Web Radio Petrolândia

terça-feira, 13 de maio de 2014

Oposição oficializa boicote à CPI da Petrobras

DEM e PSDB formalizaram hoje, no plenário do Senado, que não vão participar da CPI instalada para investigar a Petrobras. Após a nomeação pelo presidente da Casa, Renan Calheiros, de cinco senadores dos dois partidos para as vagas que lhes cabem (três titulares e dois suplentes), os líderes das legendas anunciaram em público, na sessão da tarde desta terça-feira (13), que desistem de compor a Comissão.

Os senadores José Agripino Maia (RN), presidente nacional do DEM, e Aécio Neves (MG), presidente nacional do PSDB e pré-candidato a presidente da República, foram dois dos que manifestaram a negativa em integrar a CPI.

Para o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), essa é mais uma demonstração de que a oposição deseja apenas usar a Comissão Parlamentar para fazer disputa político-eleitoral. Mesmo com a recusa dos adversários em investigar as denúncias contra a Petrobras, a Comissão criada no Senado terá, nesta quarta-feira (14), sua primeira reunião, uma vez que pode começar os trabalhos com 50% mais um do total de 13 membros titulares. Até agora, eles já somam 10.

Lei Áurea não é motivo de comemoração, afirmam movimento negro e Seppir


A Lei Áurea, que aboliu oficialmente a escravidão no Brasil, completa neste 13 de maio 126 anos. A data, no entanto, não é comemorada pelo movimento negro. A razão é o tratamento dispensado aos que se tornaram ex-escravos no país. “Naquele momento, faltou criar as condições para que a população negra pudesse ter um tipo de inserção mais digna na sociedade”, disse a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, à Agência Brasil.

Após o fim da escravidão, de acordo com o sociólogo Florestan Fernandes (1920-1995), em sua obra A Integração do Negro na Sociedade de Classes, de 1964, as classes dominantes não contribuíram para a inserção dos ex-escravos no novo formato de trabalho.

“Os senhores foram eximidos da responsabilidade pela manutenção e segurança dos libertos, sem que o Estado, a Igreja ou qualquer outra instituição assumisse encargos especiais, que tivessem por objeto prepará-los para o novo regime de organização da vida e do trabalho”, diz o texto.

De acordo com a ministra da Seppir, houve, então, um debate sobre a necessidade de prover algum recurso à população recém-saída da condição de escrava. Esse recurso, que seria o acesso à terra, importante para que as famílias iniciassem uma nova vida, não foi concedido aos negros. Mesmo o já precário espaço no mercado de trabalho que era ocupado por essa população passou a ser destinado a trabalhadores brancos ou estrangeiros, conforme Luiza Bairros.

Governador se reúne com reitor da UFPE para discutir instalação da Faculdade de Medicina de Caruaru

Foto: Paulo Sérgio Sales/SEI

O governador João Lyra Neto esteve reunido com o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anisio Brasileiro. O tema central da reunião foi à construção do prédio da Faculdade de Medicina de Caruaru. O Governo do Estado avaliará, junto com a instituição federal e a prefeitura do município do Agreste pernambucano, a melhor forma de ajudar a iniciativa, de grande importância social e cuja criação proporcionará um grande impacto para a região.

Lyra e Brasileiro também debateram formas de fortalecer as ações integradas entre o Governo do Estado e a universidade, sobretudo no tocante ao apoio das unidades da UFPE no Centro do Recife. Uma nova conversa será agendada para as próximas semanas.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco
Foto: Paulo Sérgio Sales/SEI

Petrolândia: Galeguinho Parabólica oferece serviços de montagem, instalação e conserto de parabólicas


Galeguinho Parabólica, de Petrolândia, é capacitado em serviços de montagem, instalação, sintonização e extensão de pontos de antenas parabólicas. Galeguinho trabalha também com consertos e venda de peças e acessórios para o seu equipamento.

Galeguinho Parabólica
Rua Padre Cícero, 158 - Quadra 13 - Petrolândia (PE)
Contatos: (87) 9997-4391 (Tim) e 9145-6619 (Claro)

Informações: Ery Vieira

Paulo Câmara defende diálogo permanente com pequenos empresários e fortalecimento do setor

Socialista destaca que Governo Eduardo apoiou contribuintes e combateu informalidade

O pré-candidato da Frente Popular ao Governo Estadual, Paulo Câmara (PSB), defendeu, nesta terça-feira (13), o diálogo com as pequenas e microempresas e o fortalecimento crescente do setor, como forma de beneficiar tanto a economia do Estado quanto o consumidor. Ele prometeu dar continuidade e ampliar as ações em benefício desta categoria realizadas pelo Governo do Estado, nos últimos sete anos. "As micro e pequenas empresas receberam tratamento diferenciado do Governo, como a finalidade de apoiar os contribuintes e de combater a informalidade do setor. Além disso, instituímos uma política de compras governamentais que priorizou e ampliou a participação do setor", destacou Câmara, em entrevista a uma rádio do Recife

Câmara lembrou ainda que Pernambuco foi o primeiro estado brasileiro a criar um comitê gestor da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, ainda em 2007, que ajudou milhares de empreendedores pernambucanos a saírem da informalidade. O socialista também destacou que as mercadorias relacionadas à indústria de confecções que entram no Estado foram isentas dos 4% do imposto de fronteira, um benefício direto ao Pólo de Confecções do Agreste.

O pré-candidato minimizou as críticas de que lhe faltaria experiência política para disputar o Governo do Estado. "Sempre fiz política, mas faço isso ouvindo as pessoas, dialogando, buscando soluções para os problemas. É por isso que reunimos a maior aliança de partidos já vista em uma eleição majoritária estadual. A partir de 2015, Pernambuco terá um governador que conhece a máquina pública e que sabe geri-la e que terá a seu lado as mesmas pessoas que ajudaram Eduardo Campos a fazer esta revolução que está mudando Pernambuco", rebateu o socialista.

Governo adia aumento de imposto para bebidas frias


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou o adiamento por três meses da decisão de aumentar os impostos para o setor de bebidas frias - cervejas, refrigerantes, isotônicos e refrescos. A previsão é que o reajuste entrasse em vigor em 1º de junho. “A gente está diferindo, postergando uma correção de tabela que seria no dia 1º de junho para daqui a três meses e não de forma plena, mas diferida ao longo do tempo. Sem dúvida, nós temos uma grande preocupação que a inflação permaneça sob controle e esse setor pode dar uma contribuição importante. Nós fizemos um pacto de que não haveria aumento durante a Copa e de preferência depois também”, disse Mantega, após reunião com representantes do setor.

O objetivo do governo é, com a recomposição da tabela, ter mais recursos para cumprir a meta de superávit fiscal. “Nós acabamos de fazer uma reunião com o setor de bebidas, com o setor de bares e restaurantes a respeito da tabela que implica na recomposição de tributos. Suspendemos a aplicação dessa tabela temporariamente para um aperfeiçoamento dela porque havia uma divergência em alguns preços que foram capturados”, disse o ministro, acrescentando que, nos últimos dois anos, o governo reduziu os tributos no setor de bebidas para permitir que houvesse mais investimentos e crescimento.

Petrolândia: Formação da Diretoria do Conselho Municipal de Turismo ocorre nesta quarta-feira (14)


Será realizada nesta quarta-feira (14), às 15 horas, no Centro Cultural de Petrolândia, a formação da Diretoria do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

Na oportunidade, serão discutidos também ações para o desenvolvimento do turismo no município.

Marcos Rogério Viana/Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo
Foto: Assis Ramalho

Dilma diz que obra do Rio São Francisco foi subestimada


A presidenta Dilma Rousseff disse que as obras de integração do Rio São Francisco foram mal calculadas, porque é complexa e exige um tempo de maturação. A presidenta admitiu que não é possível negar que houve atraso. Ao longo do dia, ela visitou obras do São Francisco na Paraíba, no Ceará e em Pernambuco.

"Eu acho que houve uma subestimação da obra. Vocês vejam que tem cinco anos. Eu não acredito que uma obra dessa em outro lugar do mundo leve dois anos para ser feita. Nem tampouco um ano, nem tampouco três. Ela é uma obra bastante sofisticada. Ela implica tempo de maturação”, disse.

Dilma admitiu atraso na obra. “Eu não estou negando que houve atrasos. Houve atrasos, porque, também, eu acho que se superestimou muito a velocidade que ela poderia ter, minimizando a sua complexidade. Tem esse lado também”, disse em entrevista a jornalistas em Jati, no Ceará.

Petrolândia: Na Aula Inaugural do Curso de Aquicultura, prefeito Lourival Simões anuncia implantação do Instituto Federal no município

Prof. Ivaldo José da Silva, Reitor do Instituto Federal Sertão de Pernambuco (IF Sertão PE), e Lourival Simões, Prefeito de Petrolândia
Reitor Ivaldo José da Silva foi entrevistado por Assis Ramalho

Na noite desta segunda-feira (12), em Petrolândia, Sertão de Pernambuco, foi realizada no auditório do Centro Cultural, a Aula Inaugural do Curso de Aquicultura, ministrado pelo IF Sertão nesta cidade.

Durante a solenidade, o prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, anunciou a implantação de unidade do Instituto Federal neste município, e a doação de terreno com área superior a 10 hectares para ampliação da estrutura da Escola Agropecuária, na periferia da cidade, onde será instalado o IF.

O auditório foi tomado por grande público. Fizeram parte da Mesa de Honra, entre outras autoridades, o prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, Prof. Ivaldo José da Silva (Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Sertão Pernambucano), Janielma Rodrigues (Vice-prefeita de Petrolândia), Givanilson Magalhães (Diretor Geral do IF Sertão Campus Floresta), Fernando Cézar Pereira (Coordenador Adjunto do Pronatec no Centro de Referência de Petrolândia), Robson Leandro (Prefeito de Jatobá), Gerson Silva (Prefeito de Tacaratu) e Rogério Viana (Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Petrolândia).
 
Ao Blog de Assis Ramalho, Lourival Simões comemorou o momento, declarando que estava realizando um sonho que não foi sonhado por um homem só e sim por várias pessoas.

"A verdade é que é a realização de um grande sonho, e eu tenho certeza que hoje nós conseguimos escrever mais uma pagina na história do nosso município, oportunizando às pessoas o acesso à educação superior, e a nível técnico e médio, para terem uma capacitação e uma formação de cursos superiores gratuito. Eu acho que na verdade isso aqui era o maior sonho, e o importante é que hoje nós estamos realizando algo que com certeza mudará o destino de Petrolândia, mudará a forma de fazer educação no município de Petrolândia, e mudará, principalmente, a realidade dos nossos jovens, que precisam com urgência de uma oportunidade, e essa oportunidade está sendo dada. Eu, na qualidade de gestor do município, tenho certeza que não é só o meu sentimento e sim de toda a nossa equipe, da nossa vice-prefeita Jane, enfim, tenho certeza que é o sentimento das pessoas que querem acreditar que Petrolândia pode mais. Eu enfrentei várias e várias eleições para chegar hoje em um momento tão belo e tão mágico." 

A entrevista completa com o prefeito Lourival Simões, que aproveitou a oportunidade para dedicar a implantação do Instituto Federal a todas as mães de Petrolândia, será publicada nesta quarta-feira.

Após a cerimônia, nossa reportagem também entrevistou o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Sertão Pernambucano, professor Ivaldo José da Silva, tratando sobre a importância da vinda de uma unidade de ensino da rede federal de educação profissional e tecnológica a esta cidade.

Confira abaixo a entrevista, na íntegra.

Perguntamos ao prof. Ivaldo qual a importância para Petrolândia e região da instalação de um campus do Instituto Federal nesta cidade.

Prof. Ivaldo José da Silva: Olha, hoje eu tive o prazer de ouvir o prefeito Lourival Simões explanando sobre as fases de ressurgimento do município de Petrolândia. Um município que ressurge por intermédio da Chesf, que ressurge em outros momentos, por intermédio de suas histórias, e agora eu digo que é um novo ressurgimento do município de Petrolândia. É um ressurgimento onde se tem a partir de agora o maior investimento, o maior fomento da educação técnica profissional. É um investimento onde se busca de forma sustentável, traçar e escrever o futuro deste município, com maior pespectiva de desenvolvimento, com maior pespectiva de progresso e com maior pespectiva desta população capacitada, de transformar e reproduzir conhecimentos em prol da região. Não só do município, mas em prol de toda uma região. Eu diria, e volto a repetir o que eu usei como fala durante o nosso pronunciamento, de que qualquer um outro planejamento, onde não tenha como sustentabilidade e como base a educação, não é sustentável, é apenas um crescimento que vai crescer, que vai ter a sua linha de crescimento, mas que, com certeza, vai consequentemente ter também a sua linha de decréscimo. Agora, nesse modelo onde se investe na educação como base para o desenvolvimento, sem dúvida alguma, esse investimento é constante.

Perguntamos sobre a importância da parceria com a Prefeitura do município.

Prof. Ivaldo José da Silva: Nós temos cinco modalidades de pontos de presença avançados. Os pontos de presenças a nível de campus avançado, não exigem das prefeituras, nenhuma parceria. Nós nos instalamos com recurso público federal, investimentos para um campus na ordem de R$ 25 milhões. Fazendo concurso público federal e aí, trazendo para o município 105 servidores, e a princípio, abrigamos mil e duzentos alunos. Mas, nesse modelo que se configura a princípio em Petrolândia, a gente precisa muito do município, porque é um modelo de centro de referência. É um ponto de presença que se inicia com a parceria da Prefeitura nos cedendo o espaço, nos cedendo as condições de trabalho, para que a gente possa trazer para esse espaço os nossos servidores, os nossos cursos e os nossos projetos pedagógicos em uma parceria, em uma junção de forças entre o município e o Instituto Federal, para que, a partir daí, a gente possa progredir e transformar o centro de referência em um campus avançado ou em um campus. É essa a nossa promessa, é esse o nosso objetivo, principalmente pela forma como nos acolheu a Prefeitura de Petrolândia, como gerou o entendimento, e a importância do Instituto Federal do Sertão Pernambucano vir para esse município que muito bem nos recepcionou, através do prefeito Lourival Simões.

Perguntamos quais os próximos passos a seguir, a partir de agora.

Prof. Ivaldo José da Silva: A partir de hoje, o centro de referência de Petrolândia está
oficialmente criado, já com cinco cursos em pleno andamento. Esse é o quinto curso do centro de referência em Petrolândia, e agora é buscar evolução para o campus avançado, ou a evolução para campus, no qual, a partir daí, a gente possa não só oferecer formação inicial e continuada, os cursos técnicos, mas também iremos oferecer os cursos superiores, pós-graduação e extensão em pesquisa.

Perguntamos se já existe um prazo para a início da instalação do campus em Petrolândia.

Prof. Ivaldo José da Silva: Tem sim. A gente iniciou neste ano, em 2014 (como centro de referência), e eu acredito que entre 2015 e 2016, a gente vai retornar aqui dizendo a esse prefeito, dizendo a esses munícipes, que estamos instalando um ponto de presença, como campus do Sertão Pernambucano no município de Petrolândia. 

Perguntamos sobre o prazo de instalação do campus em Petrolândia, se será inaugurado ainda em 2014.

Prof. Ivaldo José da Silva: Não, este ano a gente tem que consolidar o centro de referência. Hoje é o início oficial do centro oficial de referência. O centro de referência existe, é um ponto de presença nosso em 2014, e trabalharemos entre 2015 e 2016, a implantação do campus, ou o campus avançado em Petrolândia.

Sobre a importância de Petrolândia, apesar de ser uma cidade com pouco mais de 30 mil habitantes, ser contemplada com um campus do Instituto Federal.

Prof. Ivaldo José da Silva:  Entre 55 municípios (do Sertão), nós estamos presentes em cinco, e temos mais doze em construção. E agora, a promessa de Petrolândia, Afrânio e Sertânia. Então, entre 55 municípios, nós teremos, a princípio, dez pontos de presença. Outros 45 municípios estão a bater em nossas portas pedindo um ponto de presença do IF Sertão Pernambucano.

Pedimos ao Reitor uma mensagem para as famílias de Petrolândia e para a juventude de toda esta região. 

Prof. Ivaldo José da Silva: Eu peço a essas famílias que façam uma verdadeira reflexão em torno da importância deste dia de hoje. Imaginem eles que, até ontem, eles não teriam condições de levar os seus filhos para uma capacitação técnica profissional aqui no Sertão. Imaginem eles que, até ontem, os seus filhos ao terminar um curso médio teriam que se deslocar para os grandes centros, buscando os cursos superiores. Imaginem eles, que até mesmo os que conseguissem ter um curso superior, buscariam lá fora, saindo do seio da sua família, saindo da aproximação dos seus pais, da sua família, da sua gente, buscando lá fora a pós-graduação. E isso tudo, hoje, já é possível, a partir do início do centro de referência do Sertão pernambucano, neste município. Que esses munícipes possam abraçar com o coração esse projeto, essa pespectiva de crescimento muito bem abraçado por esse prefeito, que tem uma visão fantástica, e que sem dúvida alguma investiu e continuará investindo no desenvolvimento desta população.

Agradecemos ao Reitor Prof. Ivaldo por atender à nossa reportagem,

Prof. Ivaldo José da Silva: Eu é que agradeco, muito obrigado pela oportunidade.


Para ver todas as fotos, clique>Aula Inaugural do Curso de Aquicultura


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

O figurino da Velha Política em Pernambuco


Pouco depois de ir, no final da manhã, ao gabinete do senador Armando Monteiro (PTB) e de reafirmar, com muito entusiasmo, seu apoio e de seu grupo à pré-candidatura do petebista a governador, o ex-prefeito de Moreilândia João Angelim (PTB), surpreendentemente, mudou de posição, após receber uma proposta de Paulo Câmara. Angelim andava na companhia dos vereadores Alone Pedro de Araújo (PTB) e Francisco de Souza Brito (PR).

Mas foi tudo tão rápido que não deu tempo nem de trocar de roupa.

Com aquele mesmo figurino com que chegou até Paulo Câmara, João Angelim afirmou o seguinte, no gabinete de Armando: “Nos chamaram no Palácio, mas eu voto em Armando de todo jeito. Chamaram também pra gente ir lá na agenda 40, no Araripe, e eu disse logo que não ia”.

E não foi só isso. João Angelim, de tão entusiasmado que estava com a campanha de Armando, queria logo se incorporar à equipe: “Eu quero indicar Tico Preto (Francisco de Sousa Brito) para ser coordenador da campanha no Araripe, ele conhece tudo da região, mexe com internet, pode fazer relatório”. Por fim, antes de se despedir, cobrou: “E não esqueça de mandar essas fotos porque a gente quer divulgar lá, em todos os blogs da região”. Naquele momento, Angelim estava “firme” com o petebista.

Assessoria de imprensa de Armando Monteiro

3ºBPM captura fugitivos da FUNASE, em Arcoverde-PE



Na madrugada do último dia 11 de maio, cinco internos da Fundação de Atendimento Socioeducativo - FUNASE, em Arcoverde-PE, conseguiram fugir serrando as grades de ferro do banheiro de um dos quartos daquela unidade. Imediatamente Policiais Militares do 3ºBPM foram acionados e iniciaram as diligências no sentido de capturar os mesmos.

Por volta das 11h00 daquele mesmo dia o pai de um dos internos apresentou na FUNASE o seu filho fugitivo de 15 anos de idade. No entanto, as guarnições da Polícia Militar não pararam as buscas e às 20h00 prenderam Maikon Moraes da Silva, já com 18 anos de idade, mas que cumpre medida socioeducativa naquele estabelecimento.

Graças à credibilidade e a integração que a PMPE tem com a comunidade, informações não paravam de chegar dando conta que os menores estariam em Arcoverde-PE e que planejavam sair da cidade para o Recife-PE. Prontamente os Policiais montaram um cerco nos principais acessos da cidade e hoje, 13 de maio do ano em curso, ou seja, dois dias após a fuga, na rodovia BR-232, nas proximidades do povoado de Riacho do Meio, saída para o Recife-PE, mais 02 (dois) menores foram capturados pelos Policiais do 3º Batalhão da PMPE.

Deputado Rodrigo Novaes registra 60 anos de emancipação política de Tacaratu


O deputado Rodrigo Novaes (PSD) foi à tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde de hoje (13), registrar os 60 anos de emancipação política da cidade de Tacaratu.

O município, localizado no sertão do Estado, é conhecido em todo o país pela produção de mantas e redes. Além disso, recentemente, também foi instalada usina de energia eólica, vinda da Itália, na cidade.

"Tacaratu está de parabéns. É terra de gente guerreira, que enfrenta as dificuldades de cabeça erguida e vem se desenvolvendo bastante nos últimos meses", afirmou o parlamentar.

Assessoria de Imprensa - Deputado Rodrigo Novaes

Vapt Vupt: Visita de Dilma a Cabrobó dura apenas 15 minutos


A visita da presidente Dilma Rousseff (PT) a Cabrobó, no Sertão do São Francisco, na tarde desta terça-feira (13), durou apenas quinze minutos. Isso porque houve uma grande manifestação organizada por estudantes e índios trukás que interditou um trecho da BR-428. O acesso à rodovia foi fechado por volta das 14h e não há previsão de liberação. Em função do protesto, motoristas enfrentam um engarrafamento de aproximadamente 20 quilômetros.

A presidente chegou ao canteiro de obras do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco de helicóptero, vinda de Juazeiro (CE). Ao descer da aeronave, acompanhada do ministro da Integração Nacional, Fernando Teixeira, Dilma cumprimentou os cerca de 400 trabalhadores que atuam no canteiro, saudou o governador João Lyra Neto (PSB) e, em seguida, deixou o município.

Fonte: Blog do Magno Martins

Lista de suplentes de Felipão tem dupla do Atlético de Madrid e Alan Kardec do São Paulo

Apresentado nesta terça-feira no São Paulo, Kardec é um dos suplentes da lista do Brasil para a Copa (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

A CBF anunciou nesta terça-feira, sem alarde em seu site oficial, os sete jogadores que ficarão na lista de espera em caso de alguma eventualidade antes da Copa do Mundo. O goleiro Diego Cavalieri, do Fluminense, o lateral-direito Rafinha, do Bayern de Munique, o lateral-esquerdo Filipe Luis, o zagueiro Miranda, ambos do Atlético de Madrid, o volante Lucas Leiva, do Liverpool, o meia-atacante Lucas Moura, do Paris Saint-Germain, e atacante Alan Kardec, do São Paulo, se juntam aos 23 anunciados por Felipão na convocação da quarta-feira da semana passada.

A lista com sete nomes é uma mera formalidade. Até o dia 2 de junho, a comissão técnica da Seleção pode escolher qualquer outro jogador se quiser ou precisar trocar um dos 23 da lista original dos que serão inscritos na Copa.

Principal novidade da lista, pois não tinha sido convocado para qualquer partida sob o comando de Felipão, Alan Kardec viveu um dia agitado nesta terça-feira. Pela manhã, foi apresentado oficialmente no São Paulo. Agora, tem o seu nome anunciado na lista de suplentes para a Copa.

No gol, nenhuma surpresa: Diego Cavalieri, do Fluminense, que parecia ser uma das dúvidas para a escalação dos 23, tendo perdido a vaga para Victor, do Atlético-MG. Na defesa, os representantes do Atlético de Madrid, Filipe Luis e Miranda, que também eram cotados para o grupo dos 23, e Rafinha, do Bayern de Munique, foram chamados. Fechando a lista, uma "dupla de Lucas": o volante Lucas Leiva, do Liverpool, e o meia-atacante Lucas Moura, do Paris Saint-Germain.

A seleção brasileira se apresenta em Teresópolis, na Granja Comary, no próximo dia 26 de maio. A estreia do Brasil na Copa será no dia 12 de junho, na cidade de São Paulo, contra a Croácia.

Confira a lista dos primeiros 23 convocados:

Prefeitos baianos são considerados foragidos pela Polícia Federal

Cerca de 400 agentes federais, 45 servidores da CGU e 45 da Receita Federal, cumpriram 18 mandados de prisão temporária e 83 mandados de busca e apreensão, decretados pela Justiça Federal. Seis ex-prefeitos estão entre os suspeitos e tiveram prisão determinada pela justiça. Segundo a PF, pelo menos R$ 70 milhões foram desviados nos municípios investigados

Os prefeitos baianos de Fátima, José Idelfonso Borges dos Santos, e de Sítio do Quinto, Cleigivaldo Carvalho Santa Rosa, ambos do PDT, são considerados foragidos pela Polícia Federal que realizou na manhã desta terça-feira (13) a Operação 13 de Maio, que investigou desvio de recursos públicos e corrupção praticados em prefeituras de 20 municípios baianos.

Seis ex-prefeitos estão entre os suspeitos e tiveram prisão determinada pela justiça. Segundo a PF, pelo menos R$ 70 milhões foram desviados nos municípios investigados. Cerca de 400 agentes federais, 45 servidores da CGU e 45 da Receita Federal, cumpriram 18 mandados de prisão temporária e 83 mandados de busca e apreensão, decretados pela Justiça Federal. Sete pessoas foram afastadas de suas atividades e cargos públicos.

Além dos prefeitos, quatro vereadores, cinco secretários municipais e nove funcionários públicos também tiveram a prisão decretada. Os desvios foram identificados nas cidades de Fátima, Heliópolis, Ipecaetá, Aramari, Banzaê, Ribeira do Pombal, Sítio do Quinto, Água Fria, Novo Triunfo, Itiruçu, Ourolândia, Santa Brígida, Paripiranga, Itanagra, Quijingue, Sátiro Dias, Coração de Maria, Cícero Dantas, Lamarão e São Francisco do Conde.

Organização criminosa
Segundo investigação da Polícia Federal, funcionários públicos e empresários integram uma organização criminosa que existe há mais de 10 anos. Eles desviavam recursos públicos que ficavam em uma conta do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Recursos de origens federais, estaduais e municipais também foram desviados.

Empresas de fachada e laranjas eram contratados para a realizar serviços de engenharia, de transporte escolar e realização de eventos sociais para o grupo. Os envolvidos devem responder por crimes de responsabilidade, malversação de recursos públicos, lavagem de dinheiro, peculato, organização criminosa, uso de documento falso e crimes da lei de licitações.

A operação, que também é realizada em Aracaju (SE) e Brasília (DF), conta com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU), da Receita Federal e da Assessoria de Pesquisa Estratégicas da Previdência Social.

Fonte: Correio da Bahia.

Blog de Assis Ramalho parabeniza a cidade de Tacaratu pelos 60 anos de emancipação


Nesta terça-feira, 13 de maio de 2014, o Blog de Assis Ramalho parabeniza a nossa querida e co-irmã cidade de Tacaratu, pelos 60 anos de emancipação política.

Tacaratu é um município brasileiro do estado de Pernambuco, localizado na região do Médio São Francisco. O nome Tacaratu é de origem indígena e quer dizer "serra de muitas pontas ou cabeças".

O município era habitado primitivamente por índios Pancararus, Umaús, Vouvea e Geriticó, todos de língua Kariri. Estes índios foram aldeados em uma missão dos padres oratorianos, originando a Vila de Tacaratu. Existem registros da existência da Capela de Nossa Senhora da Saúde em 1752. Teve sua emancipação em 13 de Maio de 1954, desmembrando-se do município de Petrolândia.

Notícias relacionadas(clique para ler)
> Tacaratu: Igreja de N. Sra. da Saúde, um tesouro de beleza e fé no Sertão de Itaparica
>
 >Tacaratu: Casa de Cultura e Ponto de Cultura, espaços de memória e produção da cultura local
Saiba mais sobra Tacaratu

Mandiocultoras da Bacia do Goitá concluem ações do Programa de Formação Sociopolítica e Produtiva

 
 

Cento e oitenta mulheres que trabalham no processamento da mandioca no território da Bacia do Goitá – formado pelos municípios de Vitória de Santo Antão, Chã de Alegria, Pombos, Lagoa de Itaenga, Glória do Goitá e Feira Nova – receberam nesta segunda-feira (12) o diploma de conclusão do Projeto de Formação Sociopolítica e Produtiva. A ação é tocada pelo ProRural, Secretaria da Mulher de Pernambuco e Centro de Mulheres de Vitória de Santo Antão.

Durante quatro meses, as trabalhadoras rurais participaram de atividades de formação dividas em dois módulos: o primeiro com ênfase em cidadania e políticas públicas e o segundo focado no fortalecimento econômico da produção da mandioca, destacando o processo de criação de associações e cooperativas.

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Aldo Santos, prestigiou o evento ao lado da secretária da Mulher, Cristina Buarque, e do gerente geral do ProRural, Walmar Jucá. “Criamos autonomia para as mulheres que vivem da produção de mandioca. Elas estão saindo da dependência dentro de casa para desempenhar um papel de protagonista nas famílias”, sublinhou o secretário, que ainda destacou a intenção de ampliar o programa. “Mulheres de outras regiões de Pernambuco querem estudar a experiência da Bacia do Goitá para aplicar em mais municípios”, afirmou.

Lions Clube de Petrolândia celebra o Dia das Mães em Ação de Serviço na Agrovila 3 (São Sebastião)


Nesse domingo (11), das 08 às 10h30min, foi realizada uma Atividade de Serviço do Lions Clube de Petrolândia, celebrando o Dia das Mães, na Agrovila 3 (São Sebastião) do MST-II (Mata-cabra), com a participação de mais de 40 mães.

O evento foi realizado na Capela de São Sebastião (em construção), com a seguinte programação:
- Acolhida e animação: o seresteiro Manoel Brandamento
- Momento de Celebração (Oração)
- Café da manhã reforçado
- Brincadeiras e cantos
- Sorteios
- Distribuição de brindes com todas as mães presentes.

Informações e fotos: Sizenando Alves/Lions Clube de Petrolândia

UE decide contra Google e reconhece direito de “ser esquecido” na internet

O Tribunal de Justiça da União Europeia (UE) reconheceu hoje (13) o direito dos cidadãos de serem “esquecidos” na internet e de pedirem ao Google e a outras ferramentas de busca para retirarem informações pessoais da rede.

A decisão, tomada depois de uma queixa de um cidadão espanhol, aplica-se a informações “inadequadas, não pertinentes ou excessivas em relação ao objetivo pelo qual foram processadas, tendo em conta o tempo decorrido”.

O tribunal baseia a decisão na conclusão de que, segundo as atuais normas de proteção de dados na UE, “uma ferramenta de busca na internet é responsável pelo processamento que faz de dados pessoais”. A Google se disse decepcionada com a decisão e ressaltou que ela contradiz um parecer dado em 2013 por um dos principais advogados do tribunal europeu.

“É uma decisão decepcionante para as ferramentas de busca e para os editores online em geral”, afirmou a empresa em um comunicado. “Estamos muito surpreendidos com a enorme diferença em relação à opinião do advogado-geral e aos alertas e consequências por ele referidas”, acrescentou.

Arcoverde recebe reunião do Pacto pela Educação

Fotos: Ademar Filho
 Secretário de Educação e Esportes visita Gerências Regionais de Educação para pactuar metas

Depois de passar pelo municípios de Salgueiro, Floresta e Afogados da Ingazeira, na semana passada, foi a vez de Arcoverde receber a comitiva formada pelo secretário de Educação e Esportes Ricardo Dantas, e técnicos das secretarias de Educação e Planejamento. O encontro realizado ontem (12.05) foi com gestores de 107 escolas estaduais que compõem a Gerência Regional de Educação (GRE) Sertão do Moxotó Ipanema, desse total 55 são escolas indígenas. 

O objetivo é pactuar metas e realizar reuniões itinerantes de monitoramento. Durante 30 dias, período que iniciou no dia 06 de maio e vai até o dia 06 de junho, o secretário vai percorrer as 17 Gerências Regionais de Educação (GREs), realizando a avaliação dos resultados de 2013 e consolidando as metas do Pacto pela Educação (PPE) para 2014. 

Ex-prefeito de Moreilândia filiado ao PTB declara voto em Paulo Câmara

 Foto: Aluísio Moreira
João Angelim anunciou apoio nesta segunda-feira (12)

Mais uma liderança do PTB declarou, nesta segunda-feira (12), apoio à pré-candidatura de Paulo Câmara (PSB) ao Governo do Estado. O ex-prefeito de Moreilândia, João Angelim, anunciou seu engajamento na campanha da Frente Popular de Pernambuco. Com isso, o socialista terá as duas principais forças políticas do município do Sertão do Araripe na sua campanha - ele já conta com o apoio do prefeito Jesus Felizardo (PRB).

João Angelim justificou o apoio citando as melhorias recebidas pelo município durante o Governo Eduardo Campos (PSB). "O ex-governador sempre foi fiel. Trouxe muitas obras e melhorias, entre elas, a pavimentação da Ladeira do Caririmirim, a Barragem do Sítio Queimadas e uma escola de referência, além de vários açudes na zona rural", enumerou.

Paulo Câmara agradeceu o apoio anunciado pelo ex-prefeito. "Essas manifestações nos animam a trabalhar cada vez mais forte e mostram que estamos no caminho certo, de dar continuidade ao trabalho desenvolvido por nosso modelo de gestão, que há mais de sete anos vem mudando a cara de Pernambuco", comemorou.

Petrolândia: Ket's Restaurante e Buffet, nova parceria do Blog de Assis Ramalho, é opção de gastronomia no centro da cidade




Na manhã dessa segunda-feira, dia 12, foi inaugurado o Ket's Buffet e Restaurante, situado na Av. Pref. José Gomes de Avelar, no centro de Petrolândia. A abertura do novo espaço de gastronomia da cidade foi bastante prestigiada.

Por volta das 13 horas, visitamos o Ket's e encontramos figuras ilustres como a Primeira Dama, Anna Tereza Simões, na companhia de sua filha Anna Beatriz e de seus pais, os empresários Lourival Leal Rodolfo (Lourinho) e Anna Cavalcante Leal (Naná). Os empresários Leonardo Cavalcante e Euda Campos, com o filho Leozinho, também compareceram para conferir o tempero do novo restaurante da cidade. A empresária Eurides Xavier e Civaneide Silva (Construtora Rueta) também prestigiaram a abertura do restaurante da amiga Ket.

De segunda a sexta-feira, o Ket's vai servir um buffet diferenciado, repleto de sabores de diversas regiões, em culinária contemporânea com muita variedade no almoço self-service.

Nos almoços dos sábados, o prato-destaque do dia é a tradicional e saborosa feijoada, animada com música ao vivo.

Às quintas, sextas e sábados o Ket's abre para a happy hour e jantar à la carte, acompanhados de uma cerveja bem geladinha e de drinks especiais da casa. Seus finais de semana serão muito mais gostosos no Ket's.

O Ket's, novo empreendimento da empresária Ket, da Alternativa Modas, e Edelson, funcionará no local do antigo Restaurante Donana, na Av. Pref. José Gomes de Avelar, em frente à Clínica de Dr. Eudes (Odontomedic) e loja Bekas.

Ket’s Restaurante e Buffet – gastronomia diferenciada e de qualidade
Para ver mais fotos>Inauguração Ket's Buffet


Cardápio de opções à la carte (quintas, sextas e sábados à noite)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Banco do Nordeste investe em setor de hotelaria na Praia do Paiva


A Reserva do Paiva ganhará um novo e imponente hotel, o Sheraton Reserva do Paiva Hotel & Convention Center – Beach Club, um dos maiores projetos do grupo Promovalor que promete ser um dos melhores empreendimentos hoteleiros do Estado. O hotel será composto por uma torre com oito pavimentos e 298 unidades habitacionais. O investimento total é de R$ 260 milhões, sendo R$ 155,4 milhões financiados pelo Banco do Nordeste, por meio do Programa de Apoio ao Turismo Regional (Proatur), uma linha de crédito especial que apoia os segmentos diretamente relacionados à atividade turística com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). A unidade tem abertura prevista em junho deste ano, gerando cerca de 700 empregos diretos e indiretos.

“Os recursos do FNE operados pelo BNB foram de vital importância para a estruturação do projeto, tendo importante papel na composição do funding necessário para a viabilização de um empreendimento de grande porte e alavancador de desenvolvimento, renda e emprego para a região Norte e Nordeste do país. A parceria entre a Promovalor e o BNB demonstrou um elevado padrão de qualidade, transparência, credibilidade com a participação de equipes especializadas em todos os campos de atuação demandados”, afirma Henrique Sampaio, porta voz da empresa Promovalor.

O Sheraton Hotel & Convention Center está localizado no Cabo de Santo Agostinho, Reserva do Paiva, Região Metropolitana do Recife, próximo aos principais atrativos do litoral sul do Estado de Pernambuco, como as praias de Porto de Galinhas e Carneiros, e do Complexo Industrial Portuário de Suape. Também fica próximo a Recife e Olinda, destinos turísticos e de negócios consolidados.

Pequenos comerciantes recebem Armando Monteiro em Timbaúba

Foto: Léo Caldas/divulgação

O pré-candidato ao Governo de Pernambuco, senador Armando Monteiro (PTB), deu continuidade, na Mata Norte, ao roteiro de diálogos que tem mantido com a população de todas as regiões do Estado. Na noite desta segunda-feira (12), Armando esteve em Timbaúba, onde falou para mais de 400 pessoas na sede da AABB e ouviu relatos das dificuldades enfrentadas pela população da região.

Satisfeito com o resultado do encontro, Armando ressaltou que os próximos meses darão à Zona da Mata uma oportunidade para que a sociedade se mobilize através da população e de suas lideranças. "Está na hora de exigir que os pré-candidatos coloquem definitivamente a Zona da Mata na agenda do desenvolvimento de Pernambuco. É o momento para que assumam compromissos públicos com esta região", afirmou.

Para Armando, a Zona da Mata precisa de um plano de reestruturação produtiva, "com investimentos em infraestrutura, ampliação da oferta de cursos de qualificação, aposta em novas alternativas econômicas e novos pólos de desenvolvimento, aproveitando inclusive o pólo automotivo que está se instalando em Goiana".