sexta-feira, setembro 18, 2015

Petrolândia/Tacaratu: Cansados de esperar pela Codevasf, produtores da Agrovila 4 da Reta realizam limpeza no canal da EB1


Em entrevista ao Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia, o agricultor José Cícero Soares (Tite) denunciou o descaso da Codevasf/Chesf com os produtores rurais. Entrevista, na íntegra, vai ao ar na manhã deste sábado (19) no Programa Acordando com as Notícias pela Web Rádio Petrolândia que é apresentado por Assis Ramalho, de segunda a sábado das 5h30 as 8h30 da manhã,

No dia 10 deste mês, produtores rurais da Agrovila 04 da Reta (Projeto Barreiras), acompanhados pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, José Maurício, procuraram a Plena, empresa terceirizada de Operação e Manutenção da Codevasf, no escritório localizado no Projeto Apolônio Sales, em Petrolândia. Lá, denunciaram que estariam sendo prejudicados com a falta de água nos seus lotes. Os produtores residentes na localidade reclamam que a bomba da Estação de Bombeamento que abastece suas propriedades está operando em situação precária e durante apenas duas horas por dia. Segundo eles, esse tempo é insuficiente para suprir a demanda de água dos lotes.

Na oportunidade, após praticamente o dia inteiro de negociação os produtores deixaram o Centro Administrativo por volta das 18h30, após receberem a notícia de que teria sido feito um acordo com a Codevasf, intermediado por Marcelo Mergulhão, gerente de irrigação em Petrolina, de que a bomba seria ligada durante o dia para fornecimento de água aos produtores. Além disso, seria realizada contratação emergencial de serviço de desassoreamento do canal que atende a EB1.

Oito dias após as promessas da Codevasf aos produtores da Agrovila 4 da Reta, a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia visitou o canal da EB1, na manhã desta quinta-feira (17). Lá, encontramos dezenas de trabalhadores reunidos para fazer a limpeza do canal, em mutirão. Revoltados, eles diziam que as promessas feitas pela Codeveasf não foram cumpridos, até aquela data.

Nossa reportagem conversou com o agricultor José Cícero Soares, mais conhecido como Tite. Ele falou de sua revolta pelo não cumprimento do acordo feito pela Codevasf, disse que todos os agricultores estão sendo prejudicados com a falta de água nos seus lotes.

''Assis, há seis meses que a gente sofre com a falta de água nos nossos lotes, por que a Chesf e a Codevasf só prometem e nada cumprem. Você está vendo aqui a nossa luta para desentupir o canal, em um trabalho que era para ser feito por eles, que prometeram que iriam trazer as máquinas (para fazer o serviço de desassoreamento do canal), e até agora não chegou nenhuma máquina. Todos estão revoltados porque até agora não foi cumprido nada do que foi prometido na reunião da semana passada. Tudo continua do mesmo jeito. A gente queria que a bomba fosse ligada durante todo o dia, e como está sendo ligada apenas por pouco tempo, a gente vai ter que ligar. Nós, agricultores, iremos ligar essa bomba porque eles estão fazendo nós, agricultores, de besta'', disse o agricultor. Ele acrescentou que as safras estão se perdendo por falta d'água.

''As plantações estão praticamente perdidas. Os coqueiros já estão arriando as palhas, (pés de) milho que já estavam bonecando (formando espigas) já estão secando. Enfim, todas as nossas plantações estão se perdendo. Nós estamos abandonados'', desabafou.

Para falar do assunto, nossa reportagem entrou em contato com Natanael, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia. De acordo com o sindicalista, boa parte dos prejuízos dos agricultores se deve ao não cumprimento de compromissos por parte da Codevasf.

''Estamos esperando a segunda parte do acordo firmado com a Codevasf, que é a vinda de uma escavadeira hidráulica, com o braço longo pra fazer, não só a limpeza do canal da EB1 do Bloco 2, como a limpeza de todos os canais dos demais perímetros irrigados. Se a Codevasf tivesse realizado esse serviço de limpeza há pelo menos um mês atrás, os agricultores não iriam ter tantos prejuízos como estão tendo", informou Natanael.

Conflito por água - O assoreamento do canal e acusações idênticas motivaram uma outra mobilização, também com mutirão e emprego de máquinas, um ano atrás, na mesma comunidade. O problema foi agravado pela contínua redução da vazão do rio São Francisco, com queda no nível do lago de Itaparica, represa que abastece as agrovilas dos Perímetros Irrigados de Barreiras, Icó-Mandantes e Apolônio Sales.

Para ver fotos, clique>Produtores da Agrovila 4 da Reta realizam limpeza no Canal da EB1

Notícias relacionadas, clique para ler
>Petrolândia/Tacaratu: Produtores da Agrovila 04 da Reta reclamam de falta d'água para irrigação
>Petrolândia/Tacaratu: Produtores da Agrovila 4 da Reta fazem acordo com Codevasf e realizam mutirão para limpeza de canal da EB1 nesta sexta (11)
>Petrolândia: Situação caótica faz com que produtores rurais realizem mutirão para desobstruir o canal de abastecimento às Agrovilas da Reta
>Petrolândia: Após dragagem, canal de irrigação das agrovilas da Reta funciona com normalidade
>Petrolândia: Produtores rurais reúnem-se com superintendente regional da Codevasf para discutir problemas dos perímetros irrigados
>Exclusivo: Em entrevista ao Blog, ministro da Integração Francisco Teixeira fala sobre a situação do Lago de Itaparica e ações emergenciais para o Perímetro Irrigado
>Petrolândia: Produtores rurais reclamam falta de assistência técnica em seus lotes
>Petrolândia: STR e produtores das Agrovilas da Reta ocupam EB-1 do Projeto Barreiras

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Um comentário:

  1. É muito triste ver tudo isso acontecendo com pessoas tão trabalhadoras.

    ResponderExcluir