quarta-feira, julho 16, 2014

ANA oferece 1000 vagas em cursos gratuitos a distância sobre água


Os temas disponíveis são: Modelagem da Qualidade da Água em Reservatório; Elaboração de Spots de Rádio e Manuseio de Plataforma Web Rádio; Medição de Vazão pelo Método Acústico Doppler (ADCP) – Básico; e Gestão de Recursos Hídricos: Metodologias de Participação Social.

Até o próximo domingo, 20 de julho, estarão abertas as inscrições para quatro cursos gratuitos a distância, oferecidos pela Agência Nacional de Águas (ANA). São eles: Água na Medida Certa; Lei das Águas; Sala de Situação: Fique por Dentro; e Codificação de Bacias Hidrográficas pelo Método de Otto Pfafstetter. As inscrições podem ser realizadas na página de cursos a distância da ANA. No total, serão disponibilizadas 1000 vagas a serem preenchidas por ordem de inscrição. Elas serão distribuídas entre as quatro capacitações, conforme a procura.

Estes cursos estarão disponíveis para acesso e realização das atividades entre 22 de julho e 10 de agosto. Receberão certificado digital os alunos que conseguirem 60% de aproveitamento nas avaliações. O tempo de duração pode ser menor que o previsto, conforme o desempenho de cada aluno. Para facilitar a aprendizagem, as atividades estão estruturadas através de uma navegação sequencial entre módulos e o material está disponível em formato PDF.

Com uma carga de 20 horas, o curso Água na Medida Certa é aberto a todos os interessados em aprender a respeito dos recursos hídricos, a partir de reflexões sobre conceitos e informações sobre a disponibilidade, distribuição e quantidade de água no planeta.

Também com uma carga de 20 horas, o curso Codificação de Bacias Hidrográficas pelo Método de Otto Pfafstetter é voltado para integrantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH), órgãos ambientais e afins. A capacitação tem o objetivo de propiciar um maior entendimento sobre a codificação oficial de bacias hidrográficas do Brasil: o Método Otto Pfafstetter.

O curso Lei das Águas é para quem se interessa em compreender a Política Nacional de Recursos Hídricos e os conceitos básicos relacionados à gestão das águas, assim como identificar formas de atuação responsável para o uso e gestão do recurso. A carga é de 20 horas.

O curso Sala de Situação: Fique por Dentro apresenta a Sala de Situação da ANA, seus objetivos, seu funcionamento e sua importância no contexto do monitoramento de eventos hidrológicos críticos, como cheias e secas. A carga é de quatro horas e, conforme a procura, a Agência Nacional de Águas poderá realizar até três turmas, sendo uma por semana.

Capacitação

A ANA realiza capacitações para as entidades que compõem o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) e para toda a sociedade brasileira. O objetivo dos cursos é estimular a conservação e o uso sustentável da água, além da participação cidadã na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos. Em 2013, a ANA capacitou 12.534 pessoas. Para 2014, a expectativa é bater este recorde, com 14,5 mil alunos. Saiba mais no Portal da Capacitação da ANA.

Mais Informações aqui.

Ana em Envolverde

Nenhum comentário:

Postar um comentário