sexta-feira, julho 31, 2015

Petrolândia: Festa da Melancia e Festival de Calouros acontecem hoje, com poucas atrações, após Convocatória resultar frustrante

Festival de Música Católica em 2012 (Foto: Assis Ramalho)

Com algumas horas de antecedência, foram divulgadas as realizações da Festa da Melancia, na Agrovila 01 do Bloco 04 do Distrito de Icó Mandantes, com início às 20h00 de hoje, e o Festival de Calouros, na Praça da Matriz, no centro de Petrolândia, a partir das 19h30.

O atraso na divulgação dos eventos deveu-se à prorrogação da Convocatória para Eventos de 2015, concluída há poucos dias pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Ítalo Leite. O resultado foi meio frustrante para quem esperava ver entre os habilitados os artistas mais famosos de Petrolândia.

Poucos artistas participaram da convocatória que, diga-se de passagem, ofereceu a possibilidade de acesso aos artistas locais a cachês significativos, aos quais muitos nunca tiveram oportunidade de receber. Em virtude de a quase totalidade dos artistas da cidade não ter registro profissional, os valores oferecidos pelas apresentações foram estabelecidos com base na tabela de remuneração para amadores, cujas cifras não são nem um pouco desprezíveis, como pode ser visto na reprodução abaixo.
O valor do cachê, inclusive, pode ser elevado, desde que seja comprovado, por documentos válidos, o valor recebido de outra entidade pública. Diante do resultado, percebe-se que a maioria dos artistas parece não ter lido além da reduzida lista de documentos exigidos pelo Edital.

Algumas categorias sequer tiveram inscritos, como dança e cultura popular. Outras - poesia e teatro - foram preenchidas com habilitação da SPP (Sociedade dos Poetas de Petrolândia) e Sertão Produções Artísticas, que não podem ter apresentações contratadas/remuneradas, por tratarem-se de empreendimentos com participação de servidor da secretaria.

O prefeito Lourival Simões conversou com a reportagem do Blog de Assis Ramalho e disse que "o pessoal não quer entregar papel".

O edital vai ser reaberto para as categorias que não tiveram concorrentes."Vou abrir porque, infelizmente, quero acreditar que tenha sido pelos seus afazeres, pelas suas ocupações no cotidiano, que não se inscreveram, porque não se pode mais dizer que a Prefeitura de Petrolândia não reconhece os artistas".

Para o prefeito, o grande desafio era criar a convocatória e torná-la base para os eventos a serem realizados nos próximos anos, visto que os valores não podem ser minorados em termos de cachês. Ao mesmo tempo, todos os artistas que pretendem abrilhantar eventos do município têm que participar do credenciamento junto à Prefeitura, quando abertos os Editais. "Não tem como chamar alguém que não esteja habilitado, não tem ajeitadinho", esclarece o prefeito.

Até grupos de outras cidades manifestaram interessem no Edital e inscreveram-se, sendo que um, de Olinda, foi habilitado e está apto a se apresentar em Petrolândia e levar, no mínimo, R$ 3.600,00 (três mil e seiscentos reais!), por um show de duas horas para os artistas que consideraram que a convocatória pediu papéis demais.

As oportunidades não caem do céu, embrulhadas em papel de presente, com seu nome na dedicatória de um cartão. É preciso estar preparado para percebê-las e correr atrás para aproveitá-las.

Calendário de Eventos de 2015
Festival da Melancia, em julho - categoria música: 02 bandas
Festival de Talentos (multicultural), em julho - categoria música: 01 banda
Arte na Praça, em agosto - categorias música, poesia, dança, teatro: 01 banda, 01 equipe de teatro
Festa Comunitária Brejinho da Serra, em setembro - evento musical em setembro: 01 banda
Encontro de Motociclistas, em setembro - categoria música: 02 bandas
Festa do Padroeiro, em setembro/outubro - categoria música: 05 bandas
Semana do Bebê, em outubro - categorias dança, teatro: 02 bandas, 02 equipes de teatro
Brincando com as Crianças do Espaço Rural, em outubro - categorias teatro, circo: 01 equipe de teatro, 01 atração circense
Arte na Praça, em novembro - categorias música, poesia, dança, teatro: 01 banda, 01 equipe de teatro
Festa Comunitária da Serrota, em novembro - categoria música - 01 banda
Ciclo Cultural, em dezembro - categorias música, dança, teatro - 04 bandas, 01 equipe de dança, 01 equipe de teatro
Celebrai, em dezembro - categoria música - 01 banda
Confraternização Universal (Réveillon) - categoria música - 01 orquestra
Outros Eventos 2015
Conferências em 2015 - categoria dança - de acordo com a necessidade
Inaugurações em 2015 - categorias música, teatro - de acordo com a necessidade

Ler na íntegra (arquivo PDF)>Convocatória para Eventos 2015

Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário