segunda-feira, 23 de junho de 2014

Momento Física: Força Eletrostática em três cargas

Olá, pessoal!

Estamos em ritmo de Copa do Mundo e nada melhor para contextualizar o estudo da Física, não é mesmo? Então, o Momento Física durante este período traz para você resoluções que envolvem algumas situações ocorridas em outras Copas e que podem acontecer neste campeonato mundial de futebol. E vamos juntos torcer pelo Brasil.

Um abraço!

Prof. Roberto Oliveira

MOMENTO FÍSICA NA COPA: AULA 05 - FORÇA ELETROSTÁTICA ENTRE 3 CARGAS

Redes em formato de "Véu de Noiva" (FOTO: Cleber Mendes/LANCE!Press)

A pintura eletrostática é usada para pintar as traves de futebol, e nesta copa do mundo não foi diferente, este processo de pintura garante a flexibilidade da peça sem ofender a pintura.

A pintura eletrostática ou lacagem é um processo de pintura eletrostática, que tem como finalidade o revestimento do ferro, alumínio ou outros metais com uma película de polímero termo-endurecível colorido (pó de poliéster). Existem inúmeras cores que podem ser utilizadas, sendo o branco, verde, cinza e castanho as mais habituais.

Quando uma peça é pintada a tinta recebe uma carga elétrica oposta à peça, fazendo com que ela se fixe na peça. Após tal procedimento, a peça pode ser levada a uma estufa. Quando a estufa aquece, a tinta cura e é fixada.

Um ótimo exemplo de pintura eletrostática A pó são as molas das motos: mesmo flexionadas, a tinta permanece intacta. (Fonte: Wikipédia)

Encarte Questão da Aula: Momento Física da Copa 05

Resolução da Questão em vídeo aula: 


Para ver todas as aulas>Momento Física

Roberto Oliveira para Blog de Assis Ramalho
Material didático, animação e vídeo: Roberto Oliveira

OMS detecta vírus da poliomielite no Brasil


A Organização Mundial da Saúde (OMS) detectou o poliovírus selvagem tipo 1, que causa a poliomielite, durante coleta de amostras feita em março, no sistema de esgoto do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo.

A OMS informou que novas coletas subsequentes realizadas no mesmo local deram resultado negativo para o WPV1, sigla do vírus em inglês, ou então acusaram positivo para outros tipos de vírus.

A agência da Nações Unidas para saúde informou que a cepa do vírus detectada em Campinas é da mesma família da que foi encontrada em um caso de pólio na Guiné Equatorial.

Segundo a OMS, o vírus foi detectado numa coleta de rotina nos sistemas de esgoto e não há nenhuma evidência de transmissão do WPV1.

Tacaratu realiza I Arraiá de São Pedro em Caraibeiras no próximo domingo (29)


A Prefeitura Municipal de Tacaratu, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, convida todos para participarem do I Arraiá de São Pedro, em Caraibeiras, a ser realizado no dia 29 de junho de 2014, a partir das 19h00, ao lado da Praça Francina de Araújo.

Programação:
• Quadrilha do Grupo Viver Bem na Melhor Idade
• Atração: Silvinho Cavalcante e Banda

Prefeitura de Municipal de Tacaratu - Construindo Um Novo Tempo.

Falar mal da empresa no Facebook gera demissão por justa causa


A 3ª turma do TRT da 15ª região reconheceu a demissão por justa causa de trabalhador que publicou ofensas no Facebook contra superiores e contra a própria empregadora, empresa do ramo de telecomunicações. A dispensa também teria sido motivada por agressões verbais praticadas contra cliente da reclamada no curso do atendimento no call center.

A questão foi levada à Corte regional após decisão de 1º grau reverter a justa causa aplicada ao empregado, por considerar a penalidade desproporcional. A juíza Andrea Guelfi Cunha, relatora, ponderou que, em que pese declaração de que antes do fato não houve nenhum outro problema em relação ao trabalho do atendente, tal fato, por si só, não retira o atributo da proporcionalidade na punição aplicada pela empresa."As reiteradas injúrias foram devidamente documentadas através de ata notarial de constatação de site, lavrada pela Oficial do 3º Ofício de Notas de Piracicaba/SP, cujo conteúdo, de tão grosseiro e chulo, sequer merece transcrição.

Humberto Mendes reúne grupo político em Santa Maria da Boa Vista para apresentar pré-candidatos a deputado


O ex-vereador e presidente do PTB de Santa Maria da Boa Vista, Humberto Mendes, reuniu seu grupo político para apresentar as pré-candidaturas dos deputados Adalberto Cavalcanti (PTB), à Câmara Federal, e Augusto César (PTB), à Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Participaram dos encontros os vereadores Jorge do Futuro e Ducinha, os suplentes Inácio César, Paulo Mendes e Gerson Mendes, além de outras lideranças políticas do município.

Humberto Mendes destacou a parceria como “uma aliança de sertanejos”, justificada com o comprometimento dos aliados com o Sertão do Estado. “Fechamos com Augusto César de Serra Talhada e Adalberto Cavalcanti de Afrânio. Essa aliança de sertanejos vai nos ajudar a reconstruir Santa Maria da Boa Vista”, declarou o presidente do PTB no município.

Adalberto Cavalcanti lamentou a difícil situação pela qual passa o município, principalmente na zona rural. “É lamentável que Santa Maria esteja vivenciando momentos tão difíceis com a gestão municipal. Não fossem as ações da presidente Dilma e do ex-presidente Lula, a coisa poderia estar muito pior”, destacando os programas sociais de distribuição de renda, o Pronatec e o Minha Casa, Minha Vida.

Assessoria de Imprensa

Vereador que criação da Brigada de Bombeiro Civil em Garanhuns


Visando oferecer mais um instrumento de apoio e segurança para nossa cidade, que cresce a todo instante, o vereador Zaqueu Lins (PDT) sugeriu por meio de requerimento encaminhado ao Governo Municipal, a criação da Brigada Municipal de Bombeiro Civil.

Os Bombeiros Civis, cada vez mais presentes no mercado de trabalho, são habilitados pela Lei nº 11.901/2009, para cuidar da preservação de vidas e prevenção de acidentes. Nas indústrias, no comércio, hospitais, repartições públicas, ou mesmo em ambientes abertos, são treinados para prevenir incêndios e comandar procedimentos preliminares em situações de emergência.

Zaqueu afirma que o sucesso da criação de brigadas e grupamentos de bombeiros civis em outros municípios do país é um exemplo a ser seguido. O parlamentar também esclarece que a criação pelo município dessa nova autarquia encontra amparo legal no artigo 30, I e II da Constituição Federal de 1988, onde diz que compete aos municípios legislar sobre assuntos de interesse local e suplementar a legislação federal e a estadual no que couber.

Assessoria de Comunicação Câmara Municipal de Vereadores de Garanhuns

PDT oficializa apoio a Armando e João Paulo em Pernambuco

Foto: Leo Caldas/Divulgação

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) oficializou, nesta segunda-feira (23), o apoio às pré-candidaturas de Armando Monteiro (PTB) ao governo de Pernambuco e de João Paulo (PT) ao Senado. A decisão foi anunciada pelo dirigente nacional do PDT, o ex-ministro Carlos Lupi. Com o anúncio, o partido do ex-governador Leonel Brizola vai indicar um nome para vice-governador de Armando. Lupi confirmou que vai participar da convenção do PTB em Pernambuco, no dia 29, em Caruaru.

A decisão de apoiar Armando Monteiro e João Paulo em Pernambuco foi tomada após a convenção nacional do PDT, no último dia 10, na qual o partido oficializou apoio à candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). O anúncio reforça a iniciativa dos pedetistas de reproduzir nos Estados o apoio expressado ao PT nacionalmente. Com o anúncio, o PDT passa a integrar à chapa “Pernambuco Vai Mais Longe”, que, além do PTB e PT, também tem o apoio do PSC, PTdoB e PRB.

Para o presidente nacional Carlos Lupi, a decisão levou em conta a liderança política de Armando Monteiro. “O senador tem uma larga experiência política, conhece os problemas de Pernambuco. Sua candidatura é muita estratégica para o crescimento de PDT no Estado”, afirmou. Outro fator que pesou na decisão, segundo Lupi, foi o fato de Armando garantir um palanque forte em Pernambuco para a presidente Dilma Rousseff.

Explosão em universidade deixa oito mortos e 20 feridos


Pelo menos oito pessoas morreram e 20 ficaram feridas em uma explosão que atingiu uma universidade estatal na cidade de Kano, no Norte da Nigéria, informou a polícia. O oficial Magaji Majiya contou que diversas pessoas com ferimentos horríveis foram levadas para um hospital local para passar por tratamentos.

Segundo um professor da faculdade, a explosão começou no estacionamento, do lado da escola de formação. A área do atentado foi isolada e os serviços de emergências continuam a socorrer os feridos, de acordo com as fontes. A polícia informou que uma pessoa foi presa e que está investigando o caso.

Kano é a segunda maior cidade do país e já foi alvo no passado de ataques do grupo radical Boko Haram, que visa a criação de um Estado islâmico no Norte da Nigéria. Três estados a leste de Kano — Borno, Yobe e Adamawa — estão sob estado de emergência imposto pelo governo, após anos de ataques dos terroristas.

Há menos de uma semana, 21 pessoas foram mortas na explosão de uma bomba no estado de Yobe, fora de uma loja onde as pessoas se reuniram para assistir a um jogo da Copa do Mundo. Encontros públicos para ver as partidas do Mundial foram proibidos em algumas partes da Nigéria, devido à ameaça do Boko Haram, que pretende derrubar o governo.

Boko Haram — que significa “a educação ocidental é proibida” na língua Hausa — ganhou repercussão internacional em abril, após o sequestro de mais de 200 meninas em uma escola de Chibok, no estado de Borno.

O Globo

Oito pessoas morrem em acidentes de trânsito no fim de semana em Alagoas



Foto: Assis Ramalho
Colisão frontal entre dois carros provocou a morte de uma mulher e deixou outras oito gravemente feridas no KM 48 da BR-423, localizado no Sítio Batata, zona rural de Inhapi-AL

A violência no trânsito deixou oito vítimas fatais durante o fim de semana em Alagoas. É o que consta no relatório da Perícia Oficial, divulgado na tarde desta segunda-feira (23), quando órgão revelou ainda que quase 90 pessoas deram entrada no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, com ferimentos diversos, sendo que 30 delas foram atendidas após sofrerem agressões: corporal, por arma de fogo e branca.

De acordo com o levantamento da Perícia Oficial, 14 pessoas foram assassinadas, no período, em Maceió e nos municípios de Rio Largo, Passo do Camaragibe, União dos Palmares, São Miguel dos Campos, Paripueira, Porto Real do Colégio, Arapiraca, Inhapi, Craíbas e São Sebastião.

Três delas eram adolescentes e uma das vítimas tinha apenas 17 anos - Anderson Cavalcante de Souza foi morto a golpes de faca em Rio Largo, região metropolitana de Maceió.

Já Douglas Marcelino dos Santos também foi brutalmente a golpes de arma branca. O caso aconteceu na zona rural de União dos Palmares, município da Zona da Mata alagoana. Outra vítima da violência que assola o estado foi Erasmo Gomes da Silva Filho, de 17 anos, morto a tiros no centro de São Sebastião, região do Agreste.

Dos 14 casos de assassinato, dois ocorreram em Maceió, nos bairros Eustáquio Gomes e Clima Bom. Já os acidentes que culminaram com vítimas fatais aconteceram em Maceió, Joaquim Gomes, Capela, Arapiraca, Olho D'água das Flores e Porto Real do Colégio.

Gazeta Web

Homem é preso se passando por doente em feira livre

O acusado confessou os golpes e disse que apurava entre R$ 60 e R$ 80 por feira

Um homem acusado de se passar por doente para pedir dinheiro aos frequentadores da feira livre de São Miguel dos Campos-AL foi preso na manhã desta segunda-feira (23), pela Guarda Civil Municipal. Segundo um dos guardas, o homem identificado como Diego Lourenço dos Santos, de 27 anos, estava sendo investigado há três semanas, após uma denúncia anônima.

Nas duas primeiras semanas, ele apareceu com uma faixa amarrada na perna informando que não podia trabalhar devido a um acidente e na terceira semana, surgiu com um curativo manchado de vermelho afirmando que possuía um tumor na boca e, sem ter como trabalhar, não conseguia alimentar os cinco filhos.

Abordado pela Guarda Municipal, ele foi levado à sede do mercado, onde retirou o curativo e confessou os golpes. O homem disse que está desempregado e, para alimentar a família, há cerca de três meses se passa por doente em São Miguel dos Campos e em União dos Palmares, onde reside. O acusado confessou ainda que apurava entre R$ 60 e R$ 80 por feira.

Quando foi detido nesta segunda-feira, Diego já havia conseguido R$ 17. Ele e o dinheiro foram encaminhados para a Delegacia Regional de São Miguel dos Campos.

CadaMinuto

Paulo defende ICMS zero para lavanderias de jeans

Medida vai beneficiar polo que abrange cidades de Vertentes, Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe

Em visita ao município de Vertentes, neste domingo (22), o pré-candidato da Frente Popular de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), afirmou que isentará do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) as lavanderias de jeans. "Ainda estava na Secretaria Estadual da Fazenda quando fizemos um levantamento que indicou a viabilidade dessa medida. Não foi possível fazer em 2014 por conta dos prazos da Justiça Eleitoral. Mas faremos a partir de 2015", explicou o socialista, durante evento promovido pelo prefeito Allan Kardec, em apoio à chapa.

"A preocupação das lavanderias não será mais com o imposto. Elas vão poder se voltar com mais atenção para algo mais importante, que é a preservação do meio ambiente", explicou o socialista. Vertentes integra o polo de jeans do Estado, que também inclui Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe.

Pré-candidato ao Senado pela Frente Popular, Fernando Bezerra Coelho (PSB) rebateu acusações feitas por adversários de que o Governo Eduardo Campos (PSB) teria prejudicado o setor. "O que o Governo Eduardo fez foi tratar de trazer a água do Rio São Francisco para resolver um dos maiores problemas das lavanderias da região. No final de 2015, a Adutora do Agreste resolverá de vez a questão do abastecimento, permitindo que as empresas possam cuidar do tratamento de efluentes de maneira mais barata, rápida e sustentável", lembrou.

Assessoria do PSB
Fotos: Rodrigo Lobo e Aluísio Moreira

Holanda vence o Chile por 2 a 0 e garante primeiro lugar do grupo B; no jogo de despedida, Espanha vence Austrália


A Holanda manteve 100% de aproveitamento de aproveitamento na Copa e não deve cruzar com o Brasil nas oitavas de final. O time treinado por Louis Van Gaal derrotou nesta segunda-feira o Chile por 2 a 0, no Itaquerão, e se garantiu na primeira colocação do grupo B.

Nas oitavas de final, os holandeses vão enfrentar o segundo colocado do grupo A. Brasil, México e Croácia disputam nesta segunda as vagas da chave. Às 17h, o Brasil enfrenta Camarões em Brasília, enquanto México e Croácia medem forças na Arena Pernambuco.

O primeiro colocado do grupo A vai enfrentar o Chile nas oitavas de final. Com isso, os chilenos podem voltar a enfrentar o Brasil em uma partida de oitavas de final do Mundial. Brasileiros e chilenos se enfrentaram nesta mesma fase em 1998, e em 2010, e o Brasil levou a melhor nas duas, vencendo por goleada. Foi 4 a 1 na França e 3 a 0 na África do Sul.



No jogo de despedida, Espanha vence Austrália por 3 a 0

Era para ser o jogo mais esperado da Copa do Mundo na Arena da Baixada, em Curitiba. Mas as eliminações de Espanha e Austrália esfriou demais. Dentro do estádio havia um número considerável de cadeiras vazias. Provavelmente, de torcedores espanhóis que desistiram de ir ao jogo após a eliminação. Nesse cenário, no entanto, uma apática Espanha não teve dificuldades em conseguir sua única vitória da Copa do Mundo pelo placar de 2 a 0.

O melhor em campo: participando de duas jogadas de gol, Iniesta foi o destaque da partida. Além do meia, David Villa, que fez o primeiro gol da 'La Roja', aos 35 minutos do primeiro tempo, também teve atuação importante. Essa foi justamente a sua última partida com a camisa da seleção, na qual ele é o maior artilheiro, com 59 gols. Dez a mais que Raúl, que é o segundo colocado.

O Globo

ONS prevê mais redução nos níveis de água dos reservatórios


O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prevê que a capacidade dos reservatórios de água estará ligeiramente mais baixo nesta semana (de 21 a 27) do que na semana anterior, em todo o país.

O Relatório Executivo do Programa Mensal de Operação (PMO) mantém, no entanto, a previsão de vazões para os quatro subsistemas no fechamento do mês: na Região Sul, acima da média histórica; no Subsistema Sudeste/Centro-Oeste, os níveis estão próximos da média; no Norte, um pouco abaixo da média; e no Nordeste a situação é mais desfavorável, com níveis em torno de 43% da média histórica.

Apesar da melhora do sistema como um todo, em razão das fortes chuvas que elevaram a capacidade de armazenamento no Subsistema Sul, o ONS prioriza a preservação dos estoques armazenados nos reservatórios das usinas localizadas nas cabeceiras dos rios Grande, Paranaíba e São Francisco.

Oposição em Sairé reforça palanque de Armando

Foto: Léo Caldas/divulgação

Lideranças políticas que integram o bloco de oposição no município de Sairé, no Agreste pernambucano, garantiram, durante encontro no Recife, apoio à pré-candidatura de Armando Monteiro (PTB) ao governo do Estado. O grupo é liderado pelo ex-prefeito da cidade, Everaldo Dias (PTB), que trouxe dois dos três vereadores oposicionistas no município – Gildo de Zé Dias e Valdete Bezerra, ambos do PT – para uma reunião com Armando, no escritório do petebista, no Recife. Além deles, o vereador Roberto de Elza Pedrosa (PT), outro oposicionista ao prefeito Fernando Pergentino (PSB), também prometeu subir no palanque de Armando Monteiro nesta eleição.

O grupo político também contou com a presença dos ex-vereadores Severino Adelino, atual vice-presidente do PTB em Sairé, e Josenice Dias (PTB), que, hoje, está na suplência na Câmara Municipal. Quem preside a legenda na cidade é o ex-prefeito Everaldo Dias. Severino, conhecido como Biu Adelino, já ocupou por seis mandatos uma das nove cadeiras da Câmara Municipal de Sairé. “Viemos reforçar a candidatura de Armando Monteiro. Sairé está toda fechada com o senador”, afirmou Biu Adelino. O município possui pouco mais de 11mil habitantes, de acordo com censo de 2010.

“Nosso apoio a Armando já está certo. Agora, vamos trabalhar para garantir a vitória em Sairé e no resto de Pernambuco”, acrescentou a vereadora Valdete Bezerra. Josenice Dias afirmou que o sentimento em sua cidade é de vitória do PTB. “O povo está animado com a candidatura de Armando”, afirmou.

Prefeito de Petrolândia decreta feriado municipal nesta terça-feira, 24

O prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, por meio do Decreto nº 793/2014, decretou feriado municipal nesta terça-feira, 24, dia de São João.

Bancos e repartições públicas estarão fechados.

Para ler o Decreto>Decreto 793/2014 - Prefeitura Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Prefeitura Municipal de Petrolândia

Cerca de 100 concursos oferecem 54 mil vagas e pagam até R$ 21 mi


Cerca de 100 concursos estão com inscrições abertas e somam pelo menos 54.049 vagas em todos o Brasil. Há concursos para diversas áreas e a remuneração chega a R$ 21.657,29 no Tribunal de Justiça de São Paulo.

De acordo com o Folha Dirigida, existem 27.409 vagas para cargos de nível superior, 17.106 vagas para profissionais de nível médio, 4.272 para nível técnico e 5.262 de nível fundamental. Além das vagas abertas, há também concursos para formação de cadastro de reserva, e os aprovados serão chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso. Mas fiquem atentos! Algumas oportunidades encerram o prazo de inscrição nesta semana.

Fernando Bezerra Coelho quer juros mais baixos para polo de confecções

 Fotos: Rafael Medeiros

O candidato ao Senado pela Frente Popular de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho (PSB), defendeu juros menores para os micro e pequenos empreendedores do polo de confecções do Agreste. Fernando lembrou que para comprar uma máquina de costura, equipamento básico para a produção, a taxa de juros dos bancos públicos pode chegar a 7%.

“É uma taxa muito alta, que inviabiliza os negócios e acaba gerando verdadeiras gambiarras. O que temos que fazer é buscar taxas diferenciadas, com juros a menos de 3%, beneficiando quem produz. Assim vamos gerar mais renda e empregos”, afirmou Fernando Bezerra em Vertentes, uma das cidades integrantes do polo de confecções de Pernambuco, durante giro da Frente Popular pelo Agreste. Ele acredita que a cadeia produtiva da confecção pode ser fortalecida, com a produção do poliéster que será gerado a partir da refinaria Abreu e Lima. “Temos que nos preparar para este momento, estimular mais a produção, qualificar a mão de obra, para que nosso produto possa ganhar mais mercados dentro e fora do Brasil”.

Petrolândia: Easycomp Informática comunica recesso de 22/06 a 1° de julho

Suape: promessas não cumpridas (parte 2) - Artigo de Heitor Scalambrini Costa


Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco e
Coordenador Geral do Fórum Suape – Espaço Socioambiental

O Complexo Industrial Portuário de Suape (CIPS), chamado por segmentos da sociedade pernambucana de “joia da coroa”, “locomotiva do desenvolvimento”, “poupança do povo”, “redenção do Nordeste”, e “Eldorado”, entre outros, vive momentos de desnudamento de uma realidade cruel.

Movimentos sociais, ao longo dos anos, têm denunciado questões referentes à ação da empresa Suape – como a imoralidade dos procedimentos judiciais que tramitam na Vara Privativa da Fazenda Pública da Comarca do Cabo de Santo Agostinho; o desvio de verbas públicas, através do ajuizamento de ações judiciais e simulação de audiências não realizadas nessa mesma Vara da Fazenda; os danos ambientais e sociais causados pela empresa; a continuada violação de direitos humanos; o tráfico de influência no Poder Judiciário de Pernambuco; a ausência do Ministério Público nos procedimentos de remoção/expulsão de milhares de famílias da área; e a falta de legitimidade da empresa Suape como proprietária das terras que hoje abrigam o Complexo.

Com a atração de inúmeras empresas, como refinaria, estaleiros, termoelétricas, siderúrgica e petroquímica, o que se verifica há alguns anos é o completo desrespeito às leis vigentes por parte da empresa gestora do Complexo; é a falta de responsabilidade social das empresas que lá se instalaram; e, principalmente, a visão anacrônica do governo estadual, responsável pela degradação ambiental daquele território. Os reflexos desta política obstinada, que considera a natureza um entrave ao crescimento econômico, inclui a interrupção drástica e dramática dos modos de vida da população local – ferindo direitos adquiridos de pescadores, marisqueiras e agricultores familiares, expulsos de suas moradias, abandonados sem condições de trabalho ou qualquer assistência social digna desse nome.

Petrolândia: Balneário e Bar Roça de Samyr abre no feriado de São João


Samyr Oliveira, do Balneário e Bar Roça de Samyr, localizado às margens do Lago de Itaparica, na estrada da Serrota, comunica que nesta terça-feira, 24, feriado de São João, estará de portas abertas.

Os deliciosos pratos da cozinha de Tia Lenir e cerveja gelada você encontra no Balneário e Bar Roça de Samyr. 

Aproveite o feriado para relaxar. Curta o Balneário e Bar Roça de Samyr.

Informações: Samyr Oliveira

Paulo destaca investimentos em infraestrutura como forma de atrair mais indústrias

Socialista cumpre roteiro pelo Agreste. Ontem, ele passou por Limoeiro, Orobó, Machados e Santa Maria do Cambucá

Pernambuco se preparou e, por conta disso, os empreendimentos privados, que já estão vindo para o Estado, vão se multiplicar ainda mais nos próximos anos. A avaliação é do pré-candidato ao Governo pela Frente Popular de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB). Porém, o socialista defende que o momento é de avançar ainda mais. Durante visita ao Agreste Setentrional, nesse sábado (21), ele ressaltou a importância de uma malha viária adequada. E garantiu que, se eleito, fará o recapeamento da estrada entre Serra da Capoeira e Machados. Também reiterou que viabilizará a duplicação da PE-90, rodovia que liga Limoeiro a Toritama.

"A infraestrutura, especialmente na malha viária e na segurança hídrica, é condição essencial para a vinda de novas indústrias. Temos investido significativamente em estradas. Acabamos de recuperar a própria PE-90. A PE-89, no trecho que vai de Limoeiro à Timbaúba, está em vias de ser concluída e a PE-95, até Caruaru, deve ter as obras de recuperação iniciadas no segundo semestre. Vamos avançar mais, estudando a viabilidade de outras intervenções, como a proposta de pavimentação da estrada que leva a Buenos Aires", afirmou Câmara, durante entrevista a rádios de Limoeiro.

Petrolândia: Produtos decorativos de São João, Copa e presentes temáticos você encontra na Artes do Sertão


A loja Artes do Sertão, de Petrolândia, está à sua espera nesta segunda-feira, 23, das 9 às 15 horas, oferecendo produtos temáticos de São João e da Copa do Mundo, além da variedade de artigos em decoração, presentes e cosméticos.

Entre os muitos produtos que você vai encontrar na loja Artes do Sertão, temos os conceituados sabonetes artesanais, sais de banho e aromatizadores de Ilga Carvalho, imãs e outros objetos de decoração em biscuit, almofadas, peças em barro (mulheres, santos, cofrinhos), kit para carro (porta-papel e porta-lixo), máscaras para dormir, panos de prato, puxa-sacos e capas para gelágua, e muito mais.

Visite a Artes do Sertão, localizada na Av. Auspício Valgueiro Barros, próximo ao Almeida Supermercado, e confira toda a linha de criativos artigos criativos dos artesãos petrolandenses.

Nossos artesãos, aliás, já estão se preparando para participar da Fenearte 2014, que acontecerá de 02 a 12 de julho, no Centro de Convenções, em Olinda.

Ver mais fotos>Artes do Sertão no São João


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Andreza/Artes do Sertão
Fotos: Lúcia Xavier

Assis Ramalho na Arena PE: ''Na Copa do Mundo o futebol é a linguagem universal''


Assis Ramalho e França juntos com os animados torcedores da Costa Rica

Assis Ramalho e França com os torcedores italianos

Copa do Mundo é uma festa: costarriquenho e italiano em confraternização

Só festa!


Lance do jogo Itália e Costa Rica
Foto: Assis Ramalho



Nesta sexta-feira, 20, estive na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, um moderno estádio, construído para sediar os jogos da Copa do Mundo 2014 em Recife. Assistimos ao confronto entre Itália e Costa Rica, um jogo que entrou na história do futebol e que eu tive o prazer de presenciar.

Juntamente com o amigo França de Cecídio e suas filhas, Thais e Milena, antes do meio dia, já estávamos a caminho da Arena, no serviço de BRT (Bus Rapid Transit). Da Estação do Derby, no Recife, até a Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, foram 35 minutos. Tudo dentro do previsto.

No percurso, encontramos outros apaixonados por futebol, como nós. Não apenas brasileiros, não apenas pernambucanos, não apenas recifenses. Diferente do que costuma ocorrer nos dias de jogos de times locais, não presenciamos confrontos nem hostilidades entre as 'torcidas', porque durante a Copa, realizada em nossa casa, Recife vive uma grande festa do futebol.

Ao chegar na Arena, vi somente alegria nos rostos e a impressão que tive foi que os torcedores ali presentes não estavam interessados no placar do jogo, mas na confraternização, na celebração. Antes da bola rolar em campo, o que presenciamos foi uma grande confraternização dos torcedores de diversas nacionalidades, pois, além de brasileiros, italianos e costarriquenhos, torcedores de outros países prestigiaram a partida. Torcedores abraçavam, sorriam, cumprimentavam as pessoas em redor e celebravam o momento, não se importando de qual país ou qual a língua falada pelo outro. A linguagem do futebol é universal, o contato é mais estreito e a formalidade fica do lado de fora do estádio. Ao redor do campo, só há espaço para a alegria, o grito, a vibração.

Está enganado quem pensa que ao término do jogo os torcedores italianos, derrotados no campo por 1 a 0, deixaram de lado a euforia e saíram de campo de cara amarrada. Os italianos demonstraram a mesma alegria e a harmonia entre as torcidas. A alegria permaneceu. Em outras oportunidades, pude assistir a vários jogos entre os principais times brasileiros, em campeonatos nacionais e estaduais. Mas, depois do que eu vi nesta sexta-feira, posso afirmar que ver de perto um jogo de Copa do Mundo é algo fantástico, diferenciado, inimaginável. É um momento de realização para quem ama o futebol.

Os pessimistas e detratores da realização da Copa no Brasil certamente já estão decepcionados diante do brilho e repercussão positiva, das surpresas que os deuses do futebol estão fazendo em solo brasileiro. O jogo que eu presenciei foi uma dessas surpresas que vão colocar a Copa do Mundo no Brasil na história do futebol, no qual Costa Rica venceu a Itália, num resultado absolutamente improvável, que agradou e emocionou o público presente à Arena Pernambuco, onde torcíamos pelo mais humilde.

Após sessenta e quatro anos, o Brasil tem a oportunidade de sediar pela segunda vez o maior e mais atrativo evento esportivo do Planeta. Fala-se muito do "legado da Copa" para o país. Na minha opinião, os maiores legados que esta Copa pode deixar para o Brasil são o respeito e harmonia entre torcidas adversárias e outros incentivos à civilidade que se reproduzem, como o exemplo de boa educação dos torcedores japoneses.

Mas se nossas torcidas chegarem a conviver pacificamente dentro e fora de campo, nos dias de jogos ou não, se chegarem a frequentar as mesmas ruas, sem escolta policial, e andarem juntas no mesmo ônibus ou metrô, se chegarem a "se misturar" nas arquibancadas, não para brigar mas para assistir aos jogos, o legado da Copa e os bilhões investidos em sua realização terão valido a pena. Diante do espetáculo a que assisti, tenho certeza que as nossas picuinhas são pequenas demais diante do significado e dimensão do verdadeiro futebol, uma linguagem de confraternização universal.

Viva a Copa, a confraternização e os exemplos que este mundial deixa para os brasileiros!

Para ver todas as fotos, clique>Assis Ramalho na Arena Pernambuco


Balotelli teve atuação apagada no jogo (Fotos: Assis Ramalho)

Jogador da Costa Rica comemora o gol junto à torcida


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho, França, Thais e Milena