segunda-feira, outubro 07, 2013

Momento Física: Mecânica dos Fluidos


O Blog de Assis Ramalho, em parceria com o professor Roberto Oliveira oferece aos estudantes o Momento Física, no qual serão oferecidas gratuitamente aulas de Física on line. O objetivo deste projeto é disponibilizar materiais que envolvem o ensino de Física para estudantes que pretendem se preparar para vestibulares ou simplesmente aprofundar seus conhecimentos na matéria. 

Semanalmente, às segundas-feiras será disponibilizado o seguinte conteúdo: aulas de Física 1, 2 e 3, ministradas pelo Professor Roberto Oliveira (Licenciado em Física pela UFRPE), compostas por vídeo-aula + encarte em PDF e/ou Word.

O material apresentado nas aulas é a resolução de questões de Física, extraídas de vestibulares realizados em instituições próximas à nossa região.

AULA 07 - MECÂNICA DOS FLUIDOS


Densidade e massa específica:
A densidade (d) de um corpo é a razão entre a massa (m) desse corpo e o correspondente volume (v) ocupado por ele:

A massa específica (µ) de uma substância é a razão entre a massa (m) de uma determinada quantidade da substância e o seu correspondente volume (v):

Pressão

Consideremos uma força F aplicada perpendicularmente a uma área A. Definimos pressão (p) aplicada pela força F sobre a área A pela relação:

Exemplo de utilização do conceito de pressão nos fluidos. 
Na foto, Jéssica Ferraz. Doação de sangue.

Na foto acima, temos um exemplo de utilização da pressão venosa durante o processo de doação de sangue. Parabéns a Jéssica pelo gesto muito bonito. Não custa nada lembrar: seja um doador de sangue. Para saber informações sobre o estoque do Hemope, acesse: www.hemope.pe.gov.br

Dois pontos na mesma horizontal de um mesmo fluido em equilíbrio têm a mesma pressão.

Nessa expressão, p atm. é a pressão do ar atmosférico no local. Observe que a pressão no ponto B é a soma de duas parcelas: a primeira é a pressão atmosférica; a segunda pode ser interpretada como a pressão exercida exclusivamente pela coluna líquida (µgh) , chamada de pressão hidrostática (ou pressão efetiva).

Princípio de Pascal

O acréscimo de pressão produzido sobre um líquido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido. Como é demonstrado no experimento de Física conhecido como braço hidráulico, construído pelo estudante Jackson da Silva, do 1º Ano Turma “C” da EREM Maria Cavalcanti Nunes (Petrolândia-PE).

Braço hidráulico: funciona de acordo com o Princípio de Pascal. 
Vídeo do experimento: Experiência Braço Hidráulico

Questão da aula on line no material de apoio (Arquivo PDF)>Encarte Aula 07

Desenvolvimento da questão no vídeo abaixo:


Aulas anteriores (clique para ler):
>AULA 01 -  Aplicação das Leis de Newton
>AULA 02 - Espelhos Esféricos 
>AULA 03: A Física no Desfile de 7 de setembro
>AULA 04: Dilatação Térmica Linear dos Sólidos
>AULA 05 - Lei de Conservação de Energia
>AULA 06: Movimento Circular Uniforme (MCU)

Roberto Oliveira para Blog de Assis Ramalho
Material didático: Roberto Oliveira
Fotos gentilmente cedidas por Jéssica Ferraz
Vídeo: Vimeo/Roberto Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário