quinta-feira, setembro 18, 2014

Petrolândia: TRE-PE realiza capacitação de mesários que vão atuar nas eleições deste ano



Os servidores do Cartório Eleitoral de Petrolândia (70ª Zona Eleitoral do TRE-PE) iniciaram o treinamento dos mesários que trabalharão nas Mesas Receptoras de Votos no próximo dia 5 de outubro. O evento acontece na sede da AABB, nesta cidade, e tem como objetivo mostrar como funcionam as urnas e as situações que podem ocorrer durante a votação.

A primeira cidade a receber o treinamento foi Jatobá. Lá, os treinamentos foram realizados na segunda e terça-feira desta semana, dias 15 e 16.

Em Petrolândia, o treinamento dos mesários foi iniciado ontem (17) e será finalizado nesta sexta-feira (19) à tarde, com o treinamento para os administradores de prédios.

Ao contrário dos cidadãos de Jatobá, os eleitores de Petrolândia votarão nestas eleições com identificação biométrica.

Em conversa com a reportagem do Blog de Assis Ramalho, na tarde desta quinta-feira (18), Orlando Parahym, chefe do Cartório da 70ª Zona Eleitoral, informou que em Petrolândia 21.552 eleitores fizeram o recadastramento biométrico. Faltosos ao processo, 4.503 eleitores não procuraram o Cartório Eleitoral desta cidade para o recadastramento obrigatório.

O 1º turno das eleições deste ano acontece no dia 5 de outubro e o 2º turno está programado para o dia 26 do mesmo mês. O pleito vai eleger o presidente da República, deputados federais, estaduais, senadores e governadores.

O TRE informa que, dois dias antes e um dia após a eleição, o TSE veda qualquer propaganda política no rádio ou na televisão. Isso inclui rádios comunitárias e televisão por assinatura. Já na internet — nos sites e blogs do candidato ou partido — a propaganda política gratuita está liberada nesse período. Até a antevéspera das eleições, propagandas em jornais e revistas são permitidas.

Ainda de acordo com o TRE, no dia da votação, a realização de carreatas ou comícios, o uso de alto-falantes e amplificadores de som são considerados crime, com punição que pode variar de seis meses a um ano de detenção. O eleitor pode manifestar opinião política com uso de broches, bandeiras e adesivos de forma silenciosa e individual. A partir do momento em que ele se junta a mais pessoas, a Justiça eleitoral entende como manifestação coletiva, atitude proibida. Os santinhos (folhetos com nome e número do candidato) não podem ser distribuídos. A "cola" eleitoral, quando o eleitor anota os números dos candidatos para levar à urna, é autorizada.

Para ver todas as fotos do treinamento desta quinta-feira (17) na AABB de Petrolândia, clique>TRE capacita mesários de Petrolândia para eleições 2014

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário