xavier

Ligado aos movimentos populares e sociais e preocupado em sempre trabalhar em prol da cultura e turismo do Estado, Alberto Feitosa participou, na noite desta quinta-feira (24), de um evento realizado pelo Maracatu Nação Maracambuco, em Olinda. Foi inaugurada na sede do projeto, localizada no bairro de Peixinhos, a sala Mauro Fonseca, que leva o nome do ex-vereador da cidade e marido da atual vereadora de Olinda, Graça Fonseca.

Além da vivência e divulgação da cultura pernambucana, o Maracatu Nação Maracambuco tem como base o trabalho social. Crianças do bairro de Peixinhos participam do projeto, descobrindo mais sobre a história do macaratu e aprendendo a tocar seus diferentes instrumentos. Desde o seu primeiro contato com o Maracambuco, Alberto Feitosa se envolveu com suas as causas sociais e trabalhou para que pernambucanos e turistas descobrissem os encantos da nossa cultura através do Nação Maracambuco.

Segundo o presidente do Maracambuco, Marcionilo Oliveira, Alberto Feitosa é um dos maiores apoiadores do maracatu de Olinda e seu trabalho pelo turismo e cultura de Pernambuco foram de grande importância para o crescimento do número de turistas e o interesse pela cultura do estado. “Foi muito gratificante ter Alberto Feitosa em nosso evento, pois sabemos que hoje ele é um dos maiores apoiadores do trabalho que realizamos com o Maracambuco. Após conhecer nossas ações, Feitosa demonstrou muito carinho por nós, acreditou em nosso projeto e nos levou para participar do projeto Noronha das 4 estações. Lá, pudemos mostrar nosso trabalho e a cultura de Pernambuco para turistas de diferentes nacionalidades. Foi muito importante para nós. Feitosa cuida e se preocupa com a cultura do nosso estado”, afirmou.

TRE legitima propaganda de Paulo Câmara

Coligação Frente Popular terá 10 minutos e 26 segundos de propaganda gratuita na TV e rádio

Por unanimidade, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu, na tarde desta quinta-feira (24), pela manutenção da propaganda de rua, a exemplo de cavaletes e bandeiras, da Frente Popular na Região Metropolitana do Recife (RMR). Os desembargadores entenderam que a coligação respeita os limites estabelecidos pela legislação, rechaçando quatro questionamentos impetrados pelos adversários de Paulo Câmara (PSB) em sua caminhada rumo ao Palácio do Campo das Princesas.

Os membros do pleno do TRE-PE avaliaram, através da análise de fotografias que registraram a disposição das peças, que a Frente Popular prezou pela mobilidade da população do Grande Recife. Os cavaletes e bandeiras da campanha de Paulo Câmara foram colocados em calçadas de praças ou em gramados que margeiam canais, como na avenida Agamenon Magalhães, sem atrapalhar o trânsito de pedestres.

“A decisão da Justiça Eleitoral deixou claro que a campanha da Frente Popular exerce o seu direito de divulgar Paulo Câmara com o devido respeito ao cidadão. As peças não atrapalham a mobilidade, não cabendo qualquer tipo de restrição”, explicou o coordenador jurídico da Frente Popular, Carlos Neves Filho.

O advogado ressaltou que a posição do TRE-PE reafirma o direito conquistado pela sociedade de se expressar livremente, sobretudo no debate eleitoral. “Brigamos tanto para poder ir às ruas e, agora, querer impedir a livre expressão, a chegada da campanha às pessoas é uma tentativa que se assemelha à época da ditadura militar”, ponderou Carlos Neves Filho.

João Lyra Neto tem como marca receber bem a presidente Dilma Roussef


Manter boas as relações institucionais entre os governos do Estado e Federal tem sido uma marca da gestão João Lyra Neto. O Governador de Pernambuco – como ocorreu em todas as visitas da presidente Dilma Roussef – fez questão de ir recebê-la na Base Aérea. O mesmo ocorreu após a presidente participar do velório do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna que aconteceu, no Palácio do Campo das Princesas, em clima de forte emoção, pontuadas por cânticos, palmas, e a apresentação de grupos ligados a cultura popular e o maracatu.

João Lyra e Dilma, durante o trajeto de ida e volta a Base Aérea, tiveram a oportunidade de trocar ideias sobre a importância cultural e política de Ariano Suassuna; a questão econômica nacional e os desafios de gestão dos atuais governantes.

O mesmo gesto de cortesia do governador de Pernambuco foi repetido com o seu colega petista da Bahia, Jacques Wagner, que ficou muito sensibilizado com a acolhida que teve em nosso Estado. Mesmo em campos políticos opostos, tanto Dilma quanto Jacques Wagner registraram a maneira elegante como foram recebidos pelo Governo de Pernambuco.

Secretaria da Casa Civil de Pernambuco/Núcleo de Jornalismo

Vereador envolvido em roubo a banco de Inajá é preso em Alagoas

Presos foram levados para a Delegacia de Delmiro
Gouveia (Foto: Divulgação/ Ascom MP)

Um vereador do município de Mata Grande, no Sertão de Alagoas, foi preso, na madrugada desta sexta-feira (25), durante uma operação, deflagrada no Sertão do estado para desarticular e prender uma quadrilha. João Sérgio (PMN) é suspeito de integrar um grupo envolvido em assaltos a banco e outros crimes na região. Além dele, outras sete pessoas foram presas, entre elas três guardas municipais de Canapi.
A operação conjunta foi deflagrada desde o início da noite de quinta-feira (24) pelo Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) e as polícias Civil e Militar, em Mata Grande, Canapí e Delmiro Gouveia. Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e 2 de prisão, todos expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.

Durante a ação, um homem identificado como Ciriaco, suspeito de integrar a quadrilha, foi morto em uma das estradas de acesso ao município de Canapi, após reagir à voz de prisão e trocar tiros com militares da Companhia de Operação de Polícia Especiais do Sertão (Copes).As buscas continuaram na manhã desta sexta, quando o vereador foi preso em sua casa, no centro da cidade de Mata Grande.

O Ministério Público Estadual (MP-AL) informou que, em um trabalho de campo, um agente infiltrado do Gecoc descobriu que a casa dele guardava armamento pesado e vários pacotes de dinheiro.

Durante cumprimento de mandado de busca e apreensão na residência de João Sérgio, foram apreendidos um revólver calibre 38, uma espingarda 12 e uma luneta pra fuzil com mira infravermelha. Ele foi preso em flagrante delito por posse ilegal de armas.

Armando, Paulo Rubem e João Paulo vão ao Sertão e Agreste no fim de semana

Foto: Léo Caldas/Divulgação
Armando, Paulo Rubem e João Paulo vão ao Sertão e Agreste no fim de semana
O candidato a governador pela coligação Pernambuco Vai Mais Longe, Armando Monteiro (PTB), tem uma agenda intensa no Sertão e Agreste de Pernambuco neste fim de semana. Os compromissos começam já nesta sexta-feira (25). Acompanhado dos candidatos a vice, Paulo Rubem Santiago (PDT), e ao Senado, João Paulo (PT), em todos os eventos, Armando visita alguns pólos do Festival de Inverno, em Garanhuns. No sábado (26), pela manhã, o petebista permanece no município, onde fará uma visita ao comércio local, ao lado do prefeito Izaías Régis (PTB) e lideranças da região.

De Garanhuns, Armando Monteiro segue para Araripina, onde prestigia, às 20h, o lançamento da candidatura a deputada estadual de Socorro Pimentel (PSL), esposa do deputado Raimundo Pimentel (PSB), que declarou a apoio às candidaturas de Armando, à de Paulo Rubem Santiago (PDT), como vice, à de João Paulo (PT), ao Senado, e à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Ainda no município, Armando terá uma reunião com lideranças políticas do Sertão do Araripe.

No domingo, às 9h, Armando prestigia a Missa do Vaqueiro, que chega a sua 44ª edição, homenageando o lendário vaqueiro Raimundo Jacó, primo de Luiz Gonzaga. À tarde, às 15h30, o candidato a governador visita a Exposição Especializada em Caprinos e Ovinos (Expocose) e a Feira da Indústria, Comércio e Serviços de Sertânia (Exposertânia), no Parque de Exposição Professor Renato Moraes.

Cruz Vermelha Brasileira revela que R$ 25 milhões podem ter sido desviados


Milhões de reais destinados a ações assistenciais podem ter sido desviados das contas da Cruz Vermelha Brasileira por antigos gestores da organização humanitária. A constatação é fruto de uma auditoria feita por uma empresa de consultoria internacional contratada pelo conselho diretor da entidade. Em nota divulgada hoje (25), a Cruz Vermelha Brasileira revela que foram encontrados gastos sem comprovação e movimentações suspeitas da ordem de R$ 25 milhões.

“Foi uma auditoria complexa e minuciosa e, por isso mesmo, longa”, informa a diretoria da organização em comunicado. As irregularidades apontam para desvios de doações feitas para as vítimas de conflitos e da seca na Somália; do tsunami no Japão; das enchentes na Região Serrana do Rio de Janeiro e para uma campanha de prevenção à dengue. Os supostos desvios estão concentrados nas filiais do Maranhão e Ceará, além de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, entre 2010 e 2012.

“Há comprovações de irregularidades e considera-se que alguns desses casos podem ser delitos, enquanto outros se configuram como faltas administrativas, menos graves, mas não menos passíveis de punição”, afirma a entidade. Entre as deficiências e irregularidades identificadas pela consultoria estão a falta de controle interno e a ausência de documentos.

A Cruz Vermelha Brasileira garante que tomará todas as providências necessárias, inclusive judiciais, para reaver os recursos e destiná-los aos beneficiários. Além de entregar cópias do relatório final ao Ministério da Justiça, a diretoria da entidade promete acionar os ministérios Público Federal e estaduais para que adotem as medidas judiciais cabíveis.

Petrolândia: Noite Sensual, evento só para mulheres, será realizada nesta sexta, às 18h30


Acontece hoje, no Clube das mães, vizinho ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia -STR - a "Noite Sensual", evento só para mulheres, a partir das 18h30.

No evento serão apresentadas técnicas de massagens sensuais, strip-tease, a importância da visão, tato, olfato e paladar dentro do sexo e Gincana do Amor. Haverá Coffee Break Afrodisíaco e sorteios. 

Valor da inscrição: R$ 20,00. Informações e inscrições com Ydaiane: (87) 9925-3024 e Emília (87) 9625-5748. As vagas são limitadas.

Sexo é vida e faz toda diferença numa relação a dois.

Informações: Emília Gomes

Conhecimento para toda a vida: agricultores participam de intercâmbio em Ibimirim/PE

 Fotos: Coopagel/Divulgação

As práticas agroecológicas e os tipos de irrigação sustentável tiveram destaque entre as tecnologias apresentadas no Serta

Nesta segunda (21) e terça-feira (22), foi realizado um intercâmbio de experiências com agricultores e agricultoras do município de Manari, no Sertão de Pernambuco. Cerca de 20 pessoas foram até o Centro de Atividades do Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta), no município de Ibimirim, no Sertão, para conhecer técnicas de agroecologia e convivência com o Semiárido. A visita foi realizada pela Cooperativa dos Profissionais em Atividade Gerais (COOPAGEL), uma das instituições vinculadas a Articulação de Semiárido (ASA), que executam o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), responsável pela construção de cisternas de placa no Sertão pernambucano.

Durante os intercâmbios, os agricultores/as puderam observar novas formas de plantio e manejo da água, que já haviam sido apresentadas nas capacitações em Sistema Simplificado de Manejo de Água para Produção (SISMA). Foram apresentadas tecnologias de agricultura sustentável, agroecologia, criação e produção de animais. Participando do intercâmbio, a agricultora Lindinalva das Dores, de 54 anos, ficou admirada com a variedade de técnicas agrícolas sustentáveis que podem ser facilmente adotadas no dia a dia. Ela vai receber uma das cisternas para produção do P1+2 e não hesitou em levar as experiências para casa. “O intercâmbio é muito importante para as pessoas que querem aprender. A gente chega vê e copia as mesmas coisas, para nossa casa. Eu estou levando algumas plantas pra casa, algumas plantas que retiram a 
sujeira da água”, afirmou.

Policial militar morre em acidente na PE-160 em Santa Cruz do Capibaribe

Foto: JC Imagem.

Um policial militar morreu em um acidente nessa quinta-feira (24) em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima, Sandoval Monteiro Neto, de 37 anos, pilotava uma moto na PE-160, quando teria tentado desviar de um cavalo na pista. Ele perdeu o controle do veículo e caiu sobre várias pedras.

Ainda segundo a PM, o policial, que morreu no local, trabalhava no 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) no município. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) em Caruaru, também no Agreste.

NE 10 Interior

Paul​o Câmara: vamos seguir nossa campanha focado no debate ​de ideias

Socialista não ​vai ​ entrar no clima dos ataques de adversários

Os recentes ataques direcionados ao candidato da Frente Popular ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), não vão mudar a sua forma de fazer campanha. Em entrevista à rádio JC News, nesta quinta-feira (24), o socialista afirmou que seguirá focado no debate de ideias e na apresentação das propostas para que o Estado siga avançando. Paulo entende que a população merece assistir a uma disputa em nível elevado, com o foco no desenvolvimento de Pernambuco.

“Vamos apresentar o nosso currículo, o que pretendemos fazer e quem está nos acompanhamos. Essa é a forma que a gente vai ​​fazer a nossa campanha. E vamos reagir quando formos provocados. Mas vamos reagir também dentro do bom senso e da boa conduta que deve haver entre dois postulantes ao Governo do Estado”, sentenciou Paulo Câmara.

O candidato da Frente Popular frisou que, mesmo sendo atacado de forma indevida, não haverá a orientação para que nenhum de seus aliados empreendam por um caminho que não seja o do bom debate. “Não vamos entrar nesse jogo. Não autorizei ninguém para fazer nenhum tipo de retaliação nesse nível. Vamos disputar a eleição com ideias, com propostas e com debate político”, assegurou.

Primeiras imagens de avião que caiu no Mali são divulgadas. 118 pessoas morreram

Vídeo e fotos mostram restos metálicos em área desértica.
Segundo a França, nenhuma das 118 pessoas a bordo sobreviveu.

O presidente francês, François Hollande, informou nesta sexta que "não há sobreviventes" e que uma caixa-preta da aeronave já foi encontrada.

Investigadores no local do desastre no norte do Mali concluíram que o avião se partiu quando atingiu o solo, disseram, sugerindo que isso indica ser improvável ter sido alvo de um atentado.

A presidência francesa informou que havia 118 pessoas a bordo, 112 passageiros e seis tripulantes, e não 116, como foi informado anteriormente.

Uma coluna de 100 soldados e 30 veículos das forças francesas estacionadas na região chegou ao local na manhã desta sexta para proteger a área da queda, perto da cidade de Gossi, no norte malinês, e recuperar os corpos, informou uma autoridade do Ministério da Defesa.

O avião da Air Algerie desapareceu na quinta-feira (24) com 116 pessoas a bordo, entre elas seis tripulantes espanhóis e 50 passageiros franceses, quando se dirigia de Uagadugu a Argel. Os destroços da aeronave foram localizados por um avião teleguiado das forças francesas presentes no Mali, levando um destacamento de soldados franceses a se dirigir ao local por terra.

Pernambuco e os conflitos socioambientais


Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco

Em Pernambuco, o mais mesquinho dos egoísmos é como o governo tem tratado mal a questão ambiental e descuidado da qualidade de vida de sua população, pois não protege a natureza e nem respeita as pessoas. Aqui impera o racismo ambiental.

O crédito público associado às isenções e aos incentivos fiscais e financeiros são armas poderosas que poderiam ser usadas para induzir um novo tipo de comportamento, exigindo integral e verdadeira responsabilidade social das empresas que viessem a se instalar no Estado. Quase a metade do crédito, todo de longo prazo e módicos juros, vem de bancos públicos muitas vezes avalizados pelo governo estadual. Logo, se o governo quisesse, outra forma de desenvolvimento (humano e social) seria possível: bastava induzir boas práticas através de sua força econômica, mudando os incentivos.

Ao invés disso, o governo estadual é o maior promotor de conflitos socioambientais, como nas remoções forçadas dos moradores para as obras da Copa, provocando também degradação ambiental. Merece também destaque a violência praticada pela empresa pública Suape contra os moradores nativos do território abrangido pelo Complexo Industrial Portuário de Suape (CIPS), e o desmatamento local de Mata Atlântica, manguezais e restingas. Somente para citar dois exemplos.

Frases do dia 25/07/2014: Coletânea IHU On-Line

Anão

“Essa é uma demonstração lamentável de por que o Brasil, um gigante econômico e cultural, continua a ser um anão diplomático” - Yigal Palmor, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, criticando a posição do Brasil que considera inaceitável a escalada de violência entre Israel e Palestina – Zero Hora, 25-07-2014.

Gesto

"O gesto que tinha que ser feito foi feito. O Brasil entende o direito de Israel de se defender, mas não está contente com a morte de mulheres e crianças" - Luiz Alberto Figueiredo, chanceler brasileiro – Folha de S. Paulo, 25-07-2014.

Em Olinda, Fernando homenageia militância política de Ariano

 Fotos: Rafa Medeiros

Em noite de homenagens ao mestre Ariano Suassuna, o candidato da Frente Popular ao Senado, Fernando Bezerra Coelho, prestigiou a inauguração do comitê do candidato a deputado estadual João Luiz (PSB). Localizado no Bairro Novo, o comitê reuniu cerca de 400 militantes e lideranças políticas da Frente Popular.

Ainda emocionado pela perda de Ariano Suassuna, Fernando fez um discurso de homenagem ao mestre na terra que é o berço da cultura pernambucana. "Vamos render nossas homenagens não apenas ao grande escritor, mas ao militante político, o homem que fez da sua vida uma luta pela melhoria da vida do nosso povo. E ele, onde estiver, vai nos guiar nessa caminhada rumo à vitória, a uma nova consciência política", reverenciou Fernando, arrancando aplausos dos militantes.

João Luiz já foi vereador de Olinda, secretário de Trânsito e Transporte da cidade e vinha ocupando, desde 2013, o cargo de secretário-executivo de Juventude e Qualificação da Prefeitura do Recife. "Minha principal missão é defender os interesses da população de Olinda e uma das marcas da minha atuação é a qualificação profissional. E nessa minha caminhada, estou com Fernando para senador. É o mais preparado, dinâmico e capaz de planejar e executar projetos importantes para Pernambuco", disse o candidato a deputado.

Assessoria de Imprensa de Fernando Bezerra Coelho
Fotos: Rafa Medeiros

Empresária de Major Izidoro morre em colisão de veículos na AL-120

 Fotos: Alagoas na Net

Um acidente automobilístico ocorrido na tarde desta quarta-feira (24) vitimou fatalmente a comerciante de Major Izidoro, Elane Ferreira da Silva, de 30 anos. A sertaneja voltava com seu marido da cidade de Arapiraca, quando seu veículo colidiu com outro carro na rodovia AL 120, próximo à entrada de Major Izidoro.

Segundo foi apurado por policiais militares do Posto Fiscal de Olho d’Água das Flores, o veículo que transportava a vítima, uma Chevrolet S10, de cor prata, era dirigido por seu esposo, o também comerciante Claudio Fernando Ferreira Cruz. A caminhonete teria se chocado frontalmente com outro carro, um Volkswagem Parati, de cor azul, dirigida por Wagner de Oliveira Barros, de 40 anos.

Em conversa com o cabo Maiorano, integrante da guarnição do Posto Fiscal, uma perícia inicial no local levantou que um dos veículos teria invadido a contramão, provocando a colisão.

Devido ao choque, a caminhonete saiu da pista e capotou. A empresária estava sem o cinto de segurança, no banco do carona, foi arremessada para fora do veículo e faleceu no local. Seu companheiro usava o cinto, além de receber a proteção do air bag do veículo, e sofreu apenas pequenos ferimentos.

Petrolândia: Evânio Barbosa faz show no Maria Fumaça nesta sexta-feira

Evânio Barbosa, voz e violão

Nesta sexta-feira, 25, o poeta, cantor e compositor Evânio Barbosa apresenta-se no Bar e Restaurante Maria Fumaça, na Orla de Petrolândia, a partir das 20 horas.

O show de Evânio tem repertório de MPB da melhor qualidade, com microfone aberto à apresentação de novos e consagrados talentos de nossa terra ou em visita à cidade.


Informações: Evânio Barbosa

Confira as manchetes dos jornais desta sexta-feira (25)

Capa do Jornal - 25/07/2014
O Blog de Assis Ramalho apresenta as manchetes dos jornais desta sexta-feira 25 de julho de 2014. Confira:


Diário de Pernambuco: Os Brasis de Ariano
Folha de Pernambuco: Professores do Recife votam pelo fim da greve
Correio da Bahia:  Morre prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim
Diário do Nordeste: Ataques a bancos no Ceará já chegam a 39 neste ano
Gazeta de Alagoas: Professores da rede municipal paralisam as atividades
O Globo: Padilha indicou executivo para doleiro, apura Polícia Federal
Folha de São Paulo: PF liga ex-minístro Padilha a empresa de doleiro preso
O Estado de São Paulo:  Padilha indicou executivo para doleiro, aponta Polícia Federal
Correio Braziliense: Investigação da PF liga o ex-minístro Padilha a doleiro
Zero Hora: Safra histórica deverá render R$ 24,1 ao Rio Grande do Sul

Redação do Blog de Assis Ramalho

Prédio da Prefeitura de Amaraji-PE é arrombado e bandidos roubam dinheiro

Criminosos entraram no prédio antes da chegada dos funcionários. Agência do Banco do Brasil que fica no imóvel também foi invadida, mas nada foi levado

A sede da prefeitura do município de Amaraji, que fica na Mata Sul do Estado, foi arrombada na manhã desta quinta-feira (24) e cerca de R$ 2 mil foram roubados. Dentro do prédio, há uma agência do Banco do Brasil que também foi invadida, mas, segundo a gerência, nada foi roubado, pois os bandidos não conseguiram violar os caixas.

O sargento Manoel Saturnino, do 21º Batalhão de Polícia Militar (BPM), disse que não havia ninguém na prefeitura quando tudo ocorreu. “Quarta-feira houve uma grande festa em Amaraji para comemorar o aniversário de emancipação da cidade. Os festejos entraram pela madrugada e, por isso, os servidores chegaram um pouco mais tarde. No momento da invasão, que provavelmente aconteceu no início da manhã, não havia ninguém no prédio”, explicou o militar.

Petrolândia: Aniversariante do dia, ex-parteira Maria do Carmo Santos, comemora 102 anos de idade '' Importante é ser alegre e feliz''

Lúcida e bem-humorada, dona Maria do Carmo completa 102 anos nesta sexta-feira (25)

Os especialistas afirmam que para chegar aos cem anos o segredo é manter uma vida saudável, através de exercícios físicos e uma alimentação balanceada. Mas para dona Maria do Carmo, que comemora um século, e mais dois anos de vida nesta sexta-feira 25 de julho de 2014, a fórmula da longevidade está estampada em forma de um largo sorriso: ''O importante é ser alegre e feliz'' disse dona Maria do Carmo na manhã desta sexta-feira em conversa com a reportagem do Blog de Assis Ramalho.

No dia 25 de julho de 1912, nascia na Fazenda Nunes, zona rural do município de Tacaratu (PE), Maria do Carmo Santos. Residente em Petrolândia desde 1956, dona Maria do Carmo foi costureira e uma das parteiras mais solicitadas da cidade, realizando inúmeros partos dos quais nasceram, também, grandes amizades.  Mãe de 6 filhos, 19 netos e 18 bisnetos, dona Maria do Carmo é dona de uma lucidez invejável.

Com muita simpatia, bom-humor e lucidez, em entrevista ao Blog de Assis Ramalho, a ex-parteira contou que se iniciou no ofício de parteira quando, ainda residindo em Tacaratu, um vizinho procurou parteira para realizar o parto de sua mulher e não encontrou. Nessa ocasião foi ela quem ajudou no parto e, desde então, não parou mais. Pelas suas contas foram mais de 100 partos realizados, sem nenhum registro de morte de mãe nem de criança durante o parto.

Nossa reportagem perguntou a dona Maria do Carmo se havia algum segredo em sua alimentação para manter sua longevidade. Para nossa surpresa, ela afirmou que come de tudo: buchada, feijoada, churrasco e munguzá salgado, prato que adora. Além disso, muito vaidosa, dona Maria do Carmo não abre mão de cuidar dos cabelos e manter em dia a manicure e pedicure. Podemos, talvez, desconfiar que sua invejável idade, alcançada com saúde e lucidez, é garantida pelo bom humor, fé inabalável e atitudes positivas. Mas podemos desconfiar, também, que tantos aniversários são apenas uma bênção divina, concedida à razão de um ano de vida para cada criança que dona Maria do Carmo ajudou a vir ao mundo.

Tacaratuense, a Sra. Maria do Carmo Santos foi homenageada em 2012 com o Título de Cidadania Petrolandense, conferido pela Câmara Municipal de Petrolândia em sessão solene, registrada pelo Blog de Assis Ramalho, em 27/07/2012, durante reunião que contou com a ilustre participação do Procurador-Geral do Ministério Público de Pernambuco, Dr. Aguinaldo Fenelon de Barros.

Redação do Blog de Assis Ramalho