sexta-feira, julho 25, 2014

Sisutec: Oferta em Pernambuco supera 20 mil vagas em 20 municípios, incluíndo Petrolândia


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano abriu 145 vagas em cinco cursos técnicos de agropecuária, aquicultura e multimeios didáticos. A oferta abrange as cidades de Santa Maria da Boa Vista, Petrolândia, Ouricuri e Floresta, em Pernambuco. Em 20 municípios do estado, o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional (Sisutec) oferece 20.361 vagas em diversas instituições de ensino profissionalizante. As inscrições terminam nesta sexta-feira (25).

Os cursos de agropecuária, com 1,2 mil horas, serão ministrados em Santa Maria da Boa Vista, com 30 vagas no turno da manhã; Ouricuri, 30 vagas, também de manhã, e Petrolândia, centro de referência do instituto, 30 vagas no turno vespertino. O profissional certificado em agropecuária pode trabalhar em propriedades rurais, empresas comerciais e agroindústrias, nas funções de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.

Também em Petrolândia, o instituto oferece curso de aquicultura, com 30 vagas, noturno. A formação, de mil horas, prepara o profissional para a criação de peixes, camarões, mexilhões, rãs e algas. O campo de trabalho abrange instituições públicas e particulares, empresas de produção e beneficiamento de pescado e laboratórios de reprodução, larvinocultura e engorda de peixes.

No município de Floresta, o curso de multimeios didáticos tem 25 vagas para o período noturno. A formação, de 1,2 mil horas, qualifica o profissional para atuar em escolas públicas e particulares, centros de formação profissional e de capacitação de pessoal e redes de ensino.

Moda

Na cidade de Paulista, estão disponíveis 20 vagas para curso de produção de moda e outras 20 para técnico em vestuário. Os cursos serão ministrados pela Escola Técnica Senai Paulista, no turno da noite. A capacitação em produção de moda, com carga de 800 horas de aula, prepara o participante para trabalhar em indústrias do vestuário, empresas de desenvolvimento de produtos, lojas e estúdios e em prestação de serviços autônomos. A formação de técnico em vestuário tem 1,2 mil horas. O campo de atividade está na indústria de confecção, nos ateliês de costura, em empresas e na atividade autônoma.

Sisutec

O Sisutec oferece, na atual edição, 289.341 vagas em cursos técnicos a estudantes que tenham concluído o ensino médio e feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013, com nota na redação que não seja zero. As vagas estão distribuídas em 466 municípios das 27 unidades da Federação.

Os cursos são gratuitos, assim como a inscrição, que deve ser feita na página do Sisutec na internet.

 Por Portal Brasil/Ministério da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário