quarta-feira, 1 de abril de 2015

Fernando Filho é o entrevistado do ''Acordando com as Notícias'' desta quinta (02) na Web Rádio Petrolândia

Entrevista vai ao ar na manhã desta quinta-feira dentro do programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho

A convite do prefeito de Petrolândia, Lourival Simões (PR), o deputado federal Fernando Filho (PSB-PE) esteve na noite desta quarta-feira (1º) no município, onde proferiu palestra sobre políticas públicas para a juventude na EREM Maria Cavalcanti Nunes,

Após o evento, nossa reportagem conversou com o político, em entrevista que irá ao ar  na manhã desta quinta-feira (02) no programa ''Acordando com as Notícias'', transmitido pela Web Rádio Petrolândia. Na entrevista Fernando Filho fala sobre a palestra realizada para a juventude, sobre o polêmico corte de energia dos assentamentos Apolônio Sales, Brígida e Fulgêncio, sobre a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara que aprovou na terça-feira (31) a admissibilidade da proposta de emenda à Constituição (PEC) que reduz a maioridade penal no Brasil de 18 para 16 anos, entre outros assuntos.

Web Rádio Petrolândia apresenta de segunda a sábado das 05h10 às 08h10 o programa ''Acordando com as Notícias'', com Assis Ramalho.

O programa ''Acordando com as Notícias'' é recheado de notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública e muito mais,

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, através do site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.

A equipe de profissionais da Web Rádio Petrolândia é formada, em sua maioria, pelos locutores da antiga 102 FM: Assis Ramalho, Edson Rosa, Hislaine Menezes, Luciano Canoas, Morais, Pastor Josias e Pastor Ricardo.

Para auxiliar os ouvintes, a Web Rádio Petrolândia já tornou disponível no Google Play um aplicativo para Android, para você escutar a programação no seu smartphone ou tablet.

Para instalar o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu celular ou tablet, clique aqui>app Web Rádio Petrolândia

A Web Rádio Rádio Petrolândia é uma iniciativa dos profissionais acima citados, em parceria com a Hotlândia (link dedicado), provedor de internet pioneiro em Petrolândia, e Matutos Soluções.

Web Rádio Petrolândia, a rádio que deixou Petrolândia bem mais perto de você!

Redação do Blog de Assis Ramalho

Deputados pernambucanos recebem apoio de Renan Filho para movimento de enfrentamento à seca

 Renan Filho entre Rodrigo Novaes e Miguel Coelho (Fotos: Ivaldo Reges)


Os deputados Miguel Coelho, Rodrigo Novaes, Claudiano Filho e Joaquim Lira viajaram para Maceió, nesta quarta-feira (01), para uma audiência com o governador de Alagoas Renan Filho. O encontro teve como pauta a discussão de um plano de ações para o desenvolvimento do semiárido nordestino e a construção de medidas integradas de convivência com a estiagem.

Durante a visita, os pernambucanos apresentaram a Renan Filho o movimento União pelo Nordeste - mobilização criada recentemente para integrar as bancadas de deputados estaduais em torno do enfrentamento à seca. O governador elogiou a iniciativa e garantiu a participação do estado no movimento. “Hoje, Alagoas tem 36 municípios em situação de emergência devido à seca. Como vivemos um ano muito difícil, é importante fortalecer os laços, principalmente, nos estados mais sofridos. Essa união sob a égide da seca será fundamental para a manutenção de investimentos, especialmente, para obras de infraestrutura hídrica”, ressaltou Renan Filho.
O grupo também foi recebido pelo presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Luiz Dantas, e por outros 16 deputados alagoanos. “O apoio do governador e da bancada alagoana enriquece a discussão e consolida nosso movimento. Vamos agora expandir este debate para os demais estados e amadurecer nossa pauta de reivindicações junto ao Governo Federal”, resumiu Miguel Coelho. “Acreditamos que este movimento com o reforço dos deputados e governadores pode ser capaz de ajudar na implantação de uma política permanente de desenvolvimento do semiárido”, completou Rodrigo Novaes.

Associação de magistrados condena PEC que propõe redução da maioridade penal


A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) divulgou nota hoje (1º) para condenara aprovação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados do projeto de emenda à Constitução (PEC) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos. Segundo a entidade, a proposta é inconstitucional e poderá aumentar os índices de criminalidade.

No entendimento do presidente da AMB, João Ricardo Costa, a redução é um retrocesso. Segundo ele, o Artigo 288 da Constituição Federal, que torna penalmente inimputáveis menores de 18 anos, não pode ser alterado, por tratar-se de cláusula pétrea.

"A redução da maioridade vai agravar o quadro de violência e de criminalidade no país, uma vez que o sistema carcerário brasileiro não ressocializa. Colocar adolescentes em presídios é devolver à sociedade jovens ainda mais violentos. É necessário que tenhamos políticas públicas para reduzir os crimes e garantir a segurança da população também por meio da ressocialização", avalia Costa.

Segundo a AMB, magistrados da entidade que atuam com crianças e adolescentes infratores também consideram um equívoco pensar que a redução da maioridade penal vai diminuir a criminalidade entre os adolescentes.

Petrolândia: Jornada promovida pela Casa das Juventudes comemora Dia Mundial da Juventude


Palestra sobre Direitos Humanos com  Ana Catarine Queiroz 

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude de Petrolândia, através da Casa das Juventudes, promove a jornada em comemoração ao Dia Mundial da Juventude, 30 de março, iniciando com palestra da enfermeira Maria Luiza com a temática DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis, a trilha ecológica na gruta de furnas no Brejinho da Serra, uma palestra com a temática Direitos Humanos com Ana Catarine, e um workshop com o Deputado Federal Fernando Filho.

A nossa jornada começou assim:

Dia 24/03: Uma palestra com a enfermeira Maria Luiza com a temática DTS – Doenças Sexualmente Transmissíveis na Casa das Juventudes, onde compareceram jovens interessados a saber mais sobre esse tema e tirar dúvidas com a profissional da saúde.

28/03: Intercâmbio a Comunidade Indígena Brejinho da Serra, com intuito pedagógico e cultural, para que os jovens possam aprender mais sobre a cultura, artesanato e culinária indígena na comunidade dos índios Pankararus, da região do semiárido Itaparica. Seu Jorge, um senhor de 82 anos e um dos índios mais velhos, é o guia turístico da comunidade, onde relatou a história dos índios Pankararus, desde quando chegaram à região até os dias atuais.

Na comunidade tivemos o relato de outros índios onde foram expostos objetos confeccionados da palha do ouricurizeiro, objetos confeccionados com cipó, com bucha vegetal, arte na madeira, pintura no corpo e muito mais. Houve o momento de troca de experiências onde jovens da Casa das Juventudes apresentaram a dança dos caboclinhos e os índios dançaram o Toré. Uma experiência riquíssima para o conhecimento dos jovens.

31/03: Uma palestra com a policial civil Ana Catarine Queiroz com a temática Direitos Humanos, onde os jovens presentes souberam mais sobre o que são Direitos Humanos. Uma palestra enriquecedora com interação entre os jovens e a palestrante.

01/04: Palestra com o Deputado Federal Fernando Filho.

Ver mais fotos>Jornada da Juventude de Petrolândia

Informações/fotos: Lucicleide Santos/Coordenação da Casa das Juventudes

1 mil homicídios em PE: polícia civil fará operação padrão

Deputado Sílvio Costa Filho (Foto: Rinaldo Marques/Alepe)

No dia em que o líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB) trouxe a informação de que Pernambuco já alcançou o alarmante índice de 1 mil mortes em apenas três meses, o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol), Áureo Cisneiros, lembrou que na próxima segunda-feira (06) a categoria dará início a uma operação padrão como forma de protestar contra as precárias condições de trabalho dos policiais e contra o que chama de “falência do Pacto pela Vida”.

De acordo com Áureo Cisneiros, na “Operação Polícia Cidadã”, os agentes cumprirão rigorosamente as atividades funcionais determinadas por lei, deixando de realizar trabalhos extras para compensar a falta de efetivo. “Queremos que o Estado nos dê as mínimas condições de trabalho. Hoje, por exemplo, vários agentes saem com coletes vencidos para a rua. Com a operação-padrão, só sairá quem tiver com o colete no prazo de validade”, diz o presidente do Sinpol.

Áureo lembra que Pernambuco tem hoje 4.900 policiais, quando o número previsto para 2015, de acordo com decreto assinado pelo ex-governador Eduardo Campos, seria de 10.500 policiais civis. O representante do Sinpol alerta que a falta de pessoal e de infraestrutura tem provocado o fechamento de várias delegacias, a exemplo do que vem ocorrendo no município de Carpina, na Mata Norte. “Nossos policiais estão saindo de uma jornada e entrando direto em outra para cobrir a falta de pessoal”.

Debate sobre Marco Civil da Internet é prorrogado até 30 de abril

Intensa participação nos últimos dias foi o motivo para a extensão do prazo de contribuições por mais um mês

O debate sobre a regulamentação do Marco Civil da Internet, previsto inicialmente para ser encerrado nessa terça-feira (31), foi prorrogado até dia 30 de abril.

A decisão levou em conta o volume significativo de novas pautas criadas na última semana. Das quase 300 pautas criadas pelos usuários, mais da metade foi gerada nos últimos dois dias. Além disso, foi levado em consideração os pedidos dos participantes para a extensão do debate.

Balanço

O debate público teve início no dia 28 de janeiro e, em dois meses, mais de 25 mil pessoas acessaram a plataforma gerando 120 mil visualizações de página. Por meio do endereço marcocivil.mj.gov.br, 1.500 pessoas se cadastraram para participar do debate, que já conta com mais de 700 contribuições.

O tema que mais esquentou o debate girou em torno da neutralidade de rede, princípio que garante a isonomia dos pacotes de dados que trafegam nela.

Vigente desde junho de 2014 no Brasil, as exceções à sua aplicação, ficaram para ser regulamentadas pelo decreto presidencial que está em debate. Outros pontos a serem regulamentados são a privacidade na internet e a guarda de registros.

Beto Accioly apresenta Projeto de Lei em benefício das pessoas com visão monocular


Inclusão. Essa é a palavra que define o Projeto de Lei nº 112/2015, publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (1º). De autoria do deputado estadual Beto Accioly (SD), a proposição inclui os pernambucanos com visão monocular na Política Estadual da Pessoa com Deficiência.

“As pessoas com visão monocular estavam negligenciadas pela legislação atual. Considero esse um tema de legítimo interesse público e que tem afetado a vida de muitos pernambucanos. Agora temos a oportunidade de corrigir essa distorção. Para isso espero contar com a sensibilidade e empenho de todos os parlamentares”, comentou Accioly, lembrando que vários Estados já avançaram na sua legislação.

A visão monocular dificulta a definição de profundidade e distância, podendo ser impeditiva para várias atividades diárias, inclusive profissionais. “Entendemos que toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano deve ser considerada uma deficiência e, consequentemente, que tenha garantida igualmente os seus direitos. Assim sendo, a perda total e irreversível da visão de um dos olhos é suficiente para o enquadramento da visão monocular no rol de deficiências”, justifica o deputado.

Assessoria de Imprensa Deputado Estadual Beto Accioly

Ministro diz que 56 cidades do Nordeste estão em colapso por causa da seca

Barragem que abastece Solidão, em PE (Foto: João Santos/S1 Notícias)

Mesmo com o cenário de chuvas favorável na Região Sudeste no mês de março, os níveis dos reservatórios não voltaram à normalidade e é preciso manter as ações de controle e economia de água, disse hoje (1º) o grupo de monitoramento da situação hídrica do governo federal. O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, informou que, no Nordeste, 56 cidades estão em situação de colapso de abastecimento de água, e acredita que o número poderá passar de 100.

Os integrantes do grupo reuniram-se nesta quarta-feira no Palácio do Planalto. Em entrevista coletiva após o encontro, Occhi disse que o governo federal pediu aos estados da Região Nordeste um levantamento sobre o assunto, e o número de cidades nessa situação pode subir para 105. Também participaram da reunião os ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu.

Os ministros discutiram a possibilidade de adiantar obras e ampliar ações emergenciais de abastecimento de água em áreas urbanas do Nordeste, com o uso de carros-pipas. “Recebemos pedidos de governadores sobre a possibilidade de ampliação da Operação Carro-Pipa para municípios da região urbana e devemos apoiar, colocando reservatórios urbanos, caixas d'água, cisternas”, disse Occhi.

Petrolândia: Super Mais Conveniência, a loja que oferece conforto e praticidade aos seus clientes anuncia produtos de páscoa


Em plena semana da Páscoa, o Super Mais Conveniência de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, continua com os estoques reforçados com produtos que mais vendem nesse período. E os ovos de Páscoa estão no topo dessa lista. Os vinhos, nacionais e importados, e os peixes, como o bacalhau, também são bastante procurados no período, sendo que no Super Mais Conveniência o cliente encontra os produtos com os melhores preços do mercado.

Foto
Em Petrolândia, o Super Mais Conveniência fica localizado no centro da cidade, na Av. Auspício Valgueiro Barros, em frente à Celpe. O empreendimento, que foi inaugurado no final de dezembro/2014, já desponta na preferência das donas de casa de Petrolândia e região.

Com visão de empreendedorismo, e acreditando no potencial da região, o jovem empresário Eliakim Almeida Couto abriu as portas da Super Mais Conveniência. O empreendimento une o conceito de loja de conveniência com supermercado, em um ambiente agradavelmente climatizado.

A grande variedade de produtos e marcas é um dos destaques da Super Mais Conveniência que, além da tradicional seção de bebidas em geral, conta com uma adega, sortida com vinhos de excelente qualidade e bebidas finas. O bom gosto e elegância, diga-se de passagem, é uma marca da loja, decorada com sobriedade e jovialidade, e na prática disposição e exposição de produtos.

Outro destaque, além do amplo espaço de circulação no interior da Super Mais Conveniência, é o horário de funcionamento: de segunda a sábado das 7 às 22 horas, aos domingos e feriados das 9 às 19 horas. O funcionamento, portanto, tem horário de shopping center, pensado para atender o cliente no momento de sua melhor conveniência. Em breve, entrará em funcionamento a lanchonete, para oferecer ainda mais conforto aos clientes da loja.

O Super Mais Conveniência, o mais novo e ousado empreendimento de Petrolândia, é mais uma parceiro do Blog de Assis Ramalho

Ver mais fotos (clique)
>Super Mais Conveniência, novo empreendimento em Petrolândia
>Petrolândia: Super Mais Conveniência oferece conforto e praticidade aos seus clientes

SUPER MAIS CONVENIÊNCIA
Av. Auspício Valgueiro Barros - Centro
Petrolândia - PE (em frente à Celpe)
Contato: (87) 9633-9855

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier

Pernambuco: 1 mil homicídios nos três primeiros meses do ano

Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa solicitou audiência pública no próximo dia 16, para discutir problemas do programa Pacto pela Vida

O Estado de Pernambuco alcança, em plena Semana Santa, a triste marca dos 1 mil homicídios, registrados nos três primeiros meses do ano. O dado foi levantado pela Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa, a partir dos números oficiais da Secretaria de Defesa Social (SDS) e também de informações obtidas junto a profissionais que atuam no Infopol – portal da Polícia Civil do Estado que reúne os registros das vítimas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).

Em janeiro, Pernambuco registrou 323 assassinatos e, em fevereiro, foram 324. Em março, de acordo com as informações obtidas pela Bancada de Oposição, este número já chega a mais de 350 assassinatos. Uma média de mais de 10 pessoas mortas por dia.

O líder da Bancada de Oposição, deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), observa que, em comparação com os três primeiros meses de 2014, o índice de criminalidade subiu mais de 25%. “Ano passado, neste mesmo período, a SDS registrava 803 pessoas assassinadas. Em 2015 chegamos às mil pessoas, mais 200 pessoas mortas em relação a 2014. Este é um dado alarmante”, afirma.

Petrolândia: Prefeitura renova parceria com o Senai-PE para cursos profissionalizantes no município


O prefeito Lourival Simões, a Primeira Dama Anna Tereza, Secretária de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude, e Marcos Rogério Viana, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, reuniram-se recentemente com o Diretor do SENAI-PE, Flávio Guimarães.

No encontro, realizado na cidade de Itacuruba, foram acertados a continuidade e possível incremento na realização de cursos profissionalizantes, consultorias e projetos no município de Petrolândia.

Informações/foto: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo

Petrolândia: Compesa comunica e desmente falta de água, mas abastecimento é suspenso para conserto de vazamento


Nota de Esclarecimento

Ontem (31), recebemos mensagem do Escritório da COMPESA em Petrolândia informando que o abastecimento de água seria suspenso nesta quarta-feira para o conserto de vazamento de água em tubulação na Quadra 03.

Às 11 horas desta quarta, recebemos nova mensagem, desta vez informando que não haveria suspensão do fornecimento de água, em razão de os funcionários que iriam executar o serviço - em viagem - não poderem chegar a tempo.

Mas no início desta tarde, realmente faltou água. Pegadinha de 1º de abril ou não, o importante é que o vazamento seja consertado rapidamente para conter o desperdício de água tratada.

De acordo com informações de Aparecida, a Regional da Compesa em Floresta fez um esforço e enviou funcionários para a realização e conclusão do serviço antes do feriado.

Agradecemos a compreensão de todos.

Blog de Assis Ramalho com informações da Compesa Petrolândia

Petrolândia: Dr. Emanuel Barros, endocrinologista, atende na próxima terça (07) na Petroclínica. Marque sua consulta.


A Petroclínica informa que o endocrinologista Emanuel Barros atenderá na próxima terça-feira (07/04) a partir das 08h00. Mais informações e agendamento de consultas, ligue (87) 9805-0774 ou (87) 3851-2333.

Endocrinologista é o médico que cuida dos transtornos das glândulas endócrinas. As glândulas endócrinas são órgãos que secretam substâncias no sangue, conhecidas como hormônios. A Endocrinologia visa reconhecer e tratar os problemas com esses hormônios, ajudando a restabelecer o equilíbrio do organismo. O campo de atuação do endocrinologista é extremamente vasto, visto que os hormônios regulam praticamente todas as funções orgânicas, e portanto as alterações hormonais podem provocar diversas doenças, envolvendo o organismo como um todo.
As principais doenças tratadas pelo endocrinologista são diabetes, doenças de tireoide, obesidade, Síndrome dos Ovários Micropolicísticos e Doenças que afetam o desenvolvimento: puberdade precoce, telarca e pubarca precoce (aparecimento de mamas e pelos, respectivamente, em meninas menores que 8 anos e meninos menores que 9 anos) ou Puberdade tardia.

Claudijane/Petroclinica

A partir de hoje, empregador terá de pedir seguro-desemprego pela internet


A partir desta quarta-feira (1), os empregadores só poderão preencher o requerimento do seguro-desemprego e de comunicação de dispensa de trabalhadores por meio da internet. A medida pretende tornar mais rápido o atendimento e dar maior segurança às informações sobre os empregados, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Antes, a documentação era preenchida pela empresa (em guias verde e marrom) e entregue pelo trabalhador na hora de requerer o benefício. Esses formulários impressos não serão mais aceitos.

Com a resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador, as empresas deverão preencher os requerimentos apenas por meio do aplicativo Empregado Web, disponível no Portal Mais Emprego, do ministério. O dispositivo online já era utilizado, mas passou a ser obrigatório.

De acordo com o MTE, o sistema dará mais velocidade à entrega do pedido, além de garantir a autenticidade dos dados e possibilitar o cruzamento de informações sobre os trabalhadores em diversos órgãos, facilitando consultas necessárias para a liberação do benefício.

Homem é preso após roubar maconha de dentro de delegacia em Belém de São Francisco, no Sertão de PE

Droga teria sido roubada de dentro de delegacia de Belém de São Francisco (Foto: Divulgação/PMPE)

Um homem foi preso e um menor apreendido com cerca de 2,3 kg de maconha no bairro Alto do Bom Jesus, em Belém de São Francisco, no Sertão de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Civil, o menor teria roubado a droga de dentro da delegacia com auxílio de José Leandro dos Santos.

Ainda segundo a polícia, os dois foram encaminhados à delegacia e prestaram depoimento. Após serem ouvidos, o suspeito foi levado para a Cadeia Pública do município. Já o menor deverá ser apresentado ao Ministério Público e ficar à disposição da Justiça.

Núcleo SJCC/Caruaru
Do NE10 Interior

Petrolândia: Gesso Santa Bárbara embeleza sua casa, loja ou escritório com divisórias, forros, sancas e muito mais

Maurício do Gesso Santa Bárbara,  também conhecido como moreno do carro preto (Fotos: Assis Ramalho)

Gesso Santa Bárbara, indústria e comércio de gesso, na Quadra 17 de Petrolândia, organização de Maurício e Larissa, parceria do blog de Assis Ramalho, trabalha para embelezar a sua casa, loja ou escritório com sancas, forros, divisórias e decoração em geral, moldados em gesso.

Ao reformar ou construir, conte com os serviços profissionais da Gesso Santa Bárbara para tornar ambientes exclusivos, com as múltiplas possibilidades de uso do gesso em tetos e paredes, por exemplo.

Nova parceria do Blog de Assis Ramalho, Gesso Santa Bárbara, que presta serviços em Petrolândia e cidades circunvizinhas, está situada na Avenida Marieta Cavalcanti de Souza, 21 - Quadra 17 de Petrolândia. Contato pelos números (87) 9958-2220, 9243-4661 e 9960-5400.

Gesso Santa Bárbara deseja a todos que o ano novo seja de novas conquistas e projetos realizados, construídos com saúde, fé, perseverança e alegria. Feliz Natal e Próspero 2015!


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Com contas apertadas, Estado de PE não fará contratações ou dará reajuste de salário este ano


Pernambuco comprometeu, no primeiro bimestre do ano, 47,14% da receita corrente líquida com gasto de pessoal e está acima do limite prudencial (46,55%) estipulado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Agora, para que a gestão Paulo Câmara (PSB) não ultrapasse o limite máximo da LFR (49%), o governo estadual não fará contratações ou dará reajustes a servidores este ano.

O secretário de Administração, Milton Coelho, responsável pelas negociações do governo com os servidores, reconhece o cenário adverso. “Temos que ter uma atitude conservadora em relação às despesas para não jogarmos Pernambuco numa situação de inadimplência. Fazendo um paralelo com a Copa do Mundo, a crise é a Alemanha e as finanças do Estado são o Brasil. Se a gente for jogar aberto demais, leva uma goleada. A gente tem que jogar na retranca para pelo menos empatar o jogo”, falou.

Ministro da Fazenda não descarta criação de impostos para auxiliar no ajuste fiscal


O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, não descarta a criação de impostos para ajudar o governo a fazer o esforço fiscal necessário. Em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, ele sugeriu que essa seria uma medida limite caso o governo tenha dificuldades para cumprir a meta de superávit primário de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país).

Apesar de não descartar a possibilidade de introduzir novos impostos, Levy ressaltou que o governo precisa, antes disso, calibrar tributos que existem e que passaram a arrecadar menos por causa de medidas de desoneração. “Seria inadequado dizer que jamais trarei um imposto novo. O governo tem que tomar as ações necessárias. Antes de criar impostos novos, temos de acertar os que estão aí. Foram criados desequilíbrios nos últimos anos”, disse o ministro na última intervenção na audiência.

Desde que assumiu o Ministério da Fazenda, Levy reajustou tributos que haviam sofrido desonerações, mas não criou impostos. No fim de janeiro, o governo aumentou quatro tributos para reforçar a arrecadação em R$ 20,6 bilhões.

Aprovação a Dilma cai para 12%, indica pesquisa Ibope

Segundo levantamento, 64% dos entrevistados reprovam gestão da petista. Instituto ouviu 2.002 pessoas, entre 21 e 25 de março, em 142 municípios.

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (1º) mostra que a administração da presidente Dilma Rousseff tem a aprovação de 12% dos entrevistados, no percentual que reúne os que avaliam o governo como “ótimo” ou “bom”. Em dezembro, no último levantamento do Ibope, 40% aprovavam a gestão da petista.

A pesquisa, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi realizada entre os dias 21 e 25 de março e ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Os que julgam o governo “ruim” ou “péssimo”, segundo o Ibope, são 64%. Para 23%, o governo é “regular”.

O resultado da pesquisa de avaliação do governo Dilma foi o seguinte:
- Ótimo/bom: 12%
- Regular: 23%
- Ruim/péssimo: 64%
- Não sabe/não respondeu: 1%

Serra Talhada sedia II Copa Cangaceiros do Handebol de 5 a 7 de junho. Inscrições a partir de 2 de abril.


A ACEST (Associação dos Esportistas de Serra Talhada), em parceria com a Federação Pernambucana de Handebol e a Secretaria de Esportes de Serra Talhada, realizará nos dias 05, 06 e 07 de junho de 2015 a II Copa Cangaceiros do Handebol, antiga Copa Serratalhadense de Handebol Adulta. De acordo com o idealizador do evento, Robério Duarte, a partir desta quinta-feira, 02 de abril, até o dia  28 de maio as inscrições estarão abertas.

Segundo Robério Duarte, este ano tentará superar o sucesso do ano passado em que mais de 25 equipes se inscreveram, com a participação de mais de 500 atletas na 1ª edição da Copa, representando várias cidades de Pernambuco e da Paraíba.

Além de troféus e medalhas,as equipes colocadas em 1º e 2º recebem premiação em dinheiro nos valores de R$ 450,00 (campeão) e R$ 250,00 (vice-campeão). Brindes para os atletas que se destacarem na competição. A taxa de inscrição é de R$ 160,00 por equipe.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail roberioduarte13@hotmail.com. Mais informações pelo celular (87) 9919-8102.

A arbitragem será feita por árbitros pertencentes à FPH (Federação Pernambucana de Handebol). Será disponibilizado alojamento para as delegações de outras cidades.

Informações/fotos: Robério Duarte

União pelo Nordeste: Comitiva de deputados se reúne com governador de Alagoas para debater ações para estiagem

 Deputados Rodrigo Novaes e Miguel Coelho (Fotos: Ivaldo Reges)

Depois da passagem pela Bahia na semana passada, um grupo de parlamentares liderados pelos deputados Miguel Coelho (PSB) e Rodrigo Novaes (PSD) viaja para Maceió, nesta quarta-feira (01), para uma audiência com o governador Renan Filho (PMDB). O objetivo do encontro é buscar o apoio do gestor alagoano para o movimento União pelo Nordeste, que foi recentemente criado pela bancada pernambucana a fim de buscar mais recursos para o enfrentamento à seca, além de destravar obras de infraestrutura hídrica.

Também fazem parte da comitiva, Claudiano Filho (PSDB) e Joaquim Lira (PSD), além do deputado estadual paraibano Bruno Cunha Lima (PSDB). O grupo ainda se reunirá com a bancada estadual de Alagoas para apresentar os principais pontos do movimento e coletar as maiores dificuldades que o estado vizinho enfrenta em decorrência da estiagem.

"Imprescindível o engajamento do governador Renan Filho. A mobilização surge das assembleias mas visa unirmos todas as lideranças políticas do Nordeste em torno do objetivo de buscarmos a viabilidade econômica do semiárido.", explica Rodrigo Novaes.

De acordo com Miguel Coelho, durante o encontro será definida uma comissão de parlamentares alagoanos para acompanhar o movimento na definição de pautas e nas visitas aos outros estados nordestinos. “No encontro na Bahia fomos muito bem recebidos e de imediato foi criado um grupo de acompanhamento com deputados de variados partidos. Vamos fazer o mesmo em Alagoas para ampliar esse debate e aumentar o alcance do movimento”, explica socialista.

Movimento - Intitulado União pelo Nordeste, o movimento criado pela bancada pernambucana tem caráter suprapartidário e visitará, nos próximos dois meses, todos os estados nordestinos para definir uma agenda comum de desenvolvimento do semiárido e enfrentamento à seca. Após as visitas, será feito um fórum de debate com representações de todos os estados. Finalmente, no mês de julho, uma marcha reunindo lideranças políticas de toda a região será realizada em Brasília para reivindicar novos investimentos para Nordeste.

Assessorias de Imprensa dos Deputados Estaduais Rodrigo Novaes e Miguel Coelho

Prefeitura de Afogados da Ingazeira vai distribuir peixes para servidores de menor renda

Foto ilustrativa

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira está montando uma operação especial para a entrega de peixes aos servidores públicos municipais. Assim como vem fazendo desde o primeiro ano da atual gestão, a Prefeitura irá entregar os peixes nesta quinta (02), a partir das 07 horas, no Centro Desportivo Municipal.

Como não há recursos suficientes para distribuir peixes com todo o funcionalismo, a Prefeitura decidiu priorizar os que recebem menores salários. Assim, terão direito servidores efetivos que recebem salários de até R$ 1.100,00; além de servidores comissionados, contratados e prestadores de serviço que recebem um salário mínimo mensal.

Todas as Secretarias Municipais estarão envolvidas na distribuição. A entrega das senhas será nesta quarta (01). Para recebê-las, os servidores devem procurar a sua secretaria ou órgão de origem.

“É o mínimo que podemos fazer para retribuir quem tanto tem contribuído, com seu trabalho, com sua dedicação, para melhorar a nossa cidade. Desejo uma Páscoa com harmonia, paz e saúde para todos os afogadenses”, declarou o Prefeito de Afogados, José Patriota.

Prefeitura de Afogados da Ingazeira/Núcleo de Comunicação Social

Comitê do São Francisco promove encontro entre povos indígenas e comunidades tradicionais em Bom Jesus da Lapa-BA


Em continuidade à atualização do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do São Francisco, o Comitê do São Francisco, em parceria com a empresa executora dos serviços, a Nemus Consultoria, realiza no próximo dia 6 de abril (segunda-feira), em Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, a oficina setorial envolvendo os povos indígenas e comunidades tradicionais do Velho Chico.

O encontro terá início às 08h30, no Centro de Treinamento de Líderes de Bom Jesus da Lapa.

CBHSF

Câmara aprova aumento de pena para furto qualificado com uso de explosivos


A Câmara dos Deputados aprovou na noite de ontem (31) projeto de lei que aumenta a pena no furto qualificado que seja praticado com explosivos. A proposta, que será encaminhada ao Senado, altera o Código Penal com o objetivo de coibir, principalmente, o uso de explosivos nos roubos a caixas eletrônicos.

No caso de furto qualificado, o texto aprovado estabelece que a pena sejá aumentada em dois terços e multa, caso a subtração seja feita por destruição ou rompimento proveniente de material explosivo. Com a proposta, a pena poderá subir para reclusão de 3,3 a 13,3 anos. Se o material furtado for substância explosiva ou acessórios que possibilitem a sua fabricação, montagem ou emprego, a pena será reclusão de três a oito anos e multa.

O projeto estabelece também aumento de um terço até a metade a pena nos casos de roubo (subtração de coisa alheia mediante ameaça ou violência contra a pessoa) de substâncias explosivas ou produtos que, conjunta ou isoladamente, possibilitem a sua fabricação, montagem ou emprego. Atualmente, o Código Penal prevê, para roubo, a pena geral de reclusão de quatro a dez anos e multa.

Petrolândia: Celebre sua Páscoa com presentes e itens decorativos da loja Artes do Sertão



O ano começou ontem e já chegou a Páscoa, época em que os ovos e coelhinhos de Páscoa fazem o maior sucesso na decoração e nos presentes. Com inspiração renovada, a loja do ateliê Artes do Sertão traz muitas opções para você presentear com estilo ou decorar sua casa com o carinho e aconchego que a data merece.

Não perca tempo. Visite a loja Artes do Sertão e escolha os mais lindos e úteis artigos para celebrar a sua Páscoa!

Veja mais sugestões aqui>Páscoa na loja Artes do Sertão

Consulte a equipe da Artes do Sertão:
Ilga Carvalho: (87) 96408685 / 96283233
Adhális Carvalho: (81) 9756 9985
Andreza Carvalho: (87) 9646 7811
E-mail: artesdosertao@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/associacaoartesdosertao.
Endereço: Avenida Auspício Valgueiro Barros, 365 - Quadra 07
Petrolândia – Pernambuco.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

SINDSEP-PE convoca filiados para mobilizações nas ruas no dia 7 de abril e 1º de maio


O Sindsep-PE (Sindicato dos Servidos Públicos Federais no Estado de Pernambuco) realizou uma assembleia extraordinária, na manhã de ontem (31), com aposentados e pensionistas para debater a conjuntura nacional, a campanha salarial, o ajuste fiscal do Governo Federal e as próximas mobilizações em torno da defesa da democracia, Petrobras, direitos trabalhistas e contrárias à terceirização, que acontecerão neste mês de abril.

O objetivo foi motivar a todos a participar as duas grandes mobilizações de rua que acontecerão nos dias 7 de abril e no 1º de Maio, Dia do Trabalhador, em todo o País. Para isso, o Sindsep também irá realizar outras assembleias no Recife e interior. A primeira acontecerá ainda na noite de hoje, na sede do Sindicato, reunindo os servidores da ativa.

Em Pernambuco, sindicatos, movimentos sociais e partidos de esquerda irão se reunir no próximo dia 7, às 15h, ao lado da Câmara dos Vereadores do Recife. De lá, todos sairão em caminhada até a avenida Dantas Barreto.

“Estamos passando por uma grande crise política provocada pela oposição, pelos grandes meios de comunicação, por empresas petrolíferas multinacionais e pela elite econômica que querem retomar o poder no Brasil para que voltem a ter o controle sobre os destinos de toda a população e voltem a se beneficiar com tudo isso. Temos que nos unir para defender os direitos conquistados pelos trabalhadores brasileiros com muita luta”, destacou a coordenadora geral do Sindsep, Graça Oliveira.

Sindsep-PE

Missão Pedagógica no Parlamento está com inscrições abertas até 26 de abril

Programa conduzido pela Câmara dos Deputados proporciona a professores dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas uma capacitação em educação para democracia

Estão abertas as inscrições para a quinta edição do Missão Pedagógica no Parlamento, programa da Câmara dos Deputados que busca reconhecer os esforços de educadores na disseminação dos valores da democracia e da cidadania. Este ano foi incluída a possibilidade de participação de orientadores e coordenadores pedagógicos, além dos professores.

A inscrição poderá ser feita até 26 de abril, por formulário eletrônico, e as vagas serão preenchidas por sorteio, também eletrônico. Os inscritos deverão realizar o curso a distância "Educação para Democracia e o Parlamento". Serão disponibilizadas oito vagas por estado, totalizando 216 vagas. Participarão do programa Missão Pedagógica no Parlamento os 54 professores com melhor desempenho no curso, observada a distribuição de duas vagas por estados e DF.

Caso não haja inscritos para todas as vagas de determinado estado, estas serão remanejadas para outros estados da mesma região, priorizando aqueles com maior número de habitantes.

Redesim: Empresas poderão obter alvará de regularidade dos Bombeiros via Internet

Pernambuco passará a ser o primeiro estado brasileiro a dar ao empresário o direito de obter a licença dos bombeiros no mínimo prazo possível - em até três dias.

Em reunião realizada na quinta-feira passada (26), a presidente da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), Terezinha Nunes, e o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Francisco Cunha, acertaram as bases de um trabalho conjunto entre os dois órgãos para que o Corpo de Bombeiros possa, até o final deste ano, se integrar à Redesim, sistema coordenado pela Junta que interliga os órgãos responsáveis pelo registro de comercial. Com isso, o alvará de regularidade das empresas poderá ser obtido via internet.

No momento, embora a Junta esteja conseguindo abrir uma empresa em três dias, o empresário ainda tem que aguardar mais de um mês para ter em mãos o alvará de regularidade dos bombeiros. "Este é um gargalo que permanece apesar da Junta já ter conseguido integrar à Redesim vários municípios, a Receita Federal e a Secretaria da Fazenda, todos operando on line através do sistema de informática da Jucepe" - afirmou Terezinha Nunes.

Segundo ela, feita a adequação do Corpo de Bombeiros ao sistema, Pernambuco passa a ser o primeiro estado brasileiro a dar ao empresário o direito de obter a licença dos bombeiros no mínimo prazo possível - em até três dias.

Floresta: Destaques em pesquisa de opinião pública recebem 5ª edição do Prêmio Excelência TLN


A TLN Pesquisas e Eventos, empresa de Tid Lucena, tem a honra de convidar personalidades, empresas e profissionais que se destacaram em pesquisa de opinião pública realizada no município de Floresta, e a sociedade em geral para prestigiar o evento de entrega dos certificados do Prêmio Excelência TLN.

Em sua 5ª edição no município de Floresta, no Sertão de Pernambuco, o Prêmio Excelência TLN tem como objetivo incentivar a qualidade e promover o reconhecimento das empresas e profissionais que se destacam em suas áreas de atuação.

A solenidade de premiação será realizada no dia 9 de julho (quinta-feira), com início às 20h30, no Grêmio 3 de Julho,

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da TLN Pesquisas e Eventos

Detran-PE realiza fórum de educação para o trânsito

Foto: Paulo Maciel

O Departamento Estadual de Transito de Pernambuco (Detran-PE) sediou, na manhã desta terça-feira (31/03), mais uma edição do Fórum Permanente de Educação de Trânsito de Pernambuco. O encontro tem como objetivo discutir o tema educação no trânsito, além de definir estratégias para a criação de campanhas educativas, capacitações e cursos gratuitos para os motoristas do Estado.

De acordo com o presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro, o fórum atuará em três frentes. “Vamos trabalhar para promover a capacitação dos motoristas de toda administração estadual, oferecendo cursos gratuitos na nossa Escola de Trânsito. Também iremos promover palestras em empresas públicas e privadas sobre o tema educação no trânsito. Além disso, atuaremos em campanhas educativas, em parceria com as secretarias de Saúde e Educação”, diz. Ainda segundo Charles, o Detran-PE realizará outros 12 encontros, sendo quatro na Região Metropolitana do Recife e outros oito encontros em polos regionais.

Segundo Luciana Carvalho, coordenadora de Educação de Trânsito do Detran-PE, promover trabalhos educativos com os motoristas estaduais é a prioridade da gestão. “Temos que educar os futuros condutores, principalmente, nas escolas onde o caráter do cidadão começa a se formar. Queremos capacitar, também, os professores que serão nossos multiplicadores da educação no trânsito”, explica.

Professores da rede do Estado de PE prometem parar atividades novamente nos dias 8 e 9 de abril


Docentes fizeram assembleia em frente à casa legislativa


Os professores da rede estadual definiram, na tarde desta terça-feira (31), que pretendem fazer novas paralisações nos dias 8 e 9 de abril. Os atos devem ter os mesmos moldes dosrealizados nas últimas quarta (25) e quinta (26). A possibilidade de deflagrar uma greve por tempo indeterminado será avaliada pela classe em uma assembleia marcada para o dia 10.

A deliberação sobre os rumos do movimento ocorreu em frente ao prédio da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na área central do Recife, onde foi votado e aprovado, em uma primeira rodada, o projeto de lei que define o reajuste do piso dos docentes. Em alguns momentos, houve tensão entre representantes da classe e deputados estaduais. Uma nova votação deve ocorrer na próxima semana, obedecendo à ordem regimental da Casa.

A proposta não agrada os professores, que alegam que somente os profissionais com Ensino Médio serão contemplados com o aumento de 13,01%. Já os ganhos para os docentes que têm licenciatura plena serão de 0,89%. A classe quer que o reajuste maior contemple todos os trabalhadores. Uma reunião com a Secretaria de Administração foi realizada na segunda (30), mas terminou sem acordo.

Filho de prefeito do Sertão da PB é encontrado morto em apartamento na Capital


Um jovem de 23 anos foi encontrado morto em um apartamento localizado na capital paraibana na manhã desta terça-feira (31). Tancredo Gomes Fernandes era filho do atual prefeito de Uiraúna (Sertão do estado, a 476 km de João Pessoa), João Bosco Nonato Fernandes. A informação foi confirmada ao Portal Correio pelo assessor da prefeitura de Uiraúna, Geraldo Andrade.

De acordo com o assessor, Tancredo tinha concluído o curso de Direito há poucos dias. O corpo do jovem foi encontrado pela empregada doméstica que trabalha no apartamento do bacharel em Direito.

“Ele demorou para sair do quarto para tomar café da manhã e ela estranhou. Ao chegar no quarto, a moça viu Tancredo deitado na cama e percebeu que ele estava sem vida”, contou Geraldo Andrade.

A família suspeita de que o jovem tenha sido vítima de um infarto, mas até as 10h30 a causa da morte ainda não havia sido confirmada. Tancredo Gomes Fernandes era o filho caçula de João Bosco Nonato Fernandes e da primeira-dama Juliete Gomes Fernandes.

O corpo do jovem foi levado para o Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, onde passou pela periciado do Serviço de Verificação de Óbito.

O gestor de Uiraúna viajou para João Pessoa, acompanhado pela esposa e pelo chefe de gabinete da prefeitura.

Correio da Paraíba

Que venha o Flamengo; Salgueiro goleia e garante classificação antecipada na Copa do Brasil



Com um desempenho arrasador de Kanu, o Salgueiro venceu o Piauí por 5×1, no Albertão, na estreia da Copa do Brasil 2015. A goleada permitiu que o Carcará eliminasse o jogo da volta, classificando-se antecipadamente para a segunda fase do torneio.

Quem abriu o placar do confronto foi o Piauí. Niel recebeu livre e bateu sem chances para Luciano. Mas a felicidade do Enxuga Rato parou por aí. Aos 31, o Carcará empatou com Paulinho Mossoró, em chute de fora da área. Depois foi a vez de Kanu marcar duas vezes. Nos acréscimos da primeira etapa, Valdeir fez o quarto. No segundo tempo, Kanu fez seu terceiro gol da noite e o quinto dos pernambucanos, fechando o placar.

O Carcará, inclusive, já conhece seu adversário da próxima fase. Ninguém menos que o Flamengo. Os cariocas eliminaram o Brasil de Pelotas na etapa anterior, vencendo por 2×1 no Bento de Freitas e por 2×0 no Maracanã.

Do Blog de Primeira