Neste sábado, 23 de abril de 2022, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do Baú, e mostra fotos de Relíquia da Estação do Trem da velha e saudosa Petrolândia
Velha Petrolândia - Quem viveu jamais esquecerá...
A ESTAÇÃO: A estação foi inaugurada em 1883 (em algumas fontes em 2 de agosto e outras em 9 de julho), como ponta de linha da E. F. Paulo Afonso, condição que manteve durante toda a vida ativa da ferrovia.
Chamou-se, por algum tempo, Itaparica, e finalmente Petrolândia.
Em fins de 1964, a estação e a cidade que então existiam eram relatadas assim em uma reportagem da época: "Petrolândia foi uma das primeiras cidades ribeirinhas a receber a energia de Paulo Afonso. Mas essa energia não representou para Petrolandia o mesmo motivo de progresso que foi para outras cidades do vale. Petrolandia parece que parou no tempo. A estação de trem, com vagões que evocam a conquista do Oeste americano, a velha locomotiva esquecida na gare (...)" (Folha de S. Paulo, 31/10/1964). A nova cidade de Petrolândia foi reconstruída próxima à antiga.
Foi demolida pela CHESF juntamente com toda a cidade de Petrolândia, meses antes do enchimento do reservatório de Itaparica, em fevereiro de 1988.
Junto à estação, ficavam também os prédios das oficinas, depósitos, barracão, residências e girador. Em frente à estação estava o cais onde atracariam as embarcações a vapor para a integração "ferrovia-hidrovia". Havia também um barracão que servia como garagem para as locomotivas, carros e vagões.
Velha Petrolândia - Quem viveu jamais esquecerá...
Veja abaixo vídeos das últimas imagens da saudosa Velha Petrolândia