sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Petrolândia: Igreja Batista Memorial realiza culto alusivo ao Dia do Soldado, na EREM Maria Cavalcanti Nunes, neste sábado (22)


Esdras Abrahão/Igreja Batista Memorial em Petrolândia/PE

'Virou realidade', diz Dilma na inauguração da primeira Estação de Bombeamento do Eixo Norte da Transposição


Fotos: Assessoria de Comunicação

A presidenta Dilma Rousseff, acompanhada do senador Humberto Costa, líder do PT no Senado Federal, entregou, nesta sexta-feira (21), a primeira Estação de Bombeamento do Eixo Norte (EBI-1), das obras do Projeto de Integração do Rio Francisco. O evento ocorreu no município de Cabrobó, no Sertão pernambucano.

Nesta primeira etapa, a água seguirá por 45,9 km até o reservatório Terra Nova, localizado na mesma cidade. O primeiro acionamento com êxito de uma das bombas aconteceu no último dia 7, também em Cabrobó. Durante os testes, a água percorreu nove quilômetros e chegou ao reservatório de Tucutú, o primeiro do eixo. Os conjuntos de motobombas foram ligados diversas vezes para garantir o funcionamento completo dos equipamentos.

Durante a entrega da EBI-1, a presidenta Dilma ressaltou a importância da obra para a região, uma obra considerada histórica. “Muita gente falava: isso não sai do papel. E saiu do papel, saiu do papel”, comemorou a presidenta.

No discurso, Dilma Rousseff lembrou a importância do ex-presidente Lula no início do projeto e o número de pessoas beneficiadas. “Juntos conseguimos transformar essa realidade. Foi preciso que um nordestino fosse expulso de sua cidade pela seca, virasse presidente e visse de perto a importância do abastecimento de água para essas regiões tão sofridas. Por isso eu sempre me refiro ao predidente Lula. Ele teve um papel decisivo”, evidenciou.

Petrolândia Classificados: VENDE-SE um automóvel VW/Golf completo, ano/modelo 2010, único dono, com bancos em couro e teto solar

Imagem ilustrativa

VENDE-SE um automóvel VW/Golf completo, ano/modelo 2010, cor vermelha, único dono, com todas as revisões feitas na Autorizada VW, com 53 mil Km rodados. Veículo com teto solar, bancos em couro, em excelente estado de conservação.

Interessados, por favor, entrar em contato com Cézar, na CR Auto Peças, ou pelo celular (87) 9 9991-7785.

Informações: Cézar Cavalcante

Petrolândia: Folclore é tema de projeto apresentado à comunidade pela Escola Municipal Santa Filomena nesta sexta (21)




A Escola Municipal Santa Filomena, situada na Quadra 12 de Petrolândia, vivenciou nesta sexta-feira (21), véspera do Dia do Folclore, a culminância do Projeto Resgatando Cultura com o Folclore Brasileiro. Com apresentações culturais e exposições, a escola resgatou a cultura do folclore brasileiro e tradições regionais. A realização do do projeto envolveu a comunidade escolar e local, que recebem os agradecimentos da gestão da unidade de ensino.

Compõem a equipe gestora da Escola Santa Filomena: Maria Aparecida da Silva Araújo, Maria Estela Souza Ferraz, Maria do Socorro Leal Candeia, Rosineide Souza Silva Ferreira e Maria Lidiana de Barros Viana.

Ver mais fotos>Escola Santa Filomena resgatando cultura com o folclore brasileiro

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Panaceia (Jangada Brasil)
A linguagem popular oral é uma fonte opulenta de material filológico e folclórico, quer pelo vocabulário pleno de curiosidades, quer pelo rol de frases feitas de cunho nitidamente tradicional.

Estudando, particularmente, as frases feitas, vamos dar com uma série de advertências que são apresentadas em determinadas circunstâncias no correr de uma conversação, por ocasião de encontros pessoais e por motivos vários, segundo a oportunidade.

Petrolândia: Sandes Modas, mais ampla e confortável após reforma, reabre neste sábado (22)

Sandes Modas organiza últimos detalhes para reabrir as portas no sábado (22)

Após um período fechada para ampla reforma, a loja Sandes Modas, organização de José Sandes e Neide Espíndola, volta ainda melhor. A reabertura da loja vai acontecer neste sábado, 22 de agosto, com atendimento das 9 às 14 horas. Na ocasião, os 10 (dez) primeiros clientes receberão um brinde especial.

Visite a Sandes Modas e conheça uma loja moderna, com ambiente mais amplo e confortável, que continua a oferecer as mais novas coleções, com as mais atualizadas tendências, com os melhores preços da cidade. 

A loja Sandes Modas está localizada na Av. Prefeito José Gomes de Avelar, 23, no centro de Petrolândia, em frente à Praça dos Três Poderes. Telefone: (087) 3851-1107. 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho

Consumo de refrigerante por crianças menores de 2 anos é preocupante, diz ministro da Saúde


O ministro da Saúde, Arthur Chioro, considerou preocupante que cerca de um terço (32,3%) das crianças com menos de 2 anos de idade consumam refrigerante ou sucos artificiais. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada hoje (21) pelo ministério e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e mostram ainda que passa de 60% o total de crianças nessa faixa etária que consomem bolos, bolachas ou biscoitos.

"Está havendo uma substituição importante do padrão de alimentação das crianças, que já se reflete na população adulta e que precisa ser revertida", disse o ministro.

Chioro afirmou que vê com preocupação os dados sobre obesidade e sobrepeso da população, mas considerou especialmente preocupantes as informações sobre os hábitos alimentares de crianças. "Isso projeta, se não tivermos efetividade nas políticas de prevenção e promoção, um cenário de enfrentamento de sobrepeso e obesidade que trarão uma carga de doenças extremamente importantes e significará que nossa população envelhecerá sem qualidade de vida."

Petrolândia: Tetê Hering celebra dois anos de existência e de sucesso




Agosto não é somente o mês dos pais, é também o mês de aniversário da Loja
Tetê Hering, que celebra 2 anos de existência. Franqueada Hering, a Tetê, primeira loja monomarca de Petrolândia, comercializa exclusivamente produtos da tradicional e renomada marca.

Na Tetê Hering você encontra moda masculina, feminina, infantil e acessórios para toda a família. Tudo com a marca de qualidade, conforto e tradição da Hering.

A Tetê fica localizada na Av. Auspício Valgueiro de Barros, nº 568, junto à loja Lar & Cia, em frente à Comercial Cavalcante.

A loja, integrante do Grupo Louana, tem organização da empresária Ana Cavalcante (Naná).

Ver fotos, clique>Loja Tetê Hering

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Autarquia Educacional de Petrolina se compromete a garantir vagas para pessoas com deficiência em processos seletivos

Foto: AM 730

A Autarquia Educacional do Vale do São Francisco (AEVSF/FACAPE) firmou termo de ajustamento de conduta (TAC) perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) se comprometendo a garantir vagas destinadas às pessoas com deficiência nos seus editais de processos seletivos de transferências interna, externa e de portador de diploma. A Autarquia ainda se comprometeu a encaminhar cópia ao MPPE do edital do próximo processo seletivo, já com previsão das vagas reservadas às pessoas com deficiência para o semestre letivo 2016.1, até o final de 2015.

De acordo com o promotor de Justiça Lauriney Reis Lopes, há em tramitação, na Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania de Petrolina, um inquérito civil visando garantir o respeito às normas legais para o acesso das pessoas com deficiência às vagas em processos seletivos da instituição. Por meio do TAC, a AEVSF/FACAPE reconheceu a necessidade permanente de cumprir as determinações legais.

Semana Estadual da Pessoa com Deficiência tem extensa programação em Pernambuco


A Semana Estadual da Pessoa com Deficiência 2015 está com extensa programação na edição deste ano. O evento conta com ações de 22 a 30 de agosto e está sendo promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) A abertura acontece neste sábado com uma visitação guiada com acessibilidade ao Paço do Frevo, no Bairro do Recife, a partir das 14h. O tema da Semana, organizada pela Secretaria Executiva de Segmentos Sociais (SESS) através da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), é “Transversalidade: o caminho para as políticas públicas inclusivas” e terá foco maior no fortalecimento de políticas públicas inclusivas, integrando os segmentos sociais para participarem de atividades realizadas por prefeituras, conselhos municipais e associações.

Durante a visitação ao Paço do Frevo, um grupo de trabalho composto por representantes da cultura e de espaços museais vai garantir mediação acessível em todos os espaços culturais, com atendimento inclusivo. Seminários e palestras promovidas pela equipe da SEAD em parceria com outras instituições governamentais estarão presentes todos os dias da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, abordando temáticas como: “Acessibilidade é um direitos de todos”, “O papel da família na construção da autonomia”, “A saúde da pessoa com deficiência”, “A importância da inclusão de estagiários com deficiência” e a “Importância do atendimento inclusivo”. Desta forma as ações visam sensibilizar a sociedade para o reconhecimento dos direitos da pessoa com deficiência.

Secretário Jorge Assunção parabeniza Osvaldo Coelho e Julio Lossio pelos seus aniversários


Neste sábado (22) e na próxima segunda (24) serão celebrados, respectivamente, os aniversários do prefeito de Petrolina, Julio Lossio (44 anos) e do eterno deputado do Semiárido, Osvaldo Coelho, que completa 84 anos.

O secretário municipal de Desenvolvimento econômico e Agrário, Jorge Assunção, amigo e aliado político de ambos, aproveita a oportunidade para parabenizá-los.

"Políticos símbolos do nosso sertão

O mês de agosto contempla os aniversários de dois políticos que, com sua história e atuação, fazem jus ao título de cidadãos petrolinenses.

Chesf mostra preocupação com vazões reduzidas de Sobradinho

“Estamos soltando mais água do que está chegando no reservatório”, afirma João Franklin Neto

Na reunião realizada na última quarta-feira (19) na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília, o assunto em questão foram as recentes reduções das vazões nos principais reservatórios da bacia do São Francisco. Na oportunidade, o superintendente de Operações de Contatos de Transmissão de Energia da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Franklin Neto, mostrou-se preocupado com os impactos sofridos pelos usuários da bacia – especialmente na região Nordeste – diante das baixas vazões de 900 m3/s a partir da usina hidrelétrica de Sobradinho. A Chesf é a empresa responsável pela operação da represa.

“Nós estamos no limite do limite com 900m3/s. Usuários instalaram seus projetos tendo como base a vazão mínima de 1300m3/s. A gente vê no percurso até a foz do rio uma redução no bombeamento da captação para o abastecimento humano e da irrigação. Esse é um impacto que afeta fortemente todos os usos. Precisamos ter serenidade nessas discussões”, pontuou. Hoje, as vazões afluentes – água que entra na represa de Sobradinho – é de 490 m3/s, pior triênio da bacia do São Francisco. “Estamos soltando mais água do que está chegando no reservatório”, completou.

O encontrou contou com a presença de diversos órgãos envolvidos com a bacia, entre eles o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Fórum reunirá Estados Nordestinos para debater Estatuto da Metrópole


Representantes de entidades (estaduais e municipais) inseridos em regiões metropolitanas dos nove Estados nordestinos se reúnem nas próximas segunda (24) e terça-feira (25), no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco, no bairro do Recife, para debater os aspectos da implementação do Estatuto da Metrópole e do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) - Região Nordeste. Dentro da programação do evento, estão previstas a realização de um ciclo de palestras e, ainda, rodadas de debates, com painéis temáticos, promovendo a troca de informações entre os participantes.

O objetivo do evento é o de promover o debate para colher contribuições ao processo de regulamentação da Lei nº. 13.089, de 12 de janeiro de 2015, o Estatuto da Metrópole, bem como o de elaboração de metodologia para o PDUI. O debate é uma promoção do Ministério das Cidades, através da Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos, com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco, através da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem. Também integra a parceria o Escritório para a América Latina e Caribe do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

Paulo Afonso recebe Workshop 'Como aumentar as vendas e lucrar mais em tempos de crise!', organizado pela Sete Ellos, em parceria com FASETE e ASCOPA

Participe do Mega Workshop 'Como aumentar as vendas e lucrar mais em tempos de crise!'

A SETE ELLOS é uma Consultoria Empresarial que oferta de forma inovadora e customizada serviços de Consultorias, Treinamentos e Palestras nas áreas de Gestão Financeira, Marketing Estratégico e Gestão de Pessoas.

Sob a direção dos professores Valdélio Lins e Eloy Lago, a empresa realizará no dia 19 de setembro, um mega evento imperdível. Será uma excelente oportunidade para você e sua equipe de Vendas ampliarem seus conhecimentos e aprenderem técnicas inovadoras sobre COMO AUMENTAR AS VENDAS E LUCRAR MAIS EM TEMPOS DE CRISE!

O evento ocorrerá no San Marino Hotel, na cidade de Paulo Afonso/BA, das 10h às 18h e contará com 3 grandes especialistas em Finanças e Vendas, num único dia, 8 horas de treinamento, que farão toda a diferença na sua empresa.

Conheça um pouco mais dos nossos palestrantes:

Canavieiros e canavieiras de Pernambuco constroem pauta de reivindicações para a Campanha Salarial 2015


Carpina sediará, nos dias 22 e 23 de agosto, o 22º Congresso de Delegados e Delegadas Sindicais da Zona da Mata de Pernambuco. A atividade acontecerá no Centro Social Euclides Nascimento, sob a coordenação da Fetape, por meio de sua Diretoria de Política Salarial.

A expectativa é de que cerca de 300 participantes, representando os Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais da Zona da Mata, estejam envolvidos/as na construção da proposta de Pauta de Reivindicações da 36ª Campanha Salarial 2015/2016, que tem como tema: “Trabalho digno para quem produz riqueza no campo”.

De acordo com a programação, haverá uma análise de conjuntura, debates e trabalhos em grupos, onde os delegados sindicais irão produzir a proposta de documento que será apresentada e aprovada durante assembleias gerais que ocorrerão no dia 13 de setembro, em todos os Sindicatos da região.

Governo decide pagar antecipação do 13º de aposentados em duas parcelas


O Ministério da Fazenda decidiu pagar a primeira parcela do décimo terceiro salário de aposentados e pensionistas do INSS em duas parcelas. Metade será creditada em setembro e o restante em outubro. A proposta ainda será apresentada à presidente Dilma Rousseff.

Provavelmente, o crédito da parcela do décimo terceiro será feito com o pagamento dos demais benefícios, que ocorre entre os últimos cinco dias úteis de cada mês e nos primeiros dias úteis do mês seguinte.

Segundo estimativa do Ministério da Previdência, o gasto estimado com a antecipação é da ordem de R$ 15 bilhões. De acordo com fontes da equipe econômica, aprovação da reoneração da folha de pagamento pelo Congresso — última medida do ajuste fiscal — além do programa de concessões, trouxeram uma melhora no cenário.

Floresta: Felipy e Thamyrys apresentam-se no Grêmio 3 de Julho neste sábado (22)


Amanhã (22), a dupla Felipy e Thamyrys se apresentará no Grêmio 3 de Julho, em Floresta, em show ao vivo, a partir das 22h30.

Felipy e Thamyrys estão conquistando a região, com shows nas cidades de Floresta, Tacaratu, Jatobá, Caraibeiras e Exu, a terra do eterno Rei do Baião. 

No repertório da dupla, clássicos da MPB, música romântica e diversos estilos, inclusive a sofrência da mesa da amargura.

Compareça e curta bons momentos no Grêmio 3 de Julho.

Informações/foto: Felipy Siqueira

CPRH divulga boletim de balneabilidade do litoral pernambuco de 21 a 27 de agosto

Pretende ir à praia neste fim de semana? Antes, confira o boletim de balneabilidade do litoral pernambucano, no período de 21 a 27 de agosto, divulgado pela CPRH.

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) desenvolve, desde 1974, programa de monitoramento da qualidade das praias de Pernambuco com o objetivo de avaliar, sistematicamente, todo o litoral pernambucano quanto a sua balneabilidade.

O Programa de Monitoramento da Qualidade das Praias de Pernambuco conta, atualmente, com 50 pontos de amostragem, distribuídos em onze municípios litorâneos, situados em três regiões geográficas. Na Região Norte: o município de Goiana, na Região Metropolitana do Recife: os municípios de Itamaracá, Paulista, Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca e na Região Sul: os municípios de Sirinhaém, Tamandaré e São José da Coroa Grande.

Classificação das praias

Fundação oferece formação online gratuita para educadores

Plataforma tem cursos com diferentes temas e cargas horárias para inovar na escola

São Paulo, agosto 2015– O dia a dia em sala de aula sempre traz questões que exigem mais do que pressupõe o currículo básico. Com o objetivo de ajudar os educadores a lidarem com esses desafios, a Fundação Telefônica Vivo disponibiliza, por meio de uma plataforma online para formação de professores, conteúdos que tratam dos mais variados temas, desde o papel da escola no combate ao trabalho infantil à produção de quadrinhos digitais. Certificados pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), os cursos, todos online e totalmente gratuitos, também abordam a inserção da cultura digital nas mais variadas classes. “A tecnologia torna o ensino mais atraente, além de aproximar educadores e alunos”, comenta Gabriella Bighetti, diretora-presidente da Fundação Telefônica Vivo.

O objetivo é aprimorar o conhecimento em linguagens, matemática, novas metodologias, conscientização ecológica, português, métodos de avaliação, entre outros. Também oferece conteúdos didáticos para estimular o interesse dos alunos pela tecnologia. A plataforma ainda permite a colaboração e a troca de experiências entre os usuários. São inúmeras oficinas para melhorar as práticas pedagógicas. Entre os cursos de destaque estão “Construção de jogos, materiais e atividades de matemática” e “A escola no combate ao trabalho infantil”, com 60 horas de duração e ministrado por especialistas. Os dois estão com vagas abertas, assim como outras 10 opções de curta duração. Atualmente, a plataforma dispõe de duas modalidades de curso: “Faça você mesmo” e “Curso com Especialistas”. Na primeira categoria, o educador pode se inscrever a qualquer instante nos cursos disponíveis e realiza-los de acordo com a sua agenda. Já as aulas com especialista são mediadas por profissionais da área, com início e término definido e possuem vagas limitas.

Certificado

Senado promove seminário de capacitação para Câmara de Vereadores no Recife

Programa de Modernização ensina a criar portal na internet e a automatizar as atividades legislativas, permitindo ao cidadão acessar, de forma rápida e eficiente, a tramitação de projetos, a autoria e o teor deles, as votações, os perfis dos vereadores.

Com uma palestra sobre reforma política, começa nesta segunda-feira (24), a partir das 9h30, no plenário da Câmara Municipal do Recife, a segunda etapa em Pernambuco do Programa de Modernização do Poder Legislativo, executado pelo Senado.

Nada menos do que 63 câmaras municipais do Grande Recife e da Zona da Mata foram convidadas para a capacitação, que é gratuita e dura cinco dias.

A iniciativa é do senador Douglas Cintra (PTB-PE) junto à Primeira Secretaria da Mesa do Senado. Na primeira etapa do Programa, em junho último, em Caruaru, foram capacitadas 20 câmaras de vereadores do Agreste.

Há riquezas que são de todos: os bens comuns - Artigo de Ladislau Dowbor

A sociedade precisa aprender a colaborar no uso responsável dos recursos finitos ou escassos. 
Por Ladislau Dowbor

Todos sabemos, bem ou mal, administrar os nosso bens privados, a nossa casa, eventualmente a nossa empresa, além das nossas poupanças. Sabemos administrar também, de maneira razoável, os bens claramente de responsabilidade do Estado, ou públicos no sentido estrito, como as ruas: os parques, os hospitais ou escolas públicas. Em ambos casos ocorrem deslizes mais ou menos graves, mas no conjunto são esferas onde sabemos quem é responsável.

E os bens comuns, como ficam? Estas reservas finitas de riquezas planetárias que não são bem de responsabilidade de um governo determinado nem de uma pessoa física ou jurídica, quem as governa? Trata-se aqui evidentemente das calotas polares, mas também dos oceanos e dos mares, dos nossos rios, dos lençóis freáticos de águas subterrâneas, do ar que respiramos, do conhecimento produzido pela humanidade, dos animais que ainda povoam o planeta, da beleza das paisagens e de outros bens essenciais para as nossas vidas, e que estamos maltratando ou simplesmente destruindo. Quem cuida deles? Como reverter a sua sistemática destruição ou esgotamento? Com mais de 7 bilhões de habitantes no planeta, e 80 milhões a mais a cada ano, já ultrapassamos os limites de esgotamento ou de contaminação dos recursos naturais.

Oito em cada dez idosos precisam de ajuda para realizar tarefas


Cerca de 6,8% das pessoas com 60 anos ou mais de idade tinham algum tipo de limitação funcional, como comer, tomar banho, vestir-se ou ir ao banheiro. A pesquisa também verificou que 84% desse grupo, que representava cerca de 13% da população brasileira no período estudado, precisavam de ajuda para realizar tarefas. E 10,9% não tinham ajuda. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada hoje (21), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Quase 18% dos que recebiam ajuda pagavam pelos cuidados e quase 79% recebiam cuidados de parentes. No grupo que tinha 75 anos ou mais, 15,6% tinham alguma limitação funcional.

O estudo também investigou limitações para exercer atividades que chamaram de instrumentais da vida diária, como fazer compras, cuidar do próprio dinheiro, tomar medicamentos e utilizar meios de transporte. Foi constatado que 17,3% das pessoas com 60 anos ou mais tinham limitação funcional para exercer essas atividades, sendo a maioria de mulheres. A Região Nordeste apresentou a maior proporção nesse indicador, 22%.

Sem cumprir condicionantes, Belo Monte provoca o caos na saúde indígena no Xingu

Em audiência pública, autoridades responsáveis pela saúde admitiram que só agora, quase no fim da obra, iniciaram as ações previstas para mitigar os impactos de Belo Monte às nove etnias afetadas. A Funai considera que as ações antecipatórias previstas, nunca feitas, geraram um efeito cascata em que todos os impactos previstos se confirmaram, surgiram impactos nunca previstos e impactos que não ocorreriam não fossem as ações feitas de maneira incorreta e atrasada.

As obras e ações previstas em 2010 como condições necessárias para a implantação da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, começaram a ser implantadas apenas recentemente, em 2015, quando a obra já solicitou até licença para iniciar a operação. Autoridades públicas responsáveis pelo atendimento de saúde aos povos indígenas afetados pela usina confirmaram unanimemente a informação nesta terça-feira, 18 de agosto, em audiência pública promovida pelo Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA) em Altamira.

A reportagem foi publicada pelo Ministério Público Federal no Pará, 20-08-2015.

“As dificuldades que estamos enfrentando no atendimento da saúde estavam previstas no EIA [Estudo de Impacto Ambiental]. A gente apresentou a reestruturação das ações de saúde para que a gente pudesse atender o nosso compromisso com a saúde indígena. A gente sabe que muita coisa do PBA [Plano Básico Ambiental] que era pra ter iniciado há mais de quatro anos e agora que está começando. Agora que está começando a construção das UBS [Unidades Básicas de Saúde], dos sistemas de abastecimento de água, agora que a gente tá discutindo como vai ser o novo modelo de atenção”, disse o coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) de Altamira, Lindomar Carneiro. O Dsei atende todos os povos atingidos por Belo Monte.

“O PBA de fato está se iniciando agora. O primeiro programa que existe no PBA é a reestruturação do Dsei e seguem-se alguns eventos para a organização dos serviços de saúde. Essa primeira etapa de reestruturação está acontecendo agora. Depois disso a gente vai ter que reorganizar o distrito. Essa ação era para ter acontecido lá atrás, na época da instalação dos canteiros”, confirmou Roberta Aguiar, da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), órgão do Ministério da Saúde que coordena o atendimento diferenciado aos indígenas em todo o país.

Petrolândia: Resumo da Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Petrolândia, realizada segunda-feira (17)


Fotos: Assis Ramalho


A Câmara Municipal de Petrolândia realizou Sessão Extraordinária na noite de segunda-feira (17), na qual os vereadores ouviram os comerciantes e demais representantes do Centro Comercial Abel Henrique de Souza, ocasião em que debateram sobre a proposta de Regimento Interno do Centro Comercial. Nessa reunião, o Presidente Fabiano Marques fez a leitura do Projeto e em seguida passou a palavra para os comerciantes presentes, para que falassem quais os pontos positivos e negativos do referido Regimento.

O Senhor Adelmo praticamente resumiu todos os problemas que atingem os comerciantes e o Centro de modo geral, problemas com a higiene dos banheiros, a falta de segurança, o valor da tarifa paga por eles, e a desorganização que deixa a desejar em muitas situações no Mercado.

Vídeo: "Another Way To Die" - Disturbed (Metal)

YouTube/Disturbed

Petrolândia é sub-sede do Sertão de Itaparica para inscrições às eleições dos Conselhos Estaduais de Cultura


O municípío de Petrolândia, após conversa com o presidente da Comissão Eleitoral, Severino Pessoa, é sub-sede do Sertão de Itaparica para inscrições dos candidatos às eleições do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural e do Conselho Estadual de Política Cultural.

Em um esforço para inclusão de ainda mais pessoas e entidades no processo eletivo dos novos Conselhos Estaduais de Cultura, a Comissão Eleitoral passou a aceitar, semana passada, inscrições por meio eletrônico (e-mail).

Em Petrolândia, os interessados em participar da seleção, podem se inscrever presencialmente com Sandra, na Sala dos Conselhos, localizada na Av. Pref. José Gomes de Avelar, S/N - Antigo prédio do PETI - Quadra 01 de Petrolândia. Celular (87) 99811 2650. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 13h30.

Os produtores culturais de todo o Estado de Pernambuco que desejarem compor o colégio eleitoral do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (inscrições até 31/8) e também do Conselho Estadual de Política Cultural (inscrições até 14/9), podem baixar os formulários disponíveis AQUI, preenchê-los e encaminhá-los, juntamente com as documentações comprobatórias, para os e-mails conselhodepreservacao@gmail.com e conselhodepolitica@gmail.com, respectivamente.

Confira AQUI os EDITAIS e mais informações.

Paulo Afonso: Vision Idiomas e Experimento Intercâmbio Cultural convidam você para conhecer os programas de férias no Exterior


A Vision Idiomas e a Experimento Intercâmbio Cultural convidam você, que tem interesse em participar de programas de intercâmbio no Exterior, para encontro que será realizado em Paulo Afonso, no dia 12 de setembro de 2015, às 15 horas, no San Marino Hotel. 

Na oportunidade, serão apresentados os programas de férias para a temporada de julho de 2016, com opções de viagem para Vancouver & Rocky Mountains, no Canadá, ou  Fun & Sun Camp, nos Estados Unidos.

Receba informações adicionais e faça sua reserva na Vision Idiomas, onde você aprende Inglês do seu jeito, situada na Rua Esplanada, 77 - Alves Souza 


Vision Cursos de Idiomas

Petrolândia: Evânio e os Barbosas são atrações do Maria Fumaça na noite deste sábado (22)

Ery Vieira, Ed Percussa e Evânio Barbosa

Neste sábado (22), o Bar e Restaurante Maria Fumaça, na Orla de Petrolândia, recebe o show mais família da cidade, com Evânio e os Barbosas: Ery Vieira (Galeguinho da Parabólica), Ed Percussa (Edjackson Barbosa), Evânio Barbosa e Márcio Rivânio, filho de Evânio, vão do forró pé-de-serra ao pop rock, com muito estilo e talento.


A apresentação do grupo terá início às 20 horas, com um motivo a mais para ser uma noite agradável e de boa música: a comemoração do aniversário de Edjackson.

Compareça, prestigie nossos artistas e saboreie o cardápio do Maria Fumaça, organização de Sherle Belém e Neide.



Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Evânio e Edjackson Barbosa

Dilma volta a Pernambuco pela terceira vez em 2015


Após três meses, a presidente Dilma Rousseff (PT) volta a Pernambuco com o intuito de emplacar uma agenda positiva e estancar a perda crescente de popularidade diante da crise política e econômica do país. O ponto de partida será às 11h30, em Cabrobó, no Sertão, onde entregará a primeira estação de bombeamento do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco, em fase de testes desde a semana passada. À tarde, a chefe do Executivo virá ao Recife para dois encontros. O primeiro com empresários, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), o outro com movimentos sociais, na Blue Angel da Benfica.

Essa será a terceira visita da presidente ao estado em 2015. Nas duas primeiras, veio para inauguração da fábrica da Jeep, em abril, e de navios petroleiros em Suape, em maio. Desde a última passagem, o cenário não sofreu grandes alterações. As principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) continuam em ritmo lento ou paradas e, em meio a um jogo de empurra, o governo do estado atribui o problema à falta de recursos federais. As obras da transposição, que após vários adiamentos seriam entregues no fim deste ano, só deverão ficar prontas em meados de 2016.

Estudantes da Rede Estadual selecionadas para o Parlamento Jovem Brasileiro 2015


Quatro alunos representarão Pernambuco no Parlamento Jovem Brasileiro 2015. Dois deles são de escolas da Rede Estadual de Ensino. Bárbara Kelly de Lima Albuquerque, da Escola Estadual Vigário Pedrosa, em Escada, e Eduarda Fernandes Custodio da Silva, da EREM Porto Digital, no Recife, viajarão para Brasília no dia 20 de setembro, onde participarão da jornada de simulação parlamentar na Câmara dos Deputados. Ao todo, 78 estudantes de todo o país foram selecionados para passar cinco dias vivenciando o trabalho dos parlamentares.

O Projeto de Lei de Eduarda obriga que o Sistema Único de Saúde (SUS) colete, analise e armazene, em bancos públicos, o cordão umbilical de todas as crianças nascidas no país para evitar filas e longa espera no caso de transplante de medula óssea. Já o de Bárbara determina a elaboração e implantação de projetos ecológicos nas escolas. Para criá-lo, a adolescente passou dias pesquisando sobre o tema, mas garante que não foi tarefa difícil.

Presidente da Câmara recebeu propina pela Assembleia de Deus, diz PGR


Na denúncia oferecida ao Supremo Tribunal Federal contra o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a Procuradoria-Geral da República detalha um pagamento feito à Assembleia de Deus, cujo destinatário seria o peemedebista. O dinheiro, segundo as investigações, foi depositado pelo lobista Júlio Camargo à igreja sob falsa alegação de doação religiosa.

Segundo as investigações, Camargo recebeu do operador do PMDB no esquema da Petrobras, Fernando Soares - conhecido como Fernando Baiano -, a indicação de que deveria fazer um pagamento à igreja evangélica. Foram realizadas duas transferências para a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, no valor de R$ 125 mil cada, totalizando R$ 250 mil, ambas no dia 31 de agosto de 2012.

Na peça encaminhada ao STF, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, relata que "não há dúvidas de que as transferências foram feitas por indicação de Eduardo Cunha" para pagamento de parte do valor da propina referente às sondas.

Petrolina: Reunião discute ações de segurança na Ilha do Fogo

Foi fixado o horário de acesso à Ilha entre 6h e 19h, durante todos os dias da semana. Nos demais horários, os portões permanecerão fechados (Foto: Ricardo Alves)

Com a cessão do uso do espaço da Ilha do Fogo oficialmente concedida a Petrolina, a Prefeitura Municipal articula, juntamente com órgãos e associações da sociedade civil, ações que devem ser desenvolvidas na Ilha a curto, médio e longo prazos. Na manhã de quarta-feira (19), o secretário executivo de Turismo, Iuric Pires, e o secretário executivo de Ordem Pública e Segurança Cidadã, Jenivaldo dos Santos, reuniram representantes de entidades de segurança pública do município para organizar ações na Ilha de caráter iminente.

Participaram da reunião membros da Guarda Municipal, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Além dos órgãos de segurança, participaram também representantes do grupo ‘Coletivos Amigos da Ilha’, da Associação de Pescadores da Ilha, da Univasf e um representante da Prefeitura de Juazeiro.

Estação de bombeamento do São Francisco será entregue nesta sexta


A primeira Estação de Bombeamento do Eixo Norte (EBI-1) das obras do Projeto de Integração do Rio Francisco será entregue nesta sexta-feira (21), em Cabrobó (PE). De acordo com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi. As obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco estão com 77,8% de avanço físico (dados de julho). "Em janeiro, o percentual era de 69,2%. Isso significa que o ritmo tem sido de 1,2% ao mês. Caso essa evolução seja mantida, as obras poderão ser entregues nesse prazo", explicou Occhi. Nessa primeira etapa, a água seguirá por 45,9 km até o reservatório Terra Nova, localizado no município pernambucano.

Ainda de acordo com Occhi, após o acionamento da motobomba, as águas levarão 40 dias para encher o reservatório Tucutu (no km 9,1) e outros 18 para encher o reservatório Terra Nova. "Vamos administrar o fluxo de água da melhor maneira possível e promover eventuais acertos técnicos para que tudo ocorra da melhor forma", afirmou.

Repercute na região a Semana do Advogado em Garanhuns

Fotos: Ailton Photograph

A Semana do Advogado em Garanhuns superou as expectativas e ainda repercute na região. Cursos, palestras e oficinas organizados pela OAB Subseccional Garanhuns, que encerrou na sexta-feira passada (14), com uma palestra proferida pelo Deputado Federal Tadeu Alencar, e uma Festa de Confraternização, no Restaurante Terraço, que lotou o espaço, com mais de 400 pessoas, principalmente advogados militantes do Agreste Meridional.

Os eventos foram bastante prestigiados, inclusive por convidados de outras regiões, como o advogado Eduardo Pugliesi, da Comissão Especial de Acompanhamento Legislativo, da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília, e do presidente da OAB Subseccional Barreiros-PE, Dr. Adriano Vendiciano.

O presidente da OAB Garanhuns, Dr. Paulo André Couto Soares, avaliou como extremamente positiva a realização da Semana do Advogado: "Tivemos grande procura pelos cursos e oficinas oferecidos. E encerramos com chave de ouro, debatendo a conjuntura política nacional e uma grande festa de confraternização. Não foi fácil, diante de tantos compromissos dos nossos parceiros, poder organizar e reunir tantos companheiros, mas o resultado mostra que nossa semana foi coberta de êxito. Um grande trabalho de equipe."