domingo, 16 de junho de 2019

Petrolândia: Casa é invadida na Quadra 03 e documento é furtado na ausência do proprietário do imóvel



Na tarde deste domingo (16), uma residência situada na Quadra 03 de Petrolândia foi invadida e um documento foi levado, durante a ausência do proprietário, o professor Jorge Monteiro. O professor afirma que esteve ausente de casa desde a última sexta-feira (14) e ao retornar, por volta das 17h00 de hoje, descobriu a que a residência foi alvo de invasão.

A vítima diz que móveis e eletrônicos não foram levadas. Foi furtado somente o registro do sobrinho da esposa do professor. Quem encontrar uma certidão de nascimento, em nome de Victor de Sá, por favor, entregar no Blog de Assis Ramalho, situado na Av. Auspício Valgueiro Barros, 482, ao lado da Ciclo Bike Esperança.

"A Quadra 03 está sendo invadida por vândalos. A cada semana, uma casa é arrombada nesse bloco", reclama o morador do bairro.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos: Jorge Monteiro

Petrolândia: Acidente entre carro e moto na BR-316 deixa duas pessoas gravemente feridas



Foto: Assis Ramalho

Um carro e uma motocicleta se envolveram em um acidente no início da noite deste domingo (16/06/2019), na ligação da BR 316 com a BR 110, rodovia que dá acesso às agrovilas da Reta, em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco.

De acordo com informações, o condutor da moto reside na Agrovila 2 do Bloco 01, no Projeto Barreiras, e passava pela BR 316, em direção ao Bairro Nova Esperança, quando se chocou com um veículo modelo S-10,  (Placa do Recife), que saía da BR-110 e entrou na mesma rodovia.

O condutor da moto, Bruno José da Silva, e Maria Cicera da Silva, que estava na garupa, sofreram ferimentos graves. Eles foram encaminhados ao Hospital Municipal Dr Francisco Simões de Lima-Homupe, nesta cidade.

Por volta de 20h30, Bruno foi encaminhado para o Hospital da Restauração, no Recife. No fechamento desta reportagem, por volta das 22h00, Maria Cicera ainda era atendida no hospital local e, de acordo com a direção do Homupe, a paciente seria encaminhada para o Hospital Ruy de Barros, em Arcoverde.

O caso foi registrado pela Polícia Militar.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Prefeitura de Tacaratu divulga programação oficial da Festa de São João; confira as atrações


Por Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Tacaratu 

Petrolândia: Produtor rural ex-vereador e pré-candidato a prefeito de Petrolândia, Rogério Novaes participa de caminhada contra instalação de usina nuclear em Itacuruba, e emite nota de repúdio


Em rede social, em apoio a manifestação que se opõem à instalação de uma usina nuclear no município de Itacuruba, o ex-vereador e pré-candidato a prefeito de Petrolândia, Rogério Novaes, que participou do ato hoje em Itacuruba, divulga a seguinte mensagem. veja abaixo.

Estivemos hoje no ato contra a construção da usina nuclear em Itacuruba junto com os amigos Luiz Antonio ( presidente da OAB de Petrolândia), o vereador por Petrolândia Louro do Vidro, Maria Helena e Fabiane Kelly. Não podemos aceitar essa construção, se querem investir que venha com energia limpa.

Resumo
Ocorreu neste fim de semana um protesto envolvendo movimentos sociais, sindicatos, associações e pastorais, em conjunto com povos indígenas, quilombolas, pescadores e agricultores, contra a possível instalação de uma usina nuclear em Itacuruba-PE.

A Caravana Anti Usina Nuclear é realizada pela Diocese de Floresta, Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pernambuco (Fetape), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ProVida, Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Polo Sindical do Submédio São Francisco PE/BA, comunidades tradicionais indígenas e quilombolas, pescadores, agricultores, familiares. 

A ação teve início nesta sábado (15), com concentração na entrada do município de Carnaubeira da Penha. Posteriormente começou a caminhada em direção a Floresta. Hoje (16), a concentração da caminhada de Floresta ao município de Itacuruba foi logo cedo. Por volta das das 8h, foi realizado o ato contra a instalação da Usina Nuclear, em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora do Ó, em Itacuruba. O evento contou com apresentações culturais e pronunciamentos. 

Entenda o caso
Estudos de órgãos federais consideram Itacuruba como o local apropriado para abrigar uma usina nuclear na região Nordeste, em virtude da aproximação com o rio São Francisco. De acordo com declarações do Ministério de Minas e Energia do Governo Federal, a energia nuclear seria importante para manter a matriz energética do país. Porém, a instalação da usina pode trazer impactos para a vida de comunidades quilombolas e povos indígenas. Caso seja concretizada, a proposta implicará em expulsão desses povos tradicionais de seus territórios. 

Segundo o diretor de Política Agrícola da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (Fetape), Adimilson Nunis, a construção de uma usina nuclear trará transtornos e insegurança para a população local, que temerão pela própria vida com a instalação de um empreendimento do porte de uma usina. “Como vamos viver com uma usina nuclear? Será que vão querer comprar nossa produção agrícola, agropecuária e a pesca? Achando que tudo está contaminado. Se houver vazamento, contaminar as águas do rio São Francisco? Fora as questões psicológicas para as pessoas”, pontua o diretor.

De acordo com artigo da revista New Scientist publicado no site do Instituto de Pesquisa Agropecuária (IRPAA), as usinas nucleares são consideradas lixos radioativos. O Brasil não possui um depósito seguro para depositar dejetos. Acidentes de graves proporções já ocorreram no mundo. Um deles foi o acidente da Usina nuclear de Chernobil, na Ucrânia, onde 4 mil pessoas foram contaminadas por uma nuvem radioativa que se espalhou atingindo pessoas, animais e o meio ambiente. No Brasil, em 1987, milhares de pessoas foram afetadas pela contaminação do Césio 137, em Goiânia (GO).

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Sobe para nove o número de mortos por conta das chuvas no Grande Recife

Edvaldo Ferreira da Silva Filho, de 23 anos, morreu após barreira deslizar em Camaragibe — Foto: Reprodução/TV Globo

Mulher e quatro filhos estavam dentro de uma das casas atingidas pelo deslizamento de barreira em Camaragibe — Foto: Reprodução/TV Globo

Após mais de 50 horas de buscas, os corpos de dois irmãos que estavam soterrados no local onde uma barreira deslizou, na quinta-feira (13), sobre três casas em Camaragibe, no Grande Recife, foram localizados pelos bombeiros. Com isso, subiu para nove o número de mortes provocadas pelas chuvas na Região Metropolitana. (Veja vídeo acima)

Estavam desaparecidos Ítalo Wengel de Souza, de 13 anos, e Lucas Ricardo da Silva, de 6 anos. O corpo da criança foi localizado na noite do sábado (15), por volta das 19h30, e o do adolescente foi encontrado na madrugada deste domingo (16), por volta de 1h30. Ao todo, 20 bombeiros trabalharam na retirada dos dois corpos.

O velório de Ítalo e Lucas ocorre às 16h no Cemitério de Camaragibe. Os dois irmãos são filhos de Edilene da Conceição, de 30 anos, que também morreu após o deslizamento ocorrido na Segunda Travessa Bom Jesus, no Bairro dos Estados.

A queda da barreira causou, ainda, a morte de outros três filhos dela: Cauã Ricardo da Silva, de 8 anos; Bianca Maria Conceição de Albuquerque, de 3 anos; e Beatriz Maria Conceição de Albuquerque, de 11 meses. Os quatro corpos foram encontrados na sexta-feira (14).

Edvaldo Ferreira da Silva Filho, de 23 anos, também morreu soterrado nesse deslizamento de barreira em Camaragibe. O corpo dele foi encontrado ainda na quinta-feira (13), mesmo dia em que a esposa dele, identificada como Larissa Lafayete Ribeiro, de 20 anos, foi resgatada com vida.

Ela foi levada para o Hospital da Restauração, no bairro do Derby, no Centro do Recife. Segundo a unidade de saúde, a paciente tem quadro clínico estável após passar por cirurgias no fêmur e no quadril.

Após a tragédia, a prefeitura de Camaragibe decretou situação de emergência, na sexta-feira (14). Os primeiros cinco corpos encontrados no local do deslizamento de terra foram enterrados no cemitério municipal no sábado (15).

Outras mortes

No bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, uma mulher de 34 anos morreu depois que o carro em que ela estava entrou no Túnel Josué de Castro, que foi inundado pela chuva, e afundou, por volta das 20h30 da quinta (13). Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima foi identificada como Mirelle Paula da Silva.

Ela e duas mulheres estavam em um veículo, mas as outras duas ocupantes conseguiram sair do carro. Mirelle não sabia nadar e morreu no local, segundo o Corpo de Bombeiros, que enviou uma equipe de resgate para a área. Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que o carro entra no túnel, que teve o tráfego liberado na madrugada do sábado (15). (Veja vídeo acima)

Em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, uma adolescente de 17 anos morreu e quatro pessoas da mesma família ficaram feridas após um deslizamento de barreira, na quinta-feira (13), no bairro de Jardim Monteverde. A jovem foi identificada como Maria Gabriela de Souza.

Segundo a prefeitura de Jaboatão, a barreira atingiu a casa onde estavam uma mulher e quatro filhos. Maria Gabriela foi socorrida por moradores da área e chegou sem vida a uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). A mãe da jovem que morreu no deslizamento afirmou à TV Globo que alugou a casa sem saber que o imóvel estava interditado pela Defesa Civil da cidade desde 2016.

Por G1 PE

Petrobrás faz a maior descoberta desde o pré-sal, em Sergipe e Alagoas

“Com a entrada de novos atores e a ocupação da rede de transporte, vamos ter competição”, disse secretário de Petróleo e Gás. Foto: JORGE HENRIQUE/ESTADAO

A Petrobrás fez em Sergipe sua maior descoberta desde o pré-sal, em 2006. De seis campos, espera extrair 20 milhões de m³ por dia de gás natural, o equivalente a um terço da produção total brasileira. Divulgada no mês passado, a descoberta deve gerar R$ 7 bilhões de receita anual à estatal e sócias, calcula a consultoria Gas Energy. Na avaliação do governo, a conquista pode ajudar a tirar do papel o esperado “choque de energia barata” prometido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes – plano para baratear em até 50% o custo do gás natural e “reindustrializar” o País.

A aposta do governo é que, em pouco tempo, deva sair de Sergipe o gás mais barato do Brasil. Primeiro, pelo próprio aumento da produção, que ajuda na redução dos custos. Segundo, pela entrada em operação de rivais da petroleira, como a americana ExxonMobil, que tem projetos de exploração na região. Por fim, pela presença de empresas importadoras de gás, que também vão concorrer pela infraestrutura de escoamento. Dessa maneira, a tendência é de redução na tarifa de transporte e, com isso, também do preço final do produto.

“Vamos ter competição. É isso que vai fazer o preço baixar”, afirma o secretário de Petróleo e Gás Natural do Ministério de Minas e Energia (MME), Márcio Felix, que participa da elaboração do plano de Guedes.

O governo também tem a expectativa de estimular a economia na região com o gás. De 2014 a 2017, a cadeia de óleo e gás ficou praticamente paralisada como reflexo da forte queda no preço do insumo no mercado internacional e das revelações da Operação Lava Jato da Polícia Federal, que revelou bilhões em desvios de recursos na Petrobrás. “É possível que a gente assista a uma retomada da indústria de petróleo e gás no Nordeste, onde tudo começou”, diz o presidente da Gas Energy, Rivaldo Moreira Neto.

O diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Felipe Kury, classifica o potencial da Bacia de Sergipe-Alagoas como “muito promissor”. Além dos seis campos da Petrobrás, a ANP acredita que existem na região outras áreas com indícios de presença de petróleo e gás que, nos próximos anos, podem resultar em novas descobertas relevantes.

Pelos dados do MME, para delimitar o reservatório e construir um gasoduto até a costa, a Petrobrás deve gastar US$ 2 bilhões ainda neste ano. A estatal não revela os planos para a região. Por meio de sua assessoria, informou apenas que “as águas profundas de Sergipe vêm mostrando grande potencial para o desenvolvimento”. Disse também que o orçamento do projeto está previsto em seu plano estratégico para os próximos cinco anos. Por enquanto, a estatal está trabalhando apenas na exploração, mas não na produção dos campos.
Expectativa

O gás já provoca uma reviravolta na economia de Sergipe. “Virei um caixeiro viajante, batendo de porta em porta de indústrias, oferecendo as vantagens do gás natural a quem quiser se instalar no Estado”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Augusto Pereira de Carvalho.

O Estado está agora concentrado em atrair grandes consumidores de gás para o município de Barra dos Coqueiros, vizinho a Aracaju, onde funciona o Porto de Sergipe, e, no futuro, deve estar de pé um novo distrito industrial. Na pequena cidade de apenas 25 mil habitantes, cercada por praias e mangue, começa a surgir um arranjo inédito de empresas interessadas no combustível.

De um lado, estão produtores e uma unidade de importação do gás. Do outro, potenciais consumidores, atraídos pela perspectiva de pagar menos pelo combustível. Às empresas, Carvalho tem argumentado que, com tanta oferta, não haverá alternativa aos fornecedores de gás senão baixar o valor da matéria-prima. Assim espera trazer de volta, principalmente, indústrias de vidro e cerâmica, que dependem do gás para fabricar produtos melhores e a um custo menor.

Até a nova onda deflagrada pela descoberta da Petrobrás, o governo estadual se via às voltas com a suspensão de investimentos da estatal, que, no passado, chegou a responder por um terço de todo dinheiro movimentado pela indústria sergipana. O Estado sentiu o golpe, por exemplo, do fechamento da fábrica de fertilizantes, a Fafen-SE, e do freio em campos produtores de petróleo e gás, colocados à venda pela estatal.

Diante desses e outros reveses, e a expectativa de extinção de postos de trabalho, a notícia da descoberta criou uma sensação de que “há uma luz no fim do túnel”, disse Carvalho.
Livre

O Estado quer ainda incentivar a criação de uma nova figura no mercado de gás – a do consumidor livre, autorizado a importar seu próprio combustível, sem precisar utilizar a rede de dutos de distribuição de uma concessionária local. Com essa mudança, o esperado é reduzir mais um pouco o preço do produto, que não contaria com a tarifa cobrada pela distribuidora. Uma experiência chegou a ser feita em Sergipe, mas parou na Justiça. A distribuidora local, a Sergás, contesta a legalidade do modelo. Ela alega que o contrato de concessão garante a ela a exclusividade do negócio de gás no Estado.

A divergência coloca em lados opostos os próprios sócios da Sergás: o governo do Estado, que quer estimular a queda do preço e um novo mercado, e a Petrobrás e a japonesa Mitsui, que não aprovam as mudanças.

Estadão Conteúdo

Petrolândia: Corpo de Antônia Rosa da Silva (Dona Toinha) esposa de Joel do Pandeiro já chegou e está sendo velado no SAF; sepultamento será hoje às 17 hs

SAF - Stuado na Avenida Manoel Borba, em frente à Delgado Construções, no centro comercial de Petrolândia.
O corpo de Antônia Rosa da Silva, mas conhecida como Toinha de Joel do Pandeiro, já chegou em Petrolândia e está sendo velado na no SAF, em frente a Delgado Construções, na Avenida Manoel Borba. O sepultamento será realizado neste domingo (16/06/2019) às 17:00.

A família agradece a todos que compareceram a este ato de fé e solidariedade humana.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Documentos perdidos de Adson Gomes da Cruz; tem gratificação para quem achar e entregar


Adson Gomes da Cruz perdeu todos os seus documentos nesta sexta-feira (14/06/2019) em Petrolândia. Pede a quem encontrou ou encontrar (Cartões de crédito Nubank,  Pag e outro do Banco Do Brasil), por favor, entrar em contato com 996623854

Adson Gomes Da Cruz é morador da Quadra 04 de Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Proprietário do documento

Marido de deputada é assassinado no Rio de Janeiro

Flordelis e o marido, pastor Anderson Carmo, morto na madrugada de domingo (16) — Foto: Reprodução/ Facebook
Assessor de Flordelis disse que deputada está muito abalada com a morte do marido. Na imagem, Flordelis e o pastor Anderson Carmo em momento romãntico — Foto: Reprodução

O marido da deputada federal Flordelis (PSD) foi assassinado na madrugada deste domingo (16), em Pendotiba, Niterói. Segundo informações, Anderson Carmo foi executado por volta das 4h, com diversos tiros, pouco tempo após chegar em casa.

Uma equipe do 12º BPM foi acionada com a informação de uma tentativa de homicídio no local onde Anderson foi baleado. A vítima já havia sido socorrida pelos familiares e levada para o Hospital Niterói D’Or, em Santa Rosa, mas ela não resistiu aos ferimentos.

A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSGI). A Civil informou que uma perícia foi realizada no local e no carro da vítima e que diligências estão sendo realizadas.

O velório será realizado neste domingo (16), a partir das 17h, no Ministério Flordelis, e o enterro acontece na segunda-feira (17), às 11h, no Memorial Parque Nycteroy, em São Gonçalo.

Sensação de estar sendo seguida

Segundo relatos das testemunhas para os PMS, Anderson e a Flordelis estavam voltando de uma confraternização quando, na altura do Mc Donald's de São Francisco, a deputada teve a sensação de estar sendo seguida por duas motos. Quando já estavam dentro da residência, Anderson teria voltado na garagem dizendo que ia buscar algo que havia esquecido no carro.

Familiares relataram ainda que, logo em seguida, foram ouvido os tiros. E que, logo após os disparos, familiares desceram e encontraram Anderson baleado próximo ao carro.

'Flordelis está abalada', diz assessor

O assessor de Flordelis disse que a deputada está muito abalada com tudo o que aconteceu. Neste domingo, Anderson Carmo participaria do evento "Homens de Sucesso", no Ministério Flordelis- Cidade do Fogo, em São Gonçalo.

Em nota, a assessoria informou que a morte de Anderson é uma grande perda para todos amigos e familiares.

"A família Flordelis, com dor, comunica o falecimento repentino do Pastor Anderson do Carmo, um servo de Jesus Cristo. A Deputada Flordelis, muito abalada, ainda não tem como se pronunciar. Neste momento, apertamos as mãos de Deus e imploramos o conforto Dele. O Pastor Anderson estava cumprindo um ministério maravilhoso de redenção de almas, em uma luta diária para evitar que o ódio continue a ceifar vidas por falta de Deus no coração dos seres humanos. Hoje é um domingo muito triste, muito triste em nossas vidas".

Damares lamenta morte de pastor

A ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, lamentou o caso nas redes sociais.

"Estou profundamente abalada com a notícia do assassino do meu querido amigo e pastor Anderson Carmo, esposo da minha também amiga deputada @Flordelismk. Uma pessoa ímpar, exemplo para tanta gente. Pai de 56 filhos, a maioria adotivos", escreveu a ministra.

Por G1 Rio

Petrolândia: Edy Ferreira e Keven Vip se apresentam hoje no Maria Fumaça; vai ser show!


Tem sequencia neste domingo das Mães (16//06/2019), a melhor agenda do final de semana em Petrolândia. O Maria Fumaça, cada vez melhor, apresenta Edy Ferreira (13h) e Keven Vip (17h)

Maria Fumaça, além das melhores atrações, tem ainda a mais gostosa gastronomia regional da cidade. Contato: 87 3851-0376. Acompanhe o Instagram @mariafumaca.oficial

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Bar e Restaurante Maria Fumaça

Petrolândia: Escola Erem Maria Cavalcanti promove danças tradicionais de diversas regiões do Brasil


Danças tradicionais das diversas regiões do Brasil foram levadas para a quadra da escola Erem Maria Cavalcanti Nunes, fazendo relação com as questões ambientais presentes em cada dança retratada.
Um show de criatividade resultante das pesquisas realizadas nas aulas de Educação Física e Arte, sob  responsabilidade das professoras Gizelma Epifânio e Natália Maia, com a colaboração das professoras Raiane, Caline, Raquel e Tailane de Estudo Dirigido. O resultado? Muita beleza na reprodução de ciranda, catira, maculelê, lundu, sertanejo, caboclinho, forró, xaxado, baião, carimbó, samba, boi-bumbá, xote. E muita seriedade em retratar crimes ambientais, o uso criminosos dos agrotóxicos, a preservação da caatinga, a caça predatória. Parabéns a todos/as que se envolveram nesse trabalho

Danças tradicionais promovida pelo Eram Maria Cavalcanti

Ver fotos, abaixo

Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook deste domingo, 16 de junho; veja lista


Mudam de idade hoje (Domingo 16 de junho de 2019) e queremos aqui dedicar este dia especial a Fernanda Silva,  Rosilene Ferraz ,  Gean Ramos,  Lucicleide Pereira ,  Estefane Souza ,  Graça de Duda do Icó,  Mercia Maria da Silva,  Julier Moura ,  Leuza Aimar,   Gustavo Alcântara e  Rafael Avelino . 

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia perde Antônia Rosa da Silva ( Dona Toinha) esposa de Joel do Pandeiro


Faleceu na cidade do Recife às 19:00 horas deste sábado 15/06/2019 a senhora Antônia Rosa da Silva, mas conhecida como Toinha de Joel do Pandeiro. Seu corpo está previsto para chegar em Petrolândia às 13:00 e será velado no SAF, em frente a Delgado Construções, na Avenida Manoel Borba..

O sepultamento será realizado neste domingo às 17:00.

Nossas condolências à família enlutada

Velha Petrolândia em fatos & fotos - momentos de recordações neste domingo 16 de junho de 2019

Neste domingo, 16 de junho de 2019, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do baú e mostra fatos e fotos registrados na velha Petrolândia/velha Barreiras, hoje submersas nas águas do rio São Francisco. Veja abaixo fotos que ficaram marcadas para sempre na memória e nos corações dos petrolandenses.

Diretor do BNDES renuncia após Bolsonaro dizer que presidente do banco está com 'cabeça a prêmio'


O diretor de Mercado de Capitais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Marcos Barbosa Pinto, enviou neste sábado (15) uma carta de renúncia ao presidente da instituição, Joaquim Levy.

Na carta, Marcos Pinto afirmou que decidiu deixar o cargo em razão do "descontentamento manifestado" pelo presidente Jair Bolsonaro.

Neste sábado (15), Bolsonaro afirmou que Levy estava com a "cabeça a prêmio" e que, se não demitisse o diretor, ele seria demitido.

"Escrevo para apresentar minha renúncia ao cargo de diretor do BNDES. É com pesar que entrego essa carta, logo após ter tomado posse, mas não quero continuar no cargo diante do descontentamento manifestado pelo presidente da República com minha nomeação", escreveu Marcos Pinto.

"Tenho muito orgulho da carreira que construí ao longo dos anos, seja na academia, no governo ou no mercado financeiro. Dada minha experiência, achei que poderia contribuir para implementar as reformas econômicas de que o país precisa", acrescentou.

Segundo o ministro da Economia, Paulo Guedes, o presidente Bolsonaro ficou "angustiado" porque Levy optou por "nomes ligados ao PT" para cargos no banco.

De acordo com o jornal "Valor Econômico", Marcos Pinto é mestre em direito pela Universidade de Yale (EUA) e doutor pela Universidade de São Paulo (USP).

Marcos Pinto foi chefe de gabinete de Demian Fiocca na presidência do BNDES (2006-2007). Fiocca era considerado, no governo federal, um homem de confiança de Guido Mantega, ministro da Fazenda nos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Marcos Pinto é também ex-diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Por G1

Manifestantes contra usina nuclear em Itacuruba, protestam caminhando até Carnaubeira da Penha


Manifestantes que se opõem à instalação de uma usina nuclear no município de Itacuruba saíram em caminhada de Mirandiba à Carnaubeira da Penha na manhã deste sábado, 15.

A caravana conta com o envolvimento da Diocese Floresta, Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pernambuco (Fetape), ONG ProVida, ONG Vida de Salgueiro, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sindicatos, pescadores, agricultores e comunidades tradicionais indígenas e quilombolas.

Na chegada a Carnaubeira, os participantes do ato foram recebidos por algumas autoridades local e iniciaram o protesto com discursos e palavras de ordem.

Por volta das 15h, a caravana seguirá em direção a Floresta-PE, onde passará a noite e seguirá para Itacuruba nesse domingo, 16, para a culminância do movimento. (por Alvinho Patriota)

Ver abaixo, fotos da caminhada

'Temos áudios deles em aplicativos como WhatsApp e Telegram', diz jornalista do The Intercept


Em entrevista concedida ao programa norte-americano Dermocracy Now, Gleen Greendwald, fundador do The Intercept, fala da crise gerada no governo Jair Bolsonaro após a publicação de reportagens sobre a Operação Lava Jato. O jornalista revelou ter áudios de conversas entre o e ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro e os procuradores do Ministério Público Federal. "Temos áudios deles em aplicativos como WhatsApp e Telegram", conta.

As mensagens ainda não foram incluídas nas matérias do The Intercept e por isso preferiu não comentar muito sobre o assunto, mas garante que fazem parte do material recebido por uma fonte anônima. "O conteúdo dessas conversas são mais longos, por isso os envolvidos preferiam fazer pequenos monólogos do que digitar grandes textos".

Durante a entrevista, Gleen diz que o que muitos acreditavam estar acontecendo durante o julgamento do ex-presidente Lula está se confirmando nas matérias. "Muitas pessoas dizem no Brasil que o que Lula disse, especificamente que Moro conseguiu uma posição ou que ele era forçado a condenar Lula, ou que ele estava unicamente obcecado por isso, que as elites brasileiras estavam demandando isso dele”, afirma.

Na última sexta (14), após a publicação de nova reportagem, Glenn falou no Twitter que o ministro da Justiça mentiu em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo e garantiu: "A cada mentira de Moro, nós publicaremos a prova de que ele está mentindo". Em entrevista ao jornal, Moro relatou que as mensagens divulgadas só contêm conversas “banais e comuns” com os promotores, negando que tivesse participado de sua estratégia."Os relatos provam que ele fez exatamente isso, fingindo ser um juiz neutro enquanto comandava a promotoria”, conta Gleen.

Por: Revista Forum
Via Diario de Pernambuco 

Dupla acusada de roubar Van em Santa Brígida, BA morre em troca de tiros com a polícia de Alagoas

Mercedes-Benz Sprinter foi roubada no município de Santa Brígida, na Bahia. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma ação da Polícia Militar de Alagoas, na manhã desta sexta -feira (14), terminou com a morte de dois suspeitos de roubar uma Van na cidade de Santa Brígida, na Bahia.

De acordo com informações, os suspeitos morreram numa troca de tiros com a Polícia durante uma operação do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes) na AL-220, nas imediações da cidade de São José da Tapera, no sertão do estado.

Os dois indivíduos que não tiveram suas idades reveladas, roubaram uma Mercedes-Benz Sprinter, na cidade de Santa Brígida, no Estado da Bahia e estavam trafegando pela Rodovia AL-220, quando a Polícia alagoana foi informada que uma Van com as características da que foi roubada estaria passando por cidades alagoanas.

Os PMs foram acionados via Copom informando que o veículo estaria passando pelo Distrito do Piau, zona rural do município de Piranhas. Foi aí que teve início a perseguição, nas imediações da cidade de São José da Tapera, em um trecho da AL-220, os Policiais avistaram a van, houve a aproximação e foi iniciada uma troca de tiros entre policiais do Pelopes e os dois homens suspeitos que estavam no interior do veículo. No confronto, os bandidos foram atingidos e acabaram morrendo no local. Nenhum policial ficou ferido.

Foi acionado o IML (Instituto Médico Legal) de Arapiraca, o IC (Instituto de Criminalística) e a Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.

Por PA4.COM.BR