segunda-feira, 15 de julho de 2019

Petrolândia: Coordenadores da Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco serão entrevistados ao vivo no 'Acordando com as Notícias' nesta terça (16) na Web Rádio Petrolândia


Municípios do interior pernambucano recebem a partir desta segunda-feira (15) a 2ª etapa do Programa de Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco em Pernambuco (FPI/PE). O objetivo é combater danos ambientais relacionados à extração mineral, comércio e uso de agrotóxicos, abate ilegal de animais, abastecimento de água, saneamento e gerenciamento de resíduos sólidos, bem como a atividades com impacto na fauna e flora, no patrimônio cultural e nas comunidades tradicionais da região, entre outros.

Ao todo, cinco municípios da região do Sertão de Itaparica serão visitados. Além de Petrolândia, Floresta, Itacuruba, Jatobá e Tacaratu estão no roteiro da FPI.

Para falar mais detalhes sobre a fiscalização, coordenadores do Programa de Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco em Pernambuco (FPI/PE) concederão entrevista, ao vivo, - na manhã desta terça-feira ( 16/07/2019), ao radialista e blogueiro Assis Ramalho, no 'Acordando com as Notícias', programa transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

O ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 9.9955-1186.

Posteriormente a entrevista será transformada em reportagem no Blog de Assis Ramalho.

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 06:30 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar. O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.Durante o programa, o ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 9.9955-1186.

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.

Petrolândia: Matrículas abertas para EJA Médio na Escola Estadual Delmiro Gouveia


A Escola Delmiro Gouveia, em Petrolândia, unidade estadual de ensino disponibiliza vagas para turmas de EJA Médio 1º e 3º (Educação de Jovens e Adultos) Ensino Médio.

Os interessados  em terminar  o ensino  médio,  favor procurar a escola  nos horários  manhã  e tarde para fazer a matrícula. As aulas terão  início  no dia 25/07/2019.no horário  noturno.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Direção da Escola  Delmiro Gouveia - Petrolândia
Foto: Assis RamalhO/BlogAR

Petrolândia: Domingo na AVEPE tem futebol e visita de ex-goleiro filho da terra


Neste domingo, 14 de julho de 2019, a Avepe (Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia) realizou a sua tradicional pelada no Estádio Municipal ''O Galegão''.

O domingo também foi marcado pela visita do Ex-goleiro João Eleodoro. O arqueiro  brilhou nos áureos tempos do futebol de Petrolândia (década de 80) quando defendeu, junto com este blogueiro, as cores do Pelotas Esporte Clube.

Filho de Petrolândia, há muitos anos morando em São Paulo, é mais um, entre muitos amigos, espalhados por esse mundão de meu Deus, que mata as saudades da terrinha acompanhando o Blog de Assis Ramalho, e ouvindo a Web Rádio Petrolândia.

''Estou em São Paulo, mais me sinto perto do povo da minha terra lendo o Blog de Assis Ramalho, e ouvindo a Web Rádio Petrolândia'' disse o amigo João Eleodoro.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

FPI/PE apreende agrotóxicos vencidos em duas lojas na cidade de Petrolândia

Fiscalização foi realizada nesta segunda-feira (15). Foto: FPI/PE.

Dois estabelecimentos comerciais na cidade de Petrolândia foram autuados na manhã de hoje (15) por manter estoques de agrotóxicos com prazo de validade vencido. No primeiro, cujo depósito não possuía autorização para estocagem do produto, havia mais de 50 litros de agrotóxicos expirados. O depósito chegou a ser interditado temporariamente, para inventariação do volume de material apreendido. Já no segundo, foram cerca de 51,5 litros de agrotóxicos líquidos e outros 42 quilogramas de material sólido.

Após a lavratura dos termos de apreensão e dos autos de infração, o material ficará lacrado no local sob a guarda do proprietário, que será o fiel depositário, para ser recolhido pela empresa fabricante dos agrotóxicos. Cabe à fabricante proceder com o descarte correto dessas substâncias.

Empresa de mineração é autuada por não adotar medidas de reparação ambiental em minas abandonadas em Floresta

Os técnicos da FPI/PE fiscalizaram, na manhã de hoje (15), duas minas abandonadas na zona rural de Floresta. De acordo com a equipe que visitou os empreendimentos, ficou evidente que as atividades de extração de brita foram encerradas há vários meses; a empresa que é dona das minas, porém, será autuada por não ter comunicado a interrupção das atividades à Agência Nacional de Mineração (ANM).

Legalmente, se a empresa não está explorando comercialmente a mina, ela deve informar a interrupção das atividades, providenciar o cercamento da área e a recuperação do dano ambiental. Esse trabalho deve ser iniciado com a elaboração de um projeto para recomposição do solo e recuperação da cobertura vegetal da área, além da retirada de rochas soltas e outros elementos que possam representar risco a pessoas e animais que venham a passar pela região.

Ainda segundo os técnicos da FPI, como as duas minas estão com cadastro ativo junto à ANM, é possível identificar os responsáveis pelo empreendimento e cobrar as providências devidas. A execução dos trabalhos ambientais não acarreta a perda do direito de explorar a lavra, o que significa que, se houver interesse da empresa, o trabalho de extração de brita nessas minas poderá ser retomado, desde que sejam cumpridos os trâmites legais para reativar os pontos de mineração.

Por MPPE

Jatobá: Polícia Militar realiza momento de PROERD INFANTIL na Escola Estadual Indígena Caxiado, bairro Itaparica


De acordo com informações da Seção de Comunicação da 4ªCIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo (Vanguarda do Itaparica), nesta quinta-feira (15/07/2017) foi realizado um momento de PROERD INFANTIL na Escola Estadual Indígina Caxiado, no horário das 10h00 às 11h30, na Área Indígena Pankararu, bairro Itaparica, cidade de Jatobá, através da pessoa do policial 1º Sargento Alexandre.

O momento infantil alcançou o seu objetivo principal que foi instruir as crianças a segurança no lar, escolas e outros ambientes, como também, obediência aos pais e professores. Tudo em um ambiente saudável e instrutivo alcançando a atenção e participação delas.
4ª CIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo

Ten Cel PM Alexino - Comandante
Maj PM Rezende - Subcomandante

Vanguarda do Itaparica

Cultura e Potenciais Turísticos do Sertão pernambucano são debatidos no Museu Cais do Sertão


Nesta terça-feira (16), a partir das 14h30, o projeto Tengo Lengo Tengo promove, no Museu Cais do Sertão, a roda de conversa “Cultura e Potenciais Turísticos do Sertão”. O encontro, que conta com entrada gratuita e será realizado na Sala Todo Gonzaga, traz os produtores Anselmo Alves, Marcos Passos e Paulo Wanderley para o bate-papo sobre a riqueza cultural sertaneja.

O jornalista Anselmo Alves, um dos convidados, possui uma longa experiência profissional relacionada ao Sertão pernambucano, tendo integrado a equipe de consultores especialistas em Luiz Gonzaga e na cultura do Sertão para o projeto Cais do Sertão Luiz Gonzaga, do Ministério da Cultura (MinC). Também foi consultor da TV Globo para o ano do centenário do Rei do Baião. Além de ter atuado como curador e idealizador do Memorial Luiz Gonzaga, inaugurado em 2008 pela Prefeitura do Recife, no Pátio de São Pedro.

Paulo Câmara sanciona lei que oficializa o Programa Criança Alfabetizada





O governador Paulo Câmara sancionou, nesta segunda-feira (15/07), a lei que institui o maior projeto de educação básica já criado na história do Estado, o Programa Criança Alfabetizada. A iniciativa visa promover um trabalho em conjunto com os 184 municípios pernambucanos para garantir que todas as crianças inscritas na rede pública de ensino aprendam a ler e escrever na idade correta, até os sete anos. No mesmo evento, o governador sancionou a lei que altera a arrecadação do ICMS para todos os municípios, priorizando a educação.

“É um programa que tem aspectos de gestão e de capacitação, de forma que a gente possa ter condições, em todo o Estado de Pernambuco, de alfabetizar nossas crianças na idade certa e com qualidade”, declarou Paulo Câmara, ressaltando ainda a mudança na distribuição de renda destinada à educação nos municípios. “Através do Criança Alfabetizada, haverá um investimento da ordem de R$ 50 milhões nos próximos quatro anos, além dessa mudança na arrecadação do ICMS. A partir do momento em que os municípios avançarem nos índices educacionais, vão recebendo mais recursos do ICMS”, explicou.

Petrolândia: ALFA SAÚDE divulga lista com 40 profissionais credenciados, procedimentos e farmácias conveniadas; confira!


ALFA SAÚDE divulga lista com 40 profissionais credenciados ,procedimentos e Farmácias conveniadas,confira a lista a seguir!E vc?Vai ficar de fora?Faça já o seu cartão de desconto e venha fazer parte da nossa família ALFA SAÚDE! Pra família grande ou pequena,aceitamos 12 pessoas da mesma família e a mensalidade que cabe no bolso por apenas 40,00 mensais!!Vem pro ALFA!! Fone pra contato : 999652169.

ALFA SAÚDE

Petrolândia e mais quatro cidades de Pernambuco recebem a segunda etapa da Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco

Objetivo é contribuir para a preservação dos recursos socioambientais, por meio da identificação de irregularidades e adoção das respectivas sanções; Além de Petrolândia, Floresta, Itacuruba, Jatobá e Tacaratu estão no roteiro da FPI

Municípios do interior pernambucano recebem a partir desta segunda-feira (15) a 2ª etapa do Programa de Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco em Pernambuco (FPI/PE). O objetivo é combater danos ambientais relacionados à extração mineral, comércio e uso de agrotóxicos, abate ilegal de animais, abastecimento de água, saneamento e gerenciamento de resíduos sólidos, bem como a atividades com impacto na fauna e flora, no patrimônio cultural e nas comunidades tradicionais da região, entre outros.

Ao todo, cinco municípios da região do Sertão de Itaparica serão visitados. Além de Petrolândia, Floresta, Itacuruba, Jatobá e Tacaratu estão no roteiro da FPI.

Para falar mais detalhes sobre a fiscalização, coordenadores do Programa de Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco em Pernambuco (FPI/PE) concederão entrevista, ao vivo, - na manhã desta terça-feira ( 16/07/2019), ao radialista e blogueiro Assis Ramalho, no 'Acordando com as Notícias', programa transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

O programa é realizado mediante a atuação coordenada de mais de 20 órgãos públicos e entidades não-governamentais, voltados à preservação dos recursos socioambientais por meio da identificação de irregularidades e adoção das respectivas sanções. Centenas de profissionais, divididos em equipes técnicas temáticas, promoverão as fiscalizações nas áreas urbana e rural, além de atividades de educação ambiental para a população local.

Sob coordenação do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), com apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), as entidades participantes do programa são: Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro); ONG Animalia; Agência Nacional de Mineração (ANM); Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac); Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa); CemaFauna Caatinga/Univasf; Agência de Bacia Peixe Vivo; Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH); Fundação Nacional de Saúde (Funasa); Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); Polícia Militar de Pernambuco (PMPE / 23º BPM e Companhia Independente de Polícia do Meio Ambiente - Cipoma); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Histórico – A FPI é um programa permanente e continuado que teve início há 16 anos, na Bahia. Posteriormente, aderiram os estados de Alagoas (em 2014), Sergipe (2016) e Minas Gerais (2017). No ano passado, a FPI foi também iniciada em Pernambuco. Com isso, os principais estados que integram a Bacia Hidrográfica do São Francisco fazem parte do programa.

Da primeira etapa da FPI em Pernambuco participaram quase duzentos profissionais de 21 órgãos públicos e entidades não-governamentais. As ações de fiscalização foram voltadas às seguintes áreas: saneamento, gestão ambiental, flora, fauna, mineração, agrotóxicos, espeleologia, arqueologia, paleontologia, patrimônio cultural e comunidades tradicionais.

Velho Chico - O Rio São Francisco, popularmente chamado de Velho Chico, é um dos mais importantes cursos d'água do Brasil e um dos maiores da América do Sul. Passa por cinco estados e 521 municípios, tendo sua nascente geográfica na cidade de Medeiros e sua nascente histórica na Serra da Canastra, em São Roque de Minas, ambas cidades do centro-oeste de Minas Gerais. O São Francisco passa pelos estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas e termina na divisa deste estado com Sergipe, onde acaba por desaguar no Oceano Atlântico. Sua bacia hidrográfica possui área de aproximadamente 641.000km², com 2.863km de extensão.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da assessoria de comunicação do Ministério Público de Pernambuco

Lista de espera do Fies é automática e estudantes devem ficar atentos

A partir desta segunda-feira e até 23 de agosto, estudantes poderão ser convocados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

Os estudantes que não foram pré-selecionados na chamada regular do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devem, a partir de hoje (15), ficar atentos, pois podem, a qualquer momento, ser contemplados com o financiamento.

O acompanhamento deve ser feito pelo site do programa.

Todos os participantes que não foram pré-selecionados serão automaticamente inscritos na lista de espera, que visa preencher as vagas que ainda não foram ocupadas.

A partir desta segunda-feira, até 23 de agosto, os estudantes poderão ser convocados.

Os candidatos que forem pré-selecionados na lista deverão complementar a inscrição no prazo de três três dias úteis, contados do dia subsequente ao da divulgação de sua pré-seleção no FiesSeleção.

A lista de espera vale apenas para os candidatos inscritos na modalidade juro zero.

Para a segunda edição do ano, 46,6 mil vagas foram ofertadas em 1.756 instituições de ensino privadas de todo o país nesta modalidade.

Com financiamento a juro zero, o Fies é voltado para estudantes com renda familiar mensal bruta por pessoa de até três salários mínimos.

Para concorrer ao financiamento, o candidato precisa ter feito qualquer uma das últimas dez edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ter alcançado média igual ou superior a 450 pontos nas questões e não ter zerado a redação.

A modalidade P-Fies, voltada a estudantes com renda familiar mensal bruta por pessoa de até cinco salários mínimos, não tem lista de espera.
Inscrição postergada

Começa hoje também, e vai até o dia 17, o prazo para os candidatos com inscrição postergada complementarem a inscrição pela internet.

Esses candidatos foram selecionados para receber o financiamento, mas devido ao fato de a conclusão do processo ter ocorrido no meio ou no fim do semestre corrente, escolheram que o início do financiamento se daria apenas no segundo semestre deste ano, adiando a confirmação da inscrição.

Por Agência Brasil

Governo Bolsonaro deve acelerar distribuição de cargos com aliados; Codevasf está na lista


Dois meses após a edição de um decreto que instituiu o Sistema Integrado de Nomeações e Consultas, mais conhecido como “banco de talentos”, o governo ainda não preencheu a maioria das vagas de segundo escalão nos Estados, mas promete “destravar” as indicações e acelerar a distribuição dos cargos para partidos que apoiaram a primeira etapa da reforma da Previdência na Câmara. Até agora, a maior parte dos compromissos assumidos pelo Planalto foi com o Centrão, grupo que atuou como fiel da balança para a aprovação das mudanças na aposentadoria.

A estratégia do Planalto também prevê atenção especial ao Nordeste, antigo reduto do PT e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde abril do ano passado. É naquela região que está, por exemplo, a cobiçada Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), foco de corrupção em um passado não muito distante. Diretorias da estatal serão loteadas entre DEM, PP, MDB e PSDB, que, apesar de não integrar o Centrão, é uma espécie de “agregado” no bloco que dá as cartas do poder na Câmara.

As negociações têm sido feitas com as bancadas estaduais, e não com os líderes dos partidos, mas até hoje a liberação dos espaços nas repartições federais foi a conta-gotas. A ideia é que, além da Codevasf, superintendências do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) sejam preenchidas no pós-Previdência.

Às vésperas da votação da reforma, vista pela equipe econômica como fundamental para o ajuste das contas públicas, deputados começaram a pressionar o Planalto não apenas pelo pagamento de emendas orçamentárias, mas também por nomeações. O governo garantiu um crédito suplementar para obras em redutos de parlamentares bem antes das eleições municipais de 2020 e empenhou R$ 2,5 bilhões em emendas apenas nos cinco primeiros dias deste mês, mas a promessa de mais recursos dificilmente será cumprida a curto prazo, por causa do aperto fiscal.

Desconfiados, deputados iniciaram, então, um movimento para cobrar os cargos represados. Antes mesmo de o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, perder o posto de articulador político do Planalto, a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), líder do governo no Congresso, já estava recolhendo as indicações de seus pares.

“Velha política”

Bolsonaro foi aconselhado por aliados a abandonar o uso do termo “velha política” para se referir ao Congresso. Diante da provocação do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para quem o chefe do Executivo foi “muito competente” ao representar a “nova política” depois de cumprir sete mandatos ininterruptos de deputado, até o novo ministro da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos, tentou jogar água na fervura.

Ex-comandante militar do Sudeste e há poucos dias na articulação política do governo, general Ramos disse que quer servir de “ponte” entre o Palácio do Planalto e o Congresso. “No andar da carruagem, vou arrumar as melancias que estão em cima”, brincou ele. O apoio da maioria dos deputados do Nordeste à reforma da Previdência, porém, provocou estranheza nos adversários. Nos bastidores, muitos políticos comentavam que promessas de cargos e emendas estavam por trás do “sim” à Previdência na bancada nordestina.

“Os governadores do PT falaram contra, mas atuaram pesadamente pela reforma. Somente isso explica essa explosão de votos”, comentou o ex-ministro Ciro Gomes, candidato derrotado na disputa presidencial do ano passado pelo PDT. “Só o Ceará não deu maioria”, acrescentou. Joice negou qualquer acordo com os governadores dos partidos de oposição. “Eles não ajudaram em nada. Foi trabalho nosso e muito duro”, reagiu.

Por Estadão

Petrolândia: Homenagem da Loja Minas ao Dia do Homem, comemorado nesta segunda (15)


Loja Minas - Petrolândia

Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook deste segunda-feira, 15 de julho; veja lista


Mudam de idade hoje (Segunda-feira 15 de julho de 2019) e queremos aqui dedicar este dia especial a  Roneide Nascimento Castor ,  Ceicinha Souza,  Marilenne Souza,  Lidyane Silvah,  Francisco Silva,  Nilma Souto de Menezes Silva ,  Wilma Souto Coelho,  Taciano Vedder ,  Claudicélia Oliveira ,  Rosileide Alves,  Bruno Luan,  Maria Lucimeire Golçaves  e  Laelma Araújo 

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Futebol e aniversário do sócio Louro do Vidro no domingo da AVEPE


Neste domingo, 14 de julho/2019, a Avepe (Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia) realizou a sua tradicional pelada no Estádio Municipal ''O Galegão''.

Logo após o futebol, durante a tradicional confraternização dos domingo, que é realizada na sede da AVEPE, na Orla da cidade, foi cantado os parabéns para o aniversariante d a semana, o sócio Louro do Vidro.

Parabéns ao aniversariante!

Vídeo abaixo



Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto e vídeo: Assis Ramalho/BlogAR

Petrolândia: Veja agenda de atendimento da semana da Clínica Mais Saúde; Confira e marque sua consulta


A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimentos para esta semana; confira acima!

Agende sua consulta pelo cel: 87 9.9659-3298 - tel. 87 - .3851-0533

Confira abaixo as vantagens do convênio System Saúde; adquira já o seu!

Mulher joga padre Marcelo Rossi do palco de evento em São Paulo; veja o vídeo


Uma mulher empurrou o padre Marcelo Rossi do palco de um evento na tarde deste domingo em Cachoeira Paulista (SP). O vídeo que mostra o momento em que o religioso cai do palco se espalhou pelas redes sociais.

O padre Marcelo participava do encerramento do Acampamento PHN (Por Hoje Não, por hoje não vou mais pecar), na sede da comunidade católica Canção Nova.

O ataque ocorreu durante a celebração da missa, que era transmitida ao vivo pela internet. O vídeo mostra a pregação do religioso quando, repentinamente, uma mulher de blusa branca corre na direção do padre e o empurra. Ele cai do palco, enquanto a mulher aparece sorrindo. A câmera se volta para os fiéis assustados. A mulher teria sido contida por policiais militares.  Assista abaixo:

Sargento da PM é assassinado a tiros durante assalto no Ceará

O policial militar foi morto a tiros em Fortaleza durante a madrugada deste domingo. — Foto: Arquivo Pessoal

O policial militar Alveni da Silva foi vítima de latrocínio enquanto voltava para casa, no Bairro Siqueira, em Fortaleza, na madrugada deste domingo (14). As informações foram confirmadas pela Associação dos Profissionais de Segurança Pública e por um familiar da vítima.

De acordo com um sobrinho do sargento da Polícia Militar, o policial estava em uma motocicleta quando foi abordado por quatro criminosos. O bando teriam percebeu que se tratava de um policial e atirou.

"Ele era alegre e muito trabalhador. Ele ia ser promovido para subtenente no final do ano, mas infelizmente não deu tempo. Os bandidos levaram a arma e a vida dele", lamentou o sobrinho.

A Polícia Militar lamentou a morte do 1º sargento Alveni da Silva. Ele tinha 49 anos e trabalhava no Batalhão de Policiamento de Guarda Externa dos Presídios (BPGEP). O agente ingressou na corporação em outubro de 1993.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que policiais fazem buscas para que os suspeitos sejam presos. Conforme o órgão o policial foi atingido com dois tiros, um no abdômen e outro na cabeça.

Por G1 CE

Defesa Civil: não há risco de novo rompimento de barragem na Bahia


A Defesa Civil na Bahia informou que estudos feitos na barragem Lagoa Grande, no município de Pedro Alexandre, atestam que não há risco de rompimento no local. Na última quinta-feira (11), a cidade vizinha Coronel João Sá foi invadida pelas águas do Rio do Peixe após o transbordamento e o rompimento da barragem Quati, também localizada em Pedro Alexandre.

Em entrevista à Agência Brasil, o coordenador da Defesa Civil em Coronel João Sá, Diego Santos, explicou que uma vistoria realizada na barragem Lagoa Grande indica que o local “está sem risco” de também romper, provocando nova cheia do Rio do Peixe e, consequentemente, outra inundação no município.

Casas interditadas

A expectativa, de acordo com o coordenador, é que mais de uma centena de residências particulares sigam interditadas em Coronel João Sá. Segundo ele, após o escoamento da água que inundava a cidade, foi verificado que há muitas casas que aparentam risco por causa de rachaduras e precisam ser avaliadas.

Santos destacou que moradores que tiverem voltado para residências consideradas sob risco terão de retornar aos abrigos, onde estão sendo fornecidos colchões, mantimentos em geral e refeições.

“A alimentação é preparada pelas cozinheiras das escolas, que estão servindo de abrigo. As aulas estão suspensas”, informou. De acordo com ele, além da supervisão das casas e do atendimento das pessoas desalojadas, a defesa civil e o corpo de bombeiros trabalham na remoção de entulho e lixo provocados pelo alagamento.

Por Correio da Bahia

Caminhão tomba na BR-101, motorista fica ferido e carga é saqueada em Escada-PE

Caminhão tombou na rodovia BR-101, em Escada, na Zona da Mata de Pernambuco — Foto: Polícia Rodoviária Federal/Divulgação

Um caminhão tombou na BR-101, em Escada, na Zona da Mata de Pernambuco, na tarde deste domingo (14). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 13h20 no quilômetro 138 da rodovia, no sentido Recife.

Ainda de acordo com a PRF, o motorista do caminhão perdeu o controle do veículo e ficou ferido. Ele foi levado para um hospital na cidade de Ribeirão. Antes de ser socorrido, fez o teste do bafômetro e o resultado foi normal, segundo a polícia.

Como o nome do condutor não foi divulgado, a reportagem não teve acesso ao estado de saúde dele junto ao hospital para onde foi levado.

O caminhão estava carregado com produtos alimentícios, como macarrão e biscoito. A carga foi saqueada antes da chegada da equipe da PRF ao local do acidente.

Por G1 PE

Homem é assassinado em Paulo Afonso


Um homem morreu após ser atingido por quatro disparos de arma de fogo na tarde deste domingo (14/07/2019). De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, por volta das 13:15 de hoje, dois suspeitos abriram fogo contra a vítima e depois fugiram do local de moto.

O crime ocorreu na Rua Neymar Negreiros, BTN 3, ao lado do canal, próximo ao Colégio Georgina Alves da Silva. A Polícia Militar foi acionada, mas a vítima, identificada como Marcelo Vinícius da Silva, 30 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Segundo a polícia, Marcelo foi morto com 03 tiros na cabeça e 01 na mão esquerda. Testemunhas disseram que duas pessoas em uma motocicleta Shineray de cor preta efetuaram os disparos, uma ficou no veículo e a outra executou a vítima.

O caso agora será investigado pela 18ª Coordenadoria de Polícia Civil de Paulo Afonso. O corpo foi levado pelo Departamento de Polícia Técnica ao IML de Paulo Afonso. Não há informações sobre velório e sepultamento.

2º homicídio em menos de 24h

Em menos de 24h, esse é o segundo homicídio registrado em Paulo Afonso. O outro assassinato aconteceu na tarde deste sábado (13), também no Bairro Tancredo Neves 3 . Um adolescente, de 17 anos, foi morto a tiros na localidade. Ninguém foi preso.

Por PA4.COM.BR

Serra Talhada-PE: 20ª Exposerra se consagra como a maior edição da feira




Após muita expectativa sobre as novidades que a 20ª Exposerra apresentaria, a Feira mostrou a sua capacidade de reinventar-se e apresentar uma nova dinâmica de fomento aos negócios.

Durante os três dias do evento, um grande público compareceu ao Pátio Waldemar Oliveira, com destaque para a última noite (13), que reuniu uma multidão lotando todos os estandes.

Os expositores, animados com a grande movimentação de pessoas, comemoraram as vendas e a perspectiva de novos negócios.

Previsão de tempo desta segunda-feira (15) em Pernambuco


As chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife desde a noite desse sábado (13) e durante todo o domingo (14) devem continuar nesta segunda-feira (15). A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) emitiu um alerta para a possibilidade de continuidade de chuvas moderadas a fortes no Recife. A previsão é válida para as próximas 24 horas. As temperaturas na RMR devem variar entre 21º e 29ºC.

A previsão de tempo também inclui as zonas da Mata Norte e Sul e Agreste. No sertão de São Francisco e em Fernando de Noronha, o tempo deve permanecer nublado mas sem previsão de chuva. Já no Sertão do estado, a previsão é de tempo nublado e chuva rápida. As menores temperaturas devem ser registradas no Agreste com mínima de 16ºC e as maiores no sertão, com máxima de 33ºC.

Por Diário de Pernambuco