domingo, outubro 04, 2020

Paulo Afonso-BA: Chesf realiza atividade de alta complexidade para executar a energização da Subestação Paulo Afonso III

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), por meio do Departamento de Construção de Subestação (DETE), realizou uma atividade de alta complexidade para executar a energização da Subestação Paulo Afonso III, na Bahia, que ocorreu no último dia 22 de setembro. O trabalho envolveu as equipes próprias do departamento e consistiu na substituição do disjuntor 14M1, em atendimento a Resolução autorizativa Aneel 4347/2013.

  A atividade foi realizada em um pátio energizado de 230kV e houve necessidade de adequação da base existente, cujo solo da região de característica predominantemente rochosa, exigiu um trabalho mais complexo.

Na foto 01 temos o novo Disjuntor 3AP1 FI-SIEMENS, isolado a SF6 e corrente nominal de 4000 Aef, ou seja, o dobro da capacidade de condução de corrente do disjuntor antigo, o que irá implementar um maior fluxo da energia gerada pela Usina de Paulo Afonso III para o Sistema interligado Nacional. A foto 02 mostra o antigo disjuntor, com ano de fabricação 1987 (aproximadamente 33 anos em operação), cuja corrente nominal de 2000 Aef.

Além de implementar melhoria no funcionamento, supervisão e confiabilidade, a mudança diminui as chances de um desligamento parcial da subestação e, consequentemente, o risco de blackout, trazendo assim maior disponibilidade e confiabilidade para sistema.

“Registro os agradecimentos às equipes envolvidas do DETE, DETA, DORPP, DORPO, segurança do trabalho da regional DORP, do DETS, DEEI e a SET, onde todas as áreas têm se empenhado e dado sua importante parcela de contribuição em todos os empreendimentos realizados pelo nosso departamento (DETE)”, destaca o engenheiro Eletricista Kayo Toscano.

Por - Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf)

Foto: Ulisses Renato de Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário