sexta-feira, 9 de junho de 2017

TSE rejeita cassar a chapa de Dilma, e Temer segue no poder


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) absolveu nesta sexta-feira (9), por 4 votos a 3, a ex-presidente Dilma Rousseff e o presidente Michel Temer da acusação de abuso de poder político e econômico na campanha de 2014.

A maioria dos ministros considerou que não houve lesão ao equilíbrio da disputa e, com isso, livrou Temer da perda do atual mandato e Dilma da inegibilidade por 8 anos. O voto que desempatou o julgamento foi o do ministro Gilmar Mendes, presidente do TSE, o último a se manifestar.

A ação julgada pelo TSE foi apresentada pelo PSDB após a eleição de 2014 e apontava mais de 20 infrações supostamente cometidas pela coligação “Com a Força do Povo”, encabeçada por PT e PMDB.


Subseccional da OAB-PE em Petrolândia inaugura Sala do Advogado no Fórum local

Fotos: Assis Ramalho

Sob a presidência do Dr. José Dantas de Lima, presentes os demais diretores, a Subseccional da OAB de Petrolândia – PE inaugurou nesta sexta-feira, 09/06, a Sala dos Advogados, no Fórum Prof. José da Costa Porto, nesta cidade. O evento contou com as presenças do Presidente da OAB – Pernambuco, Dr. Ronnie Preuss Duarte, do Secretário Geral, Dr. Fernando Ribeiro Lins; da Secretária Geral Adjunta, Dra. Ana Luiza Mousinho; da Ouvidora Geral, Dra. Patrícia Maaze e do Chefe de Gabinete da Presidência, Dr. Baltazar Monteiro da Cruz; assim como, dos Doutores Osvaldo Teles Lobo Junior e Altino Conceição da Silva, juízes da primeira e segunda varas da Comarca de Petrolândia, respectivamente, além de vários advogados dos diversos municípios que compõem a área territorial da subseccional.

A sala, equipada com ar condicionado, cadeiras, computador, scanner e impressora, recebeu o nome do Professor Aluízio Xavier, renomado advogado pernambucano, que foi presidente da OAB de Pernambuco, por dois mandatos consecutivos, de 1995 a 2000, por ter sido ele, quem criou, ao final do século passado, a Subseccional da OAB de Petrolândia, por reivindicação de um grupo de advogados, sob a liderança, ainda hoje presente, do Bel. José Dantas de Lima.

Ao longo desses dezessete anos, vários advogados dos diversos municípios da jurisdição integraram a Diretoria da Subseccional, porém a Presidência sempre foi ocupada pelo Dr. José Dantas, um incansável batalhador pela defesa dos direitos e prerrogativas dos advogados, bem como cumprimento das atribuições institucionais da OAB.

A atual Diretoria da OAB/Petrolândia, hoje tem a seguinte composição: Presidente – José Dantas de Lima; Vice-Presidente. Luiz Antonio Justo da Silva Lopes; Secretário Geral: José Roberto Ferraz Nogueira; Secretário Geral Adjunto: José Dantas Neto e Tesoureiro: José Sandoval Couto de Lima. Além do município sede, Petrolândia, a Subseccional tem jurisdição sobre os municípios de Floresta; Inajá; Manarí; Jatobá e Tacaratu.

O Presidente José Dantas esclarece que a sala dos advogados agora inaugurada é a segunda em sua área de jurisdição, pois já existe em Floresta, instalada já a alguns anos, faltando ainda Tacaratu e Inajá, prejudicados até agora por falta de espaço físico nos fóruns (Jatobá e Manari ainda não são sedes de Comarca); destacando, ainda, que embora a sala do advogado seja um direito previsto no § 4.º, do art. 7.º, da Lei 8.906/94 (Estatuto da Advocacia e da OAB), cabendo às repartições públicas cederem os espaços e à OAB prover as instalações dos equipamentos, nem sempre é fácil se materializar esse direito; seja às vezes por falta de espaço físico, seja por razões outras ligadas às administrações dos órgãos públicos; ressalvando, todavia, que aqui em Petrolândia, as dificuldades foram apenas de natureza física, mas que no momento que surgiu um espaço disponível, foi de pronto liberado para a OAB.

Após a inauguração, dentro do Projeto “Fale com o Presidente”, o Dr. Ronnie Duarte reuniu-se com os advogados presentes, para ouvir de cada um os seus reclamos, reivindicações e anseios, objetivando o aprimoramento dos serviços prestados à classe, pela OAB, através dos seus diversos órgãos.

O Dr. José Dantas, que por eleição direta, encontra-se no sexto mandato (17 anos) à frente da OAB-Petrolândia, esclarecendo que trata-se de um cargo sem qualquer remuneração financeira, afirma que entende já haver dado sua contribuição para a Ordem dos Advogados do Brasil e para a sociedade civil, razão pela qual, pretende encerrar sua participação nos quadros diretivos da instituição, em dezembro de 2018, quando encerrará seu atual mandato.

Ver fotos > Sala dos Advogados é inaugurada em Petrolândia

Na oportunidade, após a inauguração, o Presidente da OAB-PE, Dr. Ronnie Duarte e o homenageado, Dr. Aluizio Xavier, que deu nome à Sala dos Advogados de Petrolândia, foram entrevistados por Assis Ramalho.


Dr. Ronnie Preuss Duarte - Presidente da OAB – Pernambuco é entrevistado pela reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia (Fotos gentilmente cedidas por Antonio Moura/MouraLab)

Pedimos que fizesse uma análise da inauguração da Sala dos Advogados em Petrolândia

"Hoje nos escrevemos um capítulo importante na história da OAB de Petrolândia, fornecendo aos advogados que atuam aqui na região um equipamento condigno, com dois computadores, ar condicionado, de maneira que os clientes possam ser atendidos com um grau de conforto razoável, e que os advogados possam exercer com dignidade as suas profissões. Hoje também foi prestada uma homenagem importante ao fundador da Subseccional OAB de Petrolândia, Dr. Aloísio Xavier, que tornou o momento ainda mais especial."

Perguntamos se foi compromisso de campanha instalar Sala dos Advogados nos Fóruns do Estado

"Sim. É um compromisso nosso de campanha implantar [a sala dos advogados] em todos os Fóruns do Interior do Estado, porque a nossa meta é uma total interiorização. É o nosso objetivo prestigiar o advogado do Interior e, se o Tribunal de Justiça disponibilizar, nós estaremos terminando o mandato (31/12/2018) instalando uma Sala dos Advogados em todos os Fóruns do Estado de Pernambuco."

Pedimos que fizesse uma análise do seu mandato à frente da OAB-Pernambuco

"É difícil você fazer um autoanálise, mas o que eu posso dizer é que todos os compromissos de campanha que foram feitos estão sendo monitorados, estão sendo realizados e nunca a OAB de Pernambuco esteve tão presente no Interior do nosso Estado, inclusive estampa a capa do nosso jornal no ano passado. Nós nunca realizamos tantos desagravos públicos contra as autoridades, como vem acontecendo desde o início de nossa gestão. Nosso Tribunal de Ética e Disciplina também bate recorde de produtividade. Enfim, só posso me confessar plenamente satisfeito com o trabalho que vem sendo feito até agora, e nós fizemos recentemente uma pesquisa de aprovação da gestão, e passamos dos 90%, e isso é muito gratificante para todos que fazem parte da OAB de Pernambuco."

Sobre a visita a Petrolândia


"Fazia muito tempo que eu não vinha a Petrolândia, que é uma cidade que está cada dia mais bela, [com] essa barragem maravilhosa, e espero ter oportunidade de voltar em breve.'


Em seguida, foi entrevistado Dr. Aluizio Xavier, fundador da Subseccional da OAB em Petrolândia

"Eu fiquei muito orgulhoso, muito honrado e muito envaidecido. Eu sou um advogado que já estou chegando ao 69 anos de idade, e qualquer reconhecimento deixa a gente muito honrado. Dr José Dantas é presidente aqui desde a fundação, que foi do meu tempo, em que eu era presidente da OAB, e fico muito satisfeito e agradecido aos advogados de Petrolândia."

Pedimos que deixasse uma mensagem aos advogados de Petrolândia e região

"A minha mensagem que deixo é uma mensagem que é antiga, é que nós só seremos efetivamente respeitados enquanto advogados, se nós adotarmos como princípios duas coisas: primeiro, a qualificação permanente. Nós temos de ser pessoas que permanentemente precisamos estudar, melhorar o seu conhecimento, para poder prestar serviço ao constituinte. A outra coisa é o seguinte: que o advogado precisa ser ético. Todas as pessoas precisam, mas o advogado precisa muito mais, porque ele recebe uma procuração e, com essa procuração, ele pode fazer muitas coisas equivocadas. Há até quem diga que a tentação passa a cada dia sete vezes na frente do advogado e por isso ele tem de estar sempre se policiando."

A pergunta final da entrevista foi sobre a possível falta de ética, atualmente, na política

''Ética na política não existe. Quando se fala de ética na política, não existe'', finalizou o entrevistado.

OAB SUBSECCIONAL PETROLÂNDIA-PE
Diretoria
Presidente: José Dantas de Lima
Vice-presidente: Luiz Antonio Justo da Silva Lopes
Secretário Geral: José Roberto Ferraz Nogueira
Secretário Geral Adjunto: José Dantas Neto
Tesoureiro: José Sandoval Couto de Lima
Jurisdição: Petrolândia, Floresta, Tacaratu, Inajá, Jatobá e Manari

Endereço
Avenida Marques de Olinda, 26 – Centro/Petrolândia
CEP: 56.460-000
Telefone/Fax: (81) 3851.1288
E-mail: oabpetrolandia@hotmail.com

Redação do Blog de Assis Ramalho


Colisão entre carro e moto deixa um morto na BR-232 em Serra Talhada, no Sertão de PE


Uma grave colisão envolvendo um carro e uma moto na BR-232 em Serra Talhada deixou uma vítima morta na manhã desta sexta-feira (9). Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente envolveu uma Saveiro e uma moto Bros.

O condutor da motocicleta, de iniciais M.D.A., de 38 anos, morreu na hora e seu corpo foi conduzido para o necrotério do Hospam. Na colisão, o corpo dele foi arremessado por vários metros.

Um casal, os ocupantes do carro, não tiveram escoriações, mas a mulher sentiu-se mal e precisou de atendimento médico.


Vacina contra gripe será estendida a toda a população a partir de segunda em Petrolina

Foto ilustrativa

Foi encerrada nesta sexta-feira (09), a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza para os grupos prioritários, em Petrolina. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já foram imunizados 43.750 pessoas do público prioritário, o que corresponde a 79%.

A novidade em Petrolina é que, a partir da próxima segunda-feira (12), as doses que ainda estão disponíveis no município serão aplicadas na população em geral, ou seja, qualquer pessoa pode receber a vacina.

A coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Alexsandra Santos, destacou que o quantitativo de vacinas disponíveis no município é pequeno. “É importante deixar claro para a população que estamos disponibilizando para todos, já que a campanha está encerrando, porém, o número de vacinas disponíveis é baixo porque conseguimos atingir nosso público alvo. A vacina estará liberada até o encerramento das doses” frisou.


Petrolândia: Kinho dos Teclados tem agenda cheia neste mês de junho

Kinho e o legítimo forró pé-de-serra no Arraial das Lojas Top 10 e Top 30, na manhã do último sábado (03) (Foto: Assis Ramalho)

Neste mês de junho, o cantor Kinho dos Teclados troca o teclado pela sanfona e solta a voz, com repertório, ritmo e tradição nos arraias das festas juninas de Petrolândia e Tacaratu. A agenda lotada comprova que o rapaz tem talento, e é muito.

Confira as apresentações já agendadas de Kinho em Petrolândia e Tacaratu:

10/06 (sábado): Tacaratu Social Clube - Tacaratu
14/06 (quarta-feira): Ket's Restaurante - Petrolândia
16/06 (sexta-feira): BR Mania Conveniência do Posto Rical - Petrolândia
17/06 (sábado): Projeto Apolônio Sales - Petrolândia
21/06 (quarta-feira): AVEPE - Petrolândia
22/06 (quinta-feira): Bar e Restaurante Maria Fumaça - Petrolândia
23/06 (sexta-feira): Agrovila 07 da Reta - Petrolândia
24/06 (sábado): Bar e Restaurante Donna Júlia - Petrolândia
26/06 (segunda): Praça pública/São João de Tacaratu

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Sexta-feira de promoções no Donna Júlia


Divulgação/Bar e Restaurante Donna Júlia


Projeto Arraial nos Bairros resgata tradições juninas em Afogados da Ingazeira

Foto: Prefeitura de Afogados da Ingazeira/Divulgação

A valorização das verdadeiras tradições dos arraiais juninos do Nordeste é o foco do Projeto Arraial nos Bairros, promovido pela Prefeitura de Afogados nos diversos bairros do município. Quadrilha junina, barraca de brindes, comidas de milho, decoração e muito forró pé de serra são os ingredientes que tem feito o sucesso do projeto.

Borges, Conjunto Residencial Laura Ramos, São Braz, São Sebastião, Padre Pereira, São Francisco, Cohab/Sobreira/Dom Francisco foram os bairros que participaram do projeto e receberam o projeto e a visita da comissão julgadora da Secretaria de Cultura e Esportes nas últimas quarta e quinta-feira.


DER inicia reconstrução de trecho da PE-263, em Itapetim

 Fotos: Cortesias dos blogs do Nill Júnior e do Finfa/DER-PE

Começaram nesta quinta-feira (8), os serviços de restauração do trecho de 70 metros de extensão da PE-263, que liga Itapetim ao distrito São Vicente, no Sertão do Pajeú. Parte da rodovia foi arrastada pelas águas das fortes chuvas que caíram naquela região em abril deste ano, ocasionando o rompimento do açude próximo à via.

Equipe contratada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Transportes, iniciaram os trabalhos com equipamentos pesados na execução do novo aterro e atuam em horário integral, todos os dias, para que as obras sejam concluídas no prazo previsto de 30 dias, desde que não ocorram imprevistos.


Gaiolas danificadas e pássaros soltos para festejar o Meio Ambiente


Ação da CPRH em parceria com a Prefeitura de Caruaru envolveu estudantes no Parque Vasconcelos Sobrinho (Fotos: Divulgação/CPRH)

Uma atividade com muito simbolismo e participação de estudantes marcou, nesta sexta (9), as comemorações do Mês do Meio Ambiente em Pernambuco. Numa parceria da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e Prefeitura de Caruaru, mais de cem animais silvestres – a maioria pássaros e muitos vítimas do tráfico – foram devolvidos à natureza, numa ação de soltura realizada no Parque Municipal Vasconcelos Sobrinho, na Capital do Agreste. Em seguida, algumas das gaiolas foram danificadas para enfatizar que os animais devem viver em seus habitats naturais, não presos.

Os animais soltos foram reabilitados no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da CPRH, no bairro da Guabiraba, no Recife. É para lá onde são levados os que são vítimas de acidentes e os apreendidos em operações de fiscalização contra o tráfico de animais silvestres. Desta vez, a ação envolveu uma jiboia, dois timbus e mais de cem pássaros, entre eles galos de campina, azulão, patativa, canário da terra e sabiá-laranjeira, entre outros.



Campanha vai coibir o trabalho infantil nas feiras livres de Petrolina

Prefeitura irá cadastrar fretistas e buscar dos feirantes o compromisso de atuação contra o trabalho infantil (Foto: Ilustrativa)

Petrolina diz não ao trabalho infantil. Este é o tema central de uma campanha que o prefeito Miguel Coelho lança na próxima segunda-feira (12) com objetivo de reduzir a vulnerabilidade de crianças e adolescentes. O lançamento acontecerá às 16h na feira livre do bairro José e Maria e durante toda a semana, as ações de sensibilização e fiscalização serão intensificadas para coibir o trabalho infantil.

As ações terão como principal alvo as feiras livres da cidade que receberão as equipes atuantes no combate. Mas, além das feiras livres, as ações de conscientização também serão realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS); nas escolas e ainda nas festas juninas do município.


Ponto a Ponto debate sobre saneamento básico e os reflexos na saúde

Foto: Divulgação/Ponto a Ponto

Ter saneamento básico é um fator essencial para um país poder ser chamado de desenvolvido. Os serviços de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos levam à melhoria da qualidade de vidas das pessoas. Para tratar sobre saneamento básico e os reflexos na saúde, o Ponto a Ponto deste sábado (10) vai receber o coordenador de Comunicação do Instituto Trata Brasil, Rubens Filho. O programa é ancorado pela jornalista Monica Bergamo e pelo cientista político Antonio Lavareda e será exibido à meia-noite pela BandNewsTV. No domingo ganha reprise às 17h30.

Políticas públicas, indicadores e avanços no atendimento à população vão nortear o debate desta edição do semanal. Segundo pesquisa realizada, neste ano pela CNI, sobre indicadores de água e esgoto no Brasil, 83,3% das pessoas dizem ter atendimento com rede de água. Já 55,2% têm acesso ao serviço de coleta de esgoto e 42,7% explicam que o esgoto gerado é tratado.


Petrolândia: Manutenção da iluminação pública chega ao Bairro Nova Esperança

Trabalhos desta sexta-feira (09) realizado no Bairro Nova Esperança (Fotos: Assis Ramalho/Blog AR

A Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio do setor de iluminação pública da Secretaria de Infraestrutura, dá sequência ao projeto de troca de reatores com defeitos, lâmpadas queimadas ou quebradas nos postes da cidade e na zona rural do município, garantindo mais conforto e segurança à população.

Segundo informações do responsável, Gilmar Vieira, de forma gradativa, a equipe está atendendo as solicitações que chegam, com um cronograma para percorrer os locais de maiores necessidades.

Nesta sexta-feira (09), os serviços de manutenção foram realizados no Bairro Nova Esperança. A expectativa é que toda a iluminação pública, em médio prazo, esteja restaurada no município.

''Apesar da equipe ser pequena, composta por apenas três eletricistas, estamos fazendo o possível para atender a população, onde já conseguimos fazer manutenção em ruas das Quadras CS, 01, 03, 04, 05, 06, 09, 10, 13 14 e 17. Também já fizemos manutenção na zona rural, na Agrovila 02 do Bloco 01, e em parte do Bairro Nova Esperança, onde estamos dando prioridade aos pontos mais críticos, as chamadas áreas de risco'' disse Gilmar Vieira.

A restruturação da iluminação é uma reivindicação antiga de diversos setores da cidade e os trabalhos devem prosseguir na próxima semana.
Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Gilmar Vieira
Fotos: Assis Ramalho


Peixamento simbólico marca Semana do Meio Ambiente em Cabrobó

Foto: Divulgação

Uma manhã ecológica com direito a ações de preservação da natureza e peixamento simbólico no rio São Francisco com a soltura de 10 mil alevinos. Foi assim nessa quinta-feira (8) o ponto alto das comemorações da Semana do Meio Ambiente em Cabrobó, Sertão de Pernambuco.

A ação de repovoamento de peixes no rio, coordenada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), aconteceu à sombra da ponte de acesso a ilha de Assunção e movimentou representantes de praticamente todos os segmentos produtivos da cidade. Estiveram presentes professores e alunos da rede pública municipal e estadual, vereadores e os secretários de Educação, Lorena Sampaio; Saúde, Michelli Caldas e de Planejamento, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Elionai Filho.


Rodrigo Novaes promove audiência sobre droga utilizada no tratamento de leucemia.

Foto: Jarbas Araújo/Alepe

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) promove, na próxima segunda-feira (12), às 9h, uma audiência pública para tratar sobre o processo de aquisição, fornecimento e uso da droga L-Asparaginase utilizada no tratamento da leucemia. O assunto surgiu, no último dia (29), na Assembleia Legislativa de Pernambuco, durante reunião da Comissão Especial para elaborar o Estatuto da Pessoa com Câncer de Pernambuco, colegiado presidido pelo parlamentar. Na ocasião, pais e mães de crianças com a doença criticaram a falta de estudo e eficácia do medicamento fornecido atualmente pelo Ministério da Saúde.

Foram convidados para audiência desta segunda, a presidente do Instituto Boldrini, Dra. Silvia Brandalise; o presidente do Conselho Federal de Medicina, Dr. Carlos Vital Correia de Lima; o procurador Geral do Ministério Público Federal, Luiz Vicente Queiroz Neto; o secretário executivo do Ministério da Saúde, Antônio Carlos Nardi e o presidente do Cremepe, Dr. André Durbex. Participam também deste encontro instituições de saúde e organizações do terceiro setor ligadas ao tratamento do câncer.


Captação subterrânea que vai levar água do Rio São Francisco a 11 cidades do Cariri começa a ser testada


Começam nesta sexta-feira (9) os testes do sistema de captação subterrânea para alimentar a adutora do Congo e levar água do Rio São Francisco a mais 11 municípios do Cariri. A obra, que teve investimentos de R$ 1,3 milhão dos cofres do Tesouro Estadual, vai beneficiar diretamente 128 mil paraibanos, que passarão a ter o abastecimento d’água regularizado. Comente no fim da matéria.

De acordo com o presidente da Cagepa, Hélio Paredes Cunha Lima, além da cidade de Monteiro, que já vinha sendo abastecida com água do Rio São Francisco, o novo sistema de captação beneficiará os moradores dos municípios de Coxixola, Congo, Sumé, Prata, Ouro Velho, Amparo, Serra Branca, São José dos Cordeiros, São João do Cariri, Gurjão e Livramento, além do distrito de Santa Luzia do Cariri.


Agricultores do Norte e Nordeste têm até dezembro para renegociar dívidas rurais


Descontos de até 95% sobre o saldo devedor estão entre as oportunidades criadas para produtores rurais do Norte e Nordeste pela Lei 13.340, regulamentada pelo Governo Federal no final do ano passado. Os interessados, com operações contratadas até dezembro de 2011, têm até o final do ano para liquidar ou renegociar dívidas de financiamento. A iniciativa está permitindo a milhares de agricultores recuperarem o crédito e melhorarem sua condição financeira com recursos dos fundos constitucionais das duas regiões (FNO e FNE), administrados pelo Ministério da Integração Nacional. Mais de 46 mil pessoas já regularizaram sua situação. Os valores quitados e refinanciados somam mais de R$ 2 bilhões.

Além dos produtores rurais das regiões Norte e Nordeste do país, a medida atinge também agricultores do norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. Mais de um milhão de operações de crédito podem ser repactuadas - são 860 mil no Nordeste e 215 mil na região Norte. Os interessados têm até 29 de dezembro deste ano para manifestar o interesse de quitar ou renegociar seus débitos. Para isso, devem procurar a agência bancária onde o empréstimo foi contratado.


Operação Gabarito da Polícia Civil da PB bloqueia 50 contas bancárias de suspeitos de fraudar concursos

Homem foi preso por posse ilegal de arma e a filha dele por falsa identidade (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Ponto eletrônico apreendido na Operação Gabarito, durante concurso do Ministério Público do Rio Grande do Norte (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)

Cinquenta contas bancárias, pertencente aos suspeitos investigados na Operação Gabarito, da Polícia Civil da Paraíba, foram bloqueadas judicialmente durante a terceira fase da operação, concluída nesta sexta-feira (9). O delegado responsável pela operação, Lucas Sá, informou que a terceira fase, iniciada no dia 22 de maio, tinha como objetivo analisar documentos e aparelhos eletrônicos apreendidos com os suspeitos.

A operação investiga um grupo suspeito de fraudar pelo menos 100 concursos públicos e vestibulares e lucrar pelo menos R$ 18 milhões com a aprovação de mais de mil pessoas. Segundo a polícia, as fraudes começaram em 2005.

Nesta terceira fase, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão nas cidades de João Pessoa e Cabedelo. Desde o começo da operação, 31 pessoas foram indiciadas e 26 foram presas, suspeitas de envolvimento no esquema de fraudes em concursos e vestibulares que aprovou mais de 500 pessoas e lucrou R$ 18 milhões, segundo a Polícia Civil.


Julgamento no TSE deve terminar nesta sexta, com absolvição de Temer


Ao decidir, por maioria — embora o voto oficial sobre o tema só vai ser proferido hoje — pela exclusão dos depoimentos dos delatores da Odebrecht do processo que pede a cassação da chapa Dilma-Temer, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) praticamente sacramentaram o resultado final da votação do julgamento, previsto para acabar hoje: 4 a 3 pela absolvição da chapa vitoriosa nas eleições de 2014.

Como adiantou o Correio na edição de ontem, o Planalto contava em liquidar essa fatura o mais rápido possível. Sabe que precisa se concentrar em outros problemas mais graves que terá de enfrentar, como o processo por obstrução de Justiça no Supremo Tribunal Federal — a denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deve ser feita na próxima semana — e as possíveis delações do doleiro Lúcio Funaro, do ex-deputado Rodrigo Rocha Loures e as ameaças de desembarque do PSDB da base governista.


PMs de Pernambuco são presos por roubar, torturar, extorquir e sequestrar empresários

Policiais militares foram presos na 'Operação Duas Caras', no Recife (Foto: Reprodução/TV Globo)

O chefe da Polícia Civil de Pernambuco, delegado Joselito Kerhle do Amaral, afirmou que os cinco policiais militares presos durante a ‘Operação Duas Caras’ usavam fardamentos e distintivos das duas polícias e até uma viatura militar para cometer crimes. Eles foram investigados por extorsão mediante sequestro, tortura e roubo. Os principais alvos do esquema eram empresários e comerciantes do Recife e Região Metropolitana.

O chefe da Polícia Civil apontou que os PMs e um ex-presidiário, que também foi preso por envolvimento com a associação criminosa, encarceravam as vítimas e praticavam tortura até receber os valores de resgate exigidos às famílias.“Em um dos casos, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife, eles sequestraram um empresário de um matadouro e utilizaram uma viatura da PM e fardas da Polícia Militar também”, apontou.

Comandante da PM, Vanildo Maranhão apontou que foram presos um sargento e três soldados. Um quarto soldado da corporação já estava preso por tráfico de drogas e teve o mandado de prisão expedido. "Um sargento e dois soldados eram do Batalhão de Rádio Patrulha, um soldado do 25º Batalhão e o quinto também policial militar, que já estava preso no Creed", detalhou.


Banco do Brasil atenderá cliente em qualquer agência a partir do próximo dia 2 de julho.

Inovações do Banco incluem a abertura de contas pelo celular e transferências pelo WhatsApp (Foto: Assis Ramalho)

Já pensou em não depender mais da sua agência bancária para resolver pendências e contratar soluções financeiras? Pois isto será possível em breve no Banco do Brasil (BB). É que, após dois anos de trabalho, a instituição conseguiu integrar seu sistema de dados para atender todos os clientes em qualquer ponto do País. A ação, inédita no Brasil, começa a valer no próximo 2 de julho.

O banco ainda vai liberar a abertura de contas correntes pelo celular e a transferência de recursos por meio de QR Code ou mensagens em redes sociais como WhatsApp e Messenger. As novidades foram anunciadas durante o Ciab, congresso de inovação bancária realizado nesta semana pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em São Paulo, e visam facilitar a vida dos usuários.


Hospital Regional do Agreste de Caruaru suspende cirurgias ortopédicas eletivas por falta de próteses

Hospital Regional do Agreste, em Caruaru, Pernambuco (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)

O Hospital Regional do Agreste, em Caruaru, suspendeu desde a terça-feira (6) as cirurgias ortopédicas eletivas por falta de próteses. De acordo com Carlos Roberto Pereira, do Conselho Gestor da unidade de saúde, a suspensão ocorreu devido a falta de pagamento do Governo do Estado à empresa responsável pelo fornecimento das próteses.

Ao G1, a direção do HRA esclareceu que já está dialogando com a empresa em questão para regularização dos débitos. A gestão do hospital ainda informou que as cirurgias de urgência estão ocorrendo normalmente na unidade. "A expectativa é que as eletivas - ou seja, aquelas que não são de urgência - voltem a ser realizadas já na próxima semana", disse.


Polícia Federal faz buscas na casa de vice-presidente da CBF, e prefeito do município alagoano de Boca da Mata contra 'caixa 2'

Gustavo Feijó, vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) (Foto: Caio Lorena/GloboEsporte.com)

A Polícia Federal realizou a Operação Bola Fora, nesta sexta-feira (9), contra o vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e prefeito do município alagoano de Boca da Mata, Gustavo Feijó (PMDB). A investigação apura o recebimento de R$ 600 mil em “caixa 2” para a campanha eleitoral dele.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas a pedido do Ministério Público Eleitoral, em quatro endereços no estado. Nos locais foram apreendidos documentos e mídias digitais. Feijó confirmou à reportagem do G1 que é alvo da operação, mas nega as acusações.


Petrolândia: Marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 12 a 14 de abril de 2017

Secretaria de Saúde de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)

Segunda-feira (12): Neurologista, Exames Laboratoriais, Raio X, Eletrocardiograma e Nutricionista
Terça-feira (13): Dentista, Colposcopia, Raio X, Eletrocardiograma, Nutricionista e Exames Laboratoriais
Quarta-feira (14): Clinico Geral, Raio X, Nutricionista e Exames Laboratoriais
Quinta-feira (15): Feriado Nacional (Corpus Christi)
Sexta-feira (16): Facultativo


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Paulo Júnior/Secretaria de Saúde de Petrolândia


Prefeitura de Jatobá disponibiliza profissional de Educação Física para atividades na Academia das Cidades

Foto ilustrativa: Imprensa Oficial de Taquaritinga do Norte

Alongar-se e fazer exercícios físicos ao ar livre são práticas que a Prefeitura de Jatobá, através da Secretaria de Saúde, tem trabalhado para se tornar cada vez mais comuns no dia a dia de todos os jatobaenses. Foi pensando nesse bem estar que a Prefeitura de Jatobá contratou uma Educadora Física que diariamente atende os frequentadores da Praça da Academia das Cidades.

Além de possibilitar e incentivar a prática de exercícios físicos, as atividades têm como objetivo promover a saúde da população, estimular a prática esportiva, além de melhorar a condição física e a qualidade de vida de todos os jatobaenses.


Pauloafonsinos suspeitos de explodir banco em Sertânia são presos em motel na Paraíba


Sete homens foram presos no começo da manhã desta sexta-feira (9) na cidade de Monteiro, no Cariri paraibano. Eles são suspeitos de assaltar uma agência do Banco Bradesco na cidade de Sertânia, em Pernambuco, durante a madrugada. Com eles foram encontradas armas de grosso calibre e um carro.

De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, três dos suspeitos foram abordados dentro de um motel após denúncias anônimas. Com o trio foram encontrados duas escopetas calibre 12, dois fuzis, uma pistola, um revólver calibre 38 e uma vasta quantidade de munições. Um carro Toyota Corolla também foi apreendido.


Ipem-PE e PRF fiscalizam cronotacógrafos em veículos na BR 232


Na manhã dessa quinta-feira (8) o Ipem-PE realizou uma fiscalização de cronotacógrafos junto com o Batalhão da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A ação foi realizada na BR 232 em Gravatá.

Durante a operação foram verificados se os instrumentos estavam de acordo com a legislação vigente e se havia irregularidades, como a ausência do lacre e/ou certificado de verificação emitido pelo Ipem-PE.


Prefeitura de Petrolina e Codevasf perfuram mais um poço na zona rural e agricultores celebram chegada da água

Foto: Prefeitura de Petrolina/Divulgação

Com o registro da falta de água por conta da longa estiagem, agricultores da comunidade do Angico em Rajada, Zona Rural de Petrolina, viveram na tarde desta quinta-feira (08), um momento de verdadeira celebração. Em plena caatinga com um solo castigado pela seca, para a surpresa e felicidade de todos os moradores a água jorrou do seio da terra.

A iniciativa é fruto de um acordo de Cooperação técnica entre a Codevasf e a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário. O secretário da pasta, José Batista da Gama, esteve vistoriando, junto à equipe técnica, a perfuração do poço.


Suspeita de matar marido com facada no pescoço é presa em Floresta, no Sertão de PE

Ilustrativa

Uma mulher de 52 anos foi presa nessa quinta-feira (8) em Floresta, no Sertão de Pernambuco, suspeita de assassinar o seu companheiro com uma faca no pescoço em São José do Belmonte. O corpo foi encontrado após populares sentirem um mal cheiro vindo de uma residência na Rua João Pedro Xavier, nº 50, Vila Delmiro, em São José do Belmonte.

Segundo a polícia, a mulher estava foragida e após investigação, os policiais cumpriram um mandado de prisão expedido pelo juiz da Comarca de São José do Belmonte, onde prenderam a acusada em uma residência da Rua Adelino Reis, bairro DNER, em Floresta-PE. Ela foi apresentada no fim da tarde desta quinta-feira (08), na delegacia de São José do Belmonte.

Blog do Elvis com informações de Belmonte Diário


Brasil perde muitos gols e cai contra Argentina, em primeira derrota de Tite


Gabriel Jesus e Coutinho, os mais letais da Seleção sem Neymar, perderam gols incríveis. Jorge Sampaoli, estreante, armou um sufoco tático durante alguns minutos no primeiro tempo. E essa combinação rendeu ao Brasil de Tite sua primeira derrota no amistoso desta sexta-feira, contra a Argentina, em Melbourne: 1x0. O gol de Mercado, nos minutos finais da etapa inicial, pôs fim à sequência de nove vitórias do treinador, que aproveitou para fazer testes táticos e individuais, mas esbarrou na ineficácia das finalizações de seus principais jogadores.

1º TEMPO
Um grande jogo, de xadrez, ação e reação. A Argentina começou melhor, com pressão organizada na saída de bola do Brasil, até que Gabriel Jesus recuou para receber de costas no meio-campo e escorar para as arrancadas de Coutinho e Willian. A Seleção tomou o domínio e teve chances de abrir o placar, a mais clara com Coutinho, que hesitou na finalização e deu tempo para Otamendi evitar o gol. Jorge Sampaoli adiantou os laterais, passou a atacar no 2-4-4, saiu do sufoco e pressionou. Num cruzamento com desatenção da defesa brasileira, Mercado aproveitou rebote da cabeçada na trave de Otamendi e abriu o placar.

2º TEMPO
Tite e Sampaoli continuaram mexendo em suas peças. Coutinho (para a esquerda) e Willian (direita) inverteram de lado, e o argentino alterou o esquema para manter o meia do Liverpool marcado por Mercado (sem trocadilhos). O Brasil melhorou bastante e encontrou espaço pelo meio. Fernandinho deu lindo passe para Gabriel Jesus, que passou por Romero e acertou a trave. No rebote, Willian carimbou a outra trave. Incrível! As substituições desfiguraram o embate, que perdeu força, intensidade, e se caminhou para o fim.

MESSI X BRASIL
Apagadíssimo, o craque passou mais um jogo sem marcar contra a Seleção. Agora são nove confrontos e quatro gols: um em 2010 e três em 2012, no mesmo jogo.

PÚBLICO
Com capacidade para 100 mil pessoas, o Melbourne Cricket Ground se aproximou de sua lotação total: 95.569 assistiram ao clássico sul-americano na Austrália. Foi o maior público de um jogo do Brasil desde 1999, quando 110 mil pessoas estiveram na vitória mexicana por 4x3, na Copa das Confederações.

Por Globoesporte.com