segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Nota de pesar do deputado federal Jorge Côrte Real pelo falecimento do ex-deputado Osvaldo Coelho


"Lamento profundamente o falecimento do amigo e ex-deputado Osvaldo Coelho. Em seus mais de 40 anos de vida pública, Osvaldo foi um militante das causas do povo, em especial dos pernambucanos que vivem na região do semiárido. A defesa por uma educação de qualidade e pela irrigação para mudar a realidade do Sertão são algumas das marcas de Osvaldo que serão sempre lembradas. Petrolina perde uma referência na política. Desejo que Deus dê conforto à sua família neste momento de luto."

Deputado Federal Jorge Côrte Real (PTB-PE)

Câmara de Vereadores de Juazeiro/BA divulga nota de pesar pelo falecimento de Osvaldo Coelho


O Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, em nome da Mesa Diretora e de todos os seus integrantes, une-se à toda a região no mesmo sentimento de pesar pelo falecimento do Deputado Federal Osvaldo Coelho.

Desaparece um dos homens públicos mais corretos e dignos de todo o Nordeste, capaz de contrariar interesses, de ir às últimas consequências com suas convicções, de se contrapor à diretrizes partidárias se, no seu entender, contrariassem os anseios da população sertaneja.

Seu nome confunde-se com o desenvolvimento de Petrolina, com o avanço da agricultura irrigada, com a criação da UNIVASF, que idealizou e defendeu como Universidade multi-campi e interestadual. Osvaldo fez da sua vida um campo de batalha a favor de quem mais precisava e identificou-se com o ribeirinho.

Bancada de Oposição divulga nota de pesar pela morte do deputado Osvaldo Coelho


Pernambuco perdeu, neste domingo (1°), um de seus maiores expoentes políticos: Osvaldo Coelho. Nascido em Petrolina, Coelho desempenhou papel de extrema importância para o desenvolvimento do Vale do São Francisco e da fruticultura irrigada no Sertão pernambucano, hoje referência para o País.

Eleito três vezes deputado estadual e oito vezes para a Câmara Federal, além de ter exercido a função de secretário da Fazenda no governo Nilo Coelho, Osvaldo Coelho fez de sua vida pública uma trincheira pelo desenvolvimento do semiárido do Estado, com iniciativas que além da fruticultura irrigada, viabilizaram a implantação da Universidade do Vale do São Francisco e a Escola Técnica de Petrolina, capacitando a população sertaneja para os novos investimentos que chegavam à região.

Paulo Afonso contabiliza dois homicídios no primeiro dia do mês de novembro

Edson Bezerra e Lucas Henrique - Vítimas

Paulo Afonso registrou na noite de ontem, 01/11, mais um assassinato. Dessa vez foi no Bairro Prainha.

Assim como aconteceu com o primeiro homicídio (veja AQUI), dois homens em uma motocicleta aproximaram-se da vítima e efetuaram vários disparos de arma de fogo.

Edson Bezerra Monteiro foi atingido e levado por populares, ainda com vida, para o Posto Policial do PC-TRAN.

Uma unidade do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionada, mas assim que o rapaz foi colocado na ambulância ele veio a óbito.

Colisão entre dois caminhões deixa 4 romeiros mortos e vários feridos em Floresta no Sertão de PE

Caminhão colidiu com outro que transportava carga de cerâmica (Foto: Divulgação/ PRF)
Grupo de romeiros transitava em caçamba de caminhão (Foto: Divulgação/ PRF)

Uma colisão entre dois caminhões deixou quatro romeiros mortos e cinco feridos na madrugada desta segunda-feira (2) em Floresta, Sertão de Pernambuco. O grupo voltava da Romaria de Padre Cícero no município de Juazeiro do Norte, no Ceará. Um caminhão de cerâmica teria invadido a pista contrária e colidido na lateral do veículo que transportava cerca de 20 romeiros na caçamba, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal.

Ainda segundo a PRF, os romeiros seguiam para Nossa Senhora da Glória, em Sergipe. O outro veículo seguia para Belém de São Francisco, no Sertão. As quatro vítimas morreram no local. Duas delas foram arremessadas para fora do veículo e caíram na pista, conforme informou a polícia. O acidente ocorreu no quilômetro 303 da BR-316.

Tanto os corpos das vítimas como os feridos foram encaminhados para o Hospital Álvaro Ferraz, em Floresta. O G1 entrou em contato com a unidade de saúde e nos foi informado de que dois feridos já foram liberados e os outros três foram transferidos para um hospital de Sergipe em estado grave.

Do G1 Caruaru

Nota do Ministro Armando Monteiro de pesar pelo falecimento de Osvaldo Coelho


Osvaldo Coelho foi um político de grande valor. Dedicava-se exemplarmente às causas que abraçou ao longo de sua fecunda vida pública, como o desenvolvimento do semiárido nordestino, a educação e a capacitação dos jovens.

Nesses tempos em que vivemos, o seu legado de honradez e espírito público haverá de se constituir em referência e inspiração permanentes.

Armando Monteiro Neto
Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Falha técnica é a causa mais provável da queda do Airbus russo

Avião se despedaçou no ar e destroços se espalharam em área de 20 Km (STR/Agência Lusa)

Em entrevista coletiva que a empresa concedeu nesta segunda-feira (2) em Moscou, os representantes da Kogalymavia afirmaram que a causa da queda do avião foi "externa". A empresa aérea russa Kogalymavia (também conhecida como Metrojet) confirmou que o avião A231, que caiu no sábado (31) na Península do Sinai (Egito) apresentava falhas técnicas na parte da cauda.

Representantes da Kogalymavia afirmaram que a causa da queda do avião no Egito foi "externa". "Ao começar a cair, o A321 sofreu prejuízos construtivos significantes", afirmou um dos representantes.

Estas palavras foram contestadas pela agência Reuters que alega uma fonte na comissão egípcia encarregada de investigar o acidente.

A empresa Airbus irá fornecer todo o apoio técnico necessário às autoridades envolvidas na investigação de acidente do avião russo Kogalymavia no Egito, disse o comunicado publicado no site da filial russa da empresa Airbus.

Petrolândia: Bar e Balneário Roça de Samyr está aberto neste feriado de Finados


A direção do Bar e Balneário Roça de Samyr, Bar do Nego, avisa que o estabelecimento funciona nesta segunda-feira, feriado de Finados.

Situado à margem do rio São Francisco, na estrada da Serrota, o Bar e Balneário Roça de Samyr é uma das excelentes opções de lazer em Petrolândia, nos feriados e fins de semana.

No Bar e Balneário Roça de Samyr, além da belíssima vista do Lago de Itaparica e um local propício ao banho, o cliente encontra tira-gostos e caldos, preparados com carinho na cozinha da tia Leni, que tem como carro-chefe o tradicional peixe frito (tilápia e tucunaré) com baião-de-dois.

Reúna sua turma ou a família e aproveite o calor em Petrolândia no Bar e Balneário Roça de Samyr, organização de Samyr Oliveira e família.

Notícias relacionadas do Blog de Assis Ramalho sobre o Bar do Nego:
>Petrolândia: Bar e Balneário de Samyr tem terça-feira de carnaval com o agito do grupo Seduzyr
>Petrolândia: Bar do Nego, na roça de Samyr, excelente opção no fim de semana
>O domingão chegou. Bar do Nêgo, na roça de Samyr é boa opção de lazer
>Petrolândia: Bar e Balneário Roça de Samyr, sua opção de lazer
>Petrolândia: Domingão de Carnaval é sucesso na Roça de Samyr

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier

Blog do Elvis: Acidente entre dois caminhões em Floresta, PE, deixa quatro mortos; Vítimas voltavam de romaria ao Juazeiro do Norte


Romeiros estavam no caminhão amarelo que ficou bastante danificado na lateral. O outro veículo estava carregado com cerâmica. (Fotos: Blog do Elvis)


Um acidente envolvendo dois caminhões deixou quatro pessoas mortas e pelo menos cinco feridos na madrugada desta segunda-feira(2). A colisão aconteceu por volta das 2h na BR-316, em Floresta, no Sertão de Pernambuco. As vítimas voltavam de uma romaria em Juazeiro do Norte, no Ceará. Até agora, só um homem e uma mulher foram identificados.

Até o momento foram identificados apenas os corpos de Lucas Santos Almeida, de 19 anos, e Beneilda Lúcia Passos, 66. Um jovem e outro idoso também morreram e os corpos estão Hospital Álvaro Ferraz aguardando serem identificados por familiares. Três dos cinco feridos foram encaminhados para o Hospital Governador João AlvesFilho, em Aracaju, no Sergipe.

Blog do Elvis

Secretários de educação defendem conteúdo obrigatório mínimo para o ensino médio


Os secretários estaduais de educação querem o fim da divisão dos conteúdos por disciplinas no ensino médio e tempo para uma formação diversificada. A intenção é dividir os conteúdos obrigatórios em grande áreas de conhecimento e que ocupem de 50% a 75% do ensino médio. No restante do tempo, o estudante poderá escolher uma formação voltada apenas para uma dessas áreas de acordo com o próprio interesse.

A proposta deverá constar no Projeto de Lei 6.840/2013, em tramitação na Câmara dos Deputados. O PL institui o tempo integral, ou seja, sete horas diárias no ensino médio. Neste final de semana, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) reuniu-se em Manaus para definir um posicionamento em relação ao texto que está proposto.

Tucanos lamentam a perda de Osvaldo Coelho

Osvaldo Coelho e Aécio Neves (Blog Geraldo José)

O presidente do PSDB de Pernambuco, deputado Antônio Moraes, lamenta o falecimento do ex-deputado federal Osvaldo Coelho, 84, na noite deste domingo no Recife. Para o tucano, “Pernambuco perde um dos melhores homens públicos do Estado”, um político que dedicou sua trajetória à região do São Francisco.

Osvaldo Coelho foi vítima de infarto na noite deste domingo. O velório será em Petrolina nesta segunda-feira (2).

Para o deputado federal e vice-presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, Osvaldo “foi um homem dedicado ao Sertão de Pernambuco e um exemplo de vida ao sertanejo e ao Brasil”.

Para a presidente do PSDB Mulher, Terezinha Nunes, a morte de Osvaldo Coelho é uma “grande perda para Pernambuco, especialmente para o Sertão”.

“Pernambuco de luto por esse grande filho seu que parte”, lamentou o deputado federal Daniel Coelho.

“Grande líder. Pernambucano carece de mais gente com o espírito lutador e aguerrido de Osvaldo”, deputado federal Betinho Gomes.

“Verdadeiro líder político e grande figura humana”, vereadora licenciada Aline Mariano.

“Uma perda irreparável para todos os pernambucanos”, vereador André Régis, presidente do PSDB do Recife.

“O Sertão do São Francisco perde a sua referência política e nós pernambucanos um grande político”, Caio Lessa, presidente da Juventude do PSDB-PE.

“Grande perda para o Estado e sobretudo para o Sertão”, Cal Volia, prefeito de Itapissuma.

Assessoria PSDB-PE

Velório do Eterno Deputado Osvaldo Coelho acontecerá no Campus da Univasf em Petrolina


O vice-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho, e toda sua família, ainda consternados com o falecimento do eterno deputado Osvaldo Coelho, comunicam através desta assessoria que o velório do corpo será realizado nesta segunda-feira (02/11), a partir das 12h, nas dependências da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Campus Petrolina.

O corpo foi transportado em voo fretado, com previsão de chegadas às 8h30 no Aeroporto de Petrolina. Os familiares e amigos convidam toda a sociedade para acompanhar a chegada do corpo, que ainda deve percorrer alguns pontos da cidade antes de chegar à Biblioteca da Univasf, Campus Petrolina, onde será velado, com previsão de início as 10h. O sepultamento está previsto para as 17h, no cemitério central de Petrolina.

A viúva Ana Maria Coelho, alguns filhos e demais familiares já estão em Petrolina para receber o carinho e consolo daqueles que desejam dar o último adeus a Osvaldo Coelho. O vice-prefeito e filho, Guilherme Coelho, chega às 11h à cidade, em voo da empresa Avianca.

Osvaldo Coelho, eterno defensor do homem sertanejo (vídeo)
Esta é uma das recentes gravações de Osvaldo Coelho onde ele fala com muita propriedade sobre irrigação, sua maior bandeira política para o semiárido nordestino.
Registramos aqui nossa singela homenagem a quem tanto contribuiu para o crescimento do semiárido.

Narração: RINALDO LIMA
Imagens e Produção: RICARDO ALVES
Edição: PEDRO ÂNGELO


Assessoria de Imprensa Ricardo Alves

7ª Jornada de Foguetes teve inscrição de quase 2 mil escolas

EREM de Petrolândia na 7ª MBD, em 2013 (Foto: Roberto Oliveira)

O lançamento de foguetes construídos com garrafas pet atraiu cerca de 500 alunos e professores de escolas públicas e particulares do ensino fundamental e médio do Brasil para a 7º Jornada de Foguetes, que terminou hoje em Barra do Piraí (RJ). O evento é organizado pela 9ª Mostra Brasileira de Foguetes e recebeu inscrições de quase 2 mil escolas.

Os estudantes representaram 103 equipes que foram selecionadas, em maio, durante a mostra brasileira feita pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A jornada começou no dia 26 de outubro.

A intenção é avaliar a capacidade dos jovens de construir e lançar os foguetes o mais longe possível. Segundo os organizadores, esta edição recebeu 87.734 inscrições de alunos, o que representou um aumento de 41,8% na comparação com o ano passado.

Houve também crescimento no número de escolas participantes. Em 2015 foram 1.967 escolas do país, uma elevação de 33,5% em relação a 2014, mas só os participantes com projetos de foguetes de garrafa pet movido a vinagre e bicarbonato de sódio foram convidados para a jornada.

Miguel Coelho divulga nota de pesar pelo falecimento do deputado Osvaldo Coelho


O deputado Osvaldo Coelho sempre foi um homem de grandes ideias, que jamais se rendia diante das dificuldades e dono de um amor profundo por Petrolina e pelo Sertão. Com seu jeito guerreiro, defendia com grande convicção os princípios pelos quais se norteava. Que Deus possa confortar a esposa, os filhos e os netos nessa hora tão dura.

Assessor de Imprensa de Miguel Coelho

Petrolândia: Restaurante Donna Júlia continua com a promoção Self Service até o final de novembro

Fonte: Restaurante Donna Júlia

Nota do Senador Fernando Bezerra Coelho em pesar pelo falecimento do deputado Osvaldo Coelho


Foi com enorme pesar que recebi a notícia do falecimento do deputado Osvaldo Coelho. Osvaldo com certeza foi um dos grandes nomes da politica de Pernambuco. Corajoso, emotivo, extremamente verdadeiro em suas convicções e dono de uma enorme capacidade de trabalho. Para nós, sua partida deixa um vazio. Na vida pública, em que tantas vezes trilhamos caminhos opostos, Osvaldo marcou época. Sempre defendeu com firmeza tudo que em acreditava e ajudou muito para que Petrolina e o Vale do São Francisco se transformassem num lugar mais próspero e melhor para viver. Que Deus possa confortar a sua família, amigos e admiradores nesta hora de tanto pesar.

Fernando Bezerra Coelho

Corinthians vence o Galo e bota as "Duas mãos na taça"; confira jogos e classificação

Corinthians vence o Atlético-MG e encaminha título do Brasileirão Daniel Augusto Jr/ Agência Corinthians/Divulgação
O corintiano se lembrará para sempre da tarde de 1º de novembro de 2015. No futuro, quando recordar o hexacampeonato brasileiro, certamente apontará o duelo contra o Atlético-MG como o jogo do título

O Corinthians ainda não é campeão brasileiro. Mas será. Pode ser na próxima semana, se vencer o Coritiba no sábado, e o Atlético-MG não derrotar o Figueirense no domingo. Ou na rodada seguinte, na outra... O hexacampeonato passou a ser mera questão de tempo com a vitória do Timão por 3 a 0 sobre o Galo, no Independência. A partida que os mineiros, vice-líderes, tanto esperaram para tentar reduzir uma desvantagem que só aumentava só serviu para confirmar a conquista.

O Corinthians, de quatro derrotas em 33 partidas, teria que perder outras quatro das cinco que restam. Um desastre absolutamente impensável. A pressão da torcida atleticana não se refletiu em campo. O time não jogou mal, mas não foi páreo para a segurança impressionante da exibição da equipe de Tite. Tranquila, sem entrar na pilha, sem se entregar à atmosfera.

Por Globoesporte.com