terça-feira, 12 de maio de 2015

Ocupação dos trabalhadores rurais a Usina Hidrelétrica de Itaparica será destaque no ''Acordando com as Notícias'' desta quarta-feira (13) na Web Rádio Petrolândia

Prefeita de Santa Maria da Boa Vista, Eliane Costa, em entrevista que vai ao ar na manhã desta quarta-feira dentro do programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho
Secretário Geral do Polo Sindical de Itaparica, Osivan, em entrevista que vai ao ar nesta quarta-feira dentro do programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho.

Na manhã desta quarta-feira (13), a Web Rádio Petrolândia vai destacar tudo sobre a ocupação dos trabalhadores dos Projetos de Irrigação de Itaparica que ocuparam na madrugada desta terça-feira (12), o acesso ao portal principal da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, entre Petrolândia e Jatobá, no Sertão de Pernambuco. Mostraremos uma série de entrevistas.

Web Rádio Petrolândia apresenta de segunda a sábado das 05h10 às 08h10 o programa ''Acordando com as Notícias'', com Assis Ramalho.

O programa ''Acordando com as Notícias'' é recheado de notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública e muito mais,

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, através do sitewww.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.

Para instalar o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu celular ou tablet, clique aqui>app Web Rádio Petrolândia

AblogPE promove recadastramento de seus filiados. Prazo termina dia 10 de junho.


Atendendo resolução aprovada na plenária final do 3º encontro estadual realizado no final de março/15 em Olinda, a diretoria e coordenadores dos núcleos regionais reunidos recentemente na sede da Associação dos Blogueiros de Pernambuco – AblogPE, convocou o recadastramento de cerca dos seus 600 filiados.

O recadastramento segue até o dia 10 de junho e deverá ser feito diretamente pelos 14 Núcleos Regionais da associação, quando os coordenadores farão o mapeamento dos blogs inativos e a seleção dos novos associados. Com o fechamento da listagem de todos os blogueiros ativos, estes poderão participar de uma série de convênios e pacotes publicitários que a AblogPE está fechando com instituições e empresas privadas pernambucanas, bem como ter acesso à carteira de associado, com todos os benefícios que estão sendo articulados pela gestão. “É muito importante o blogueiro (a) associado (a) renovar seu cadastro, pois é a partir daí que vamos executar este ano diversos projetos que irão ajudar a fortalecer o filiado onde ele atua”, salientou Paulo Fernando, diretor de Imprensa da entidade.

Petrolândia: Mais de 3 mil trabalhadores rurais ocupam entrada da Usina Hidrelétrica de Itaparica


Estimativas falam de 3 a 5 mil trabalhadores no local (Fotos: Assis Ramalho)

Trabalhadores fizeram acampamento e prometem resistir até agendamento de audiência com Governo Federal

Pacificamente, homens do Exército impediram manifestantes de entrar na Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga
Prefeita de Santa Maria da Boa Vista, Eliane Costa, compareceu ao local da ocupação em solidariedade aos trabalhadores rurais. 

Com apoio do Polo Sindical do Submédio São Francisco PE/BA, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (FETAPE) e da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), mais de 3 mil agricultores dos Projetos de Irrigação de Itaparica ocuparam na madrugada desta terça-feira (12), o acesso ao portal principal da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, entre Petrolândia e Jatobá, no Sertão de Pernambuco.

Representantes dos manifestantes afirmam que não sairão de lá até que sejam ouvidos pelo Governo Federal sobre a situação de descaso em que vivem as famílias dos reassentados, oriundos das cidades que tiveram áreas inundadas pelo rio São Francisco para a construção da Usina de Itaparica. Eles afirmam que estão se sentindo prejudicados com o não cumprimento de acordo que havia com a Chesf. No total, são mais de 10 mil famílias que desde a década de 1980 vivem nos Perímetros Irrigados de Itaparica. "Só sairemos daqui quando a gente acertar oficialmente essa audiência e nós não queremos que seja em Brasília, porque sendo lá irão poucas pessoas. Nós exigimos que seja em Paulo Afonso (na Bahia), porque todos os agricultores poderão acompanhar e cobrar tudo aquilo que a Chesf deve pra eles", disse o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, José Maurício.

Entre os principais pontos da pauta, está a regularização definitiva do fornecimento de energia elétrica aos perímetros irrigados por parte da Celpe (em Pernambuco) e da Coelba (na Bahia). Na tarde de ontem, segunda-feira (11), em entrevista concedida à reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, o presidente do SINTAPPI -PE e diretor da Força Sindical/PE, Mário Sérgio, informou que seriam desligadas todas as Estações de Bombeamento (Apolônio Sales, Barreiras 1 e 2, e Icó Mandantes, em Petrolândia, e Manga de Baixo, em Belém do São Francisco).

Na manhã desta terça-feira (12), em entrevista a Assis Ramalho, o Secretário Geral do Polo Sindical de Itaparica, Osivan, disse que há três anos o Polo Sindical tenta negociar com o governo federal, porém sem êxito.

"Faz mais de três anos que o Polo Sindical do Submédio São Francisco está tentando uma audiência com o governo federal, mas o governo não teve interesse em fazer um agendamento para discutir com a gente as questões do reassentamento, e as pendências são várias. Entre outras, podemos citar os lotes descartáveis, sistema de irrigação que deixa a desejar, canos furados e agora, por último, os projetos tiveram a energia cortada. E sem energia, a gente sabe que todo esse projeto fracassa, e fracassando todos vão à falência. E é bom lembrar que esse projeto tem trazido um grande desenvolvimento para toda essa região do Sertão de Itaparica, e por isso a gente tem o direito de discutir tudo isso com o governo, para que a gente possa manter esses trabalhadores no campo, produzindo para o bem estar de toda essa região."

Em entrevista à reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, a prefeita da cidade pernambucana de Santa Maria da Boa Vista, Eliane Costa, disse que apoia o movimento dos trabalhadores rurais.

'"Esse é um movimento muito importante e eu não poderia me furtar, e deixar de estar aqui, junto com o nosso povo que faz parte do Projeto Fulgêncio. O Projeto Fulgêncio, que tem 15 mil pessoas, alavancou a nossa economia e tem trazido muitos benefícios para a nossa cidade, e por isso estamos aqui trazendo o nosso apoio. Eu fiz questão de trazer toda a minha equipe pra cá, para que ficassem a par do que está se passando. Eu quero parabenizar a todos os que estão presentes neste momento, porque é muito importante para que o povo se mobilize e que lute pelos seus direitos, até porque essa pauta é antiga, é desde quando eles foram reassentados, e eu acho que chegou a hora do governo federal tomar uma posição e tirar do papel o acordo e botar em prática", declarou a prefeita.

Eliane Costa afirmou que já teria entrado em contato com lideranças políticas em Brasília sobre o assunto.

"Nós já entramos em contato com Brasília, já falamos com o deputado federal Gonzaga Patriota, o (deputado) estadual Lucas Ramos, já liguei para a Casa Civil para ter contato com o governador Paulo Câmara. Enfim, eu entendo que se todas as forças políticas se unirem em prol do povo reassentado de Itaparica, esses problemas poderão ser sanados. É bom lembrar que esses trabalhadores geram muita renda para o estado e os municípios, e nesse momento esse povo está precisando da gente, e eu estou aqui à disposição deles."

Nossa reportagem também conversou com Eloi Viana, presidente da ACAMP (Associação dos Colonos Agropecuaristas do Município de Petrolândia), que confirmou o desligamento da Estações de Bombeamento do Projeto Apolônio Sales.

"Infelizmente o sistema de bombeamento do Projeto (Apolônio Sales) foi parado, e até água para o consumo (humano) não está tendo mais, porque foi cortado tudo. Isso é muito triste e doloroso e eu não sei aonde a gente vai chegar se as coisas continuarem do jeito que estão. Ainda hoje eu entrei em contato com o SINTAPPI-PE (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Assessoramento, Perícia, Pesquisa e Informação no Estado de Pernambuco), para que a paralisação fosse de apenas 24 horas, mas eles afirmaram que o corte da água é por tempo indeterminado." 

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, José Maurício, a chegadas dos trabalhadores à Usina aconteceu na madrugada desta terça-feira (12) e o movimento já teria começado vitorioso, pois ele já teria informações, chegadas de Brasília, de que a audiência com o governo federal teria data marcada.

''Chegamos aqui às 4 horas da manhã, e já encontramos o Exército, mas a gente já tem experiência, pois já estamos há trinta anos nesse movimento, e foi tudo negociado pacificamente. Mas, nós já podemos dizer que já estamos vitoriosos, porque já há sinal de Brasília de que a audiência já está marcada para o dia 21 deste mês. Mas nó só sairemos daqui quando a gente acertar oficialmente essa audiência, e nós não queremos que seja em Brasília, porque sendo lá irão poucas pessoas. Por isso, nós exigimos que seja em Paulo Afonso, porque todos os agricultores poderão acompanhar e cobrar tudo aquilo que a Chesf deve pra eles.".

Também conversamos com alguns dos trabalhadores rurais participantes da manifestação. Pedro José da Silva, conhecido popularmente como 'Pedro Mocotó', uma das lideranças do Projeto Brígida, afirmou que os trabalhadores rurais do Brígida compareceram em massa ao movimento.

"Somente do Projeto Brígida vieram seis ônibus, fora os carros particulares, e todos estamos aqui nesta luta que já dura mais de 20 anos. Portanto, todos nós estamos querendo a presença de Dilma aqui, ou de alguém que venha representar ela, e conversar com os trabalhadores. Dilma foi eleita com a força dos trabalhadores e a gente está precisando dela aqui", disse.

De acordo com José Cícero Soares, mais conhecido como 'Tita', agricultor residente na Agrovila 04 (Barreiras), o movimento está firme e os trabalhadores só irão desocupar a Usina Hidrelétrica de Itaparica com uma posição do governo federal.

"A gente precisa dessa audiência com o governo federal, porque a Chesf deixou a gente no prejuízo, e nunca cumpriu com os seus compromissos com nós, trabalhadores. Além dela não ter cumprido com os seus compromissos, ter cortado a VMT (Verba de Manutenção Temporária), agora estamos sofrendo com a falta de água. Hoje não tivemos água, ontem também não. Então, são muitos os problemas existentes e a gente só vai sair daqui com uma posição do governo federal." 

Até o fechamento desta reportagem, mais integrantes do movimento chegavam ao local para a ocupação, protegido pelo Exército para impedir uma invasão às instalações da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga. À tarde, falava-se entre 4 mil e até 5 mil o número estimado de ocupantes do acampamento.

Ver mais fotos>Agricultores ocupam a Usina Hidrelétrica de Itaparica

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Aniversariante do dia, Danilo recebe felicitações de sua mãe Joelma


O garotinho Danilo é aniversariante desta terça-feira, 12 de maio, e recebe o carinho de sua mãe Joelma. 

"Hoje estou muito feliz pois faz 6 anos que Deus mim concedeu a bênção de você vir a este mundo e com muito orgulho digo obrigado filho por ser este ser tão especial para todos nós.

Seu pai e seus irmãos te amam muito"

Feliz aniversário, Danilo!

Informações e foto: Joelma Rodrigues

Vereador é assassinado a tiros em frente à Prefeitura de São João, no Agreste de Pernambuco


O vereador do município de São João, Reginaldo Falcão, foi assassinado a tiros na noite desta terça-feira (12). Os disparos aconteceram em frente à Prefeitura do município localizado no Agreste de Pernambuco.

Eleito em 2012 pelo PRTB, Reginaldo Falcão era conhecido na cidade como "Galo". De acordo com as primeiras informações, os assassinos teriam chegado ao local em um carro de cor branca e fizeram os disparos. O vereador morreu na hora.

Por volta das 19h40, uma equipe da Polícia Civil chegou ao local para remoção do corpo, que será encaminhado ao Instituto de Medicina Legal de Caruaru, também no Agreste do Estado.

NE 10

Jatobá: Resultado da pelada da Associação Pó de Serra nesse domingo (10)


Nosso amigo Jair Souza, o Jair do Picolé, envia o resultado da pelada de domingo passado (10), realizada na Associação Pó de Serra, em Itaparica, município de Jatobá. Confira.

Primeiro tempo: 7h10 às 8h10
Placar: Camisa azul 2x1 Camisa vermelha
Camisa azul
Escalação: Jairo, Catinha, Pitomba, Ivanildo, Nego, Bangu, Eloi, Almir, Fernando, Joacir e Paquito.
Gols: Almir (2)
Camisa vermelha
Gol: Osmando
Escalação: Sidney, Nicacio, Eraldo, Luiz, Juvenal, Luciano, Sílvio, Hamilton, Sapatão, Marcos e Osmando.

Segundo tempo: 7h20 às 8h20
Placar: Camisa azul 4x2 Camisa vermelha
Camisa azul
Gols: Tales, Joacir, Nego Van e Adriano
Escalação: Chumbinho, Zinho, Didi, Jandair, Tales, Luciano, Bangu, Nego Van, Joacir, Catinha e Adriano.
Camisa vermelha
Gols: Marcinho
Escalação: Sidney, Eronilde, Bam, Naldo, Tema, Djalma, Ronaldinho, Marcinho, Nego, Sílvio e Marcos.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos: Jair Souza


Justiça suspende prorrogação do prazo para novos contratos do Fies


O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador Cândido Ribeiro, suspendeu hoje (12) a decisão da Justiça Federal de Mato Grosso que determinou a prorrogação do prazo de inscrição para novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O desembargador disse que a decisão de prorrogar as inscrições invadiu competência do Poder Executivo, por entender que cabe ao Ministério da Educação (MEC) definir as regras de financiamento. “Compete ao FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação] definir as regras para sistematização das operações do fundo e estabelecer limites de crédito para fins de concessão de financiamentos com recursos do Fies”, disse.

Cândido Ribeiro explicou que cabe às instituições de ensino superior e aos estudantes “respeitar os regramentos estabelecidos pelo MEC, quanto aos requisitos para concessão do benefício, porquanto, frente à limitação orçamentária, os recursos disponíveis devem ser racionalmente distribuídos”.

Petrolândia: Lions Clube realiza comemoração do Dia das Mães na Agrovila 4 da Reta







O Lions Clube de Petrolândia realizou nessa segunda-feira (11), a Campanha Dia das Mães, na Agrovila 04 da Reta.

O evento teve momento de oração, mensagens, apresentação de slides com mensagens para as mães, café da manhã, brincadeiras, sorteios e distribuição de brindes para todas as mães.

Houve também apresentação da dança do coco, de origem afro, tradição mantida pelos quilombolas da comunidade.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos: Lions Clube de Petrolândia

Paulo Afonso: Dr. Érico Herbert e Dr. Diego Ferraz iniciam na próxima semana atendimento na Ortoprime Clínica de Ortopedia e Traumatologia


Dr Érico Herbert, especialista em cirurgia do joelho e ortopedia, e Dr Diego Ferraz, especialista em Fraturas e ortopedia, iniciam empreendimento no polo de saúde de Paulo Afonso. Os jovens médicos estão à frente da nova clínica de ortopedia e traumatologia da cidade baiana, a Ortoprime. O atendimento será iniciado na próxima semana.

"Esperamos corresponder à expectativa dos nossos pacientes com o mais alto nível técnico em atendimento e excelência em serviços. Aguardamos você e sua família", diz o Dr. Érico Herbert, que vai atender às terças-feiras, a partir do dia 19.

ORTOPRIME
Rua Luiz Viana Filho, 01 - Centro
Paulo Afonso (BA)
(075) 3281-1474
Dr. Érico Herbert (Cirurgia do joelho)
Dr. Diego Ferraz (Cirurgia do trauma)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Dr. Érico Herbert

Fernando Bezerra Coelho faz pronunciamento contra impeachment e cobra diálogo do Governo Federal


O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) fez nesta terça-feira (12/05), na tribuna do Senado, um pronunciamento contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Independente em relação à gestão da petista, Fernando aproveitou a oportunidade para alertar ao Governo quanto à necessidade de dialogar, para que o país possa fazer os ajustes necessários e retomar o caminho do crescimento.

O Senador avaliou que a abertura de um processo de impedimento mergulharia o Brasil num cenário de incertezas que traria prejuízos à economia nacional. “Equivaleria a navegar na imprevisibilidade. A recuperação econômica que se pretende ficaria inviabilizada diante da paralisia das instituições”, disse.

Ele lembrou que assim que terminaram as eleições de 2014 o PSB publicou uma carta assumindo uma postura de independência da gestão e ressaltou que deve ser mantido o respeito às instituições democráticas e aos processos eleitorais. “Lideranças nacionais as mais sensatas, como o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, José Serra, Tasso Jereissati e Geraldo Alckmin manifestaram opinião contrária ao Impeachment no entendimento de que esse recurso extremo carece de sustentação (...) O Brasil, sétima maior economia do mundo, consolidou seu patrimônio democrático, é um dos principais líderes entre as nações emergentes e cada vez tem sido mais presente nas relações diplomáticas internacionais e multilaterais”.

Fernando Bezerra Coelho, porém, destacou que o Governo Federal precisa adotar uma postura de austeridade diante das próprias contas, reduzindo custos, abrindo os caminhos do diálogo e praticando a “boa governança”.

Confira abaixo a íntegra do pronunciamento de Fernando Bezerra Coelho:

Reforma Política: Pedido de vistas adia votação de Relatório que prevê fim da reeleição e coincidência das eleições a partir de 2018

Resultado de imagem para assis ramalho + fim da reeleição
Se aprovada a Reforma Política como está sendo proposta, os prefeitos e vereadores eleitos em 2016 poderão ter mandato de apenas dois anos. Em 2018, haveria eleição para todos os cargos eletivos na mesma data, com mandatos de cinco anos e fim da reeleição para cargos do Executivo (prefeito, governador e presidente da República). 
Os deputados da Comissão Especial da Reforma Política pediram vista conjunta do parecer deputado Marcelo Castro (PMDB-PI). Foram marcadas reuniões para quinta (14) e sexta-feira (15) para a discussão e votação do texto.

Marcelo Castro ressaltou que os pontos em que não houve consenso foram definidos no relatório após consulta aos titulares da comissão. Quanto ao sistema eleitoral, por exemplo, houve polarização entre o distritão e o sistema distrital misto. O primeiro recebeu 18 votos e o segundo 14.

Emendas poderão ser apresentadas em forma de destaque para votação em separado. O prazo final para a comissão votar o texto é na próxima segunda-feira (18).O parecer do relator da Comissão Especial da Reforma Política, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), prevê o fim da reeleição para cargos do Executivo e mandatos de cinco anos.

Petrolândia: Após perda de 8,43% de volume útil de Itaparica em apenas 10 dias, piscicultores amargam prejuízos por alta mortalidade de peixes


Foto: Bruno Gonçalves/PMP

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Petrolândia, Marcos Rogério Viana, informou ao Blog de Assis Ramalho que a Associação de Piscicultores de Petrolândia (APP) está com alta mortalidade de peixes. Segundo ele, a causa mais provável foi a redução brusca e sem aviso prévio no nível do Lago de Itaparica (de 23,81 para 15,38%, em dez dias), período em que a defluência (saída de água do reservatório) foi muito superior à afluência (entrada). O prejuízo foi estimado em R$ 12 mil.

A vazão de 1500 m³/s foi anunciada pelos órgãos competentes como se viesse a ser praticada a partir de Sobradinho para limpeza da mancha encontrada no rio São Francisco, à altura da cidade alagoana de Delmiro Gouveia, porém, de fato, o desfecho foi outro.

"O reservatório de Itaparica pagou sozinho a fatura pelo dano ambiental. Operações dessa natureza devem ser detalhadas e.avisadas com antecedência, para que os usuários se organizem. Por outro lado, se a água utilizada para a descarga brusca tivesse sido dividida entre os reservatórios de Sobradinho e Itaparica, não teríamos redução tão grande e inesperada em tão pouco tempo, resultando em prejuízos na piscicultura e na agricultura irrigada, pois alguns irrigantes também foram surpreendidos", afirmou o secretário.

Viana questiona a forma de tratamento diferenciado (para pior) concedido pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) aos produtores da região de Itaparica. A represa de Itaparica é um regulador, ou seja, apenas uma "válvula" para elevar ou reduzir a vazão em Xingó, sem considerar as necessidades da população ribeirinha nem as atividades econômicas praticadas no entorno. "Defendemos a transparência total e o equilíbrio na entrada e saída dos Lagos do Săo Francisco, evitando a sobrecarga de Itaparica. Desde o dia 7 de maio, irrigantes e piscicultores estão deslocando bomba e tanques redes na tentativa de frear os prejuízos", disse.

De acordo com os boletins diários divulgados pela ANA (Agência Nacional de Águas), a represa de Itaparica, situado entre Sobradinho e Xingó, perdeu 8,43% de volume útil em apenas 10 dias, na operação iniciada no dia 1º para tentar 'dar descarga' nos resíduos acumulados no rio ao longo de mais de 30 Km. Percebe-se que Itaparica continua a ser "sangrada", com saídas superiores ao volume recebido, mesmo após a operação emergencial com prazo estipulado em uma semana. Veja abaixo o acompanhamento do Lago de Itaparica, divulgado no site da ANA, de 27/04 a 10/05. O boletim desta terça (12/05), contendo dados do dia 11, ainda não estava disponível ao fecharmos esta matéria.

Data Volume Útil  Qaflu   Qdeflu
              %               m³/s      m³/s
27/04    24,37        1.065   1.065
28/04    24,01        1.080   1.249
29/04    23,44        1.000   1.134
30/04    23,64        1.000      869
01/05    23,81        1.000      851
02/05    23,27        1.020   1.240
03/05    22,88        1.000   1.124
04/05    21,78        1.050   1.477
05/05    20,68        1.050   1.484
06/05    19,55        1.050   1.513
07/05    18,29        1.020   1.508
08/05    16,46        1.020   1.444
09/05    15,92        1.020   1.248
10/05    15,38        1.020   1.175

Preocupado com a mancha no rio, o CBHSF (Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco) comunicou ontem (11) que a vazão do rio São Francisco voltou a ser reduzida para 1.000 m³ por segundo, após uma semana de prática de 1.500 m³/s. O resultado da operação parece não ter sido animador. "A medida provocou o deslocamento da mancha, identificada no leito do rio em meados de abril, para a encosta. O primeiro efeito do problema aconteceu na captação de água para abastecimento humano, por parte da Companhia de Abastecimento de Alagoas (Casal), que suspendeu o serviço. Toda a população da área ficou sem água nas torneiras".

Na mesma matéria, um técnico da Casal explica que “o que se observa é que, quando aumenta a vazão do rio, a água melhora. Quando diminui, o líquido fica escuro e com um cheiro forte”. Se isso acontece em um trecho de água corrente, imagine-se o efeito da redução do volume em um lago que é notoriamente usado como receptáculo de agrotóxicos, entre outras coisas, e sua água é distribuída à população.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Marcos Rogério Viana, CBHSF

Seca já causou prejuízo superior a R$ 2 bilhões para produtores em Pernambuco

​Foto: João Bita

O deputado estadual Miguel Coelho (PSB) alertou, nesta terça-feira (12), sobre os prejuízos causados pela estiagem aos produtores pernambucanos. O parlamentar elencou uma série de números relacionados à morte de rebanhos de bovinos, caprinos e ovinos, além da diminuição da criação de aves no estado motivada pela falta de chuvas nos últimos quatro anos.

Segundo relatório da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), de 2012 até agora, os produtores dessas cadeias já arcam com um prejuízo de R$ 2,1 bilhões em decorrência de perdas de rebanhos. O levantamento ainda mostra que pelo menos nove mil criadores de gado já abandonaram a atividade por conta da estiagem. O quadro se agrava com a diminuição da taxa de natalidade dos bovinos nos últimos anos.

Conferência na Câmara debate proposta de controle social da mídia

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Com críticas à proposta de controle social da mídia, parlamentares, jornalistas e pesquisadores alertaram hoje (12), durante a 10º edição da Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão, na Câmara dos Deputados, sobre as novas formas de censura que consideram que podem colocar em risco a liberdade de expressão no país.

Eles mantiveram resistência ao projeto proposto ainda no governo Lula pelo então ministro Franklin Martins, da Secretaria de Comunicação da Presidência. Os debatedores, em geral, consideram que a proposta deve estabelecer obrigações e “não proibições, em termos de conteúdo”.

O presidente da Frente Parlamentar de Comunicação Social (Frecom), deputado Sandro Alex (PPS-PR), fez ataques diretos à proposta. "Com a complacência de governos, para alguns segmentos urge acabar com liberdade de imprensa com o manto velado de controle social da mídia”, afirmou, lembrando que a liberdade de imprensa está assegurada na Constituição Federal. "Cercear a liberdade de expressão é uma tentação dos governos autoritários”, disse.

Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara, disse que a Casa tem obrigação de repudiar qualquer medida autoritária de censura. “Como legisladores, uma coisa é inaceitável: a censura travestida de regulação. A Casa não só jamais dará acolhida, como repudiará, de forma veemente, quaisquer tentativas que possam resvalar em aventuras autoritárias. Seremos sempre oponentes severos a tudo o que, neste sentido, possa soar como falacioso e dúbio”, garantiu.

Aumento de custo para pequenas empresas pode provocar ação contra MP 664


Entidades das micro e pequenas empresas avaliam se caberá ação judicial contra a Medida Provisória (MP) 664, se for mantido no Congresso o texto original que eleva as despesas do segmento com o auxílio-doença, de 15 para 30 dias. A MP deve ser votada hoje (12) no plenário da Câmara.

O relator da matéria, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), reafirmou ontem que manterá o texto aprovado em comissão especial, para não diferenciar o tratamento dispensado aos trabalhadores por porte de empresas. "O tratamento diferenciado as micro e pequenas empresas já está assegurado pelo artigo 179 da Constituição Federal", afirma o presidente da Confederação Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Comicro), Jose Tarcísio da Silva.

O dirigente da Comicro prefere apostar que o próprio Congresso, por meio da Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas, faca a correção no texto da MP.

Dilma lança petroleiro André Rebouças ao mar em Pernambuco na quinta-feira (14)


A presidenta Dilma Rousseff chega a Pernambuco, na próxima quinta-feira (14), para a viagem inaugural do navio petroleiro André Rebouças, a nona embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) da Transpetro a entrar em operação. Dilma desembarca às 10h30, na Base Aérea do Recife, acompanhada do líder do PT no Senado, Humberto Costa, a quem a visita foi confirmada na noite dessa segunda-feira (11).

Realizada no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Ipojuca, litoral sul do Estado, a cerimônia começa às 11h e servirá, ainda, para o batismo do petroleiro Marcílo Dias, mais um do lote de 10 navios do tipo Suezmax encomendados ao EAS pela Transpetro.

"É um exemplo da força da Petrobras e da prioridade que o Governo da presidenta Dilma vem dando à indústria naval brasileira, hoje uma das mais importantes do mundo e força-motriz da economia pernambucana", explicou Humberto, que partirá de Brasília com a presidenta, no avião presidencial, com destino ao Recife, em companhia do presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, e da Transpetro, Cláudio Campos.

Carlos Geraldo recebe título de cidadão pernambucano na Alepe, nesta quarta-feira (13)


O presidente estadual do Partido Republicano Brasileiro (PRB), Carlos Geraldo (foto), recebe nesta quarta-feira (13) o título de cidadão pernambucano. A cidadania foi proposta pelo deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB) e foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Nascido na Bahia, mais precisamente na cidade do Conde, a 190 quilômetros da capital Salvador, Carlos Geraldo tem uma vasta experiência na área de comunicação social e administração. Ele é radialista e Bacharel em administração de empresas. Em 2006, foi laureado como o melhor administrador do Brasil pelo Conselho Federal de Administração.

Em 1986, realizou o projeto arquitetônico da rádio Bahia. Entre 1996 e 2000, trabalhou em Pernambuco, onde administrou a Rede Aleluia. Nesta época, a rádio foi uma das líderes de audiência no segmento evangélico.

UAM Week: Congresso universitário online gratuito prossegue até domingo (17)

Participe do maior congresso online universitário do Brasil

Está em andamento desde ontem (11) e vai até o domingo (17), o Congresso Nacional Universitários Acima da Média, o UAM Week. São 7 dias intensos. Muito conteúdo de qualidade criado por empreendedores e executivos de nível nacional para você, universitário. E mais do que isso, além de assistir a diversas palestras, será possível conhecer universitários incríveis de todo o Brasil criando uma nova rede de amigos.

As inscrições estão abertas e são gratuitas! O congresso é totalmente online. Serão mais de 21 palestrantes.

Programa quer garantir acesso à banda larga a 95% da população até 2018


O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, disse hoje (12) que a nova fase do Programa Banda Larga para Todos tem como meta garantir o acesso ao serviço para 95% da população, até 2018. Assim, estima-se um total de 300 milhões de acessos à banda larga, no ano da projeção. Para chegar a esses números, o governo terá o desafio de criar condições para baratear o custo do serviço, inclusive em comunidades de difícil acesso.

“Há um estudo das Forças Armadas que quer fazer fibra ótica subaquática em todos rios da Amazônia. Passar na floresta é algo absolutamente complexo. Portanto é mais rápido lançá-las nos rios da região”, disse Berzoini durante audiência na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado. Segundo o ministro, serão necessários entre R$ 6 bilhões e R$ 8 bilhões para o projeto. “Para localidades onde a fibra ótica não tenha chegado, a ideia é usar satélites. Ano que vem lançaremos um satélite para comunicação militar que ajudará a levar internet para locais onde a fibra ótica não é acessível”, disse Berzoini ao lembrar que as constantes mudanças tecnológicas encarecem os serviços prestados pelo setor de telecomunicações. Nesse sentido, ele defendeu um tratamento orçamentário diferenciado para esse setor no ajuste fiscal em curso.

Lento ocaso do magistério - Artigo de Julio Groppa Aquino


"Não se trata aqui de conjecturar o desaparecimento, em curto prazo, do magistério. Seus profissionais continuarão a ocupar o papel a que têm sido relegados: baby-sitters sempre em prontidão, no caso da escola privada; bedéis ora sonolentos, ora esgotados, no da pública. Em ambos os cenários, os professores veem-se confinados à condição de meros gestores das idiossincrasias infantojuvenis, sob o manto da observância do direito universal da opinião e da expressão alheias", escreve Julio Groppa Aquino, professor titular da Faculdade de Educação da USP, em artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo, 10-05-2015.

Eis o artigo.

A Caça, produção dinamarquesa que concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2014, é uma daquelas obras que ultrapassam a qualificação de artísticas, uma vez que oferece uma mirada acurada sobre os conflitos intergeracionais cada vez mais agudos, testemunhados no presente, em que vemos a balança pender vertiginosamente para o lado da infância/juventude. Por isso, o filme é também um pequeno tratado sobre as sendas judicializantes em que as sociedades democráticas vêm se embrenhando, a título de garantia dos direitos das ditas minorias; no caso, as crianças. Vale lembrar que o filme não visa a problematizar tais direitos, hoje canônicos, mas dimensionar os contraefeitos que sua defesa in totum têm causado nos modos de convivência concretos entre os mais novos e aqueles a quem foi delegada a tarefa de protegê-los, inclusive de si próprios.

Feincartes reuniu mais de dez mil visitantes durante evento em Petrolina

Nove países e quinze estados participaram da 4ª edição da Feira Internacional de Artesanato e Decoração.

Mais de dez mil pessoas passaram pela 4ª edição da Feira Internacional de Artesanato e Decoração, a Feincartes, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Reunindo mais de nove países em exposição, a feira começou no dia 1º de Maio e seguiu até o último domingo (10). O evento ocorreu no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho até o dia dez de maio.

Realizado pela Mathias Feiras e Eventos, o projeto conta com o apoio do Sebrae, que trabalha com artesãos da região a formalização do negócio e a criação de uma identidade local.

No estante do Sebrae estavam expostas obras feitas por artistas de todo o estado. Oratórios e caixas de presenteáveis para vinho eram a especialidade da artesã Sueli Gonzaga. Ela começou a fazer pinturas quando se mudou de Petrolina para Santa Maria da Boa Vista, e viu na arte uma forma de amenizar a saudade dos filhos, que ficaram em Petrolina: “Certo dia meu filho foi me visitar, viu as obras e me inscreveu em uma feira local, depois disso percebi que o negócio dava certo e procurei o Sebrae para ter mais orientações”.

Petrolândia: Escola Bíblica oferece aulas sobre a Bíblia Sagrada para as crianças




A Escola Bíblica de Petrolândia, além de oferecer curso básico gratuito da Bíblia Sagrada, todas as sextas-feiras, às 20 horas, no Centro Cultural de Petrolândia, também promove aulas para o público infantil, no mesmo horário.

O tema tratado nas aulas é o mesmo das aulas para adultos, apresentado de forma lúdica, na linguagem das crianças, com músicas, brincadeiras, historinhas, filmes e desenhos.

"Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele!" Provérbios 22:6

Mais informações: (87) 9623-2025

Ver mais fotos>Escola Bíblica IASD em Petrolândia



Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações/fotos: Cláudia Fortes

Frases do dia 12/05/2015: Coletânea IHU Online

François Hollande e Fidel Castro

História

"Tive à minha frente um homem que fez história. É evidente que se debate o lugar que ocupa e suas responsabilidades. Mas, estando em Cuba, desejava encontrar-me com ele" – François Hollande, presidente da França, classificando com histórico o seu encontro com Fidel Castro, em Havana – O Globo, 12-05-2015.

Reassentados da Barragem de Itaparica acampam em frente à Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, no Sertão de PE


O Pólo Sindical do Submédio São Francisco PE/BA, com o apoio da FETAPE e da CONTAG, neste dia 12 de maio de 2015, com aproximadamente 3.000 reassentados/as da Barragem de Itaparica, ocuparam a Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, no município de Jatobá, Sertão de Pernambuco, e só sairão de lá quando o governo federal aceitar dialogar com a categoria. A mensagem foi enviada à redação do Blog por José Osivan.

Outras informações chegadas ao Blog, dão conta que o Exército faz a proteção da UHE Luiz Gonzaga (Itaparica), e os reassentados acamparam no local.

Novas informações a qualquer momento.

Redação do Blog de Assis Ramalho  

Novo terremoto no Nepal mata pelo menos 24 pessoas

No dia 25 de abril, um terremoto de magnitude 7,8 provocou mais de 8 mil mortos na região.

Um novo terremoto e vários tremores secundários atingiram hoje (12) o Nepal, a Índia e o Tibete matando pelo menos 24 pessoas.

O abalo de magnitude de 7,3 na escala Richter ocorreu 76 quilômetros a leste de Katmandu, seguido, meia hora depois, de um segundo abalo de magnitude 6,3, informou o observatório norte-americano que monitora a atividade sísmica em todo o mundo. O terremoto foi sentido na Índia e causou o abalo de edifícios no Tibete, na China.

Pelo menos 19 pessoas morreram no Nepal, de acordo com o porta-voz da polícia nacional, Kamal Singh Bam, que informou ainda que o número de feridos chega a 679.

Petrolândia: Dra Cristiane Jaques atende nesta quarta-feira (13) na Petroclinica


Dra Cristiane Jaques, clinica geral e médica do trabalho, estará atendendo nesta quarta feira (13) a partir das 17h00 na Petroclínica, em Petrolândia.

Dra. Cristiane também atende na Petroclinica nas segundas pela manhã e sexta-feiras, a partir das 17h00.

Petroclinica e Laboratório Jaques em parceria pela sua saúde

A Petroclinica está localizada em Petrolândia na Avenida Auspicio Valgueiro Barros, nº 436, Quadra 09, próximo ao Atacado Sanfrancisco. Telefones para contato (87) 3851-2333 e (87) 9805-0774.

Laboratório e Consultório Jaques
Em Petrolândia: Av. Djalma Wanderley, nº 1128 (entre o Hospital Municipal e o Batalhão da Polícia Militar). Telefone: (87) 3851-0372.
Em Jatobá: Rua Ilha Solteira, 48 - Itaparica - Jatobá (PE) - Celular (87) 8104-8802 (Vivo)
Em Tacaratu: Rua Cavalcante Nozinho, 253 - Centro. Telefone: (87) 3843- 1106

Redação do Blog de Assis Ramalho

240 vagas para concurseiros no interior de Pernambuco

As 240 oportunidades são para todos os níveis e as remunerações chegam a R$ 5 mil. / Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Existem neste momento 240 oportunidades para concurseiros nas cidades de Pesqueira, São José do Egito e São Lourenço da Mata. As oportunidades são para todos os níveis e as remunerações chegam a R$ 5 mil.

Em São José do Egito, são 93 vagas. As remunerações variam entre R$ 788 a R$ 5 mil, de acordo com o cargo pretendido e horas trabalhadas. Para nível superior, as oportunidades são para auditor fiscal, nutricionista, fonoaudiólogo, médico ginecologista/obstetra, médico radiologista e enfermeiro obstetra. Para o cargo de professor, é necessário ter licenciatura em língua portuguesa, matemática, geografia, ciências, história, educação física, filosofia, inglês e ensino infantil e fundamental de 1º a 5º ano As vagas de nível médio são para os cargos de fiscal de tributos, fiscal de obras, agente de arrecadação e agentes de trânsito. As inscrições vão até o dia 21 deste mês e devem ser feitas pelo site www.conpass.com.br.

Petrolândia: Promoção de maio, mês das mães, na Saúde e Sorriso




Informações: Saúde & Sorriso Consultórios Especializados