27 janeiro 2022

Petrolândia sedia novo curso do programa "Valorizando a Pele" para confecção de sandálias xô peixe


Durante duas semanas, de 10 a 21 de janeiro de 2022, foi realizada em Petrolândia, no Sertão de Itaparica, uma nova etapa do "Valorizando a Pele", programa de capacitação profissional que envolve o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (Seteq), o Sebrae-PE e a Prefeitura de Petrolândia. O curso ministrado por instrutor do Senai-PB, Melzaque. Participaram do evento, realizado no ateliê da Associação Café com Arte, artesãos das cidades de Petrolândia e Jatobá, pessoas interessadas em aprender todas as etapas para a montagem das tradicionais sandálias "xô boi", produzidas na versão "xô peixe", com couro de peixe tilápia.

De acordo com a presidente da Associação Café com Arte, Fátima Belém, após o curso, finalmente artesãos petrolandenses estão capacitados a realizar todas as etapas de confecção e montagem dos calçados em couro de peixe tilápia, produto de destaque do município. A artesã, que também é presidente da Federação das Associações, Cooperativas e Grupos Produtivos de Artesãos de Pernambuco (Facarpe) e membro do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM), destacou a importância do curso de qualificação para o município de Petrolândia. Ela ainda antecipou que um novo curso deverá ser realizado no âmbito do "Valorizando a Pele", desta vez para confecção de outros artigos em couro, como bolsas, cintos e acessórios. 

O projeto "Valorizando a Pele" foi concebido para fortalecer a criação de produtos derivados do couro da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura e do couro de peixe tilápia, com ênfase no artesanato local. Destacam as cidades de Petrolândia, Floresta e Tacaratu, com cerca de 30 artesãos e pequenos fabricantes de calçados que receberam treinamentos, oficinas e cursos nas áreas de empreendedorismo, planejamento e gestão financeira e consultoria do Instituto Senai de Tecnologia - Couro e Calçados. O objetivo final é profissionalizar a produção e processamento da confecção e comercialização de produtos derivados de couro na região, a fim de melhorar a renda dos beneficiários, além de aumentar a competitividade do Sertão Pernambucano com a melhoria dos padrões de qualidade. 

 Confira depoimentos e mais informações sobre os cursos no vídeo abaixo. 



Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Lúcia Xavier e Melzaque/Senai-PB

Adagro orienta promotores de eventos agropecuários em Pernambuco


Cumprindo seu papel de defesa e fiscalização, a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), por meio da Regional Sanharó, está reunindo promotores de eventos agropecuários como as feiras de animais e vaquejadas durante o mês de janeiro.

Os fiscais agropecuários da Adagro estão levando orientação sobre as medidas que garantem os padrões sanitários, como a obrigatoriedade da emissão da guia de trânsito animal (GTA) e as responsabilidades do responsável técnico do evento.

"É fundamental cumprir a legislação, pois normas existem para proteger o status sanitário de Pernambuco", explica o presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima. As reuniões ocorreram nos municípios de Alagoinha, Poção, Arcoverde, Belo Jardim e Tacaimbó.

Adagro

Jovens de Serra Talhada serão capacitados como guias de turismo

Foto: Sebastião Costa

Com a pandemia da covid-19, brasileiros que tinham planos para viajar para o exterior, passaram a se aventurar pelo Brasil, explorando as belezas e a história do País. De acordo com dados da Fecomercio-SP, o setor de turismo nacional fechou novembro de 2021 com um faturamento de R$ 14,7 bilhões, 19,3% superior ao registrado no mesmo mês do ano anterior. O Sertão de Pernambuco é um exemplo de destino que desperta cada vez mais interesse dos viajantes. Diante desse cenário e em consequência da procura por conhecimento técnico e também por informações sobre as histórias, as tradições e as culturas de Serra Talhada, a Fundação Cabras de Lampião deu início ao projeto “Pegadas de Lampião - Curso de Formação de Guias de Turismo''. A capacitação gratuita tem início nesta quinta-feira (27) e segue até o final do mês de fevereiro, beneficiando 30 jovens.

A proposta é capacitar jovens para serem guias de turismo, além de realizar atividades de mediação com visitantes da cidade dentro do território do cangaço. O foco é a vida de Lampião, a flora e a fauna da região. O curso disponibiliza, para os estudantes, livros, DVDs, além das experiências das visitas in loco.

Durante as aulas, os alunos vão percorrer locais como: o Sítio Passagem das Pedras (onde nasceu Lampião); a Casa Grande da Fazenda Pedreira (local de nascimento de Zé Saturnino – inimigo de Lampião); e a Pedra (onde aconteceu o primeiro confronto armado entre a família Ferreira e Zé Saturnino). Eles também vão poder ir até Praça Agamenon Magalhães - Marco Zero da cidade - que ainda mantém os casarios construídos nos séculos XVIII e XIX; a Casa da Cultura de Serra Talhada; a serra que deu origem ao nome da cidade; a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e o Parque de Esculturas Ronaldo Aureliano.

Petrolândia: Ex-prefeito de Petrolina, atual presidente da Abrafrutas e pré-candidato a deputado federal, Guilherme Coelho é entrevistado do ''Acordando com as Notícias'' nesta sexta (28) na Web Rádio Petrolândia


O ex-deputado federal ( 2015-2019) e ex-prefeito de Petrolina, por dois mandatos, e atual presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho, vai ser entrevistado (ao vivo) por Assis Ramalho, nesta sexta-feira (28/01/2022), no programa "Acordando com as Notícias", transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

Recentemente Guilherme Coelho anunciou a sua pré-candidatura a deputado federal pelo estado de Pernambuco. O ex-prefeito de Petrolina declarou o seu retorno à disputa eleitoral durante o tradicional Coquetel de Imprensa, evento promovido, anualmente, em parceria com o vereador Ronaldo Silva, com o intuito de prestigiar a imprensa local.

A entrevista deverá ter início a partir das 07h30.

O ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 9.9955-1186.

O conteúdo da entrevista será postado, posteriormente, no Blog de Assis Ramalho



OUÇA O PROGRAMA ACORDANDO COM AS NOTÍCIAS NA WEB RÁDIO PETROLÂNDIA 24 HORAS NO AR

O radialista Assis Ramalho [DRT 3544/PE] apresenta o Programa Acordando com as Notícias de segunda a sábado das 06:30 as 08:30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

Durante o programa, o ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 9.9955-1186.

Clique e OUÇA A WEB RÁDIO PETROLÂNDIA 24 HORAS NO AR

Da Redação do Blog de Assis Ramalho


Secretaria de Saúde de Petrolândia divulga os protocolos de isolamento para pessoas positivas para Covid-19, com ou sem sintomas


Confira os dias de isolamento para pessoas positivas para Covid-19, com ou sem sintomas.

Atenção! Para sair do isolamento não precisa realizar um novo teste, porém é necessário mais de 24h sem sintomas para liberação.

Divulgação/Secretaria de Saúde de Petrolândia

Inajá (PE): Aprovado na OAB/ PE, jovem realiza seu sonho e de toda família que sempre o apoiou



Aprovado na OAB PE

Fernando é o mais novo operador do Direito de Inajá/PE.

Aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, agora poderá atuar como advogado e com certeza será brilhante em suas atuações.

Fernando realiza seu sonho e de toda família que sempre o apoiou.

A sua Mãe é a guerreira principal.

Seu pai Adelmo, todos os irmãos e tios e em especial Emanuel Dantas e Eliane Gaia.
Felicidades e tudo de bom!

Blog de Assis Ramalho
Por: Gomes de Inajá

Petrolândia: Maria Fumaça funciona nesta quinta(27) até às 23h00; programação do final de semana tem Grupo SOMDE3 (sexta), Ana Lima (sábado) e Pagode Pra Recordar (domingo)

 

Bar e Restaurante Maria Fumaça, localizado na Orla Fluvial de Petrolândia, funciona até as 23h00 nesta quinta-feira (27/01), para você apreciar as mais saborosas opções da culinária local e regional.

Neste final de semana, cumpridos todos os protocolos sanitários em vigor no município, acontecerão as seguintes apresentações musicais: Confira abaixo!

Bar e Restaurante Maria Fumaça, cada vez melhor, tem organização do empresário Pedrinho

Pernambuco prorroga restrições e anuncia auxílio financeiro para artistas e grupos de carnaval afetados pela pandemia

Secretários de Pernambuco durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (27) — Foto: Priscilla Aguiar/g1

Após análise do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, o Governo de Pernambuco prorrogou até 15 de fevereiro as atuais medidas restritivas previstas no Plano de Convivência. A decisão foi anunciada durante coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (27.01). De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, apesar de uma queda nos registros de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), que vem reduzindo a pressão sobre a rede de saúde, há uma preocupação com o avanço da variante Ômicron da Covid-19 no Estado.

“O novo coronavírus está em franca aceleração, com um forte impacto nos casos leves. A positividade para a doença, que estava abaixo de 20% na semana passada, com o avanço da Ômicron aumentou em 37%. Nos centros de testagem estaduais, de cada 100 testes realizados, 35 continuam positivando para o vírus. Nesse cenário, a manutenção das atuais restrições tem o objetivo de diminuir a circulação viral e estimular a vacinação”, ressaltou Longo.



Também presente à coletiva de imprensa, o secretário estadual de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes, destacou que o governo espera a diminuição de casos para tomar novas medidas que possam afrouxar as que estão vigentes. “Neste momento, vamos dar continuidade às regras atuais de proteção, que é a decisão mais adequada, renovando as restrições impostas nos últimos 15 dias”, complementou. O secretário de Saúde, por sua vez, lembrou que desde o final de dezembro, o Governo de Pernambuco já abriu 758 leitos para pacientes com quadro respiratório, sendo 314 de UTI, e ainda há a previsão de mais 400 vagas (216 de UTI) nas próximas semanas.

TESTES – André Longo também anunciou o envio de testes rápidos de antígeno para todas as cidades pernambucanas. Serão repassados, até meados de fevereiro, 834 mil exames, disponibilizados pelo Ministério da Saúde. Já nesta quinta-feira, 234 mil unidades seguirão para todas as Gerências Regionais de Saúde (Geres), ficando à disposição para retirada pelos gestores municipais. Os 600 mil restantes serão enviados ao longo das próximas três semanas.

A divisão dos testes tem sido feita de forma proporcional, beneficiando o mesmo percentual de pessoas em cada cidade. O secretário de Saúde ressaltou que o Estado também adquiriu o insumo e tem repassado às cidades desde agosto, dentro do programa TestaPE. “Um reforço importante para que os gestores municipais mantenham suas estratégias, disponibilizando ao público a testagem para que possamos descartar ou confirmar casos”, frisou.

AUXÍLIO CARNAVALESCO – Também foi anunciado na coletiva de imprensa, que o Governo de Pernambuco está enviando, em caráter de urgência, de um projeto de lei à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) estabelecendo o Auxílio Emergencial do Ciclo Carnavalesco 2022, que dará apoio financeiro a artistas e grupos culturais impedidos de promover suas atividades por conta da pandemia da Covid-19. A iniciativa está a cargo da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria de Turismo e Lazer (Setur-PE) e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).

Uma das novidades do auxílio deste ano é que serão destinados recursos do Tesouro Estadual da ordem de R$ 6,3 milhões, beneficiando mais de 750 artistas, grupos e agremiações das quatro macrorregiões do Estado, alcançando milhares de profissionais da cultura que se apresentaram no Carnaval de Pernambuco em 2018, 2019 e 2020. Em 2021, o valor destinado para o auxílio foi de R$ 3 milhões, contemplando 494 artistas ou grupos culturais.

Neste ano, o edital prevê um piso de R$ 3 mil e um teto de R$ 30 mil para cada beneficiado, que serão pagos em parcela única. A proposta é contemplar artistas ligados à cultura popular como cantores e cantoras, orquestras, blocos, troças, maracatus, tribos, caboclinhos, clubes de máscaras, cirandas, afoxés, ursos, escolas de samba, blocos líricos, clube de alegorias e clube de bonecos, entre outros gêneros artísticos. Outra novidade é que o valor do Auxílio Emergencial Ciclo Carnavalesco corresponderá a 80% do último cachê recebido pelo artista ou grupo cultural contratado pela Fundarpe ou Empetur, nos ciclos carnavalescos dos anos anteriores. Em 2021, esse percentual era de 60%.

De acordo com o secretário estadual de Cultura, Gilberto Freyre Neto, que participou da coletiva de imprensa, o edital visa minimizar o impacto econômico causado pela suspensão das festividades. “Vários grupos, artistas e agremiações têm o Carnaval como uma importante fonte de renda. O auxílio chega num momento bastante oportuno e é uma forma de incentivar os brincantes e artistas a não abandonarem sua tradição e seu trabalho”, explicou.

“Vale destacar que o valor pago este ano será o dobro do que foi praticado no auxílio emergencial de 2021. Muitos grupos que se apresentaram no Carnaval de Pernambuco possuem cachês inferiores a R$ 3 mil. Então, essa é uma forma de valorizar o trabalho desses artistas, que também estarão isentos de apresentar alguma contrapartida e poderão fazer o melhor uso do recurso”, destacou o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto, durante a coletiva.

O edital do Auxílio Emergencial do Ciclo Carnavalesco 2022 será lançado após a Alepe apreciar o projeto de lei e, em caso de aprovação, ser sancionado pelo governador. Os pagamentos serão realizados logo após a divulgação do resultado final.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Governo de Pernambuco

Petrolândia: Deta Agricultura, a empresa que tem toda a linha de material para produção rural; faça uma visita

 




Faça uma visita a Deta Agricultura e conheça toda a linha de material para tornar a produção rural mais eficiente, com foco em produtos para irrigação.

Deta Agricultura conta com uma vasta gama de produtos para atender ao homem do campo e da cidade. Trabalha com produtos para irrigação a exemplo de bombas, motores, adubos, tubos e conexões etc..

Deta Agricultura tem bom preço, bom atendimento e faz entrega em domicílio!

Deta Agricultura
Rua São Francisco. - centro de Petrolândia
Tel. para contato: (87) 99802-0362 - WhatsApp

Em decreto, Delmiro Gouveia (AL) proíbe carnaval e exige cartão de vacinação; As medidas devem ser respeitadas a partir desta quinta-feira (27)

Delmiro Gouveia proibiu realização de carnaval 2022

O carnaval e as prévias carnavalescas promovidos pelos órgãos públicos foram proibidos em decreto publicado pela Prefeitura de Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas, nesta quarta-feira (26). A publicação também traz a exigência da comprovação do esquema vacinal atualizado, seguido de apresentação de documento com foto para acessar prédios públicos, bares, restaurantes, eventos privados e escolas. O decreto é válido até 31 de março.

De acordo com o município, o decreto ocorre devido ao aumento dos casos de covid-19, provocados especialmente pela variante ômicron, além dos registros de síndromes gripais, provocadas também pela influenza.

Dentre as medidas de enfrentamentos publicadas em decreto estão a obrigatoriedade de máscaras em locais públicos, para acessar estabelecimentos comerciais e ainda para entrar em prédios públicos.

O "passaporte da vacinação" está sendo exigido em praticamente todas as localidades da cidade: para acessar órgãos públicos, eventos privados, bares e restaurantes. Os servidores do município também terão que estar com o esquema vacinal completo, assim como todos os alunos da rede pública.

Os eventos privados deverão ser realizados com limitação de capacidade de público. Para os organizadores que ultrapassarem um público de 500 pessoas, poderão pagar multa no valor de R$ 8 mil. Para os shows com mais de 1.500 pessoas, o valor da multa pode chegar a R$ 12 mil. Já bares e restaurantes que descumprirem as medidas, poderão pagar o valor de R$ 1.200 .

A Prefeitura também limitou os atendimentos presenciais. Reuniões, por exemplo, segundo o decreto, devem ser realizadas de forma online.

As medidas devem ser respeitadas a partir desta quinta-feira (27). Órgãos como a Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária, Departamento de Tributação, Guarda Municipal, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e Polícia Militar ficarão responsáveis por fiscalizar o cumprimento das medidas.

Por Gazeta Web

Casos confirmados de covid-19 em Petrolândia/PE aumenta de 191 para 208. Mais um óbito foi registrado, e a quantidade de pacientes internados subiu de sete para oito - veja o novo Boletim epidemiológico


Foto: Assis Ramalho/BlogAR

O número de casos confirmados de pacientes com covid-19 em Petrolândia aumentou de 191 para 208, em comparação a última divulgação na terça-feira (25). O Boletim epidemiológico - divulgado na noite desta quarta-feira (26/01/2022) pela prefeitura de Petrolândia, por meio da secretaria de Saúde, também aponta que o município registrou mais um óbito (agora são 48) e número de internados subiu de sete para oito.

A Secretaria de Saúde de Petrolândia continua alertando a população para a importância da vacinação e para que mantenha os cuidados preventivos, com uso de máscara, distanciamento social e higienização frequente das mãos.

CONFIRA ABAIXO OS DADOS OFICIAIS DO BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DE PETROLÂNDIA DIVULGADOS NA NOITE DESTA QUARTA-FEIRA (26/01/2022).

UFPE aprova obrigatoriedade da apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19



O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aprovou, por ampla maioria, a resolução que regulamenta a obrigatoriedade da apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 para acesso às dependências da Universidade.

A sessão extraordinária do Consuni foi realizada na tarde de nesta quarta-feira (26), em formato remoto, e contou com a presença de representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), do Diretório Central dos Estudantes (DCE), do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais de Pernambuco - Seção UFPE (Sintufepe) e da Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe). O passaporte vacinal também será exigido aos alunos do Aplicação.

O documento será publicado em breve no Boletim Oficial da UFPE.

Por Diário de Pernambuco