segunda-feira, novembro 02, 2015

Câmara de Vereadores de Juazeiro/BA divulga nota de pesar pelo falecimento de Osvaldo Coelho


O Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, em nome da Mesa Diretora e de todos os seus integrantes, une-se à toda a região no mesmo sentimento de pesar pelo falecimento do Deputado Federal Osvaldo Coelho.

Desaparece um dos homens públicos mais corretos e dignos de todo o Nordeste, capaz de contrariar interesses, de ir às últimas consequências com suas convicções, de se contrapor à diretrizes partidárias se, no seu entender, contrariassem os anseios da população sertaneja.

Seu nome confunde-se com o desenvolvimento de Petrolina, com o avanço da agricultura irrigada, com a criação da UNIVASF, que idealizou e defendeu como Universidade multi-campi e interestadual. Osvaldo fez da sua vida um campo de batalha a favor de quem mais precisava e identificou-se com o ribeirinho.

Encampou nos últimos tempos a luta pelo acesso diferenciado à UNIVASF para os jovens da região e defendeu de forma peremptória a revitalização do São Francisco e alternativas viáveis ao atual sistema de irrigação. À frente de seu tempo, descortinou o Vale do São Francisco como o grande celeiro do Nordeste e lutou incansavelmente por mais atenção, mais recursos e mais independência para o Nordeste.

Sem mandato, não deixou de participar, opinar e ser ouvido. Osvaldo Coelho é exemplo de homem público, para os quais o silêncio, diante de acertos ou erros, nunca era a sua escolha.

Pernambuco, a Bahia, o Nordeste e, principalmente o empreendedor sertanejo ou o homem simples da caatinga, devem a Osvaldo Coelho o reconhecimento por sua luta incansável às vezes incompreendida.

Sua morte nos apequena, nos deixa órfãos da voz potente, que sempre era ouvida, e traz a nós outros, homens públicos, regionais e nacionais, um momento de reflexão sobre a importância de partir deixando atrás de si uma história de luta e dignidade.

Descanse em Paz. Sua ausência aumenta nosso compromisso com o Vale do São Francisco e com o Nordeste.

À sua família nossos mais sinceros votos de pesar.

Damião de Almeida Medrado
Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro (BA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário