quinta-feira, agosto 12, 2021

Petrolândia: Doação de sementes de Gliricídia pela Embrapa visa reduzir impactos da estiagem e custo de produção.







A Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Petrolândia - ASCCOPETRO, entidade parceira do Sebrae-PE, AD DIPER - Agência de Desenvolvimento de Pernambuco e Prodeter BNB - Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, promoveu recentemente uma ação de sustentabilidade ambiental em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com o objetivo reduzir impactos da estiagem e custos de produção. Com apoio técnico da Embrapa, que fez a doação das sementes de GLIRICÍDIA para produção de mudas e distribuição entre os associados, para que cada um multiplique em suas propriedades. A iniciativa busca a redução de custos na alimentação animal, planta de alto valor nutritivo e sem riscos de intoxicação para os animais.

A gliricídia apresenta teores de proteína em torno de 23%, é uma leguminosa perene com baixo custo de implantação, ainda apresenta outras vantagens. Espécie arbórea de médio porte, fornece sombra para os animais, diminuindo o estresse e promovendo conforto térmico.



“Com a distribuição das mudas produzidas na propriedade da Cabanha Santa Clara, nosso intuito é inserir uma cultura associativa aos produtores na plantação de forrageiras e produção de alimentos de baixo custo”, explica o Presidente da ASCCOPETRO, Gualter Baldi, que faz parte do Comitê Gestor Territorial da Ovinocaprinocultura no Sertão de Itaparica Pernambuco.

“A Gliricídia é uma planta resistente à seca, tem um rápido crescimento e uma alta capacidade de rebrota, sendo indicada para diversos tipos de manejo, inclusive recomenda a plantação em locais afetados pelos efeitos da seca. Principalmente os pequenos criadores de caprinos e ovinos tem lidado com o problema do aumento de custos em sua produção”, conclui o Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Adelmo Azevedo.


Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos: AD Adelmo Azevedo/BNB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário