quinta-feira, setembro 18, 2014

CPRH inicia cadastramento de criadores de pássaros silvestres de PE

Cadastro para criador amadorista será administrado pela CPRH através do sistema SisPass

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) iniciou, nesta quarta-feira (17), o cadastramento de criadores de pássaros silvestres de Pernambuco. O processo foi detalhado em coletiva de imprensa que contou com a presença do Diretor-Presidente da CPRH, Paulo Teixeira de Farias, do Secretário Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos André Cavalcanti, da Superintendente Regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ana Paula Cavalcanti, além de diretores da Agência, analistas e técnicos do setor de gestão de fauna da autarquia.

Representantes da Associação Ornitológica de Pernambuco (Aope) também compareceram ao evento realizado no auditório da Agência, que ficou repleto de criadores que foram fazer a identificação de seus pássaros. Para a realização do cadastro, será utilizado o Sistema de Cadastro de Passeriformes - SisPass, sistema de controle do Ibama que será administrado pela CPRH, regulamentado pela Instrução Normativa do IBAMA n° 10/2011 de 20 de setembro de 2011.

"Será efetuado apenas o cadastro para criador amadorista, uma vez que para a autorização de criação comercial é necessária a publicação nacional da lista de espécies nativas autorizadas para a criação", esclareceu o Diretor Presidente da CPRH, Paulo Teixeira de Farias. Cada criador amador deve possuir, no máximo, 100 pássaros. Os criadores amadores de pássaros poderão fazer o cadastro às quartas-feiras, das 14h às 17h30, na CPRH, localizada à rua de Santanna, nº367, bairro de Casa Forte, na Zona Norte do Recife. De acordo com a gerente Patrícia Tavares, "quem se regularizar em 2014 estará isento do pagamento da taxa anual".

Para fazer o cadastro na CPRH, o interessado deverá estar previamente cadastrado no Ibama, através do site http://www.serviços.ibama.gov.br/ e apresentar, no dia do cadastro na CPRH, os documentos pessoais originais e comprovante de residência atualizado de até 60 dias. Mais informações através do telefone 3182.8905.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA/CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário