Web Radio Petrolândia

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Momento Física: Experimentos - Labirinto Elétrico


O Blog de Assis Ramalho, em parceria com o professor Roberto Oliveira, ofereceu aos estudantes que se preparavam para o ENEM, o Momento Física, com aulas on line gratuitas de Física. Encerrado o ENEM, o professor Roberto Oliveira divulga, agora, experimentos para demonstração da Física. Nesta segunda-feira, apresentamos um projeto de Labirinto Elétrico.

O objetivo deste projeto é disponibilizar materiais que envolvem o ensino de Física para estudantes que pretendem se preparar para vestibulares ou simplesmente aprofundar seus conhecimentos na matéria.

PROJETO I - Nome do experimento: Labirinto elétrico

Materiais: Arame; pilhas; auto falante; lâmpada (led) ; Tábua de madeira.

Teórico: Trata-se de um circuito elétrico onde o estudante percebe que em sua constituição, este experimento de Física, é a ligação de elementos elétricos, como resistores, indutores, capacitores, diodos, linhas de transmissão, fontes de tensão, fontes de corrente e interruptores, de modo que formem pelo menos um caminho fechado para a corrente elétrica. No geral, classificasse como um circuito elétrico simples, alimentado por pilhas, baterias ou tomadas. Ao fechar o circuito elétrico, uma corrente elétrica passa por ele. Esta corrente pode produzir vários efeitos, luz, movimentos, aquecimentos, sons. Neste caso colocamos uma lâmpada tipo LED e um alto-falante. Ao encostar o arame na argola, fechasse o circuito e a lâmpada acende e o alto-falante emite ruídos.

Nível de dificuldade na elaboração: Baixo.

Vídeo:


MOMENTO FÍSICA - Aula on line do Prof. Roberto Oliveira (clique para ler/assistir):
>AULA 01 -  Aplicação das Leis de Newton
>AULA 02 - Espelhos esféricos 
>AULA 03: A Física no Desfile de 7 de setembro
>AULA 04: Dilatação Térmica Linear dos Sólidos
>AULA 05: Lei de Conservação de Energia
>AULA 06: Movimento Circular Uniforme (MCU)
>AULA 07: Mecânica dos Fluidos
>AULA 08: Especial ENEM - Eletricidade  
>AULA 09: Especial ENEM - Curto-circuito 

Roberto Oliveira para Blog de Assis Ramalho
Material didático: Roberto Oliveira
Vídeos: Roberto Oliveira (YouTube e Vimeo)

Integração Nacional apresenta nova Política de Desenvolvimento Regional

A estratégia visa à redução das desigualdades no país e cria novos critérios de elegibilidade

Com intuito de reduzir as diferenças e gerar oportunidades de crescimento para as regiões menos desenvolvidas do país, o Ministério da Integração Nacional apresenta as novas diretrizes de execução para a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). O texto da PNDR II, lançado na última sexta-feira (1), está aberto para contribuições de segmentos da sociedade civil, de esferas do governo e de entidades ligadas ao tema. Após aportes, o documento deve ser encaminhado à Câmara Interministerial de Gestão Integrada de Políticas Regionais, onde a proposta será definida como decreto ou projeto de lei.

De acordo com o secretário Nacional de Desenvolvimento Regional do ministério, Sérgio Castro, apesar dos avanços recentes, o Brasil ainda é um país desigual e que precisa de uma atenção especial em suas políticas de desenvolvimento. “O objetivo da reformulação da PNDR foi reduzir as diferenças no nível de desenvolvimento e na qualidade de vida entre e intra as regiões brasileiras, promovendo a equidade no acesso a oportunidades de desenvolvimento para os territórios e as pessoas que neles vivem”, revela.

Há 2 anos no Blog de Assis Ramalho: Jornalista Francisco José, da TV Globo, é entrevistado por Assis Ramalho


Na foto, três Franciscos: Francisco José, Francisco de Assis Ramalho e o Rio São Francisco (Foto: Jacirlene Fernandes)

Há exatamente dois anos, no dia 4 de novembro de 2011, publicamos a segunda postagem no Blog de Assis Ramalho. Nada mais nada menos que uma entrevista com o repórter, produtor e apresentador Francisco José, da TV Globo.

Relembre conosco a passagem da equipe do programa Nordeste: Viver e Preservar pela cidade de Petrolândia, com gravações na Igreja Submersa da Velha Barreiras, matéria inesquecível desse grande jornalista, Francisco José.

Para ler ou reler a entrevista, clique aqui>Jornalista Francisco José, da TV Globo, visita Petrolândia para realizar matéria para o programa  "NORDESTE VIVER E PRESERVAR" e é entrevistado por Assis Ramalho

O programa Nordeste: Viver e Preservar foi disponibilizado no YouTube por Bruno Capelly e postado aqui, no Blog de Assis Ramalho, no dia 04 de dezembro.


Matéria relacionada (clique para ler):
>"Nordeste Viver e Preservar": Mergulho nas ruínas de Petrolândia (vídeo)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Jacirlene Fernandes
Vídeo: YouTube.com/Bruno Capelly

Comanas realiza Seminário Educacional em Carpina nesta sexta-feira, dia 8


O Consórcio dos Municípios da Mata Norte e Agreste Setentrional (COMANAS) em parceria com o Instituto Prisma de Desenvolvimento Humano (IPHD) estará realizando um seminário educacional, no dia 08 de novembro, no Auditório do Cetreino, na cidade do Carpina.

Denominado de à Escola Empreendedora o evento acontecerá das 08h ás 12h, onde serão apresentados projetos educacionais para melhorar a qualidade de ensino das escolas dos municípios, consorciados ao consórcio.

O renomado professor carioca Hamilton Werneck será o palestrante do evento.

Anvisa vai rastrear distribuição de frutas, legumes e verduras para facilitar a fiscalização do uso de agrotóxicos


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou um grupo de trabalho para discutir formas de rastrear a distribuição de frutas, legumes e verduras em todo o país. Um dos objetivos do grupo é definir normas que possibilitem que a agência faça um mapeamento dos produtores destes alimentos para facilitar a fiscalização do uso de agrotóxicos.

Na última semana a Anvisa divulgou dados que mostram que 29% dos alimentos pesquisados em 2012 tinham irregularidades no uso de agrotóxicos.

Canal Adutor do Sertão Alagoano leva água a municípios e povoados do estado

A previsão é de que a obra seja concluída em 2015 e atenda a mais de 128 mil habitantes

O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, participou, nesta segunda-feira (4), ao lado do governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, da assinatura da ordem de serviço da obra de Integração do Canal Adutor do Sertão Alagoano com o Sistema Coletivo de Abastecimento de Água do Alto Sertão Alagoano.
“Essa ordem de serviço é muito representativa não só para governo de Alagoas como para o governo federal. Com a obra pronta, vamos reduzir muitos custos de operacionalização. Os recursos investidos serão aplicados para melhorar a estação de tratamento, oferecer mais água de qualidade e em quantidade maior”, afirmou Francisco Teixeira.

Ministério da Agricultura decreta emergência na Bahia por causa de praga em lavouras

Helicoverpa armigera (Foto: Fabiano Bastos)

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento declarou estado de emergência fitossanitária no oeste da Bahia, por causa da praga Helicoverpa armigera, lagarta que causa prejuízo principalmente às lavouras de milho, soja e algodão. O anúncio foi publicado na edição de hoje (4) do Diário Oficial da União. A declaração de emergência tem validade de um ano.

O estado de emergência permite rapidez na adoção de medidas em casos que necessitem de controle imediato de pragas. O governo da Bahia terá autoridade para adotar ações de controle à lagarta nos próximos dias, que serão detalhadas no Diário Oficial ainda nesta semana.

Petrolândia: Prefeitura autoriza início da reforma do Mercado do Bode

Prefeito Lourival Simões assina Ordem de Serviço
Ailton, Diretor da G. Holanda
Vereadores Juarez Patriota, Carlinhos, Noca, Sílvio, Fabiano e Zé Pezão

Na manhã desta segunda-feira, na Prefeitura Municipal de Petrolândia, foi assinada a Ordem de Serviço para reforma do Mercado de Bode, obra complementar à conclusão do Mercado Público Municipal, cujos trabalhos já foram iniciados.

A reunião para assinatura foi acompanhada por comerciantes de carne de bode, beneficiados com a obra, e pelos secretários Paulo Lucena (Infra-Estrutura), Marcos Rogério Viana (Desenvolvimento Econômico e Turismo) e Fábio Menezes (Agricultura). Também prestigiaram o ato os vereadores Fabiano Marques, Presidente da Câmara, Carlos Alberto (Carlinhos), José Luiz (Zé Pezão), Juarez Patriota, Paulo Lacerda (Noca), Sílvio Rogério e Dr. Eudes Fonseca.

De acordo com o prefeito Lourival Simões, a reforma do Mercado do Bode, orçada em R$ 67 mil, terá início nesta quarta-feira, dia 6, e a entrega da obra concluída está prevista para o dia 25 de dezembro.

A empreiteira responsável pela obra é a G. Holanda, de Petrolândia.

Para ver mais fotos, clique aqui>Assinatura Ordem de Serviço Mercado do Bode

Notícias relacionadas (clique para ler):
>Petrolândia: Prefeitura assina Ordens de Serviço para reforma e ampliação de PSFs e conclusão do Mercado Público

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Minas Calçados reinaugura sua loja na cidade nesta terça-feira, dia 5


Nesta terça-feira, dia 5 novembro, a Minas Calçados realiza a reinauguração de sua loja em Petrolândia, oferecendo mais conforto e comodidade aos seus clientes.

O prédio foi totalmente reformado e está pronto para receber a sua visita. Conheça as novas instalações da Minas Calçados.

Minas Calçados
Rua Cecília Delgado, 62 - Centro
Petrolândia - PE
Ao lado da Panificadora e Lanchonete Veneza

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Minas Calçados

MPT orienta desligamento de milhares de trabalhadores em Suape


Dentro dos próximos dois anos, a Petrobras terá que dispensar cerca de 42 mil trabalhadores que estão ligados à construção da Refinaria Abreu e Lima, no Complexo Portuário de Suape. Para melhor atender às demandas trabalhistas da desmobilização, o Ministério Público do Trabalho (MPT) irá realizar uma audiência pública nesta quarta-feira (6), às 14h, na sede do MPT, na Rua Quarenta e Oito, Espinheiro, Zona Norte do Recife. A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) colabora com o evento.

Entre 2014 e 2015, as dispensas, que já acontecem e trazem demandas ao MPT, estarão no ápice, considerando o andamento das obras. A audiência será conduzida pelos procuradores do Trabalho Débora Tito, Lorena Bravo e Rogério Wanderley, com a participação de auditores fiscais do Trabalho. Para participar, foram notificadas a Secretaria do Trabalho, Qualificação e Emprego, além das 20 maiores empresas contratadas da Petrobras.

Petrolândia: São Caetano, São Paulo e Palmeiras garantem vaga nas semifinais do Campeonato Municipal 2013

São Paulo garantiu vaga ao derrotar o Grêmio Canoas por 2 x 1
Fotos: Assis Ramalho

Dois jogos movimentaram a fase de mata-mata do campeonato Municipal de Petrolândia neste final de semana.

No sábado(02) a equipe do São Paulo da Quadra 13 de virada, em um jogo eletrizante derrotou o time do Grêmio Canoas pelo Placar de 2 x 1.

Neste domingo(03) foi a vez do Palmeiras derrotar a equipe da Adimec, e também garantir uma vaga nas semifinais do campeonato.

Nesta quinta-feira, Vasco e Petrolândia disputam a última vaga em jogo que será realizado as 19:45 hs no Estádio Municipal ''O Galegão''. O vencedor desta partida enfrentará no domingo(10) a equipe do São Paulo as 18:30 h, enquanto sábado(09) o São Caetano enfrentará o Palmeiras as 19:45 h, no mesmo Estádio.

Os dois vencedores disputarão a grande final do Campeonato Municipal de Petrolândia, edição 2013.

O Campeonato Municipal é organizado pela LIDEPE (Liga Desportiva de Petrolândia) com o apoio da Prefeitura Municipal de Petrolândia.

Para ver fotos do jogo São Paulo 2 x 1 Grêmio Canoas,clique>Campeonato Lidepe - 02/11/13 - Grêmio Canoas x São Paulo

Petrolândia: Domingo de muita curtição no Bar e Balneário Roça de Samyr

Vocalista da Banda "Na Pegada" (Fotos: Assis Ramalho)
Turma do Rio Grande do Norte
Canindé do São Francisco - SE
Paulo Afonso -BA
Petrolândia

No primeiro domingão de novembro, dia 3, o Bar e Balneário Roça de Samyr foi procurado por um grande público para se divertir ao som da banda Swingueira "Na Pegada".

Em tempo de muito calor em Petrolândia, a frequência do estabelecimento está cada dia melhor, recebendo clientes assíduos e novos visitantes. Lá, encontramos turistas do Rio Grande do Norte, Bahia, Alagoas e vários municípios pernambucos.

Situado à margem do rio São Francisco, na estrada da Serrota, o Bar e Balneário Roça de Samyr é uma das excelentes opções de lazer em Petrolândia, nos feriados e fins de semana.

No Bar e Balneário Roça de Samyr, além da belíssima vista do Lago de Itaparica e um local propício ao banho, o cliente encontra tira-gostos e caldos, preparados com carinho na cozinha da tia Lenir, que tem como carro-chefe o tradicional peixe frito (tilápia e tucunaré) com baião-de-dois.

Reúna sua turma ou a família e aproveite o domingão no Bar e Balneário Roça de Samyr, organização de Samyr Oliveira.

Para ver as fotos deste domingo(03)  de som ao vivo no Bar do Samyr, clique aqui>Domingo 03/11/13 - Roça de Samyr


>Petrolândia: Bar do Nego (Roça de Samyr)é invadida por turistas no dia de Natal

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Data especial é comemorada em confraternização de amigos no Bar do Régi

Leonardo Cavalcante, Euda Campos, Andréa Queiroz, Régi do Bar, Lúcia Xavier e Assis Ramalho

Na quinta-feira passada, 31 de outubro, foi um dia especial. O Blog de Assis Ramalho completou seu segundo ano de atividade, na mesma data em que minha esposa, Lúcia Xavier, componente deste meio de comunicação, também aniversaria. Assim, nos reunimos com nossos parentes e amigos no Bar do Régi, na Quadra 01 de Petrolândia, para saborear um delicioso frango assado e a cerveja geladíssima, especialidade da casa.

O Bar de Régi, na rua Bela Vista, é o ponto de encontro de amigos que ali se reúnem tradicionalmente, entre eles este blogueiro, no início da noite das segundas-feiras, para colocar a conversa em dia. Na reunião semanal, que já se tornou tradição por repetir-se há alguns anos, não podem faltar a água que passarinho não bebe para acompanhar o frango preparado com bastante capricho pela dona da casa.

Mas, não apenas de segundas-feiras vive o Bar de Régi, que serve a cerveja mais gelada da cidade. Lá os clientes se encontram nos dias de feira, sábados, domingos e feriados também.

O Bar do Régi é mercearia e, além de todos os produtos de mercadinho, tem também o frango abatido mais fresco da Quadra 01.

Para ver mais fotos, clique aqui>Confraternização no Bar do Régi

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho, Andressa Regianny, Reinaldo Queiroz e Lúcia Xavier

Municípios têm até o dia 7 para registrar resultados de conferências de cultura


Os gestores municipais têm até esta quinta-feira (7) para entregar ao Comitê Executivo da 3ª Conferência Nacional de Cultura os relatórios das conferências locais ou intermunicipais de cultura. Nos eventos preparatórios, foram aprovadas as propostas e escolhidos os delegados que representaram a localidade nas convenções estaduais, que antecedem o fórum nacional.

A documentação deve ser enviada por meio do site cnc.cultura.gov.br. É necessário que o gestor esteja devidamente cadastrado ao sistema do Ministério da Cultura para conseguir enviar os dados básicos da conferência local, as propostas aprovadas e a lista dos representantes eleitos. É possível também obter informações pelos telefones (61) 2024-2189 ou 2024-2340.

Petrolândia: Prefeito Lourival Simões divulga imagens do projeto do Píer na Orla Fluvial


O prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, divulgou no início da tarde desta segunda-feira, 4, em postagem no seu Facebook, imagens do projeto de revitalização da Orla Fluvial da cidade, com a construção de Píer na Prainha, ao lado do Hotel Pontal do Lago.

"Primeiras imagens da Orla. Dentro em breve estaremos finalizando o Projeto para licitarmos em 2014. A ideia é torná-la a mais bela e mais bem estruturada do Estado! Visitei várias cidades para escolhermos o que há de melhor para nossa cidade!", afirmou o prefeito em sua postagem.
Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos: Reprodução Facebook Lourival Simões

TCE-PE rejeita Relatório de Gestão Fiscal de Prefeitura de Jataúba

A Prefeitura de Jataúba teve seu Relatório de Gestão Fiscal, relativo ao 3º quadrimestre de 2012, julgado irregular pela Primeira Câmara do TCE. O responsável pela gestão foi prefeito Carlos Lucinaldo da Silva Santos. O relator do processo foi o conselheiro Valdecir Pascoal.

De acordo com o seu voto, desde o exercício financeiro de 2009, a Prefeitura vem extrapolando o limite de gastos com pessoal, excedendo os 54% estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal. Os percentuais de comprometimento, no período citado, comportaram-se conforme quadro abaixo.

Por essas razões, foi aplicado multa no valor de R$ 12.000,00 ao gestor.

Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco

Integração Nacional promove seminário para debater perímetros públicos de irrigação

Evento reunirá especialistas, técnicos e irrigantes em Brasília, nos dias 12 e 13 de novembro

Com o objetivo de cumprir o que determina a nova Política Nacional de Irrigação - Lei de Irrigação nº. 12.787, sancionada em janeiro de 2013 -, o Ministério da Integração Nacional promoverá, nos dias 12 e 13 de novembro, o I Seminário Nacional sobre Transferência de Gestão de Perímetros Públicos de Irrigação. “Importantes avanços foram conquistados na área, contudo, não há um modelo definido que atenda a todos os perímetros em operação hoje”, explicou o organizador do seminário, Antônio Carvalho Feitosa.

O evento ocorrerá no Ministério da Integração Nacional, em Brasília, e irá reunir técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), especialistas da área, representantes de estados e municípios, além de organizações de irrigantes. Os participantes vão discutir os desafios e as estratégias para a transferência de gestão dos perímetros públicos de irrigação.

Petrolândia: Leitor denuncia falta de iluminação, abandono e sujeira na rua 1° de Maio, na Quadra 12

"Caro Assis,

Aproveitando a oportunidade, quero pedir às autoridades competentes uma solução para a iluminação da rua 1° de Maio, situada na Quadra 12, atrás do Atacado Sanfrancisco, pois a mesma está esquecida pelo poder público municipal e lembrada por pessoas mal intencionadas, que usam aquele local como banheiro, aterro sanitário etc. Obrigado pela oportunidade.

Atenciosamente,

Silas Nunes"

Redação do Blog de Assis Ramalho

Alepe institui Dia Estadual das Vítimas de Acidentes de Trânsito

Dia Estadual das Vítimas de Acidentes de Trânsito será comemorado 
no terceiro domingo do mês de novembro (Foto: Assis Ramalho)

Promover a conscientização dos cidadãos e a segurança de usuários de veículos automotores, mostrando os riscos e consequências dos acidentes e os procedimentos para evitá-los. Este é o objetivo do projeto de lei apresentado pelo líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Waldemar Borges, do PSB, que serviu de base para a criação do Dia Estadual das Vítimas de Acidentes de Trânsito. A lei foi sancionada pelo governador Eduardo Campos, em maio de 2012.

Segundo o parlamentar, a data, a ser comemorada no terceiro domingo do mês de novembro, alerta os pernambucanos para o número de mortes ocasionadas por acidentes de trânsito. Borges informou que, em pesquisa recente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) e do Ministério da Saúde, em 2011, foram contabilizadas 42.425 mortes, em todo o Estado, sendo 11.268 envolvendo motocicletas, além de 155.656 internações por acidentes de trânsito. 

Frases do dia 04/11/2013: Coletânea IHU On-Line


Calouro

“Francisco Teixeira, que assumiu o Ministério da Integração Nacional há um mês, saiu da sua primeira reunião ministerial sob pressão. Além da bronca pelo atraso na obra da transposição do rio São Francisco, ouviu queixas sobre a lentidão no programa de cisternas” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 04-11-2013.

Plano de Saneamento: 70% dos Municípios não devem concluir elaboração em 2013


As prefeituras brasileiras estão em crise e não têm verba orçamentária para elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico. A afirmação foi feita pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, em reportagem especial da Agência Brasil sobre o tema. O veículo destacou que apenas 30% das prefeituras brasileiras devem concluir o plano em 2013, conforme previsto na Lei 11.445/2007.

“A lei é feita em Brasília e impõe aos Municípios a elaboração de um plano sem indicar a fonte dos recursos. Não adianta prorrogar o prazo porque o problema vai continuar”, destacou Ziulkoski. Para o presidente da Confederação, a opção para o recebimento de recursos seria possibilitar a participação da iniciativa privada e, ainda, o financiamento internacional.

Carnaíba: Dois jovens perdem a vida em acidente de trânsito na rodovia PE-320

Carnaíba lamenta a morte de Jaeckson e Cleidvan Erik
Fotos: Cauê Rodrigues

De acordo com informações do Blog do Cauê Rodrigues, por volta das 21h40 deste domingo, 03, um grupo de seis jovens, que participavam de um evento de racha de som no Sitio Vieiras, em Carnaíba, no Sertão de Pernambuco, sofreu grave acidente na rodovia PE-320, nas proximidades do sitio Leitão, também na zona rural de Carnaíba.

Segundo o Blog, Jaeckson Lima, 24 anos, seguia com mais quatro ocupantes em um Corsa Classic, de cor cinza, placas MVC-8257-Carnaíba, quando perdeu o controle do veículo, que veio a capotar nas proximidades do trecho conhecido como "ladeira do padre". O motorista morreu no local do acidente. Outro ocupante do veículo, identificado como Cleidvan Erick (Van), de idade não informada, levado ao Hospital Regional Emília Câmara, mas não resistiu aos ferimentos, falecendo às 23h00.


"Símbolos Falsos", por Ricardo Noblat

Oito entre dez empresários de grande porte concordam: como gestora, Dilma é uma pessoa simpática. Como simpática ela não é... O coração dos empresários bate forte por Lula e, à falta dele, por Eduardo Campos.

Que país é este onde até outro dia o ex-senador Demóstenes Torres (DEM-GO) era o símbolo do respeito à ética na política; o bilionário Eike Batista, da rápida e espantosa ascensão empresarial; e a presidente Dilma Rousseff da gestora bem-sucedida?

O primeiro terminou cassado por envolvimento com um bicheiro e sua gangue; o segundo corre o risco de falir; e o terceiro de se reeleger no próximo ano.

Temos uma certa queda para acreditar em símbolos duvidosos. Demóstenes era capaz de, com a mesma naturalidade, falar com um ministro do Supremo Tribunal Federal sobre a constitucionalidade de uma nova lei em exame no Congresso para, na ligação seguinte, discutir com o bicheiro Carlinhos Cachoeira quanto lhe caberia num negócio irregular ainda em curso.

Crimes como venda de bebês a estrangeiros podem ter penas específicas


Crimes como a venda de bebês para estrangeiros podem passar a ter penas específicas e claras previstas em uma lei brasileira. Outro crime que poderá ser incluído é a migração de modelos que seguem para outros países com promessas de melhores oportunidades e acabam tendo que fazer trabalhos forçados, sem perspectiva de retorno ao país de origem ou de mínimas condições de vida digna. O país ainda não tem punições legais previstas para esse tipo de prática.


Frases do dia 03/11/2013: Coletânea IHU On-Line


Assim é se lhe parece

“É tema intocável o mal-estar sofrido por Ulysses depois de uma discussão violenta com Sarney, no Alvorada, em defesa da Constituinte. Ulysses saiu de lá direto para o hospital, onde foi diagnosticada uma isquemia. Dias depois, Ulysses se submeteu a uma angioplastia. A culpa não fora toda do Sarney. O deputado tinha uma obstrução de 95% nas artérias. Vinte e seis anos depois do ocorrido, quebro agora o compromisso com a fonte, por considerar prescrito o juramento do silêncio. E o faço por conta da declaração de Lula de que Sarney e Ulysses tiveram o mesmo papel na Constituinte. Como, para chaleirar Sarney, Lula tenta mudar a História, o fato aqui relatado pode ser usado pelo petista a favor do senador Sarney. Poderia argumentar, por exemplo, que a briga do Alvorada serviu de prova de esteira para levar o relapso Ulysses a se tratar, evitando o pior. Assim, além da Constituinte, Ulysses deveria a Sarney sua própria vida” – Jorge Bastos Moreno, jornalista – O Globo, 02-11-2013.

Petrolândia: Tarde da Mulher encerra a campanha Outubro Rosa com ações de saúde, beleza e lazer

Dra. Cíntia Letícia, nutricionista, também deu sua contribuição 
As mulheres fizeram exames e consultas no Anexo da Câmara Municipal

Na tarde de quinta-feira, 31 de outubro, a Câmara Municipal de Petrolândia foi palco da Tarde da Mulher, no encerramento da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e incentivo à saúde da mulher. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude, a Coordenadoria da Mulher, o CRAS, o PETI e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, juntamente com a Secretaria de Saúde.

A ação dirigida para a saúde envolveu palestras sobre câncer de mama e importância do auto-exame, colposcopia, ultra-sonografias de mama, marcação de mamografias, Citologia Oncótica, testes rápidos de HIV e sífilis, dosagem de glicemia capilar e aferição de pressão arterial.

Entre apresentações culturais, o estacionamento privativo da Câmara foi o da beleza e do lazer, no qual as mulheres usufruíram gratuitamente de cortes de cabelo, maquiagem e manicure, tiveram acesso a rápidas aulas de artesanato.

Para ver fotos, clique aqui>Tarde da Mulher em Petrolândia - 31/10/13

Notícias relacionadas (clique para ler):
>Prefeitura de Petrolândia promove Tarde da Mulher no encerramento do Outubro Rosa, dia 31
>Petrolândia: Nutricionista Dra. Cíntia Letícia Campos convida as mulheres para a Tarde da Mulher a ser realizada amanhã, 31

Estacionamento privativo da Câmara Municipal
Apresentações culturais
Ilga Carvalho ensinou técnicas de artesanato

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho