segunda-feira, junho 23, 2014

Momento Física: Força Eletrostática em três cargas

Olá, pessoal!

Estamos em ritmo de Copa do Mundo e nada melhor para contextualizar o estudo da Física, não é mesmo? Então, o Momento Física durante este período traz para você resoluções que envolvem algumas situações ocorridas em outras Copas e que podem acontecer neste campeonato mundial de futebol. E vamos juntos torcer pelo Brasil.

Um abraço!

Prof. Roberto Oliveira

MOMENTO FÍSICA NA COPA: AULA 05 - FORÇA ELETROSTÁTICA ENTRE 3 CARGAS

Redes em formato de "Véu de Noiva" (FOTO: Cleber Mendes/LANCE!Press)

A pintura eletrostática é usada para pintar as traves de futebol, e nesta copa do mundo não foi diferente, este processo de pintura garante a flexibilidade da peça sem ofender a pintura.

A pintura eletrostática ou lacagem é um processo de pintura eletrostática, que tem como finalidade o revestimento do ferro, alumínio ou outros metais com uma película de polímero termo-endurecível colorido (pó de poliéster). Existem inúmeras cores que podem ser utilizadas, sendo o branco, verde, cinza e castanho as mais habituais.

Quando uma peça é pintada a tinta recebe uma carga elétrica oposta à peça, fazendo com que ela se fixe na peça. Após tal procedimento, a peça pode ser levada a uma estufa. Quando a estufa aquece, a tinta cura e é fixada.

Um ótimo exemplo de pintura eletrostática A pó são as molas das motos: mesmo flexionadas, a tinta permanece intacta. (Fonte: Wikipédia)

Encarte Questão da Aula: Momento Física da Copa 05

Resolução da Questão em vídeo aula: 


Para ver todas as aulas>Momento Física

Roberto Oliveira para Blog de Assis Ramalho
Material didático, animação e vídeo: Roberto Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário