domingo, abril 13, 2014

Petrolândia/Belém S. Francisco: Codevasf faz novos investimentos em perímetros irrigados para uso eficiente da água


Os perímetros irrigados Icó-Mandantes, em Petrolândia, e Manga de Baixo, em Belém do São Francisco, localizados no sertão de Pernambuco, receberão melhorias em suas estruturas. As obras – um investimento de aproximadamente R$ 356 mil da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) – visam a melhorar a eficiência no uso da água para a irrigação nos perímetros, e têm prazo de execução previsto para 90 dias a partir da assinatura da ordem de serviço.

Serão substituídos equipamentos como tubos de aço galvanizados e anéis de borracha sintética, em diversos diâmetros, instalados nesses dois perímetros que integram o Sistema Itaparica. Os recursos que serão aplicados estão associados ao convênio da Codevasf com a Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco). O acordo entre os dois órgãos federais foi constituído no final dos anos 1980 para a implantação de dez perímetros irrigados, visando a reassentar a população rural deslocada pela construção da usina hidrelétrica de Itaparica, hoje conhecida como Usina Luiz Gonzaga.

Segundo o chefe da Unidade Regional de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da Codevasf em Pernambuco, Osnan Ferreira, as intervenções atendem a uma demanda dos produtores dos perímetros. Tanto no Icó-Mandantes quanto no Manga de Baixo a produção irrigada é feita pelos métodos da aspersão ou microaspersão.

“Os sistemas receberão novos equipamentos para melhorar sua eficiência na utilização da água para a produção irrigada. É uma ação reivindicada pelos produtores e que a Codevasf atenderá com o início da troca desses equipamentos”, ressalta Ferreira.

Os dez perímetros irrigados do Sistema Itaparica ficam localizados na região do submédio São Francisco, e em Pernambuco estão entre os municípios de Petrolina e Jatobá.

Sistema Itaparica

A melhoria no uso eficiente da água é também o objetivo de outros investimentos que estão sendo feitos neste ano pela Codevasf nos perímetros irrigados Fulgêncio, Brígida e Icó-Mandantes, localizados em Santa Maria da Boa Vista, Orocó e Petrolândia, no sertão de Pernambuco. O trabalho consiste na instalação de 1,9 mil cavaletes hidráulicos, compostos por válvulas controladoras, hidrômetros, conexões, entre outros itens, que farão com que a água seja utilizada com maior controle e de forma eficiente.

Dos 1,9 mil cavaletes, 1,5 mil serão instalados no perímetro irrigado Fulgêncio, e os 402 restantes serão destinados aos perímetros Brígida e Icó-Mandantes. Os recursos para a execução desses serviços totalizam cerca de R$ 900 mil, provenientes do termo de cooperação técnica da Codevasf com a Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco) para melhoria dos perímetros em operação na região.

“São obras importantes e necessárias para que os próprios produtores tenham o controle do consumo da água e produzam com mais eficiência”, explica o gerente regional de Irrigação da Codevasf em Petrolina, José Costa Barros.

Esses perímetros pertencem ao chamado Sistema Itaparica, que reúne 10 projetos irrigados na região do Submédio São Francisco, os quais foram implantados pela Chesf e são operados pela Codevasf por meio de convênio.

Os perímetros Fulgêncio, Brigida e Icó-Mandantes entraram em operação no começo da década de 1990 – são lotes familiares com predominância da produção de frutas como banana (Brígida e Fulgêncio) e coco (Icó-Mandantes) e utilização de sistema convencional de irrigação por aspersão.

Segundo levantamento de 2012 do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), os três perímetros juntos produziram naquele ano mais de 90 mil toneladas e mantiveram 8.945 empregos diretos e 13.419 empregos indiretos.

Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário