sexta-feira, agosto 21, 2015

Chesf mostra preocupação com vazões reduzidas de Sobradinho

“Estamos soltando mais água do que está chegando no reservatório”, afirma João Franklin Neto

Na reunião realizada na última quarta-feira (19) na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília, o assunto em questão foram as recentes reduções das vazões nos principais reservatórios da bacia do São Francisco. Na oportunidade, o superintendente de Operações de Contatos de Transmissão de Energia da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Franklin Neto, mostrou-se preocupado com os impactos sofridos pelos usuários da bacia – especialmente na região Nordeste – diante das baixas vazões de 900 m3/s a partir da usina hidrelétrica de Sobradinho. A Chesf é a empresa responsável pela operação da represa.

“Nós estamos no limite do limite com 900m3/s. Usuários instalaram seus projetos tendo como base a vazão mínima de 1300m3/s. A gente vê no percurso até a foz do rio uma redução no bombeamento da captação para o abastecimento humano e da irrigação. Esse é um impacto que afeta fortemente todos os usos. Precisamos ter serenidade nessas discussões”, pontuou. Hoje, as vazões afluentes – água que entra na represa de Sobradinho – é de 490 m3/s, pior triênio da bacia do São Francisco. “Estamos soltando mais água do que está chegando no reservatório”, completou.

O encontrou contou com a presença de diversos órgãos envolvidos com a bacia, entre eles o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário