segunda-feira, novembro 04, 2013

Momento Física: Experimentos - Labirinto Elétrico


O Blog de Assis Ramalho, em parceria com o professor Roberto Oliveira, ofereceu aos estudantes que se preparavam para o ENEM, o Momento Física, com aulas on line gratuitas de Física. Encerrado o ENEM, o professor Roberto Oliveira divulga, agora, experimentos para demonstração da Física. Nesta segunda-feira, apresentamos um projeto de Labirinto Elétrico.

O objetivo deste projeto é disponibilizar materiais que envolvem o ensino de Física para estudantes que pretendem se preparar para vestibulares ou simplesmente aprofundar seus conhecimentos na matéria.

PROJETO I - Nome do experimento: Labirinto elétrico

Materiais: Arame; pilhas; auto falante; lâmpada (led) ; Tábua de madeira.

Teórico: Trata-se de um circuito elétrico onde o estudante percebe que em sua constituição, este experimento de Física, é a ligação de elementos elétricos, como resistores, indutores, capacitores, diodos, linhas de transmissão, fontes de tensão, fontes de corrente e interruptores, de modo que formem pelo menos um caminho fechado para a corrente elétrica. No geral, classificasse como um circuito elétrico simples, alimentado por pilhas, baterias ou tomadas. Ao fechar o circuito elétrico, uma corrente elétrica passa por ele. Esta corrente pode produzir vários efeitos, luz, movimentos, aquecimentos, sons. Neste caso colocamos uma lâmpada tipo LED e um alto-falante. Ao encostar o arame na argola, fechasse o circuito e a lâmpada acende e o alto-falante emite ruídos.

Nível de dificuldade na elaboração: Baixo.

Vídeo:


MOMENTO FÍSICA - Aula on line do Prof. Roberto Oliveira (clique para ler/assistir):
>AULA 01 -  Aplicação das Leis de Newton
>AULA 02 - Espelhos esféricos 
>AULA 03: A Física no Desfile de 7 de setembro
>AULA 04: Dilatação Térmica Linear dos Sólidos
>AULA 05: Lei de Conservação de Energia
>AULA 06: Movimento Circular Uniforme (MCU)
>AULA 07: Mecânica dos Fluidos
>AULA 08: Especial ENEM - Eletricidade  
>AULA 09: Especial ENEM - Curto-circuito 

Roberto Oliveira para Blog de Assis Ramalho
Material didático: Roberto Oliveira
Vídeos: Roberto Oliveira (YouTube e Vimeo)

4 comentários: