sexta-feira, agosto 21, 2015

Estudantes da Rede Estadual selecionadas para o Parlamento Jovem Brasileiro 2015


Quatro alunos representarão Pernambuco no Parlamento Jovem Brasileiro 2015. Dois deles são de escolas da Rede Estadual de Ensino. Bárbara Kelly de Lima Albuquerque, da Escola Estadual Vigário Pedrosa, em Escada, e Eduarda Fernandes Custodio da Silva, da EREM Porto Digital, no Recife, viajarão para Brasília no dia 20 de setembro, onde participarão da jornada de simulação parlamentar na Câmara dos Deputados. Ao todo, 78 estudantes de todo o país foram selecionados para passar cinco dias vivenciando o trabalho dos parlamentares.

O Projeto de Lei de Eduarda obriga que o Sistema Único de Saúde (SUS) colete, analise e armazene, em bancos públicos, o cordão umbilical de todas as crianças nascidas no país para evitar filas e longa espera no caso de transplante de medula óssea. Já o de Bárbara determina a elaboração e implantação de projetos ecológicos nas escolas. Para criá-lo, a adolescente passou dias pesquisando sobre o tema, mas garante que não foi tarefa difícil.

“Eu sempre gostei de meio ambiente. Me pergunto, constantemente, o motivo pelo qual pouquíssimas escolas mantém uma horta e criam trabalhos voltados para a reciclagem. Foi movida por esta vontade que eu me inscrevi no concurso”, conta Bárbara. Ao receber a notícia, a adolescente de 17 anos não acreditou. “Estou muito feliz e ansiosa. Ainda não pensei como vou defender o meu projeto, mas vou pensando bastante daqui até lá.”

Além delas, foram selecionados os estudantes Caio Vinícius de Oliveira Alves e João Victor Barros Felix , do Colégio Diocesano, em Caruaru, no Agreste. Os quatro participarão de uma reunião com os ganhadores do Estado do ano passado para receber orientações de como funciona a jornada. “Eles meninos nunca vivenciaram isso. Então reservamos um dia para eles trocarem experiências com os que já foram representar o nosso Estado em Brasília, para terem uma prévia do programa”, acrescenta Márcia Rodrigues, Gestora de Programas e Projetos Especiais da Secretaria de Educação.

Blog de Notícias do Governo de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário