quinta-feira, julho 01, 2021

Petrolândia: Curiosidades sobre o título "Atlântida do Sertão"

Moção de Aplauso ao projeto Atlântida: Professor Roberto Oliveira, alunos e equipe da EREM Maria Cavalcanti Nunes na Câmara Municipal de Petrolândia, em abril de 2014 (Foto: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR)

Você sabe como Petrolândia ficou conhecida como Atlântida? Tudo começou com a idealização do professor Roberto Oliveira em construir prédios da cidade antiga em 3D. "Os alunos construíram prédios através de fotos e relatos e acabaram recebendo votos de aplausos da ALEPE e da Câmara de Vereadores, onde o presidente da Câmara, na época, era o atual prefeito Fabiano Marques", lembra o prof. Roberto. 

Outra curiosidade é que o professor Roberto Oliveira não conheceu a antiga cidade, então foi necessário procurar através de fotos e relatos de antigos moradores para saber como eram feitas as antigas edificações. De tanto pesquisar sobre uma cidade submersa, o professor Roberto batizou o projeto de Atlântida associando a antiga cidade com a Atlântida de Platão. 

Os alunos envolvidos no projeto foram Jonatas Cristhopher Viana Cavalcante Santos, Fabricio Vasques Silva, Augusto Francisco Xavier e Giovany Inacio Barbosa.


O projeto ganhou dimensão e recebeu registros no Diário de Pernambuco e Jornal do Commercio. Além disso, foi apresentado tanto na Câmara de Vereadores como em um quiosque, durante a festa do padroeiro de Petrolândia, São Francisco de Assis.

Projeto Atlântida: O Projeto Atlântida foi divulgado no Blog de Assis Ramalho, no final de março de 2014, quando o professor Roberto Oliveira e seus alunos da EREM Maria Cavalcanti Nunes constituíram, em 3D, prédios da antiga cidade de Petrolândia, submersa pelas águas da Represa de Itaparica, no final da década de 1980. Com uso de tablets do programa Aluno Conectado, criado pela Secretaria de Educação de Pernambuco, e com muita dedicação e criatividade, os alunos recriaram no programa Google SketchUp a reconstituição de prédios conhecidos por eles apenas por fotografias.

Veja abaixo algumas imagens do projeto.

Igreja de São Francisco
                                 Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na velha Barreiras

Matérias relacionadas (clique no título para ler):

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações do Prof. Roberto Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário