sábado, outubro 03, 2015

Projeto 'Outras Palavras' entrega kits com obras literárias pernambucanas para escolas da Rede Estadual

O kit é composto por 12 livros, nove deles vencedores das duas primeiras edições do Prêmio Pernambuco de Literatura (Foto: Costa Neto/Secult-PE)

Na última quinta-feira (1º), 120 escolas de referência e técnicas estaduais receberam, através do projeto ‘Outras Palavras’, promovido pela Fundarpe e pelas secretarias de Educação e Cultura, kits contendo os nove livros vencedores das duas primeiras edições do Prêmio Pernambuco de Literatura, além de outras publicações. A solenidade de entrega aconteceu no Teatro Apolo, no bairro do Recife Antigo, e reuniu centenas de professores e gestores.

Os kits farão parte dos acervos das bibliotecas das unidades de ensino e facilitarão o acesso dos alunos as recentes produções literárias do Estado e publicações especiais com reportagens sobre Patrimônios Vivos, mestres e grupos da nossa cultura popular. Durante o evento, o secretário de Educação, Fred Amancio, falou sobre o entusiasmo da pasta com o projeto.

“Este momento é importante, pois marca uma das ações de Pernambuco que incentiva os nossos estudantes a valorizarem a nossa cultura. Apesar de estarmos enfrentando um ano difícil, estamos fazendo boas parcerias que beneficiam a educação. Fico muito contente com esse olhar da Secretaria da Cultura em levar as nossas referências para as nossas escolas”, disse. “Esperamos, agora, expandir esse projeto não só para o ensino médio, mas para todas as instituições e ensino fundamental.”

Além de Fred, participaram da solenidade o secretário de Educação Profissional da SEE, Paulo Dutra, representantes da Fundarpe, o secretário de Cultura, Marcelino Granja, os escritores Walther Moreira Santos, Rômulo César Melo, e Lia de Itamaracá, Patrimônio Vivo de Pernambuco. Cada kit é composto, no total, por doze obras. São elas: O livro de Corintha, de Fernando Monteiro; Recife, No Hay, de Delmo Montenegro; Discursos e Anatomias, de Joseilson Ferreira; Metal de que somos feitos, de Walther Moreira Santos; Olho morto amarelo, de Bruno Liberal; Dois nós na gravata, de Rômulo César Melo; Rinoceronte Dromedário, de Helder Herik; Associação Robert Walser para Sósias Anônimos, de Tadeu Sarmento; Ascensão e queda, de Wander Shirukaya; Patrimônios Vivos de Pernambuco, de Maria Alice Amorim; Caderno de Narrativas da Cultura Pernambucana – Carnaval e Caderno de Narrativas da Cultura Pernambucana – Festival Pernambucano Nação Cultural, ambos de organização de Olívia Mindêlo e Chico Ludermir.

Secretaria Estadual de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário