sexta-feira, julho 31, 2015

Petrolândia: Resumo da Sessão da Câmara de Vereadores realizada na quarta-feira (29), que teve transmissão ao vivo da Web Rádio Petrolândia

Primeira sessão ordinária do 2º semestre foi realizada na quarta-feira, 29 (Fotos: Assis Ramalho). Projeto Câmara Itinerante será realizado neste sábado (1º) no Projeto Apolônio Sales.
Vereador Eudes Fonseca é o novo líder do governo na Câmara Municipal. Entrevista com Dr. Eudes e Jorge Viana vai ao ar na manhã deste sábado (1º), no programa Acordando com as Notícias pela Web Rádio Petrolândia.
Após a reunião, o presidente da Câmara, Fabiano Jaques Marques, foi entrevistado por Assis Ramalho para a Web Rádio Petrolândia. Entrevista vai ao ar na manhã deste sábado (1º) no programa Acordando com as Notícias.
Rogério Novaes foi entrevistado para a Web Rádio Petrolândia. Entrevista vai ao ar na manhã deste sábado no programa ''Acordando com as Notícias''

Após o recesso de um mês, os vereadores de Petrolândia retomaram as sessões da Casa, realizando a primeira reunião do segundo semestre na noite de quarta-feira (29). A sessão, transmitida ao vivo pela Web Rádio Petrolândia.

Muitos alunos da Funeso/Unesf/Faexpe/Paranapanema acompanharam o início da reunião, aberta por volta das 19h30, pois acreditavam que representantes da faculdade participariam da sessão. A reunião da Faexpe com os alunos aconteceria no dia seguinte, no mesmo horário e local.

Após a reunião, Assis Ramalho entrevistou os novos líderes do governo e da oposição na Casa Legislativa, Dr. Eudes Fonseca e Jorge Viana, respectivamente, e o presidente da Câmara, Fabiano Jaques Marques. As entrevistas serão apresentadas neste sábado (1º), no programa Acordando com as Notícias, com início às 05h30 da manhã.

Abaixo, o resumo da reunião. 



Após as votações de projetos e moção em pauta, a palavra foi facultada aos vereadores. O primeiro a se pronunciar foi Dr. Eudes Fonseca, que comentou sua promoção a líder do governo na Casa e a importância do cargo. O vereador leu a Indicação nº 023/2015 com proposição ao Executivo para instalação de feirantes no local em que funcionou a 'feira da sulanca'. Também explicou os dois projetos de lei, nomeando duas escolas no município, uma com o nome do ex-governador Eduardo Campos, outra com o nome de Ariano Suassuna.

Em seguida, falou o vereador Silvio Rogério, que comentou o Ofício nº 004/2014, em que solicitou da CODEVASF uma sala no centro administrativo do Icó Mandantes para instalar uma extensão de diversas secretarias. Com a solicitação atendida, o Posto teve inauguração no dia 30 de julho de 2015. O vereador também comentou a Moção do Vereador Rogério Novaes e felicitou os artesãos do município pelo empenho e talento apresentados na XVI Fenearte, em Olinda, no início do mês.

Em seguida, o vereador Rogério Novaes deu inicio comentando sobre ser oposição, mas com responsabilidade, onde, devem-se apontar os erros do Gestor, porém quando houver algo bem feito o mesmo irá aplaudir o líder do executivo. Deu continuidade justificando sua Moção de Aplausos número 009/2015, que homenageia os artesãos da cidade de Petrolândia que se deslocaram ao município de Olinda com o objetivo de expor seus produtos na Fenearte. Parabenizou a comunidade do Atalho, mas ressaltou que esta foi uma de suas primeiras reivindicações como Vereador, o mesmo realizou denúncias de como funcionava o colégio anteriormente, sendo assim, mostrou-se feliz pelo Gestor ter feito uma obra indicada pela oposição, porém ele realizou uma nova denúncia em relação à construção desta Escola, o Prefeito fixou uma placa com o valor dos recursos gastos informando que a obra foi realizada com recursos próprios, mas o Vereador informou que esta construção foi executada com recursos federais provenientes do Fundeb.

Rogério relembrou que no início do ano houve uma Audiência Pública a respeito do abastecimento de merenda nas escolas, naquela situação as escolas não estavam sendo devidamente abastecidas por vários problemas, com a promessa de resolução do problema naquele momento, o município encontra-se em situação parecida na volta às aulas do segundo semestre, relatou sobre uma reunião na escola da agrovila 04 bloco 03, em a representante de núcleo alegou falta de material e a mesma vinha realizando algumas compras de materiais com seu próprio dinheiro, mas impossibilitada de continuar a realizar estas comprar, pediu que os pais comprassem o material necessário, pois a Prefeitura não estava os disponibilizando. Ele finalizou falando a respeito dos dois projetos lei que nomeiam duas escolas que ainda não foram construídas, assim como questionou se elas realmente serão erguidas, também criticou os nomes escolhidos para nomear as escolas, pois o mesmo acha mais viável homenagear pessoas que residiram naquela localidade.

A palavra foi concedida a Vereadora Dona Santa, ela deu inicio ao seu pronunciamento parabenizando o município por estar recebendo uma escola no Sítio Atalho, comentou sobre a nomeação da Escola, onde disse ser muito válida. Prosseguiu comentando sobre a importância da inauguração do Centro administrativo na Agrovila. Logo em seguida falou sobre o papel dos artesãos no município, sendo a mesma uma artesã também.

Em sua fala, o Vereador Noca parabenizou as reivindicações de todos os Vereadores, assim como comentou sobre os artesãos que se deslocaram à Olinda representando este município. Logo em seguida, falou sobre a inauguração do Centro Administrativo na Agrovila. O Vereador relembrou que solicitou ao líder de Governo anterior, um ponto de apoio para os moradores do Brejinho, mas até o momento nada foi resolvido, é válido salientar que o mesmo também solicitou uma bomba para um poço artesiano naquela mesma localidade, e o problema ainda persiste.

Em seguida, o Vereador Jorge Viana deu inicio às suas palavras, dando congratulações ao novo líder do Governo o Vereador Eudes Fonseca, logo em seguida falou sobre as questões de descaso com merenda, material escolar, recursos da saúde, sendo tudo irresponsabilidade por parte do Gestor atual, uma vez que, a prefeitura tem condições o suficiente para não deixar faltar tantas coisas importantes para a população. Frisou que muitas coisas no Município são conquistas do Governo Federal, onde o atual Prefeito tenta ganhar créditos em cima, fazendo inclusive cenas de inaugurações em coisas que de fato já pertencem à população, mas que por reformas ou novos serviços, procura demonstrar trabalho em algo que deve ser melhor explicado ao povo.

O Vereador Juarez Patriota, após cumprimentar o novo líder do Governo, decidiu abordar a princípio sobre os projetos para a escolha do nome para a nova Escola Municipal, onde os projetos indicaram: O Ex-Governador e candidato à Presidência da República, o senhor Eduardo Campos e o escritor pernambucano Ariano Suassuna, gerando alguns comentários positivos, no entanto algumas críticas por não ter dado prioridade em homenagear o Professor Francisco, que muito contribuiu com a educação do nosso Município, e que numa próxima oportunidade, esta deverá ser feita. Elogiou a FENEARTE e a moção feita pelo colega vereador Rogério Novaes, circunstância em que também o elogiou pela defesa e cobranças que fez muitas vezes pela Escola do Atalho. Logo depois, o Vereador José Luiz declarou que sente vergonha em ver campanhas que mencionam defesa e cuidado com as crianças do Município, e na realidade, existe uma indiferença no tocante ao dito e ao feito, e que essa contradição de dizer e fazer, não é o que o povo precisa, pois o que deve haver é ação. Parabenizou todos os agricultores pela passagem do seu dia, e mais uma vez elogiou a força desse trabalhador que na diferença e na ausência das possibilidades, não deixam de realizar o seu trabalho. Criticou as condições de algumas praças da cidade, que estão danificadas e destruídas, como a praça da Quadra -04, por exemplo.

O Vice-Presidente Carlos Alberto, parabenizou o Vereador Eudes por ser nomeado como o novo líder de Governo na Casa, e pediu que na próxima reunião trouxesse informações sobres as creches do Município, matéria questiona em reuniões anteriores, e que até então, não foram respondidas para a população os motivos dessa falta de compromisso ou qualquer outro motivo específico, que esteja impossibilitando tais obras. Elogiou a Moção de aplausos feita pela organização da Fenearte, no entanto, ainda falta a atuação do Executivo, que prometeu construir um local adequado e dedicado ao artesanato da cidade, dando melhor apoio e condições para os nossos artesãos. Falou ainda sobre os recursos disponíveis para a construção do píer da Orla Fluvial de Petrolândia, e que 390.000,00 (trezentos e noventa mil reais), já foram disponibilizados, e é um recurso Federal passado para o Município através da Secretaria de turismo, e no entanto está parado, deixando de beneficiar município em grande proporção. Questionou ainda a saída do Cesvasf do nosso Município.

O Presidente da Casa Fabiano Marques, parabenizou o colega Sílvio Rogério pelo tempo que liderou na Câmara Municipal, e parabenizou também o colega Eudes Fonseca por ser nomeado o novo líder de Governo na Casa. Sobre o píer, assunto levantado pelo colega Carlos Alberto, também se mostrou na responsabilidade de buscar informações do Secretario de Turismo de Pernambuco pra saber qual a real situação desse projeto. Sobre o requerimento solicitando acesso aos números e arrecadações de ISS dos Bancos de nosso Município, sendo muito importante por ser algo que possibilita até mesmo ajudar o executivo, sensibilizando o gestor a aumentar a alíquota do ISS cobrado das agencias bancarias do nosso município que ganham muito dinheiro, e já que a receita do município caiu, ao invés de tirar dos contribuintes, nada mais justo que arrecadar dos bancos. Apresentou ainda um ofício feito em nome dos 11 vereadores para ser entregue na Procuradoria, no Ministério Público Estadual, pedindo em caráter de urgência um Promotor para nosso Município, que há alguns meses já está desamparado desta representação que muito significa para a comunidade. Anunciou a próxima Sessão Itinerante que será realizada no Projeto Apolônio Sales, no próximo sábado (01/08), a partir das 19H00.

Falou ainda sobre a situação que surpreendeu os alunos das Faculdades FUNESO, FAEXPE e PARANAPANEMA, que não são reconhecidas pelo MEC, e dessa forma, algo precisa ser feito e por isso a Câmara Municipal se põe a disposição para qualquer reunião ou Audiência Pública que pudesse chegar a alguma decisão para evitar que esses alunos sejam ainda mais prejudicados. Por fim, fez um breve comentário sobre a inauguração do Centro Administrativo, e que houve mais uma vez, a falta de planejamento por parte do executivo. E com relação aos nomes escolhidos para a nova escola do Município, vai lutar para que o nome do Professor Francisco seja escolhido, e que seja realizada uma emenda modificativa para que esta homenagem seja feita, pois trata-se de um cidadão petrolandense, e que muito contribui com a educação desta cidade.

Com informações da Assessoria da Câmara dos Vereadores de Petrolândia
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário