segunda-feira, setembro 23, 2013

Produtores, técnicos e consultores de Petrolândia participam do II Encontro de Produtores de Coco, em Conde (BA)


Quarenta e seis pessoas, entre produtores de Petrolândia, técnicos agrícolas e consultoras do Sebrae, participaram do II Encontro de Produtores de Coco, realizado em Conde, na Bahia, nos dias 20 e 21 deste mês. O evento foi organizado pela Prefeitura de Petrolândia, pelo Grupo Empresarial Aurantiaca e pela Câmara do Coco.

A Frysk (indústria de beneficiamento de coco), holding da Aurantiaca Agrícola Ltda, está investindo mais de R$ 200 milhões em complexo industrial na cidade de Conde, em projeto que vai aproveitar 100% do coco, utilizando a água, a fibra e outros subprodutos.

O Vice-Presidente do grupo, Roberto Lessa, anunciou que a partir de fevereiro de 2014 o complexo começa a funcionar com potencial de beneficiar até 800 mil frutos/dia, sendo 75% de coco verde e 25% de coco seco. “Queremos adquirir parte da produção de coco de Petrolândia. Vamos firmar uma parceria forte, pautada na transparência, onde as negociações serão pautadas pela moral e olho-no-olho”, disse Lessa.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Petrolândia, Rogério Viana, representando e seguindo orientação do Prefeito Lourival Simões, entregou carta ao vice-presidente Lessa, disponibilizando lote no distrito industrial de Petrolândia e terreno para implantação de área de coco, que servirá como Unidade de Observação e Demonstração, além de propor parceria com instituições financeiras para facilitar o acesso ao crédito.

"Somos os maiores produtores de coco de Pernambuco e Capital Pernambucana da Coconicultura. Deveremos chegar em 2014 com cerca de 2 mil hectares plantados, gerando aproximadamente 1 mil empregos diretos e indiretos. Atualmente, produzimos 36 milhões de frutos/ano, movimentando algo em torno de R$ 12 milhões/ano. Com a Copa no próximo ano, certamente o mercado será muito promissor e os produtores deverão chegar a ganhos recordes", prevê o Secretário Rogério Viana, que também destaca o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, do IPA, do Banco do Brasil, do Sebrae e da Embrapa junto aos produtores de Petrolândia.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Petrolândia/divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário