sexta-feira, julho 25, 2014

Robótica nas escolas é sucesso na 3ª edição da Campus Party Recife

Campuseiros conheceram programa destinado a alunos da rede estadual de ensino (Fotos: Ademar Filho)

Campuseiros, estudantes e professores que estiveram presentes na 3ª edição da Campus Party Recife, iniciada nesta quinta-feira (24), no Centro de Convenções, em Olinda, puderam experimentar um pouco da vivência que os alunos da rede estadual têm dentro do programa de robótica nas escolas. A iniciativa teve início em 2012, através de uma parceria da Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE) com a Lego Zoom, e atende 226 escolas - regulares e de referência - da rede estadual.

Foram cerca de 2h de workshop, no qual cada dupla participante recebeu um kit Lego Zoom, similar aos usados pelos alunos da rede, que continha um bloco programável, motores, sensores, e peças para a montagem de um robô AGV autoguiável. Nas escolas, esse modelo é utilizado durante as aulas de matemática e física para demonstrarem equações e conceitos específicos de cada matéria. Pelos robôs os alunos podem aprender, na prática, teorias como coeficiente de atrito, aceleração, velocidade média, frenagem e gravidade.

De acordo com o coordenador pedagógico da Lego Zoom, Saulo Lima, a oficina teve o objetivo de demonstrar aos participantes como os alunos trabalham a robótica em sala de aula. “Aqui vamos dar uma noção de como programar o robô para que ele se movimente através dos sensores, dê giros de 90° à esquerda ou direita, execute movimentos simples de ir para frente e para trás, e até desviar de obstáculos”, explicou Lima. É através desses mecanismos que os alunos aprendem conceitos que vão desde distância até movimento.

As professoras Eliana Melo e Shirlane Alves, da EREM Conde Correa de Araújo, em São Lourenço da Mata, que lecionam biologia e química, respectivamente, estiveram presentes na oficina, e ficaram muito interessadas no projeto. “Achamos que o kit pode ser facilmente utilizado em outras disciplinas além da física e da matemática. Construindo o robô é possível trabalhar a concentração, organização de ideias, trabalho em equipe e acessibilidade. Seria interessante que houvesse essa ampliação para outras áreas do conhecimento”, sugeriram as educadoras.

No sábado, a Campus Party Recife recebe mais duas oficinas sobre o tema. A primeira acontece das 10h às 11h45, no espaço Workshop 1, e a segunda das 14h30 às 16h30, no Workshop 2.

Em 2012, foram entregues 2.646 kits de robótica para 226 escolas estaduais. Isso significa uma média de 12 kits por unidade educacional, além de aproximadamente 84 mil alunos beneficiados. Este ano outras 74 escolas estão recebendo o equipamento.

Assessoria de Imprensa Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário