21 fevereiro 2026

Desemprego atinge menor patamar da série histórica em 20 estados brasileiros

Número fica dentro do esperado pelo mercado a não altera curva dos juros futuros (Aloisio Mauricio/Fotoarena/Agência O Globo/.)

A taxa de desemprego no Brasil foi a menor da série histórica, iniciada em 2012, em 19 unidades da federação e no Distrito Federal no ano passado. No Brasil, em 2025, a taxa anual registrou 5,6%, uma diferença de 1 ponto percentual comparado com 2024. Os dados são da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada nesta sexta-feira (20) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Além disso, o índice ficou em 5,1% no 4° trimestre de 2025, o que mostra uma redução frente ao trimestre anterior (5,6%) e recuando 1,1 ponto percentual comparado com o mesmo trimestre móvel de 2024 (6,2%).

Segundo o instituto, as maiores taxas em 2025 foram registradas na Bahia (8,7%), Pernambuco (8,7%) e Piauí (9,3%). Já as menores ficaram com Mato Grosso (2,2%), Santa Catarina (2,3%) e Mato Grosso do Sul (3,0%).

Portal R7

Casa Branca encerra parte do tarifaço, e Trump assina taxação global de 10%

Donald Trump fala sobre decisão da Suprema Corte dos EUA que considerou tarifaço ilegal (Mandel NGAN/AFP) 

Mais cedo, a Suprema Corte derrubou as tarifas aplicadas pelo presidente com base na Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional. Em resposta, Trump anunciou outra base legal para impor novas tarifas — com algumas exceções.

Por André Catto, g1 — São Paulo

A Casa Branca publicou, na noite desta sexta-feira (20), uma ordem executiva que confirma o fim de parte do tarifaço do governo Donald Trump. Ao mesmo tempo, formalizou a medida que cria uma nova tarifa global de 10%, com início previsto para a próxima terça-feira (24).

“À luz dos acontecimentos recentes, os direitos impostos com fundamento na Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional, estabelecidos por decretos executivos anteriores, deixarão de vigorar e, assim que possível, deixarão de ser cobrados”, diz o documento.

A decisão acontece após a Suprema Corte dos EUA derrubar o tarifaço (leia mais abaixo), e Trump anunciar que recorreria a uma nova base legal para aplicar a tarifa global de 10% sobre produtos importados.

Em outro documento, o governo detalhou que as novas tarifas entrarão em vigor na próxima terça-feira, a partir das 02h01 (horário de Brasília). Alguns produtos, porém, ficarão isentos, incluindo:

bens do Canadá e do México que estejam em conformidade com o USMCA (Acordo EUA-México-Canadá);