sexta-feira, 31 de julho de 2015

Petrolândia: Resumo da Sessão da Câmara de Vereadores realizada na quarta-feira (29), que teve transmissão ao vivo da Web Rádio Petrolândia

Primeira sessão ordinária do 2º semestre foi realizada na quarta-feira, 29 (Fotos: Assis Ramalho). Projeto Câmara Itinerante será realizado neste sábado (1º) no Projeto Apolônio Sales.
Vereador Eudes Fonseca é o novo líder do governo na Câmara Municipal. Entrevista com Dr. Eudes e Jorge Viana vai ao ar na manhã deste sábado (1º), no programa Acordando com as Notícias pela Web Rádio Petrolândia.
Após a reunião, o presidente da Câmara, Fabiano Jaques Marques, foi entrevistado por Assis Ramalho para a Web Rádio Petrolândia. Entrevista vai ao ar na manhã deste sábado (1º) no programa Acordando com as Notícias.
Rogério Novaes foi entrevistado para a Web Rádio Petrolândia. Entrevista vai ao ar na manhã deste sábado no programa ''Acordando com as Notícias''

Após o recesso de um mês, os vereadores de Petrolândia retomaram as sessões da Casa, realizando a primeira reunião do segundo semestre na noite de quarta-feira (29). A sessão, transmitida ao vivo pela Web Rádio Petrolândia.

Muitos alunos da Funeso/Unesf/Faexpe/Paranapanema acompanharam o início da reunião, aberta por volta das 19h30, pois acreditavam que representantes da faculdade participariam da sessão. A reunião da Faexpe com os alunos aconteceria no dia seguinte, no mesmo horário e local.

Após a reunião, Assis Ramalho entrevistou os novos líderes do governo e da oposição na Casa Legislativa, Dr. Eudes Fonseca e Jorge Viana, respectivamente, e o presidente da Câmara, Fabiano Jaques Marques. As entrevistas serão apresentadas neste sábado (1º), no programa Acordando com as Notícias, com início às 05h30 da manhã.

Abaixo, o resumo da reunião. 

Petrolândia: Em reunião com consultores de grupo educacional, ex-alunos da Funeso/Faexpe descobrem estar sem faculdade e que a solução definitiva para o caso vem em 8 dias


Em reunião tensa, realizada na noite desta quinta-feira (30), no auditório da Câmara de Vereadores de Petrolândia, Sertão de Pernambuco, estudantes que firmaram contrato com a Funeso/Unesf/Faexpe, a partir de 2013, descobriram que não foram transferidos para a Faculdade Paranapanema, como lhes foi feito acreditar e amplamente divulgado durante alguns meses e até o dia anterior, mas que estão sem registro em nenhuma faculdade. A informação foi repassada por consultores de grupo educacional, não nominado pelo representante, aos alunos que lotaram o auditório da Câmara.

Esse foi um dos principais motivos para a indignação que se instalou na reunião, entre os alunos dos cursos de extensão universitária e pós-graduação ministrados em Petrolândia, com turmas formadas a partir do segundo semestre de 2013, então pela Faexpe, com uso do nome da FUNESO/Unesf. Os alunos descobriram, ontem, que estão em situação indefinida, em meio às questões jurídicas, administrativas e acadêmicas, levantadas a partir da ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal, Regional de Serra Talhada, contra a Faexpe (Faculdades Extensivas em Pernambuco) e suas parcerias no oferecimento de cursos de extensão universitária, pós-graduação, cursos técnicos, doutorados etc.

A reunião começou com atraso e foi aberta com ligeira discussão, seguida por palestra de Rodrigo Silva, que se apresentou como consultor em Educação e comentou o cenário da educação superior no país. Após algumas perguntas e respostas, que os alunos consideraram evasivas, por não apresentar solução imediata, mas pedir aos alunos paciência para aguardar uma "solução definitiva", após o estudo do caso pela aludida consultoria, após estudo da situação e alinhamento com as orientações do MPF, para elaboração de cenários futuros.

O consultor foi insistentemente cobrado a apresentar soluções imediatas, ao que respondia que não seria possível, pois seria leviano ao dizer que instituição A ou B aceitaria os alunos, e ao final de oito, prazo solicitado por ele para voltar a Petrolândia com a "solução definitiva", que não os colocaria em risco de passar novamente pela mesma situação daqui a alguns meses. Segundo ele, a intenção seria "evitar o desgaste dos alunos".

A situação dos alunos "estaria sendo solucionada. ''Existe um grupo de faculdades que está se reunindo, a Funeso, por exemplo, esteve interessada em resolver o problemas com vocês, está interessada, porque ela está envolvida no princípio de toda essa situação. Então parte da solução também está na Funeso." O consultor também informou que a solução precisa ser aceita pelo Ministério Público Federal.

Entre as dificuldades para regularização da situação dos alunos, o consultor citou que as instituições que têm uma nota do MEC abaixo de 3 não podem se expandir (abrir novos cursos e vagas), o que impediria algumas instituições de receber os alunos.

A certa altura, o consultor deixou claro que não estava ali representando "a instituição anterior" - a Faexpe. "Eu não posso responder pela Faexpe. Eu faço parte da solução". Mas também, em outro momento, disse não pertencer a Paranapanema, o que deixou os alunos insatisfeitos e confusos, pois sua intenção era receber esclarecimentos das instituições com as quais firmaram contratos e vínculos. 

Uma das queixas dos estudantes foi quanto à ausência do professor Thiago Luna Gomes do Nascimento, representante da empresa Faexpe nos contratos iniciais com a Funeso/Unesf, e atualmente diretor geral da Unepós - Unidades de Estudos Especializados e Pós-Graduação Ltda/Faculdade Paranapanema.

Quanto à questão financeira, levantada por Sóstenes, que sugeriu deixar de pagar as mensalidades até que uma solução seja apresentada aos alunos, o consultor disse que, a seu ver, seria justo não pagar por não se estar usufruindo do benefício das aulas e que, após a regularização da situação, os alunos se motivariam a regularizar a situação financeira.

Aluno de Letras, Ricardo questionou a falta de acesso ao portal do aluno da Faculdade Paranapanema, no qual acreditava estar registrado. Foi neste momento que o consultor esclareceu que a situação de registro acadêmico dos alunos precisa ser regularizada, o que deverá ser feito após o estudo da consultoria.

Confrontado pelo aluno Márcio, que lhe pediu para dizer qual empresa o consultor representava no encontro, o sr. Rodrigo disse representar "um grupo educacional de mais de 10 empresas" e recusou-se a identificar nomes.

A última composição do Grupo Educacional ao qual pertencem Funeso, Paranapanema e Faxpe, foi divulgada em página da Excellence Educacional/Paranapanema - Tocatins no Facebook, no dia 04 de maio de 2015: Faculdade de Candeias, Centro Master de Educação Técnica e Profissional Ltda-CMETP, Funeso/Unesf, Horus Faculdades, Faculdade Paranapanema, Grupo Educacional, Faculdade SESPA, Faculdades Alto Iguaçu (FAI) e Núcleo Financeira da Faexpe (Faculdades Extensivas em Pernambuco).

A consultora jurídica, Alessandra, adiantou aos alunos que a Funeso já manifestou interesse em regularizar a situação dos alunos. Ela também foi confrontada pelos alunos, em busca da manifestação de representantes legítimos das entidades envolvidas na criação de toda a situação em que se encontram.

A última a falar foi a sra. Socorro Godoy, que instada a responder a qual empresa representava, por qual empresa ela e Magda eram contratadas, visto que os alunos não pertenciam a nenhuma faculdade, respondeu serem contratadas pela Faculdade Paranapanema. Após isso, a reunião terminou de forma abrupta, quando a sra. Socorro respondeu que não era dona da empresa, não podia responder por ela.

Nenhum dos representantes abordados pela reportagem do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia aceitou dar entrevista. Após o final conturbado da reunião, os palestrantes deixaram o auditório da Câmara rapidamente, acompanhados pelos estudantes, em grande alvoroço.

Audiência Pública na Câmara Municipal de Petrolândia

Conforme antecipado na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Petrolândia, realizada na noite de quarta-feira (29), o presidente da Casa Legislativa, Fabiano Jaques Marques, comunicou que será convocada audiência pública com representantes das entidades de serviços educacionais, Prefeitura, Ministério Público e outros para debater a situação dos alunos da Faexpe/Funeso/Unesf e Paranapanema no município.

A reunião deverá acontecer no dia 05 deste mês, véspera da data marcada pela consultoria do grupo educacional não identificado para apresentar a solução definitiva aos estudantes dos cursos livres oferecidos em Petrolândia.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia:Torneio de Futebol Beneficente acontece neste domingo na Ag. 01 do Bl. 01


Neste domingo, 02 de agosto/2015, será realizado no campo da Agrovila 01 do Bloco 01, em Petrolândia, grande torneio de futebol Beneficente.

De acordo com os organizadores do evento, as inscrições custarão R$ 80,00. Para maiores informações liguem:  (87) 99613-1785 (87) 99957-7237

Premiação:

1º Lugar: 1 Bode

2º Lugar: 1 Bode

3º Lugar: 2 Caixa de Cerveja

Com informações de  Adeildo Bertoleza

Comitiva do Amazonas vêm a Pernambuco conhecer o Pacto pela Vida


O Governo do Estado do Amazonas enviou uma equipe de três pessoas para, durante uma semana, conhecer de perto o Plano Estadual de Segurança Pública de Pernambuco, o Pacto Pela Vida. A comitiva amazonense, chefiada pelo secretário executivo de Assistência Social, Guilherme Sette, passou toda a semana, de segunda (27) à sexta-feira (31), mergulhando nos processos e ações realizadas pelo Pacto pela Vida. A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) ficou responsável pelo acompanhamento da equipe do Amazonas.

Guilherme Sette explicou que o Governo do Amazonas está em fase de planejamento para criar um programa de combate à violência letal e que, nesta fase de pesquisas, identificou em Pernambuco um caso exitoso. “Estamos fazendo o nosso benchmarking e visitaremos todos os Estados que consideramos que são bons exemplos. Aqui, em Pernambuco, o Modelo de Gestão por Resultados usado no Pacto Pela Vida foi o que mais nos chamou atenção positivamente”, afirmou.

Dança das cadeiras na Codevasf: Exonerado de manhã, João Bosco tem permanência confirmada à tarde, de novo



O ato de exoneração de João Bosco Lacerda de Alencar, titular da 3ª Superintendência da Codevasf, situada em Petrolina (PE), publicado na manhã de hoje (31), foi cancelado esta tarde. O ex-prefeito de Granito permanece no cargo a pedido do senador Humberto Costa junto a Aloísio Mercadante.


Segundo Nill Júnior, 'o PT está numa disputa com o PP para manter o comando da superintendência da Codevasf em território pernambucano desde que o ministro Gilberto Occhi foi nomeado para comandar o ministério da Integração Nacional. Occhi é ligado ao PP como é também o presidente da Codevasf, Felipe Mendes'.


Enquanto isso, Luciano Albuquerque tem duas passagens meteóricas no comando da 3ª SR da Codevasf.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Nill Júnior

Petrolândia: Festa da Melancia e Festival de Calouros acontecem hoje, com poucas atrações, após Convocatória resultar frustrante

Festival de Música Católica em 2012 (Foto: Assis Ramalho)

Com algumas horas de antecedência, foram divulgadas as realizações da Festa da Melancia, na Agrovila 01 do Bloco 04 do Distrito de Icó Mandantes, com início às 20h00 de hoje, e o Festival de Calouros, na Praça da Matriz, no centro de Petrolândia, a partir das 19h30.

O atraso na divulgação dos eventos deveu-se à prorrogação da Convocatória para Eventos de 2015, concluída há poucos dias pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Ítalo Leite. O resultado foi meio frustrante para quem esperava ver entre os habilitados os artistas mais famosos de Petrolândia.

Poucos artistas participaram da convocatória que, diga-se de passagem, ofereceu a possibilidade de acesso aos artistas locais a cachês significativos, aos quais muitos nunca tiveram oportunidade de receber. Em virtude de a quase totalidade dos artistas da cidade não ter registro profissional, os valores oferecidos pelas apresentações foram estabelecidos com base na tabela de remuneração para amadores, cujas cifras não são nem um pouco desprezíveis, como pode ser visto na reprodução abaixo.
O valor do cachê, inclusive, pode ser elevado, desde que seja comprovado, por documentos válidos, o valor recebido de outra entidade pública. Diante do resultado, percebe-se que a maioria dos artistas parece não ter lido além da reduzida lista de documentos exigidos pelo Edital.

Algumas categorias sequer tiveram inscritos, como dança e cultura popular. Outras - poesia e teatro - foram preenchidas com habilitação da SPP (Sociedade dos Poetas de Petrolândia) e Sertão Produções Artísticas, que não podem ter apresentações contratadas/remuneradas, por tratarem-se de empreendimentos com participação de servidor da secretaria.

O prefeito Lourival Simões conversou com a reportagem do Blog de Assis Ramalho e disse que "o pessoal não quer entregar papel".

O edital vai ser reaberto para as categorias que não tiveram concorrentes."Vou abrir porque, infelizmente, quero acreditar que tenha sido pelos seus afazeres, pelas suas ocupações no cotidiano, que não se inscreveram, porque não se pode mais dizer que a Prefeitura de Petrolândia não reconhece os artistas".

Para o prefeito, o grande desafio era criar a convocatória e torná-la base para os eventos a serem realizados nos próximos anos, visto que os valores não podem ser minorados em termos de cachês. Ao mesmo tempo, todos os artistas que pretendem abrilhantar eventos do município têm que participar do credenciamento junto à Prefeitura, quando abertos os Editais. "Não tem como chamar alguém que não esteja habilitado, não tem ajeitadinho", esclarece o prefeito.

Até grupos de outras cidades manifestaram interessem no Edital e inscreveram-se, sendo que um, de Olinda, foi habilitado e está apto a se apresentar em Petrolândia e levar, no mínimo, R$ 3.600,00 (três mil e seiscentos reais!), por um show de duas horas para os artistas que consideraram que a convocatória pediu papéis demais.

As oportunidades não caem do céu, embrulhadas em papel de presente, com seu nome na dedicatória de um cartão. É preciso estar preparado para percebê-las e correr atrás para aproveitá-las.

Calendário de Eventos de 2015
Festival da Melancia, em julho - categoria música: 02 bandas
Festival de Talentos (multicultural), em julho - categoria música: 01 banda
Arte na Praça, em agosto - categorias música, poesia, dança, teatro: 01 banda, 01 equipe de teatro
Festa Comunitária Brejinho da Serra, em setembro - evento musical em setembro: 01 banda
Encontro de Motociclistas, em setembro - categoria música: 02 bandas
Festa do Padroeiro, em setembro/outubro - categoria música: 05 bandas
Semana do Bebê, em outubro - categorias dança, teatro: 02 bandas, 02 equipes de teatro
Brincando com as Crianças do Espaço Rural, em outubro - categorias teatro, circo: 01 equipe de teatro, 01 atração circense
Arte na Praça, em novembro - categorias música, poesia, dança, teatro: 01 banda, 01 equipe de teatro
Festa Comunitária da Serrota, em novembro - categoria música - 01 banda
Ciclo Cultural, em dezembro - categorias música, dança, teatro - 04 bandas, 01 equipe de dança, 01 equipe de teatro
Celebrai, em dezembro - categoria música - 01 banda
Confraternização Universal (Réveillon) - categoria música - 01 orquestra
Outros Eventos 2015
Conferências em 2015 - categoria dança - de acordo com a necessidade
Inaugurações em 2015 - categorias música, teatro - de acordo com a necessidade

Ler na íntegra (arquivo PDF)>Convocatória para Eventos 2015

Redação do Blog de Assis Ramalho

Hospital de Palmares é outro exemplo da crise na saúde em Pernambuco, diz oposição

“Prédio bonito não trata doença”, diz o deputado Silvio Costa Filho ao denunciar colapso da unidade de saúde, que atende a 22 municípios da Mata Sul

O líder da Bancada da Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), foi pessoalmente ao Hospital Regional de Palmares (HRP) para conferir a série de denúncias que têm recebido sobre a crise no funcionamento da unidade de saúde do município.

O HRP Dr. Silvio Fernandes Magalhães tem registrado pedidos de demissão em massa de médicos, interrupção de serviços ambulatoriais e de especialidades, a exemplo do setor de cardiologia, e atraso de mais de três meses de pagamento da folha salarial dos funcionários, fruto do atraso no repasse de recursos do Estado à Organização Social (OS) Maria Lucinda, responsável pela gestão do hospital.

Responsável pelo atendimento de 22 municípios da Mata Sul – com população estimada de 500 mil habitantes - o hospital vive uma situação de “quase falência”, conforme constatação feita por Costa Filho. O parlamentar ouviu de funcionários que cirurgias eletivas foram suspensas, o setor de obstetrícia não funciona, não há mais atendimento nas áreas de cardiologia, urologia ou geriatria e a emergência atende parcialmente a demanda. Falta de remédios e de lençóis para os pacientes da emergência são outros problemas registrados.

Detonado por dívidas, Vasco diz à Justiça que corre o risco de fechar as portas


Vasco passa por grave crise financeira, com parte de receitas bloqueadas

Se dentro de campo a situação do Vasco é péssima, já que a equipe está na zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o mesmo acontece fora dos gramados. Na Justiça, em ação movida pelos agentes do atacante Paolo Guerrero, da Think Ball, o time cruzmaltino confessou inúmeras dívidas que formam uma "bola de neve" financeira e apontou que, com as coisas piorando diariamente, pode até fechar as portas.

"Como uma bola de neve, a situação se agrava a cada dia, tornando cada vez mais difícil a continuidade do clube. O risco de prejuízo irreparável é inegável", disse o Vasco à Justiça, apontando ainda "patrimônio líquido negativo" nos últimos anos e "fluxo de caixa extremamente limitado".

Só em débitos trabalhistas o Vasco precisa endereçar 30% de sua receita total, graças a acordos feitos no Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, em um Plano Especial de Execução de dívidas que também foi feito com Fluminense e Botafogo. Mais consideráveis fatias do dinheiro que entra em caixa são endereçadas a outros credores.

Com goleada, Grêmio Petrolândia vai à final da Copa Wilkson de Futsal neste sábado (1º)


Na noite dessa quinta-feira (30), o Grêmio Petrolândia classificou-se para a final da Copa Wilkson de Futsal, em Cabrobó, com goleada no EREM. Com o placar de 7 x 1, a equipe petrolandense garantiu sua vaga frente ao Olímpico, na noite deste sábado (1º), no Ginásio Municipal da cidade sede do torneio.

Os gols foram marcados por Nickson (3), Júnior Cabeça (2), Topeira e Luciano.

A equipe do União Valdivino, que prometia ir à final, empatou em pontos com mais dois times após os jogos de ontem e foi superada, em número de gols, pelo Olímpico, que obteve nada menos do que 13 gols em partida contra o saco de pancadas da competição, o EREM.

Boa sorte à aguerrida equipe de Petrolândia na disputa pelo troféu da Copa Wilkson de Futsal!

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Miltinho Couto de Lima

Petrolândia: Sandro Ramos apresenta música instrumental nesta sexta (31), às 19h30, na Praça de Alimentação


Hoje tem apresentação do músico Sandro Ramos, na Praça de Alimentação de Petrolândia, a partir das 19h30.

Música instrumental em som de piano, com repertório nacional, internacional e gospel, um acompanhamento agradável para o seu lanche ou refeição rápida no centro de Petrolândia.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Sandro Ramos

Petrolândia: Prefeito Lourival Simões entrega trator na Aldeia Entre-Serras e inaugura Posto Administrativo na Agrovila 10 do Distrito de Icó-Mandantes

No Icó-Mandantes, o prefeito assinou Ordem de Serviços para pavimentação de ruas da Agrovila 10 e lançou programa para construção de quadras poliesportivas

Fernando Filho e Alberto Feitosa participaram da comitiva de Lourival Simões


Na manhã de ontem (30), na Aldeia Pankararu de Entre-Serras, na Serrinha, na zona rural de Petrolândia, o prefeito Lourival Simões, acompanhado de comitiva, entre ela o deputado federal Fernando Filho (PSB) e o deputado estadual Alberto Feitosa (PR), realizou a entrega à comunidade de um trator com equipamentos e implementos agrícolas. 

O benefício à comunidade é resultado de uma emenda parlamentar apresentada pelo deputado Fernando Filho, para a Aipes (Associação Indígena Entre-Serras), por indicação do prefeito Lourival Simões. A máquina vai atender toda a área indígena do município. 

Após a entrega, a equipe da prefeitura e deputados convidados seguiram para a Agrovila 10 do Bloco 03 do Distrito de Icó Mandantes, onde foi realizada a inauguração de Posto Administrativo da Prefeitura Municipal de Petrolândia na comunidade.

Recentemente alçado à categoria de distrito, o Icó Mandantes recebeu um posto onde serão prestados serviços de secretarias municipais e outros órgãos aos moradores da zona rural.

No Icó Mandantes, Lourival Simões e Feitosa assinaram Ordem de Serviço para pavimentação da Agrovila 10, e autorização da construção de seis quadras poliesportivas, na zona rural, no lançamento de programa municipal para ampliar o acesso ao esporte em áreas mais distantes do centro da cidade.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Sedetur Petrolândia

'Disparamos contra um leão macho velho. Não fiz nada de ruim', diz caçador do leão Cecil


O caçador profissional Theo Bronkhorst afirmou nesta sexta-feira à agência France Presse que não fez nada de errado ao acompanhar o dentista americano Walter Palmer durante a caçada que acabou na morte do leão Cecil, símbolo do Zimbábue.

"Não acho que faltei com nenhum de meus deveres. Fui contratado por um cliente para organizar uma caçada para ele e disparamos contra um leão macho velho, que, para mim, superou sua idade reprodutiva, e acho que não fiz nada de ruim", declarou.

Cecil era uma atração popular entre os vários turistas estrangeiros que visitavam o Parque Nacional Hwange, e também fazia parte de um projeto de pesquisa da Universidade de Oxford.

A suspeita é que o leão tenha sido atraído para fora do parque e, primeiramente, atingido por uma flecha. Após isso, Palmer e seu guia teriam-no rastreado e matado com uma arma, cerca de 40 horas depois.

Cobrança extra na conta de luz continua em agosto, diz Aneel


Em agosto, os consumidores vão pagar novamente um adicional de R$ 5,50 a cada 100 quilowatts/hora (kWh) de energia consumidos. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou hoje (31) que a bandeira tarifária vermelha estará em vigor no período.

O sistema de bandeiras tarifárias permite a cobrança de um valor extra na conta de luz, de acordo com o custo de geração de energia. Em julho, a bandeira também foi vermelha, por causa do uso intenso da energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a gerada por usinas hidrelétricas.

Com as cores verde, amarela e vermelha, as bandeiras servem para indicar as condições de geração de energia no país. Se for um mês com poucas chuvas, os reservatórios das hidrelétricas estarão mais baixos, por isso, será necessário usar mais energia gerada por termelétricas.

Advogada de réus da Lava Jato diz que encerrou carreira devido a ameaças de membros da CPI

Após cliente revelar suposto pedido de propina pelo deputado Eduardo Cunha, a advogada foi convocada a declarar na CPI da Petrobras a origem de seus honorários. As supostas tentativas de intimidação, disse ela a César Tralli, no JN, "vem dos integrantes da CPI, daqueles que votaram a favor da minha convocação".

A advogada Beatriz Catta Preta afirmou em entrevista ao repórter César Tralli, na edição desta quinta-feira (30) do Jornal Nacional, que decidiu deixar os casos dos clientes que defendia na Operação Lava Jato porque se sentia ameaçada e intimidada por integrantes da CPI da Petrobras. Ela disse que, devido às supostas ameaças, fechou o escritório e decidiu abandonar a carreira.

Após a aprovação no último dia 9 do requerimento que a convocou para depor à comissão, a advogada desistiu de continuar defendendo três clientes que fizeram acordo de delação premiada no âmbito da investigação do esquema de corrupção na Petrobras. A CPI quer que ela explique a origem do dinheiro recebido a título de honorários.

Indagada sobre quais eram os autores das supostas tentativas de intimidação, Catta Preta respondeu: "Vem dos integrantes da CPI, daqueles que votaram a favor da minha convocação", declarou.

Sem citar nomes, Catta Preta, especializada em acordos de delação premiada, disse que decidiu encerrar a carreira a fim de zelar pela segurança da família.

"Depois de tudo que está acontecendo, e por zelar pela segurança da minha família, dos meus filhos, eu decidi encerrar a minha carreira na advocacia. Eu fechei o escritório", declarou.

Petrolândia: A noite de hoje é de show com Evânio Barbosa no Maria Fumaça


Hoje é dia de apurar o gosto musical no Bar e Restaurante Maria Fumaça, na Orla Fluvial de Petrolândia, com o cantor, compositor e poeta Evânio Barbosa, em show acústico com acompanhamento de seu filho Márcio. A apresentação tem início às 20 horas.

Música popular brasileira, sucessos e muito som romântico, para aquecer a noite que promete aos amantes da boa música um clima gostoso de inverno e aconchego, para curtir em boa companhia, ouvindo um repertório especial. 

Compareça, aprecie e prestigie, enquanto saboreia as opções do variado cardápio do Maria Fumaça, organização de Sherle Belém e Neide.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Evânio Barbosa 

A partir desta sexta (31), cinquentinha só poderá sair da loja emplacada

Veículos já em circulação também terão que ser licenciados e registrados pelo Detran. Fiscalização será mais eficaz com o emplacamento (Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem)

Conhecidas como 'cinquentinhas', as motos com até 50 cilindradas compradas a partir desta sexta-feira (31) só poderão sair das lojas e circular após serem emplacadas. Os ciclomotores deixaram de ser responsabilidade dos municípios e passam a ser licenciados e registrados pelo Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE). A norma foi publicada no Diário Oficial desta sexta, após ser sancionada pela presidente Dilma. Dessa forma, o emplacamento das cinquentinhas e o pagamento de taxas como o seguro DPVAT serão obrigatórios.

Para aqueles que já possuem motocicletas cinquenta cilindradas, uma data será estabelecida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para o emplacamento. Segundo Charles Ribeiro, diretor e presidente do Detran-PE, os ciclomotores só podem ser conduzidos por maiores de 18 anos, que possuem carteira de habilitação na categoria 'A' ou receberam a Autorização de Condução de Ciclomotores (ACC). Todos os veículos motorizados, que possuam duas ou três rodas, e tenham até 50 cilindradas pode ser classificados como ciclomotor, sendo assim, até as bicicletas motorizadas serão incluídas nas normas, segundo o Detran.

Homem morre em acidente de moto em Itacuruba, no Sertão de PE


Um homem de 44 anos morreu após um acidente de moto na noite dessa quinta-feira (30) em Itacuruba, no Sertão de Pernambuco. De acordo com informações apuradas em primeira mão pelo Blog do Elvis, Álvaro Almeida trabalhava como guarda municipal e deixou duas filhas.

A vítima chegou a ser socorrida para o Hospital Álvaro Ferraz, no município de Floresta, também no Sertão do Estado. Apesar disso, não resistiu aos ferimentos devido à queda da motocicleta e veio a falecer.

NE 10 / Blog do Elvis

Pernambuco no clima reúne especialistas para discutir práticas e inovações sustentavéis

Foto: Clélio Tomaz

Economia verde, mobilidade e cidades inteligentes estão entre os temas que serão debatidos no seminário, que acontece nos dias 4 e 5 de agosto, e na exposição entre 3 e 9 de agosto no Recife


O Pernambuco no Clima reunirá na primeira semana de agosto, no Recife, importantes especialistas nacionais e internacionais para debater soluções sustentáveis visando conter o aquecimento global, reduzir riscos das mudanças climáticas e desenvolver políticas e negócios inovadores para viabilizar uma economia de baixo carbono. O site www.penoclima.com.brdispõe de informações detalhadas sobre a programação, que contará com seminários (4 e 5 de agosto) e exposição no Shopping RioMar, de 3 a 9 de agosto de 2015.


Na sua 4ª edição consecutiva, o evento já se consolidou no calendário dos grandes acontecimentos estaduais, mapeando tendências da economia verde, prospectando novas tecnologias, apresentando soluções de mercado e promovendo fontes de geração de energia limpa e renovável. Anualmente, vem reunindo, no Recife e em Fernando de Noronha, especialistas, gestores e empreendedores do Brasil e de mais de 20 países e também apresentando resultados desses trabalhos nas conferências sobre mudanças climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU).

A abertura oficial será no dia 04 de agosto (terça-feira), com a presença do governador de Pernambuco, Paulo Câmara; do prefeito do Recife, Geraldo Julio; de convidados internacionais; além da participação do cantor Lenine. Também será lançada a revista Clima Business, um novo veículo de comunicação (integrado com site, redes sociais e aplicativos) que abordará os riscos das mudanças climáticas e destacará as oportunidades da nova economia de baixo carbono.

“O movimento Pernambuco no Clima ganha este ano a rede de comunicação Clima Business, com revista e canais interativos digitais, para apoiar novas cadeias climática e social”, diz o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Sérgio Xavier, articulador do projeto.

Servidores do Detran-PE decidem entrar em greve por tempo indeterminado a partir de quarta-feira


Os servidores do Detran entram em greve por tempo indeterminado a partir da próxima quarta-feira. A decisão foi tomada esta manhã, durante assembleia da categoria, em frente à sede do órgão, no bairro Iputinga, no Recife. Em seguida, a categoria realizou uma passeata até a Avenida Caxangá.

O calendário de paralisações se repetiu em todas as sextas-feiras de julho. Como o sindicato dos trabalhadores não foi chamado para uma negociação, uma nova assembleia aconteceu hoje para definir novos rumos do movimento. "Entregamos nossa pauta de reividicações desde agosto de 2014. Tivemos uma reunião com a Secretaria de Administração em fevereiro e até agora, sem nenhum retorno. Acertamos a progressão do plano de cargos e carreira para quem completa 10 ou 30 anos de trabalho, mas isso não foi cumprido", explica o presidente do sindicato da categoria, Alexandre Bulhões.

Policial militar é baleado e morto durante tentativa de assalto no Ceará

Subtenente PM Jessé foi baleado e morreu no Hospital

O subtenente Jessé de Moura Freire Neto, lotado no 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM), não resistiu aos ferimentos e morreu na manhã desta sexta-feira (31), em Fortaleza. O Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF) confirmou a morte do policial. O subtenente levou quatro tiros na manhã desta sexta-feira, durante uma tentativa de assalto, no Bairro Centro, em Fortaleza.

De acordo com a Associação de Cabos e Soldados Militares do Ceará, o subtenente Jessé, foi o sétimo policial morto durante confrontos em 2015.

Segundo informações do 34º Distrito Policial, o subtenente estava em uma loja na Rua 24 de Maio quando dois homens entraram na loja e anunciaram o assalto. De acordo com a polícia, o policial estava de folga e reagiu com o intuito de evitar o assalto.

A polícia disse que o subtenente ficou ferido. Os dois suspeitos fugiram. Os funcionários da loja acionaram uma ambulância do Samu e o encaminharam para o Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), no Bairro Centro.

Mãe e filho morrem após batida entre carro e 2 caminhões no interior da BA

Acidente mata mãe e filho na cidade de Poções, na Bahia (Foto: Anderson Oliveira/Blog do Anderson)

Mãe e filho, de 45 e 21 anos, morreram na manhã desta sexta-feira (31) após o carro em que estavam bater em dois caminhões na BR-116, em Poções, sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o jovem de 21 anos seguia com destino ao Rio de Janeiro com a mãe para estudar medicina.

Ainda segundo a PRF, a suspeita é que o carro estava em alta velocidade e o motorista não conseguiu frear no perímetro urbano de Poções ao avistar um quebra-mola. Nesse momento, o garoto, que conduzia o veículo, perdeu o controle da direção e bateu nas rodas dos pneus laterais da primeira carreta. Em seguida, o carro foi projetado para a pista e atingido por outro caminhão que seguia viagem sentido Salvador.

Caixa eletrônico é explodido em posto de atendimento bancário, no interior de PE


Estrutura do posto de atendimento foi danificada, segundo polícia
 (Foto: Divulgação/ Polícia Militar)


Um caixa eletrônico de um posto de atendimento bancário privado foi explodido na madrugada desta sexta-feira (31) em Vertente do Lério, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, moradores informaram que ouviram três explosões no estabelecimento, que ficou com a estrutura danificada.

Após as explosões, vários disparos de arma de fogo foram ouvidos pelos moradores. Ninguém ficou ferido. A polícia relatou também que ainda não há informações sobre a quantidade de pessoas envolvidas no crime e nem sobre a quantia de dinheiro levada.

O local foi isolado e uma equipe do Instituto de Criminalística (IC) acionada para periciar o local. Um efetivo da Delegacia de Roubos e Furtos dará apoio nas investigações, segundo a delegacia do município. O posto de atendimento já havia sido alvo de bandidos em 2013.

G1 Caruaru

Ação conjunta prende oito suspeitos de crimes no Sertão de Alagoas


Uma operação conjunta das policias Civil e Militar prendeu oito suspeitos de integrar uma quadrilha envolvida em vários crimes no município deSantana do Ipanema, no Sertão de Alagoas. A ação aconteceu entre a quinta-feira (30) e a madrugada desta sexta-feira (31).

A operação foi comandada pelo delegado Fábio Costa, da 11ª Delegacia Regional de Santana do Ipanema, e teve participação de militares da Radiopatrulha e do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes), do 7º Batalhão da Polícia Militar (BPM), sob o comando do coronel Marcos Costa.

Entre os presos está Jeferson da Silva Nunes, o “Kel”. Segundo a polícia, ele é um dos envolvidos nas mortes de Antônio Ferreira Monteiro e Cícero Saturnino da Silva, que foram assassinados a tiros e tiveram os corpos queimados naquela cidade.

Nunes também é suspeito de integrar uma organização criminosa que foi descoberta nos últimos dias na região e que tinha envolvimento em vários crimes. Sua prisão foi em cumprimento a um mandado expedido pelo juiz Diego Araújo Dantas.

Também foram presos Januário da Silva, Almir da Silva Neri e Maria José de Souza Gonçalo, conhecida por “Ninha”. Eles foram autuados por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

A morte de Cecil serviu para alguma coisa? Artigo de Sonya Angelica Diehn


Se as pessoas só se importarem com leões quando um dentista rico matar um deles para pendurá-lo na parede, a morte de Cecil terá sido em vão, afirma Sonya Angelica Diehn, a chefe da redação de meio ambiente da DW em artigo no portal Deustche Welle, 30-07-2015.

Eis o artigo.

O leão Cecil está morto. Quando ouvi a notícia, nesta terça-feira (28/07), pensei: outro animal belo e raro, morto sem razão.

Primeiro saíram algumas notícias sobre o tema. De repente, as comportas se abriram. O assunto foi se tornando viral: primeiro no Twitter e no Facebook, depois em outras mídias. A história estava em todos os lugares – e todo mundo parecia ter uma opinião sobre ela.

Então, pensei: ué, de repente todo mundo se interessa por leões? Na semana passada, a notícia de que dez leões morreram durante as enchentes na Índia não virou manchete. Considerando que restam apenas 500 leões asiáticos no mundo, isso é algo importante.

Mas a história de Cecil, claro, é muito mais palatável que um caso climático abstrato e mortal que pode ou não ter a ver com as mudanças climáticas.

Bandidos assaltam agência dos Correios de Orobó (PE)

Bandidos renderam vigilante da agênciaFoto: Divulgação/PM.

Uma agência dos Correios foi assaltada na manhã desta sexta-feira (31) em Orobó, no Agreste de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Militar, dois homens armados teriam entrado na agência, rendido o vigilante e anunciado o assalto. Em seguida, eles teriam ido ao cofre do local e retirado uma quantia em dinheiro.

Ainda segundo a polícia, os dois suspeitos saíram da agência e fugiram em uma motocicleta. A quantia roubada não foi informada. Até o momento, nenhum suspeito foi localizado. A polícia irá analisar as imagens das câmeras de monitoramento da agência para tentar identificar os suspeitos.

Núcleo SJCC/Caruaru
Do NE10 Interior

Petrolândia: Procura-se cão desaparecido na noite desta quinta-feira


Esse cãozinho está desaparecido (tem recompensa para quem encontrar).


Família de Petrolândia procura um cãozinho tipo 'vira lata' (preto e branco), que atende por nome de Peter e desapareceu da residência, localizada na Av. Sabino Costa, próximo à Escola Delmiro Gouveia, na noite desta quinta-feira (29).

Uma criança está sofrendo com a ausência do animalzinho, que é dócil e está sem coleira.

Quem encontrou ou encontrar, favor entrar em contato com o nº do celular (81) 99161-8575, que será gratificado.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Dança das cadeiras na Codevasf: Sai João Bosco e o PT, entra Luciano Albuquerque e o PP

Com a saída de João Bosco, PT pode perder espaço à frente de ações na região
João Bosco em entrevista a Assis Ramalho

Ao que tudo indica, João Bosco Lacerda de Alencar, ex-prefeito de Granito-PE, deixa mesmo a titularidade da 3ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), sediada em Petrolina. No dia 13 deste mês, um pedido de exoneração de João Bosco foi assinado pelo presidente do órgão, Felipe Mendes de Oliveira, e até divulgado como fato consumado, assim como a indicação do substituto, Luciano Albuquerque.

O processo, porém, foi cancelado após intervenção do senador Humberto Costa (PT). Mas parece que a sobrevida de João Bosco na instituição foi curta. Hoje (31), novamente a exoneração de João Bosco e a nomeação de Luciano Albuquerque, pai do deputado federal Fernando Monteiro (PP), vêm à tona. 

A troca de dirigentes da Codevasf em Petrolina, com perda de influência do PT no órgão, é recebida em Petrolândia como um arejamento nas relações da prefeitura com aquela instituição. Como prova de que as relações estão se estreitando, o Posto Administrativo da Prefeitura Municipal na sede do recém-criado Distrito do Icó-Mandantes foi inaugurada ontem (30), na Agrovila 10 do Bloco 03, em sala do Centro Administrativo do Perímetro Irrigado do Icó-Mandantes.

Esperemos as cenas dos próximos capítulos. Abaixo, reprodução da carta de nomeação de Luciano Albuquerque para a 3ª SR da Codevasf.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Floresta (PE) recebe equipe da Comunicação Itinerante da Transposição hoje

Iniciativa mostra os benefícios do Projeto São Francisco à população que reside nas áreas de influência da obra (Foto: Assis Ramalho)

A equipe da Comunicação Itinerante do Projeto de Integração do Rio São Francisco estará nesta sexta-feira (31/7) no município de Floresta (PE). O objetivo das atividades é informar e esclarecer dúvidas da população sobre o empreendimento hídrico.

A programação acontecerá das 8h às 16h no Canteiro Central da rua Audomar Ferraz. No local, a população também terá acesso a informações sobre o uso racional da água. Além disso, 70 estudantes do Colégio Educandário Universo Infantil conhecerão mais o projeto São Francisco, às 10h30, com uma palestra da equipe. A participação da população é gratuita.

Floresta será o 14º município a receber a equipe de Comunicação Itinerante em 2015, no seu terceiro ciclo de ações. Moradores de Cabrobó (PE), Cajazeiras (PB), Betânia (PE), Verdejante (PE), Barro (CE), Salgueiro (PE), Monteiro (PB), Custódia (PE), Penaforte (CE), Jati (CE), Monte Horebe (PB), Sertânia (PE) e São José de Piranhas (PB) também já aprenderam mais sobre a maior obra de infraestrutura hídrica do país.

Em giro pelo Sertão, Miguel ouve associações rurais e lideranças políticas


O deputado estadual Miguel Coelho (PSB) cumpriu uma extensa agenda pelo Sertão nesta quinta-feira (30). O socialista visitou os municípios de Santa Cruz, Bodocó, Exu, Salgueiro, Ouricuri, Ipubi e Serrita onde teve encontro políticos e reuniões com lideranças comunitárias.​ Em Ipubi, reuni​u-se com representantes da associação de agricultores, na sede dos Pequenos Produtores Rurais da Área do Sítio Pebas. O deputado ouviu os demandas e apelos dos associados da região.

O deputado Miguel Coelho garantiu que lutará pela aquisição de equipamentos da fábrica de polpas da Associação dos Produtores de Frutas de Serra Branca, que hoje precisa de uma adequação para não perder mercado e prejudicar todos os produtores da região.  ​"A Aprofrutas não pode parar. Assumo esse compromisso com vocês em buscar recursos para esses equipamentos", disse o deputado.

Agrotóxicos: quem deve decidir seu uso? Artigo de Leomar Daroncho

O Brasil detém, desde 2009, o indesejável título de maior consumidor de agrotóxicos do mundo, com o índice de 5,3 litros por habitante/ano. Mato Grosso é o principal consumidor dentre os estados brasileiros, com 45 litros por habitante/ano, mas, em algumas regiões do estado, esse número se aproxima do consumo anual de 400 litros por habitante!

"Também chama a atenção a isenção de impostos que o país continua a conceder à indústria produtora de agrotóxicos, um grande incentivo ao seu fortalecimento, que vai na contramão das medidas protetivas adotadas por outros países", escreve Leomar Daroncho, procurador do trabalho em Mato Grosso, em artigo publicado por Carta Maior, 29-07-2015.

Eis o artigo.

Em meio à pressão e à urgência econômica pelo crescimento da produção agrícola, a sociedade brasileira precisa discutir um grave problema que ameaça tanto a presente quanto as futuras gerações: os agrotóxicos. Os dados disponíveis acerca do colossal volume utilizado, e suas consequências para a saúde pública, especialmente em Mato Grosso, recomendam que o tema seja enfrentado imediatamente.

Há farta produção científica e acadêmica indicando a correlação entre a exposição a agrotóxicos e o surgimento ou elevação dos índices de doenças crônicas. É assustadora a projeção de 500 mil novos casos anuais de câncer no Brasil, sendo o contato com agentes cancerígenos importante fator do agravamento dos números.

No início de 2015, o Instituto Nacional do Câncer – INCA publicou um alerta indicando os malefícios do uso intensivo de agrotóxicos. Além das intoxicações agudas, que afetam principalmente as pessoas expostas em seu ambiente de trabalho, causando irritação da pele e olhos, coceira, cólicas, vômitos, diarreias, espasmos, dificuldades respiratórias, convulsões e morte; o estudo assinala a relevância das intoxicações crônicas, que também prejudicam toda a população.

Igrejas se unem contra o uso de plástico no comércio da água

Cerca de 75% das garrafas de plástico vazias acabam em aterros sanitários ou em lagos, rios, mares e oceanos, onde nunca poderão se decompor completamente (Foto: Galeão Sacramento/Divulgação)

Reduzir a produção e a distribuição de água engarrafada no mundo. É o que sugere o Conselho Mundial de Igrejas através daEcumenical Water Network [Rede Ecumênica da Água] (EWN), que exorta as próprias comunidades eclesiais e as organizações ecumênicas na Europa e naAmérica do Norte a iniciar oportunas reflexões sobre o impacto que esse tipo de comércio tem sobre o ambiente e sobre o respeito do direito de acesso de todas as populações à água.

A reportagem é do jornal L'Osservatore Romano, 28-07-2015. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

A questão é bastante complexa. No centro das preocupações, não está apenas o plástico das garrafas, já em grande parte reciclável, mas também o efeito, segundo a EWN, altamente poluente do processo de produção e eliminação.

Em vez de serem recicladas, de fato, cerca de 75% das garrafas de plástico vazias acabam em aterros sanitários ou em lagos, rios, mares e oceanos, onde nunca poderão se decompor completamente.

E não só. A EWN defende que, muitas vezes, os governos evitam a sua própria tarefa de fornecer água potável às camadas carentes da população justamente graças à distribuição de água engarrafada, o que lhes permite evitar de dotar o território das necessárias infraestruturas hídricas.

Monteiro: O Brasil vive uma transição, mas vamos inaugurar um novo ciclo de crescimento

Ministro Armando Monteiro (Foto: Divulgação)

Florianópolis - Em encontro com empresários na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro, enviou uma mensagem de confiança: “O Brasil vive uma transição, mas vamos inaugurar um novo ciclo de crescimento”.

O ministro ressaltou que a economia brasileira passa por dificuldades, em um momento de transição e ajustes, mas que o setor produtivo não pode se pautar pelo pessimismo: “Esse pessimismo disseminado na sociedade preocupa, pois não encontra correspondência na realidade. A história do Brasil é marcada por superação de dificuldades, os pessimistas estão sempre fadados a perder".

Monteiro lembrou que Santa Catarina tem um parque industrial desenvolvido e uma corrente de comércio forte, que pode ser um diferencial: "Aqui se forjou uma indústria vigorosa, e crescer pela indústria é sempre melhor, a indústria tem uma grande capacidade de forjar um modelo de desenvolvimento mais virtuoso”.

Prefeitura de Afogados da Ingazeira inicia pagamentos de servidores


A Prefeitura de Afogados da Ingazeira, como vem sendo de praxe desde que o Prefeito José Patriota assumiu a gestão, paga mais uma vez o salário dos servidores em dia.

Os vencimentos referentes ao mês de Julho incrementarão a economia municipal com um aporte de R$ 2.324.669,49. O pagamento teve início ontem (30), com os servidores da educação. Ao todo, 1.590 servidores começaram a receber seus salários. Confira o calendário:

30/07 - Educação
31/07 - Agricultura, Administração, Assistência Social, Coordenadoria da Mulher, Controle Interno, Cultura e Esportes, Finanças, Infraestrutura, Transportes, Ouvidoria, Gabinete, Procuradoria, Aposentados e Pensionistas
03 e 04/08 - Saúde

Prefeitura de Afogados da Ingazeira/Núcleo de Comunicação Social