segunda-feira, setembro 23, 2013

Momento Física: Lei de Conservação de Energia


O Blog de Assis Ramalho, em parceria com o professor Roberto Oliveira oferece aos estudantes o Momento Física, no qual serão oferecidas gratuitamente aulas de Física on line. O objetivo deste projeto é disponibilizar materiais que envolvem o ensino de Física para estudantes que pretendem se preparar para vestibulares ou simplesmente aprofundar seus conhecimentos na matéria.

Semanalmente, às segundas-feiras será disponibilizado o seguinte conteúdo: aulas de Física 1, 2 e 3, ministradas pelo Professor Roberto Oliveira (Licenciado em Física pela UFRPE), compostas por vídeo-aula + encarte em PDF e/ou Word.

O material apresentado nas aulas é a resolução de questões de Física, extraídas de vestibulares realizados em instituições próximas à nossa região.

Aula 05 - Lei de Conservação de Energia

A energia mecânica de um sistema qualquer é obtida somando-se a energia cinética com energia potencial, em que a energia potencial pode ser gravitacional e/ ou elástica.

Emec. = Ec + Ep

Existem sistemas nos quais a energia cinética e a energia potencial variam, mas a soma das duas (energia mecânica) permanece constante. Este tipo de sistema denominamos conservativos, se a energia mecânica não se conserva, o sistema é não-conservativo.

Nos sistemas conservativos ocorrem, exclusivamente, transformações de energia cinética em energia potencial e vice-versa. Essas transformações são realizadas por forças conservativas, tais como a força peso e a força elástica. Assim, quando a força peso realiza trabalho, temos uma transformação integral de energia cinética em energia potencial gravitacional, ou de energia potencial gravitacional em energia cinética.

Uma observação que faço: O trabalho da força resultante é igual à variação de energia cinética, é o que chamamos de teorema da energia cinética.

Mini-rampa de Skate da Orla Fluvial de Petrolândia
Fotos: Roberto Oliveira
Questão da aula on line no material de apoio (Arquivo PDF)> Encarte 5

Desenvolvimento da questão no vídeo abaixo:



Aulas anteriores (clique para ler):

>AULA 02 - Espelhos esféricos 
>AULA 03: A Física no Desfile de 7 de setembro
>AULA 04: Dilatação Térmica Linear dos Sólidos

Roberto Oliveira para Blog de Assis Ramalho
Foto e material: Roberto Oliveira
Vídeo: YouTube.com/Roberto Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário