terça-feira, agosto 18, 2015

Petrolândia: Após reunião com comerciantes, Câmara não deve aprovar projeto de regimento interno do Mercado Público


A reunião atraiu grande público na noite dessa segunda-feira (Fotos: Assis Ramalho)

A Câmara Municipal de Petrolândia discutiu, na noite desta segunda-feira (17), com representantes dos comerciantes estabelecidos no Mercado Público da cidade, a proposta de Regimento Interno para o Centro Comercial, encaminhada pela Prefeitura Municipal.

Os comerciantes, quase que por unanimidade, repudiaram o projeto de lei do gestor do município, o mesmo acontecendo com a maioria dos vereadores presentes - Fabiano, Carlinhos, Zé Pezão, Jorge Viana, Rogerio Novaes e Dona Santa -  O projeto prevê que o Mercado passe a ser administrado por uma comissão de comerciantes, eleitos para mandato de dois anos.

Em entrevista a reportagem do Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia, o presidente da Câmara de Vereadores, Fabiano Jaques Marques afirmou que o projeto será derrubado pela Câmara em reunião marcada para o próximo dia 26.

Presidente da Câmara, Fabiano Jaques Marques

''É bom que se diga que não é  Fabiano que está dizendo, assim como não é nem um vereador. Você observou o clamor dos comerciantes contra esse projeto, onde eles (os comerciantes) afirmaram que não estão prontos, ainda, para assumir uma conta deste tamanho. Hoje, metade dos comerciantes estavam aqui e não aceitaram sequer (formar) uma comissão para ser tratada com o Executivo. Eles pediram para que fosse derrubado esse projeto e assim será derrubado. E a partir daí, que a Prefeitura tome a iniciativa de se elaborar um projeto onde seja de acordo com todos os comerciantes''.

Reunião decisiva no dia 26 deste mês, onde o projeto não deverá ser aprovado

''Hoje a gente já teve essa reunião com cinco vereadores que são favoráveis, inclusive eu, à derrubada do projeto (com exceção da vereadora Dona Santa, que pediu um tempo para analisar o projeto), então, a gente precisa da votação dos outros cinco, pra ver se a opinião deles está de acordo com a que os comerciantes querem. Dia 26, durante a reunião ordinária, será debatido, entre outros assuntos, esse tema.'' 

De acordo com o vereador Carlinhos, o projeto deve ser devolvido para que o prefeito possa fazer correções

''Eu acho que essa reunião foi importante, porque eu acho que houve a integração dos comerciantes do Mercado Público, juntamente com os vereadores, onde foi debatido o projeto enviado pelo gestor. Mas nós fizemos uma avaliação desse projeto junto com os comerciantes e niguém aceitou que fosse votado. Então, esse projeto deve ser voltado para o prefeito, onde ele deva fazer uma nova avaliação, podendo retornar com outras mudanças para que a gente possa analisar, juntamente com os feirantes'', disse o vereador.

O comerciante Adelmo, em entrevista à nossa reportagem, disse que o Mercado Público passa por total falta de administração e que é contra o projeto de lei.

''Eu sou contra, por que é um projeto que ele (o gestor) quer se isentar das responsabilidades do minicípio, passando essa responsabilidade para uma Associação, e que a gente sabe que não vai dar certo, porque as despesas são grandes e a inadimplência também, e por isso fica inviável."

Descaso
''O Mercado Público vive um verdadeiro descaso. São esgotos estourados, banheiros podres, sem papel higiênico, segurança muito pouca, então, esse projeto, só vai ser aprovado se a gente quiser, mas eu estou achando muito difícil. Deixo bem claro, que se o projeto tiver melhoras a gente aceita, mas nessa situação em que está, a gente não aceita, não vai ser aprovado."

O comerciante Eraldo disse ser excelente a estrutura do novo Mercado Público, mas que está precisando de mais organização  e que o projeto precisa de algumas emendas.

''Sobre a estrutura do prédio do Mercado Público é uma estrutura belíssima, mas para que tudo fique perfeito é preciso mais organização. Sobre o Projeto de lei, a princípio, eu acho que não deva ser aprovado, porque é preciso que ele seja reformulado em alguns pontos."

Clique para ver fotos>Câmara deve derrubar veto ao projeto de regimento interno do Mercado Público

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário