quinta-feira, janeiro 27, 2022

Petrolândia sedia novo curso do programa "Valorizando a Pele" para confecção de sandálias xô peixe


Durante duas semanas, de 10 a 21 de janeiro de 2022, foi realizada em Petrolândia, no Sertão de Itaparica, uma nova etapa do "Valorizando a Pele", programa de capacitação profissional que envolve o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (Seteq), o Sebrae-PE e a Prefeitura de Petrolândia. O curso ministrado por instrutor do Senai-PB, Melzaque. Participaram do evento, realizado no ateliê da Associação Café com Arte, artesãos das cidades de Petrolândia e Jatobá, pessoas interessadas em aprender todas as etapas para a montagem das tradicionais sandálias "xô boi", produzidas na versão "xô peixe", com couro de peixe tilápia.

De acordo com a presidente da Associação Café com Arte, Fátima Belém, após o curso, finalmente artesãos petrolandenses estão capacitados a realizar todas as etapas de confecção e montagem dos calçados em couro de peixe tilápia, produto de destaque do município. A artesã, que também é presidente da Federação das Associações, Cooperativas e Grupos Produtivos de Artesãos de Pernambuco (Facarpe) e membro do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM), destacou a importância do curso de qualificação para o município de Petrolândia. Ela ainda antecipou que um novo curso deverá ser realizado no âmbito do "Valorizando a Pele", desta vez para confecção de outros artigos em couro, como bolsas, cintos e acessórios. 

O projeto "Valorizando a Pele" foi concebido para fortalecer a criação de produtos derivados do couro da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura e do couro de peixe tilápia, com ênfase no artesanato local. Destacam as cidades de Petrolândia, Floresta e Tacaratu, com cerca de 30 artesãos e pequenos fabricantes de calçados que receberam treinamentos, oficinas e cursos nas áreas de empreendedorismo, planejamento e gestão financeira e consultoria do Instituto Senai de Tecnologia - Couro e Calçados. O objetivo final é profissionalizar a produção e processamento da confecção e comercialização de produtos derivados de couro na região, a fim de melhorar a renda dos beneficiários, além de aumentar a competitividade do Sertão Pernambucano com a melhoria dos padrões de qualidade. 

 Confira depoimentos e mais informações sobre os cursos no vídeo abaixo. 



Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Lúcia Xavier e Melzaque/Senai-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário